Luar no aquário!


Recommended Posts

Discordo de algumas coisas no teu artigo! :oops:

 

Os neons emitem luz demais num aquario...e digo-te isto por experiencia própria! A minha primeira moonlight era precisamente um neon azul! como podes ver neste artigo de calha modificada!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=asc&highlight=

 

e a verdade é que aquilo ficava quase de dia...tal como tu apresentas o aquario na penultima foto!

 

A verdade é que a luz do dia é muito inferior em potência á luz reflectida pela luz...e estamos a falar em várias ordens de grandeza.... ao meio diz o sol na zona dos trópicos teem 1000W de potência luminosa (e não potência electrica) por m^2 sendo que a da lua é ridiculamente inferior...e estamos a falar á superficie da água....porque a água corta bastante a luz....é por isso que debaixo de água as coisas parecem azuis...porque é a única luz que penetra....

 

De noite este efeito é amplificado pela atmosfera e pela água e por isso qualquer mergulho com pouca luz revela uma luz muito mais azul e muito menos intensa!

 

Ok...mas na realidade a luz que vemos quando olhamos para a lua é branca....porque moonlights azuis?

 

1º os nossos olhos são muito pouco sensiveis ao azul e muito sensiveis na zona do verde...mas o mesmo não se passa com outros seres...e uma luz que para nos possa parecer azul para eles parece muito mais azul...nomeadamente algas fotossinteticas simbiontes como é o caso da zooxanthelae...que é simbionte com vários corais...

ou com os peixes...ou invertebrados!

 

2ºO azul tem muito maior penetração na água do que as outras cores e portanto quando se tem uma iluminação fraca a unica coisa que consegue penetrar é o azul...então...porque desperdiçar energia colocando os outros espectros...o melhor mesmo é colocar os comprimentos de onda certos...

 

 

Porque é que deixei de usar neons...porque o que eu estava a fazer era bom para mim que conseguia ver os peixes e as plantas muito nitidos...mas mau para os peixes e plantas... os peixes mantinham claramente actividades que hoje em dia com a moonlight mais fraca que tenho nao observo e que era basicamente a extensão das actividades diurnas.

 

As plantas com uma iluminação mais forte não tinham o periodo escuro da fotossintese que só ocorre em condições de luz minimas.

 

Se a luz que estás a colocar no aquario é a que se vê na penultima foto...estás a colocar luz a mais...a não ser que estejas a aumentar o tempo de exposição da mesma.

 

Já agora e esperando que nao te chateies aqui fica um link sobre DIY de moonlights

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9423&highlight=

 

e aqui um link para veres a iluminação de moonlights de leds azuis e repara que uma camara só consegue registar alguma coisa de jeito aumentando em muito a exposição

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1127&highlight=

 

Espero ter gerado discussão :? é com discussão que se aprende!

 

Pedro Alves

 

P.S.: Parabens pelo milhar de colaborações muitas delas extremamente interessantes...pelo menos para mim!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º É mentira afirmares que peixes não conseguem visualizar a cor azul!

 

Queres uma prova?

Estes gostam de ter motivos azuis no corpo...que desperdício se os seus predadores (peixes), ou parceiros sexuais não conseguem ver esses taís azuis.

No entanto devem existir peixes cegos ao azul, não dúvido mas encontrei muitos artigos a referir que algumas espécies vêem melhor o azul que nós...

interessante!

 

Agora digo-te mais...

No fundo nós só conseguimos ver 3 cores!

O tal RGB (encarnado, verde e azul), sim a mesma coisa que as televisões e monitores que estás a usar. talvez por isso este método do RGB para simular cores resulte connosco.

 

O que se passa é que o nosso cérebro adivinha outras cores, no fundo.

Os "sensores" azuis se forem excitado com os "sensores" verdes, temos uma cor intermédia nesse local..e o cerebro mete lá essa cor...

muito interessante!

 

Nos peixes há aqueles que só têm sensores azuis...(outros vermelho e/u verde)

help

No entanto quase todos conseguem visualizar melhor as cores que a maior parte dos mamíferos!

 

Esta parece esquisita, sabendo da primitividade dos peixes..

Bom eles podem ser primitivos por estar dentro de água...mas isso não impediu os mesmos de evoluir nesse meio!

 

Tu dissestes :

"Os neons emitem luz demais num aquario...e digo-te isto por experiencia própria"
Reparastes que tenho o aquário plantado?

pois é....se fosse com leds....bolas seria fraco demais...

