Escumador(Skimmer) para aquario Boyu MT-402


bemag

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Não estou a ver bem o aquário, mas deve ser parecido a um que já vi da Resun....não há nada que caiba dentro do compartimento traseiro, só mesmo os que esse aqua costuma trazer, mas vai ser complicado arranjar, pois não vendem em separado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá,

 

Com as dimensões do espaço disponível é mais fácil de aconselhar. Mas tenta verificar nas seguintes páginas, qualquer dos casos é possível comprar em Portugal (novo ou usado) por menos de €50.

 

http://www.boyu.us/eng/protein_skimmer.htm

http://www.tmc-ltd.co.uk/aquarium/v2skim-nano.asp

 

Boa sorte,

Pedro Peres

 

Olá, gostaria de saber se existe um escumador próprio para o aquario Boyu MT-402, ou se pelo menos existe um escumador que caiba dentro de um dos compartimentos do sump. Obrigado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas

 

 

Já alguém experimentou o V2Skim 120 Nano Skimmer num Sera Cube 130?

 

Já ouvi dizer que não dava, não cabia, mas...pelas dimensões!!!!!

 

- V2Skim 120 Nano Skimmer - 8*21*7.5

 

- O Original da Sera que vem com o aqua tem: 12*26*8.5

 

 

Sendo assim deve de dar!!! ou não?

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
dizem que é muito ruidoso... achas?

 

 

 

Boas

 

Era, mas metendo uma mangueira de silicone com cerca de 20cm mais uma pedra daquelas bas bolhas não se ouve nada.

 

 

Mas para instalar no Sera são precisos uns truques...

Editado por jabcproenca

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Era, mas metendo uma mangueira de silicone com cerca de 20cm mais uma pedra daquelas bas bolhas não se ouve nada.

 

 

Mas para instalar no Sera são precisos uns truques...

 

já ouvi dizer que para o SERA também dá o tunze 9005...

 

mas pelas dimensões parece-me grande além de que o produto me parece descontinuado apesar de haver lojas que ainda o tenham... a grande vantagem é o copo que em vez de ser em altura é mais largo e menos alto... alguém me pode confirmar isto?

 

Notas grande diferença de rendimento, proença?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ jabcproenca - Quais truques? Eu n precisei de truque nenhum...

 

Não, o Tunze não cabe, a menos que tires a tampa do Sera...

 

 

 

Boas

 

Para manter o TMC Nano dentro da sump sem ser dentro de água e manter o aqua tapado tens de baixar o nivel de água na sump!!!! não é?

se a água ficar ao mesmo nivel do resto do aqua vais ficar com o copo do escumador dentro de água ou então não podes manter o aqua tapado!!!!

 

O que fiz, foi colocar uma bomba de 1000l/h na 3.ª divisão ligada a uma mangueira a por água para o áqua (corrente por trás das RV), assim baixou o nivel de água na sump e o nivel de água do aqua está sempre no nivel máximo. Sendo assim, na 3.ª divisória fiquei com cerca de 12cm entre o nível da água até à tampa do aqua. Caso contrário teria +- 7cm o que não dava para colocar o escumador (com o aqua tapado).

 

Para explicar melhor: o nivel de água dentro do aqua está mesmo ao nivel da divisória da sump (por vezes se as bombas debitam menos começa o efeito tipo cascata que é a água a passar por cima do pente e da divisória da sump), o unico nivel que baixa é na sump no aqua está sempre igual, sempre ao mesmo nivel.

Editado por jabcproenca

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação.

Bem, eu não fiz nada disso e o escumador funciona na perfeição, no entanto utilizei um truquezinho que me permitiu ter cerca de 1 cm do copo debaixo de água.

 

O que fiz:

 

Desmontei o copo

Desmontei o corpo do escumador

Retirei o tubo interior

Alarguei a entrada de ar

Coloquei um tubo mais comprido (daqueles que se usam nas bombas de ar) que sai pelo novo buraco (o tal que alarguei) cerca de 5 cm's.

Coloquei um pouco de algodão na ponta (para acabar com o barulho)

Montei tudo :wink:

 

Funciona em pleno. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação.

