Eheim SUBSTRAT pro


Recommended Posts

Boas, gostaria de saber a vossa opinião sobre a quantidade de Eheim SUBSTRAT pro que devo colocar num filtro 2213 para um aquário de aproximadamente 60 ltr reais.

 

Que outros tipos de matérias (filtragem mecanica) devo tambem adicionar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu 2213 tenho-o completamente cheio de eheim substrat pro, tirando isso só tenho a esponja azul que o próprio filtro traz no fundo e um pouco de lã de vidro em cima.

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

 

 

o eheim substart pro e tao bom que por diversas

vezes quando ofereço pequenos aquarios

depois da temperatura e o kh estarem correctos

adiciono uma mao cheia desse pro(dos meus filtros em funcionamento) e..... peixes

la pra dentro sem problemas......

 

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja o substrat pro ou quanquer outra matéria filtrante convém renovar passado algum tempo, agora quanto tempo dura é que já é discutivel

 

Eu as minhas ceramicas custumo ferve-las quando me lembro disso, tipo de 6 em 6 meses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Matéria filtrantes de qualidade precisam, não de ser, mas de ir sendo renovadas (parcialmente), mas com periodicidades muito longas. Ferve-las de 6 em 6 meses, por exemplo, significa reiniciar o ciclo inicial de 6 em 6 meses... o que não me parece muito benéfico!

 

O aconselhável é, aquando da manutenção e limpeza do filtro, lavar as matérias filtrantes com água retirada do aquário durante uma TPA... e isso far-se-á tantas vezes quanto o necessário e só apreciável caso a caso e consoante a carga biológica do aquário e a eficiência da filtragem mecânica que antecede a biológica.

 

Tenho filtros montados há anos, sem significativa perda de caudal, nos quais me limito a lavar a esponja inicial e trocar a lã... noutros nem isso uma vez que tenho pré-filtragem mecânica.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferve-las de 6 em 6 meses, por exemplo, significa reiniciar o ciclo inicial de 6 em 6 meses... o que não me parece muito benéfico!

 

 

E porque não? Num aquário bem maturado reiniciar o cliclo do filtro não fará qualquer diferença, as bactérias nitrificantes desenvolvem-se por todo o aquário inclusivamente no próprio areão ;)

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não? Num aquário bem maturado reiniciar o cliclo do filtro não fará qualquer diferença, as bactérias nitrificantes desenvolvem-se por todo o aquário inclusivamente no próprio areão :D

 

 

Bom, desde logo porque a colonia de bacterias no filtro é suposto ser imensamente suprior à do aquário, pelo que a recuperação não é imediata podendo gerar picos de nitritos totalmente indesejáveis... por outro lado nem consigo entender que interesse há em eliminar propositadamente a colónia de bactérias existente no filtro. bigsmile

 

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por outro lado nem consigo entender que interesse há em eliminar propositadamente a colónia de bactérias existente no filtro.

 

O interesse não é eliminar a colonia de bactérias mas sim limpar as massas filtrantes o melhor possivel.

 

Experimenta ferve-las e vais ver a quantidade de lixo que deita, aí pode ser que percebas bigsmile

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falo por experiência que ao ferver as ceramicas sai uma enorme quantidade de lixo, assim como tb aconselho o ferver de vez em quando parcialmente, isto para eliminar bactérias já mortas que não estão a fazer nada, muito pelo contrário e assim poderem, estas mortas, serem substituidas por nova colonia de bactérias.

 

Abraço

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O interesse não é eliminar a colonia de bactérias mas sim limpar as massas filtrantes o melhor possivel.

 

Experimenta ferve-las e vais ver a quantidade de lixo que deita, aí pode ser que percebas bigsmile

 

Ao ferve-las estás, também, a provocar a erosão das matérias, tens noção disso?! De resto, é como te digo, uso pre-filtragem para proteger as matérias filtrantes o máximo possível... quanto a mim é totalmente desnecessário faze-lo e, até, contraproducente... contudo, é como costume dizer, cada qual com a sua opinião...

 

... seja como for é-me impensável por-me a esterelizar matérias filtrantes de 6 em 6 meses... os riscos não compensariam as vantagens que dizes existirem e o trabalho seria imenso.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ferve-las estás, também, a provocar a erosão das matérias, tens noção disso?!

 

Tenho claro, por isso devem ser substituidas de tempos a tempos.

 

contudo, é como costume dizer, cada qual com a sua opinião...

 

Ora nem mais!

 

... seja como for é-me impensável por-me a esterelizar matérias filtrantes de 6 em 6 meses... os riscos não compensariam as vantagens que dizes existirem e o trabalho seria imenso.

 

Se dizes que é muito trabalho ferver matérias filtrantes de 6 em 6 meses o que dirias então de tpa's de 30 a 40% duas vezes por semana e as vezes mais até bigsmile felizmente não tens discus....

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dizes que é muito trabalho ferver matérias filtrantes de 6 em 6 meses o que dirias então de tpa's de 30 a 40% duas vezes por semana e as vezes mais até bigsmile felizmente não tens discus....

 

Não, não tenho, de momento... já tive discus muitos anos. Hoje tenho muita coisa, mas discus não...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu 2213 tenho-o completamente cheio de eheim substrat pro, tirando isso só tenho a esponja azul que o próprio filtro traz no fundo e um pouco de lã de vidro em cima.

Faz como o William diz aqui, penso que seja a melhor opção, de baixo para cima Esponja azul--substrato pro(quantidade a que couber, não me lembro quais são os litros para o 2213)--lã filtrante.(não lã de vidro).

 

Em relação as substrat pro eu tambem costumo ferver de vez em quando, metade de cada vez já que o tenho em dois cestos diferentes o que facilita, mas nunca tive qualquer problema em relação ao ciclo, nem picos de nenhum nutriente.

 

Queria tambem chamar a atenção para uma coisa que é o seguinte deixem de chamar Lã de Vidro a Lã Filtrante, porque qualquer dia alguem mete lã de vidro num filtro e o resultado não deve ser nada agradavel.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb estou interressado em saber a quantidade...Tenho um filtro 2217 e o que me aconselharam foi a nao por nada no filtro a nao ser as esponjas etc que vinha ja la dentro...

 

Mesmo assim queria por o substrat pro pois ha uns anos atras tinha um filtro com esse substrato e os peixes davam-se muito bem!!

Editado por Agripino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tiago sales, olha eu recomendava-te 0.5L de substrat pro e 0.5L de ceramicas Eheim...

 

Isto porque o substrat pro é apenas ideial para alojamento de bacterias e não filtragem mecanica... logo se encheres o filtro só com substrato e a esponja mecanica.. o que em filtragem mecanica é pouco...

 

As ceramicas fazem os 2x tipos de filtragem...

 

O que o ricardo mencionou de usar pré filtros mecanicos nos sifões... digo-te que foi a melhor coisa que podia ter feito no meu aquario... Passados 3 meses as matérias estão em muito boas condições e com muita pouca sujidade.. o que me permite aumentar os intervalos de manutenção para o dobro do tempo...

 

Agora essa de renovar as matérias é que eu não percebi... se forem materias com boa qualidade que não se desfaçam como as ceramicas EHEIM não vejo razão por ser necessário renovar... a unica finalidade das matérias porosas é alojarem bactérias... o dito poroso é derivado do proprio material..

 

Epá eu não tenciono renovar quaisquer materias porosas nem daqui a 10anos... uma caixa de 1LT de subtrat pro é bem caro...

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.