(também experimentei...os leds não tinham potência suficiente, no entanto usei Leds muito fraquinhos)

 

Repara...ao menos assim sempre tenho alguma luz que passa através de algumas plantas (tenho o aquário bem tapado atrás).

 

Quase de dia

 

Eu referi que os peixes não se sentem incomodados, a luz não chega a ser forte o suficiente..

Na penultima foto, foi com um maior tempo de exposição na máquina fotografica , foi longos 4-5 segundos....

portanto obti mais luz que na realidade!

 

Se tivesse 90 segundos de exposição tinha um grande clarão!

 

tu dizes:

Os nossos olhos são muito pouco sensiveis ao azul e muito sensiveis na zona do verde...mas o mesmo não se passa com outros seres...e uma luz que para nos possa parecer azul para eles parece muito mais azul...nomeadamente algas fotossinteticas simbiontes como é o caso da zooxanthelae...que é simbionte com vários corais...

ou com os peixes...ou invertebrados!

 

2ºO azul tem muito maior penetração na água do que as outras cores e portanto quando se tem uma iluminação fraca a unica coisa que consegue penetrar é o azul...então...porque desperdiçar energia colocando os outros espectros...o melhor mesmo é colocar os comprimentos de onda certos...

Contradição!

 

Quer dizer que eles são mais sensiveis ao azul?

então uma lampada que a gente veja melhor (cor branca com algum verde), é mais rentável e menos incomodativa para os peixes que uma sem o tal verde certo?

 

Mais eficiência?

então tu queres meter a lâmpada para quê para os animais verem-se ou para tu os veres?

:lol:

 

O meu aquário só tem no máximo 40 cms( menos se tirarmos o areão)

 

achas que a diferença é significativa?

quando muito retira 3% de vermelho e 1% de verde...

se tivessemos a falar de 10 metros de profundidade okok...

:lol:

 

Mais coisas...

Já pensastes que eu gosto de coisas mais reais...A cor azul é algo para mim de mau gosto num aquário...e ainda por cima, irrealista!

sim o luar é mais proximo do espectro do sol Cor branca!

 

Porque é que deixei de usar neons...porque o que eu estava a fazer era bom para mim que conseguia ver os peixes e as plantas muito nitidos...mas mau para os peixes e plantas... os peixes mantinham claramente actividades que hoje em dia com a moonlight mais fraca que tenho nao observo e que era basicamente a extensão das actividades diurnas.  

 

É uma questão de potência...pensastes em a distanciares a luz do aquário ainda mais?

 

Eu andei a experimentar...e a distância óptima para mim (por causa das plantas é de 30 cms...

 

Mais uma vez afirmo, não incomoda peixes e plantas muito menos...

Achas que desregularia a fotossintese das plantas, sabendo que tenho acima de 1W por litro de dia?

biggrin

 

A cor azul é deveras...melhor termo que encontro...fatela!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...

parece que os objectivos das tuas leds são diferentes dos meus...

 

talvez por ter um aquário plantado...

 

Eu só tenho estas luzes (neons) para poder ver os animais e plantas, não é para eles se verem...

 

Fotossintese?

IMPOSSIVEL com o nivel de luz.

Se fosse possivel, deitava fora as minhas HCI e arranjava uns neons...

help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Eu nao afirmei que eles não viam o azul biggrin ...até disse que eles viam melhor no azul help

 

1º os nossos olhos são muito pouco sensiveis ao azul e muito sensiveis na zona do verde...mas o mesmo não se passa com outros seres...e uma luz que para nos possa parecer azul para eles parece muito mais azul...nomeadamente algas fotossinteticas simbiontes como é o caso da zooxanthelae...que é simbionte com vários corais...  

ou com os peixes...ou invertebrados!

 

e alias o azul é onde devem ver melhor...já que a penetração é muito maior nos comprimentos de onda para o azul do que para o vermelho.

 

concordo com os motivos azuis quer para acasalamento quer para predação!

 

eu sei que só conseguimos ver 3 cores...devido aos tres tipos de cones...mas atenção que isso ñão é assim tão linear... o que temos são tres tipos de cones cada um deles sensivel numa gama....e os cones sensiveis aos comprimentos de onda na gama dos azuis-violetas...são apenas 3%... mas ñós nunca poderiamos ver apenas 3 cores...já que podemos por exemplo visualizar perfeitamente espectros monocromáticos de emissão de lampadas.... por exemplo lampadas de descargas em gases....experiencias de difracção para identificação de elementos...

 

os monitores é que trabalham com composição de cores RGB.

 

O meu aquario também é plantado...e acredita que quando pela primeira vez meti o neon achei que a luz era porreira...só que dpeois podei a selva de hygrophila polysperma e parecia de dia dentro do aquario!

 

A verdade é que se consegues ver o aquario com luzes exteriores ligadas ou sem luzes mas sem um periodo de adaptação tens luz a mais...

 

para comprovares basta ires para o meio do mato...olhares para uma fonte de luz normal (não estou a falar de farois de carro!) e depois desligares essa fonte de luz e olhares á volta...e ves o tempo de adaptação dos teus olhos até veres alguma coisa!

 

Agora pensa que a superficie da água especialmente quando é calma reflecte quase como um espelho....e portanto a intensidade luminosa que passa essa barreira é bastante pequena....(experimenta mergulhar á noite sem focos) não vês nada!

 

As plantas...servem para criar sitios de escuridão quase absoluta que alguns peixes preferem...

 

se dizes que usaste 4 segundos de exposição então concordo...como nao referiste o tempo de exposição inicialmente tinha pensado que era uma foto de exposição curta...e como os peixes não sao borroes excessivamente grandes na imagem assumi que era de pequena exposição.

 

Falando nos peixes...ou essa foto foi tirada pouco tempo depois de apagares a luz principal...ou esses cardinais (?? acho eu) não estão a dormir...pois teem as cores muito visiveis...

 

eu quero ter a lampada para eles terem uma referencia visual pouco incomodativa...e para poder observar comportamentos (e não cores) nocturnos!

 

Mesmo tendo uma potência de 1W por litro de dia não quer dizer que com 5W de luz não tenhas fotossintese..pode ser a um ritmo fraco mas é o suficiente para teres a " parte escura do ciclo"

 

Quanto ao azul...é porque nunca viste um aquario com a moonlight ao vivo...não fica nada...tunning e pra mim não fica fatela :lol: mas gostos são gostos e se todos gostassem da mesma cor...o que seria do meu amarelo shock ás bolinhas cor de rosa (joking)

 

Outro problema dos neons...é que nao sabes que espectro utilizas para fazer o branco...já que á muitas maneiras de o fazer...

 

 

tenh ode ir de fim de semana mas 2ª feira espero já ter uma resposta tua e já agora de mais pessoal a esta resposta "rápida"

 

Pedro Alves

 

Prefiro boas discussoes a tópicos repetitivos e por isso gosto de ser extremamente chato!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por incrivel que pareça nós também funcionamos como os monitores...

O que faz nós vermos mais cores é o trabalho de "adivinhação" do cérebro".

 

Um exemplo para demonstrar isso mesmo é a cor de uma laranja, nós sabemos que é laranja...logo mesmo que uma laranja esteja a ser iluminada por um sol quase a bater no horizonte, esta para nós fica laranja, mesmo que esta agora esteja a reflectir cores diversas...

biggrin

 

Os tais "sensores" oculares detectam uma pequena faixa no espectro eletromagnético, mas os sinais que este enviam para o cérebro são simples...

A única forma que o cerebro tem de adivinhar as cores, é quando estão vários sensores a ser activados no mesmo ponto.

(temos 3 cones...3 sensores)

O nosso cérebro o que faz mais é adivinhar cores, luz e forma... A visão corresponde à maior parte de todo o processamento cerebral que fazemos todos os dias...

:lol:

 

esta foto foi tirada no periodo de acordado, onde para testar esta cena, apaguei as HCI por algum tempo...

:lol:

é normal que estivessem acordados!

 

mas já testei isto ás tantas e eles ficam a dormir...

:lol:

muito bom!

eu não quero que eles vejam nada...eu so quero é ver os gajos mais 1-2 horas, já que só tenho as HCI ligadas por periodos de 10 horas...

 

Os peixes até agradecem...