Bem, eu não fiz nada disso e o escumador funciona na perfeição, no entanto utilizei um truquezinho que me permitiu ter cerca de 1 cm do copo debaixo de água.

 

O que fiz:

 

Desmontei o copo

Desmontei o corpo do escumador

Retirei o tubo interior

Alarguei a entrada de ar

Coloquei um tubo mais comprido (daqueles que se usam nas bombas de ar) que sai pelo novo buraco (o tal que alarguei) cerca de 5 cm's.

Coloquei um pouco de algodão na ponta (para acabar com o barulho)

Montei tudo :evilbat:

 

Funciona em pleno. beer

 

 

Boas

 

 

Eu, para que a entrada de ar esteja sempre de fora, coloquei uma palhinha dos pacotes de leite Mimosa aquelas palhas amarelas mais finas por esse buraco e liguei a uma mangueira de silicone com cerca de 20cm e ainda coloquei uma pedra difusora e pronto, barulho nada.

 

Então tens o copo do escumador dentro de água certo? só o que fica de fora é a mangueira!!!

 

 

Não leves a mal, mas é assim que vamos aprendendo!!!!

 

Um abraço e obrigado.

Editado por jabcproenca

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

sabem se os skimmers hang-on dão para meter na parte detrás do Sera?

 

como tem as saídas para os filtros tipo canister se calhar era uma boa solução... o único inconveniente seria abrir a tampa, que caso queiramos, teríamos que tirar os copos do escumador (um motivo para limpá-los)...

 

andei a pesquisar e vi:

 

Turboflotor Blue 1000

Deltec MCE 300

 

Não sei se dariam, infelizmente por Viseu não há lojas que possuam equipamentos variados para os salgados... aqui tudo se resume a Boyus e pouco mais...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabem se os skimmers hang-on dão para meter na parte detrás do Sera?

 

como tem as saídas para os filtros tipo canister se calhar era uma boa solução... o único inconveniente seria abrir a tampa, que caso queiramos, teríamos que tirar os copos do escumador (um motivo para limpá-los)...

 

andei a pesquisar e vi:

 

Turboflotor Blue 1000

Deltec MCE 300

 

Não sei se dariam, infelizmente por Viseu não há lojas que possuam equipamentos variados para os salgados... aqui tudo se resume a Boyus e pouco mais...

 

 

Eu apostava no TMC V2skimmer 120.

 

Até agora está 5* e não é necessário fazer nada para abrir a tampa.

 

Eu que abro a tampa todos os dias, tirar o deposito do escumador todos os dias não era para mim, além disso o desgaste do escumador tirando tantas vezes a tampa deve de ser muito.

 

Em principio estive a ver as medidas e vou apostar no novo TMC V2 skimmer 200.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Já instalei no meu Sera 130 um TMC V2skinner 200 e.... muito bom. Tira mais porcaria que o TMC V2 skimmer 120 embora abomba seja a mesma o corpo é maior.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já instalei no meu Sera 130 um TMC V2skinner 200 e.... muito bom. Tira mais porcaria que o TMC V2 skimmer 120 embora abomba seja a mesma o corpo é maior.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

foi muito dificil meter lá dentro? como fizeste?

 

atenciosamente,

 

 

Boas

 

É só trocar a mangueira do ar de origem por uma com 25 cm (3 minutos) e colocar o escumador na segunda divisória e está feito.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Boas

 

É só trocar a mangueira do ar de origem por uma com 25 cm (3 minutos) e colocar o escumador na segunda divisória e está feito.

 

Quer dizer que é mais simples que o 120??

 

Pode colocar umas fotos?

 

Cumps

 

Nelson

Editado por nelsongas2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que é mais simples que o 120??

 

Pode colocar umas fotos?

 

Cumps

 

Nelson

 

 

Boas

 

Não é mais simples, é igual, basta colocar a mangueira do ar (uns minutitos)

 

A modificação que fiz quando coloquei o TMC 120 é boa porque assim a água da parte do aqua (onde estão os peixes) fica sempre com o mesmo nivel de água ou seja até ao limite da sump, o nivel de água que baixa devido à evaporação é só dentro da sump.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A modificação que fiz quando coloquei o TMC 120 é boa porque assim a água da parte do aqua (onde estão os peixes) fica sempre com o mesmo nivel de água ou seja até ao limite da sump, o nivel de água que baixa devido à evaporação é só dentro da sump.

