Recommended Posts

primeiro compartimento, onde a água cai:

um pouco de areão, caulerpa, camarões, nassários e luz,

 

segundo compartimento:

algodão ou qualquer coisa parecida para filtrar a água

 

terceiro compartimento:

cerâmica, escumador, aquecedor e a bomba de retorno

 

 

deve haver melhor sugestão/solução, esta é a minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em total desacordo com o dbcm, sobretudo no que refere a filtragens mecânicas. Não vale e pena bater mais no ceguinho sobre o assunto. Já todos sabem as idieas de todos.

 

Depois nunca colocaria o refúgio no primeiro compartimento e o escumador no último.

 

É natural o escumador libertar algumas microbolhas, pelo que se tiver junto da bomba de retorno é natural que essas bolhas passem para o aquário.

 

Eu colocaria o escumador no primeiro compartimento, depois colocaria algo para retirar as bolhas, como aqueles compartimentos onde a agua tem de percorrer um percurso em zig-zag, depois colocaria o refúgio e finalmente a bomba de retorno.

 

Termostatos e outros equipamentos é um pouco indiferente.

 

É assim que tenho o meu e não tenho razões de queixa.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá

Eu tambem discordo com o dbcm, ja li muito sobre qual a melhor maneira para fazer a Sump perfeita, mas cheguei á conclusão que qualquer das maneiras ao fim de algum tempo dão resultado, talvez umas dao melhores resultados que outras. Mas vou te dizer como tenho a minha 1- um compartimento com 10cm de largura com um pouco de filtração mecanica (lã de vidro) 2- Escumador (no meu caso a agua que sai do escumador vai untrar numa UV que posteriormente vai sair em cima das biobolas)3-Filtração mecanica (lã e esponja) 4-filtração quimica e tambem é onde tenho os termostatos 5- Filtração biologica (ceramica bastante porosa) 6- Disnitrificação (biobolas) 7- Bomba elevação de agua. É esta a forma como esta construida a minha sump e ate agora tenho tido bons resultados. Boa sorte Quazar1.

 

Um abraço Marco

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... O Marco Augusto discorda do dbcm, mas na minha opinião tem uma sump com muitos erros de concepção!

 

Está mais do provado que a filtração mecânica num aquário de recife apenas serve para aumentar a concentração de nitratos resultante da acumulação de matéria orgânica.

 

Na minha opinião um sump pode ter apenas 4 divisórias: a primeira apenas com a queda de água que vai provocar algumas bolhas, na segunda um escumador e outros aparelhos necessários, na terceira podemos ter Rocha Viva ou um refúgio de macroalgas e por fim uma câmara com a bomba de retorno - para um aquário de sucesso não é preciso mais nada!

 

Eu também fui um dos fiquei bastante céptico por tirar a filtração mecânica e bioballs. O meu aconselho agora depois de o ter feito é claro - retirem tudo - não se vão arrepender (atenção que tudo tem que ser feito de uma forma gradual, por forma a evitar desiquilibrios)

 

Abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas vou te dizer como tenho a minha 1- um compartimento com 10cm de largura com um pouco de filtração mecanica (lã de vidro) 2- Escumador (no meu caso a agua que sai do escumador vai untrar numa UV que posteriormente vai sair em cima das biobolas)3-Filtração mecanica (lã e esponja) 4-filtração quimica e tambem é onde tenho os termostatos 5- Filtração biologica (ceramica bastante porosa) 6- Disnitrificação (biobolas) 7- Bomba elevação de agua. É esta a forma como esta construida a minha sump e ate agora tenho tido bons resultados.
Ena pá... :wink::lol::lol:

 

Acho que concordo mais com o dbcm que com o Marco. :lol:

perlons, bioballs, filtragens mecâncias, etc, etc, etc... Mas esta situação já foi tão falada que acho que não vale a pena tornar a cair no mesmo.

 

Em relação à sump ideal, para mim terá 3 compartimentos:

 

1º - Queda de água e escumador.

2º - Refugio.

3º - Bomba de retorno.

 

Sendo que a passagem do 1º para o 2º compartimento é feita em zig zag para libertar bolhas provocadas pelo escumador e pela queda de água do aquário.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sump foi planeada com tempo e algum rigor e está de acordo com a descrição feita pelo Diogo:

 

1- Queda de água proveniente do aquário (e onde entra também o gota-a-gota do reactor de kalk);

2- Bomba de alimentação do escumador (e do reactor de cálcio);

3- Retorno do escumador (e também do reactor de cálcio);

4- Refúgio com Caulerpas, Aragamax, pequenas RV's e pequenos seres de limpeza (ocupa a maior parte da sump);

5- Bombas de retorno

 

120 cm na totalidade.

 

Ainda hoje, se fosse fazer uma nova sump, faria igual.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja devem ter reparado eu sou novo nesta area e segui os concelhos de alguns aquariofilista e lojistas, mas tenho receio de exprimentar como vocês têem, mas posso exprimentar. Gostaria se vocês pudessem, mandarem-me algumas fotos das vossas sumps para eu ver como puderei fazer. O meu EMAIL é : MARKOAUGUSTO@HOTMAIL.COM caso o desejam fazer atraves de EMAIL.