Geralmente assustavam-se quando as luzes se apagavam de repente!

help

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem RGB...porque na realidade RGB é a formação aditiva das cores...e nos monitores funcionam com emissão apenas em 3 comprimentos de onda bem definidos...mas os nossos olhos funcionam como um "expanded RGB" e podes ver as curvas de resposta neste link:

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase.../colcon.html#c1

 

Quanto ao exemplo da laranja não concordo...e porque...porque os pigmentos existentes nas laranjas e noutros objectos funcionam subtrativamente...ou seja absorvem tudo menos "o laranja" (pode ser uma combinação de espectros que nos parece laranja -aditividade) e portanto desde que a luz do sol reflectida continue a ter o laranja...a laranja continua a reflectir a mesma cor....e por isso a laranja continua laranja...pode é existir menos luz total e portanto a captação de luz ser feita em partes diferentes do olho...já agora para quem quiser saber mais:

 

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase.../colpuz.html#c1

 

um conjunto de perguntas interessantes com respostas interessantes sobre cor.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...já que há os carros tunning...os PC's Tunning...porque não os "Aquatunning" .... tipo uns collers para arrefecer a água no verão... as tais luzes neon .... a dar outra iluminação...umas flores dançantes... e temos um "aquadiscoteca" com uma bola de espelhos ao centro!!!....

 

cheers

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok não será bem RGB, mas os sinais que os olhos transmitem ao cerebro são de natureza simples. nem poderia de ser de outra forma!

 

Como é óbvio não será RGB, mas o principo é demasiado semelhante ao processo que as máquinas fotografias digitais captam a luz...e a cor!

daí ter chamado abusivamente RGB.

 

O exemplo da laranja é bastante real...

uma laranja iluminada por uma lampada de 1500K vai nos parecer laranja, tal como uma laranja iluminada por 8000k.

 

O nosso cérebro sabe que tem de ser laranja...e compensa nos desvios de temperatura...

:twisted:

 

é uma tarefa quase de "adivinhação"...

Em que não damos por isso.

Mas se surgem problemas no cerebro na área do processamento visual, coisas estranhas acontecem...

:wink:

 

Somos provávelmente o animal que consegue determinar mais tons de cor, o nosso grande cérebro deve ser uma grande ajuda!

 

Há animais com maiores cérebros (golfinhos), mas grande parte do processamento cerebral destes é vocacionado para o sonar de localização...

 

tuning de aquários...boa ideia!

:lol:

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... para aumentar a laranjada :D ... Se isso do processo de advinha das cores por parte do cerebro for verdade isso ker dizer que s eu nunca tivesse visto uma laranja, ao visionala pela primeira vez no horizonte (relativo ao teu exemplo) ela seria de que cor?

 

Quanto ao akua tuning... k tal um aileron Matias... com os ailerons Matias o meu aqua corta a h2o as fatias?

 

OBG

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa piada às coisas portuguesas é de mau gosto...

não os ailerons matias, mas pelo facto de ter nome português!

 

O nome português Transforma esse objecto em algo inferior...e...logo alvo de humor.

Associamos algo tecnologico com nome português...e já está!

Piada...

 

É curioso que as empresas portuguesa têm forçosamente de meter nomes não potugueses para vencerem, mas que situação é esta...

somos um país do mais ridiculo que existe NO MUNDO!

 

Enquanto os outros têm a mania das superioridades ainda andamos com complexos de inferioridade que não têm lógica alguma!

A própria sobrevivência deste país mostra a nossa não inferioridade, até o exercito napoleónico com ajuda de espanhóis foi incapaz de aniquilar este país!

 

Não acham estranho isso ter acontecido num país de pessoas inferiores?

 

Sim aileron MATIAS É BOM!

E NÂO TEM PIADA NENHUMA!

 

Em relação a tuning isto não tem tuning nenhum, isto nem sequer é para ficar bonito (daí O USO DA COR BRANCA).

não usei cores psicadélicas!

É apenas para ver os peixes mais algum tempo...está no máximo 2-3 horas ligado!

Excelente porque as outras luzes só estão ligadas 10 horas!

 

Que cor é que a laranja tem com o sol no horizonte?

vermelha talvez!

 

E tou chateado!

 

Aileron Scwharztag parece bem?

não tem piada?

 

Imaginem um aileron chamar-se dia preto!

estes portugueses estão loucos...

Matias é um excelente nome!

 

Se calhar se tiver um h...

Aileron Mathias já não tem piada, pois não...

enfim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podia estar mais de acordo com o Vitor.

 

Temos de parar de nos tornármos infezadinhos e deixar de pensar que o que vem de fora é que é bom. Temos tanta ou mais capacidade que qualquer outro pais do mundo. Então nestas coisas de ivenções e novidades, ganhamos sempre os melhores prémios.

 

Veja-se o caso dos caiaques Nelo que equiparam os melhores atletas (os melhores e os piores porque todos são unânimes em dizer que são os melhores do mundo) nos jogos olimpicos de Atenas.

 

Como este há milhares de outros exemplos. Mas o português houve um nome do seu país e dá logo descrédito. NÃO PODE SER!!!