 

Boas

 

Em primeiro lugar quero agradecer a resposta.

 

No entanto fiquei com a dúvida na mesma... Desculpa...

 

É que isto é mesmo importante para mim pois estou em fase de compra/namoro deste aquário, e como já li por vários forum e locais que o problema dele é o escomador (e a circulação - mas esta é fácil de resolver) quero comprar logo com um segundo escomador e arrancar com o reef logo com os dois escumadores em funcionamento.

 

Julgo, então, que a minha dúvida está então na tua primeira explicação. A ver se o que percebi está correcto:

 

1- A sump tem 4 compartimentos. no 1º é a entrada onde esta o escumador da Sera. O 4º onde esta a bomba original. Certo?

 

2- Entre o compartimento 2 e 3 existe um rebaixo que faz a cascata.

 

3- Pelo que percebi colocas-te uma bomba extra no compartimento 3 - para aumentar o caudal - e desta forma consegues baixar a lamina de água na cascata. Desta forma o nível de água no compartimento 3 é praticamente o nível do rebaixo que existe entre o 2 e o 3 ou até mais baixo. É isto?? Não sei se me fiz entender...

 

4- Se estiver correcto, não seria mais fácil aumentar o débito da bomba da sera que está no 4º compartimento? Julgo que a bomba tem 1000l/h. Colocáva-se 2000l/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em primeiro lugar quero agradecer a resposta.

 

No entanto fiquei com a dúvida na mesma... Desculpa...

 

É que isto é mesmo importante para mim pois estou em fase de compra/namoro deste aquário, e como já li por vários forum e locais que o problema dele é o escomador (e a circulação - mas esta é fácil de resolver) quero comprar logo com um segundo escomador e arrancar com o reef logo com os dois escumadores em funcionamento.

 

Julgo, então, que a minha dúvida está então na tua primeira explicação. A ver se o que percebi está correcto:

 

1- A sump tem 4 compartimentos. no 1º é a entrada onde esta o escumador da Sera. O 4º onde esta a bomba original. Certo?

 

2- Entre o compartimento 2 e 3 existe um rebaixo que faz a cascata.

 

3- Pelo que percebi colocas-te uma bomba extra no compartimento 3 - para aumentar o caudal - e desta forma consegues baixar a lamina de água na cascata. Desta forma o nível de água no compartimento 3 é praticamente o nível do rebaixo que existe entre o 2 e o 3 ou até mais baixo. É isto?? Não sei se me fiz entender...

 

4- Se estiver correcto, não seria mais fácil aumentar o débito da bomba da sera que está no 4º compartimento? Julgo que a bomba tem 1000l/h. Colocáva-se 2000l/h.

 

Boas

 

É assim:

1- certo

 

2- certo, faz de cascata se colocares mais uma bomba no 3.ª compartimento a tirar água para o aqua, senão, o nivel de água fica todo igual quer dentro da sump (compartimentos todos) quer no aqua. A tal modificação que fiz para o nivel dentro do aqua estar sempre no máximo e a sump estar mais baixo e com a evaporação o nivel que baixa é o da sump o do aqua está sempre no máximo.

 

3- o 1.º compartimentp fica cerca de 0,5cm mais baixo que o nivel do aqua, o 2.º fica ao nivel da cascata (2 ou 3mm mais alto que a cascata) e onde coloco o TMC V2Skimm compact 200, o 3.º fica cerca de 1 cm mais baixo que a cascata onde coloco as Bioballs e o 4.º fica ao mesmo nivel que o 3.º. Com a evaporação da água todos os niveis (aqua, 1.º e 2.º compartimento não alteram só vão alterar os niveis o 3.º e 4.º compartimento). A áqua do aqua fica sempre ao nivel da separação do aqua com a sump (plastico preto), sempre no máximo.

 

4 - Eu coloquei outra bomba porque a da Sera vai para o UV e Flauta e a na outra bomba tenho uma mangueira para fazer a circulação por trás da rocha viva que tenho encostada à parte de trás do aqua.

 

 

2 escumadores????? para quê???

 

- com o TMC commpact 200 ficas bem servido, dá e sobra

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais