Mortes


Eds Silva

Recommended Posts

Boa noite,

 

tenho a lamentar a perca de 3 companheiros barbatanideos no meu aqua, mas nao sei qual o problema e se sera contagioso.Se me poderem ajudar, agradeço.

 

setup aqua

 

dimençoes 60*30*40

 

PH 7.5

GH/KH alto

amonia 0

nitratos perto 0

nitritos perto 0

 

Layout e flora

tenho 1 tronco, 2 rochas vulcanicas, 2 plantas parecem juncos, 1 anubia, 1s quantas plantas baixinhas com folha parecida com anubia, e umas compridas e farfalhudas para peixes se esconderem.

 

Fauna

1 guppy macho 2 femeas

3 white cloud

2 neons rosa

2 neons risca branca e rabo vermelho

3 neons vermelhos e azuis

3 cardinais

1 limpa vidros

1 limpa fundos

3 zebras malhadas

 

alimentaçao tetra menu flocos 2*dia(pelo menos parece que todos adoram)

 

Mortes

1 guppy femea

1 neon azul e vermelho

1 cardinal

 

Sintomas

no dia anterior estao normais a comer bem, no outro dia de manha começao a ficar lentos e nao comem so andam no cimo da agua e a esconderem-se, dia seguir estao mortos. Isto aconteceu a guppy e ao neon, o cardinal em vez de andar ao cimo agua refugiou-se no fundo atras das plantas.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Sem um setup completo não é fácil diagnosticar o que quer que seja e ficamos nos se's!

Oxigenação? Filtragem? etc, etc.

Tens aí uma "mistura" de espécies que requerem água com características diferentes da que estás a utilizar no teu aquário. Cardinais, Néons... com Ph 7,5 nem pensar, a não ser que já tivessem nascido nessas condições.

Tens também excesso de população!

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

na parte da filtragem tenho uma bio box com la de vidro,turfa,esponja e um genero de bolas castanhas que faz o mesmo que as ceramicas. Esquecime de referir que tenho a agua a 28º.

 

Em relaçao ao PH tambem sei isso mas nao o consigo baixar e os neons e cardinais ate parecem que estao bem a

andam de um lado para outro como se o aqua tivesse sido sempre a casa deles. Em relaçao a sobrelotçao do aqua, tenho lido no forum um cm de peixe para cada Lt agua ainda falta muitos cm para preencher os Lt que tenho.

Tambem pensei no Ph quando morreu um neon o problema e que morreu logo seguir uma guppy, por isso descartei essa ideia(ja ca tenho os neons a 1mes)

 

Obrigado

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao a sobrelotçao do aqua, tenho lido no forum um cm de peixe para cada Lt agua ainda falta muitos cm para preencher os Lt que tenho.

 

Então o meu pleco com quase 30cm,cabe bem num aquário com 30L,bom pensamento.É mais que evidente que isso não se pode aplicar de 1cm por 1L.Fizeste o ciclo do azoto?É que tens a amónia a 0,os nitritos perto de 0 :D ?E 0 de nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para ja obrigado pelas vossas perguntas e vosso interesse.

 

Sim o ciclo de azoto foi feito, e tenho feito tpas todos as semanas de 20% e 10% intercaladas(com agua de garrafao).

Em relaçao a 1 Lt por cm de peixe adulto foi uma regra que aqui falaram no forum mas eu tenho menos que isso ou seja por esta regra ainda me faltam "preencher" 11 ou 12 Lt de agua.

 

Os testes que eu uso sao da Nutrafin.

 

A maneira como faço a intruduçao dos peixes e a seguinte:

 

saco no aqua cerca 20min, depois coloco agua do meu aqua dentro do saco aos poucos ate ficar com o dobro da quantidade que tinha passado mais 20 a 30 min retiro-os do saco e coloco-os no aqua.

 

Os peixes das limpezas foram os primeiros, que ajudaram o ciclo do azoto depois do ciclo vieram 3(os guppys) e semanalmente fui introduzindo neons em grupos de 2 a 3.Quando começaram morrer o mais novo ja tinha pelo menos 15 dias no meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que ainda te faltam 12L de água por ai nem comento mais.

Mas explica o motivo da água do garrafão?Pode ter um pH bastante diferente e provocar uma oscilação e de ai as mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que quero dizer com esses 12L e em relaçao a essa regra que falaram, mas traduz-se pelo meu pobre entender olhando para o aqua os peixes tem muito espaço para andarem de um lado para o outro sem s atrapalharem.

 

A agua do garrafao porque queria baixar o Ph do aqua de 7.5 para 7 mas ja vi que nao consigo porque comprei um areao (com conchas moidas pelo meio) por akadama, ou seja enganaram-me. Mas utilizo neste momento agua do garrafao que assim tenho mais segurança para os peixes e nao tenho que introduzir quimicos para neutralizar cloro, a zona onde moro a agua e muito calcaria, por acaso nunca lhe fiz o teste de Ph.

 

O GH/KH do meu aqua e muito alto mal coloco a agua do garrafao faço mediçao e agua nem oscila dos 7.5, mas pode ser isso, nos testes nao mostra diferenças mas os peixes podem nota-la e sofrerem com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eles se atrapalharem já devem andar metade deles mortos ;)

Já tentaste troncos,CO2 ou turfa para baixar o pH?Ou porque não mudar esse substrato ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

sim tenho 1 tronco tenho turfa e ja fiz o dispositivo caseiro para o co2 vou comprar hoje os ingredientes para produzir o co2.

 

Mudar o substrato ja pensei nisso, mas vou tentar com o co2 depois logo vejo os resultados.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.