 

Veja-se só pela música onde parece que é um ultraje gostar de musica popular portuguesa. Parece que nos tornamos inferiores por gostar de musica do nosso pais, coisa que nos outros paises todos é motivo de orgulho.

 

O que cá se faz é bom, recomenda-se e sobretudo recomenda-se que os portugueses consumam produtos nacionais, não simplesmente porque são feitos cá, mas sobretudo porque... são iguais ou melhores que os importados.

 

P.S.:Parabéns pelo artigo Vitor, está muito bom! banana rock

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banana rock

Tambem concordo...se houve um gajo chamado que conseguiu fazer ailerons de jeito e ainda por cima é português acho que deve ser motivo de orgulho...mais um gajo com espirito dinamizador!

 

Infelizmente em portugal a inovação ainda não é apoiada...fala-se muito disso mas depois não se faz nada...o que interessa é a agricultura e o turismo...e depois queremos ser inovadores...

 

Portugal em feiras de invenções ganha muitos prémios com inventores independentes...e são gajos que teem que trabalhar na sua garagem sem apoio nenhum...mesmo depois de provas dadas!

 

Acho que se apoiarmos e divulgarmos o que de novo se inventa é que vamos chegar a algum lado...e o que se quer é que os alemaes digam "no meu novo ferrari meti um aileron matias" afinal matias é tão diferente para eles como Scwharztag é para nós!

 

 

Quanto ao tunning tambem nao respondi da primeira vez mas a minha posição é que a moonlight é tanto tuning como qualquer outro tipo de iluminação para aquarios ou como um filtro, uma bomba de ar,etc (pode não ser essencial como eles mas nas lojas de aquariofilia...não vem na secção tunning)

 

Pedro Alves

 

P.S: Hugo- quanto á música concordo ... em parte, temos coisas boas, :D mas temos tanta coisa má :D e esta ultima é tao divulgada que enfim...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola novamente :cry:

 

Em primeiro lugar que fique claro que nem sabia que existia ailerons matias ou fabricados por algum matias. S existe melhor ainda.

 

Quanto á historia do consumir o que é português, eu axo isso tudo muito bonito na teorica porque na pratica não passa das palavras TEMOS e DEVEMOS atraz aplicadas pelos membros.

 

Axam que não? Pois então vejam bem...

Eu, como Madeirence mas acima de tudo português coloco um desafio a qualquer um deste forum. Vamos ao super e resolvemos comprar 1kg de bananas da Madeira. São 2 euros (por ex), mas sempre temos como alternativa as bananas de Espanha que por acaso são apenas 80 centimos. Isto pra não falar na qualidade...

Que fazer? Levar nacional?

Pois bem... bananadas à parte, está mais que provado que à maioria dos produtos nacionais possui uma alternativa internacional.

 

Assim sendo, aposto que se as mesmas bananas madeirenses fossem chamadas de Bananas Schwarz e as Espanhois bananas Lisboenses sofreriam do mesmo problema na qual o nome não interferia mas sim o preço.

 

Relativamente à musica axo que a historia é outra e depende tudo de uma questão de gostos, pois se eu gosto musica pimba compro musica pimba, se gosto de fado compro fado e se gosto de musica estrangeira compro musica estrangeira, porque boa musica será sempre reconhecida como tal seja em que lingua for, prova disso a musica portuguese que se vende la fora.

 

E isto pra não ir buscar exemplos como as ferias onde milhares de portugueses perferem ir passar ferias a espanha a vir fazer ferias na Madeira (por exemplo) mesmo sabendo que poupavam mais dinheiro na Madeira, e não me venham com a historia que não é fashion porque são muitos os estrangeiros que sonhavam um dia vir á Madeira.

 

Enfim...

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebestes...

eu fiquei chateado por achares que se houvesse ailerons matias tinha piada pelo nome...

 

 

eu quando vou ao hiper...encontro quase sempre alternativas portuguesas MAIS BARATAS!

 

basta olhar para o código de barras!

começa por 560 ?

é português!

 

Por vezes o produto nacional está meio escondido!

mas está lá!

geralmente é MAIS BARATO!

 

A começar com 560 não se esqueçam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo dizer k a ideia da lampada neon foi muito boa, boa o suficiente pa m fazer abrir o pc e experimentar a minha no aqua, e esta sim, treme ao ritmo do som.

vim aki parar a este post por 1 motivo mas vou aproveitar e fazer ja 2 perguntas duma so vez.

komprei o meu aqua d 100.30.40 a um amigo e a calha aquapor d 100 ja trazia uma moonlight.

komo kero aumentar a potencia da luz andei a pensar ou comprar uma calha dupla ou por outra ao lado, kuando vi este post sentime o tipo mais parvo ao cimo da terra, a solução estava a frente dos meus olhos e feito parvo ia gastar 1 dinheirao...

tenho 2 caixas d compactas k komprei no aki ainda morava no monte abraao, kuando m mudei pa carcavelos n precisei mais delas e fikaram arrumadas. sao do tipo e27 , as tais ja com o electronico embutido no casquilho, posso manter a moonlight e encaixar la 2 destas ligadas a junção do balastro(antes) sem problemas nenhum?sao d 15 w , posso por mais potentes?s n m engano a moonlight e d 14w, retirei o acrilico da calha e estou a confiar no vidro do aquario, n a problema kom o vapor?vi tb 1 reflector pa calha mas a ideia do papel aluminio pareceme muito melhor$$$. notase diferença na luz reflectida?

a 2º pergunta e a seguinte, komprei umas mariquices pa por no aquario

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097527&index=28&album_id=4316756

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097541&index=25&album_id=4316756

 

komo tem alguns orificios e os peixes s eskondiam la dentro retirei o maior pa tapar os buracos, posso usar silicone normal ou tem d ser especial pa aquarios???

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097829&index=0&album_id=4316756

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devo dizer k a ideia da lampada neon foi muito boa, boa o suficiente pa m fazer abrir o pc e experimentar a minha no aqua, e esta sim, treme ao ritmo do som.

vim aki parar a este post por 1 motivo mas vou aproveitar e fazer ja 2 perguntas duma so vez.

komprei o meu aqua d 100.30.40 a um amigo e a calha aquapor d 100 ja trazia uma moonlight.

komo kero aumentar a potencia da luz andei a pensar ou comprar uma calha dupla ou por outra ao lado, kuando vi este post sentime o tipo mais parvo ao cimo da terra, a solução estava a frente dos meus olhos e feito parvo ia gastar 1 dinheirao...

tenho 2 caixas d compactas k komprei no aki ainda morava no monte abraao, kuando m mudei pa carcavelos n precisei mais delas e fikaram arrumadas. sao do tipo e27 , as tais ja com o electronico embutido no casquilho, posso manter a moonlight e encaixar la 2 destas ligadas a junção do balastro(antes) sem problemas nenhum?sao d 15 w , posso por mais potentes?s n m engano a moonlight e d 14w, retirei o acrilico da calha e estou a confiar no vidro do aquario, n a problema kom o vapor?vi tb 1 reflector pa calha mas a ideia do papel aluminio pareceme muito melhor$$$. notase diferença na luz reflectida?

a 2º pergunta e a seguinte, komprei umas mariquices pa por no aquario

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097527&index=28&album_id=4316756

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097541&index=25&album_id=4316756

 

komo tem alguns orificios e os peixes s eskondiam la dentro retirei o maior pa tapar os buracos, posso usar silicone normal ou tem d ser especial pa aquarios???

 

 

com.hp.HPLargeView?com=usUtil&awp=largeview3mbr.html&pict_id=45097829&index=0&album_id=4316756

 

Se o fio aguentar mais carga não vejo problemas (mesmo lampadas mais potentes)!

Quanto mais grosso melhor!

se não aguentar o fio tem tendencia a aquecer!

 

Não se vê as fotos!

 

vapor?

não creio que seja problema!

aluminio é um bom material reflector!

experimenta!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oki pronto.. atermei mal :D

 

De qualquer modo esquecime d dizer uma cena... já repararam que quando o gover no faz uma obra muitas das vezes em vez de ir buscar material fabricado em portugal vai buscar la fora (por exemplo ceramicas)?

 

Será ao cumulo pedir a nós pra comprar português se eles que deviam dar o exemplo não fazem.

 

Enfim...

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As plantas com uma iluminação mais forte não tinham o periodo escuro da fotossintese que só ocorre em condições de luz minimas.
Nota que as plantas não precisam para nada desse período escuro.

 

Mesmo tendo uma potência de 1W por litro de dia não quer dizer que com 5W de luz não tenhas fotossintese..pode ser a um ritmo fraco mas é o suficiente para teres a " parte escura do ciclo"  

Querias dizer 0,5W ?!!, mas podes explicar a parte final ???

 

AV, como manténs sempre o nº 1000 ?

 

:roll:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.