 

Um abraço e obrigado Marco.

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Eu ainda sou mais minimalista: 2 compartimentos - no primeiro coloco o escumador, carvão activo, esponja de fosfatos e silicatos - no segundo bomba de retorno, termostato e reactor de cálcio. Ao longo do tempo vão-se acumulando na sump sedimentos que posteriormente são facilmente aspirados. Não concordo com a utilização da sump para refúgio porque tal como as esponjas também se acumula no seu substrato sedimentos que ao longo do tempo vai transformar este numa verdadeira bomba de nitratos. Além disso um dos principais objectivos do refúgio é precisamente a criação de um espaço ausente de predadores para produção de larvas e microrganismos que vão alimentar naturalmente os peixes e corais. Se o refúgio se localizar abaixo da sump a bomba de retorno vai destruir esses mesmos organismos. Como tal o refúgio deve-se localizar acima do aquário e a água que sai deste deve cair por gravidade. No entanto há quem utilize a sump para fazer crescer algas como a Caulerpa e mangais com um ciclo de luz oposto ao do aquário. As algas e os mangais retiram da água os nutrientes para o seu crescimento - nitratos. Essas algas e mangais fazendo a fotossíntese de noite (luzes ligadas - fotoperíodo oposto ao do aq. principal) vão contrariar a diminuição do pH e favorecer o seu equilíbrio em torno de valores mais estáveis.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda sou mais minimalista: 2 compartimentos

 

E eu ainda mais! Zero compartimentos. A minha sump "era" (desactivada neste momento) apenas um aquapor de 50cm sem qualquer tipo de divisão.

Tinha apenas bomba de retorno, aquecedor, sensores e bomba de alimentação do escumador. Na ponta do tubo de descarga coloquei uma curva a 90º direccionada no sentido oposto à bomba de retorno, de modo a que nenhuma bolha fosse sugada para o aquário.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora com tantas sumps tb coloco a minha, poderá eventualmente ajudar. Tenho o primeiro compartimento com a queda de agua do aquario o aquecimento e os densimetros e aki, de facto, existem varias micro bolhas, de seguida obrigo a agua a fazer um percurso, em zig zag de maneira a entrar na zona de refugio pela parte inferior obrigando a uma circulação em diagonal no interior do deste, e nao supeficial, para conseguir menos sedimentação, a seguir tenho as bombas de retorno e os escumadores(a questao das micro bolhas aki neste compartmento para mim pelo menos nunca foi problema), e por ultimo tenho um deposito de reposiçao de agua doce, o que considero muito util. Prefás 200cm no total. A questão dos escumadores no primeiro compartimento ,como disse o Hugo, é tb perfeitamente válida, depende das micro bolhas :oops:

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com a utilização da sump para refúgio porque tal como as esponjas também se acumula no seu substrato sedimentos que ao longo do tempo vai transformar este numa verdadeira bomba de nitratos.
Desde que exista a fauna certa para eliminar esses detritos, não creio que haja problema.
o refúgio deve-se localizar acima do aquário e a água que sai deste deve cair por gravidade.

Muita vezes um setup desse género não é possível nem prático, o que obriga a que o refúgio esteja por baixo, e como na minha opinião mais vale ter refúgio do que não ter... :wink:

há quem utilize a sump para fazer crescer algas como a Caulerpa e mangais com um ciclo de luz oposto ao do aquário.
Eu, por exemplo! :D
vão contrariar a diminuição do pH e favorecer o seu equilíbrio em torno de valores mais estáveis.

Tenho conseguido ter um pH idêntico entre o início do fotoperíodo e o seu final.

A questão dos escumadores no primeiro compartimento ,como disse o Hugo, é tb perfeitamente válida, depende das micro bolhas

O escumador no primeiro compartimento parece-me importante porque retira compostos orgânicos antes de chegarem ao refúgio e se transformarem em nitratos, evitando assim sobrecarregar o refúgio.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

No caso de eu querer montar um aquario misto, em vez de ser Reef, eu poderei abdicar da filtraçao mecanica e bioballs que tenho na sump, e fazer um refugio e pôr alguma RV no sump?

Cumps

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como o Hugo não sei o que é um aquário misto sem ser Reef??!!!! A questão é esta - se queres ter corais não deves ter filtração mecânica nem bioballs, se por outro lado optares por ter um aquário apenas com peixes, então coloca tudo o que quiseres!

 

Concordo com o Ricardo em relação ao Refúgio, mas tal como o João disse, é melhor ter que não ter e se colocados os detritiveros certos a acumulação de detritos é minimizada. Sem dúvida que muita da vida é morta quer pelo escumador, quer pela bomba de retorno e como tal no meu novo aqua vou optar um um refúgio elevado, como podem ver no esquema seguinte:

 

Pic_1074_17.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais