Recommended Posts

Publicado (editado)

olá sou novo no forum..sou de maringá - pr - brasil..

gostei muito do forum de vcs.. muito organizado.. porem estou com um probleminha..

setup do aqua:

dimensões: 60(comprimento)x39(altura)x30(largura)

volume: ~ 70 l

susbtrato: sem substrato

filtragem: atman hf 0400 400 l/h

hardscape: rochas inertes e um tronco

flora: elódea, valisnéria, echinodorus e rabo de raposa.

fauna: 4 colisas (1 macho. 3 femea) + 6 coridorias e um betta..

fertilização: tetra florapride

CO2 caseiro

iluminação: 40w Sylvania temperatura da cor: 5000K

temperatura média da água: 28ºC

pH: 6.8~6.6

Amonia: 0

nitrito: 0

TPA's: 1 vez por semana 30%

então vi hoje, o macho correndo atrás da femea menor.. e o rabinho dela estava machucado..

separei o macho.. colocando ele em uma compota de 2 litros..

o que devo fazer para ele parar com isso?

tambem estou com um problema de fungo ou bacteria.. mas jah tah sendo resolvido com medicamento..

Editado por betinhobalboa
Publicado:

Também estou com um problema parecido. Comprei macho e fêmea Colisa Lalia, como sei que gostam de plantas flutuantes para fazer o ninho, podei Cabomba e deixei alguma a flutuar na água.

Horas depois já estava o macho a fazer o ninho de bolhas, aparentemente já tem o ninho acabado mas tudo me indica que está a recusar a fêmea, não a deixa sequer chegar perto e persegue-a pelo aquário todo e o aquario tem 1 metro de comprimento, e ela lá fica escondida para não ter problemas. Além do macho estar de guarda ao ninho sem deixar qualquer outro peixe sequer andar perto.

Estive a espreitar e penso que só lá estarão mesmo as bolhas de ar, não houve "desova".

Há alguma forma de o tornar mais tolerante com aquela fêmea, ou é mesmo só deixar a natureza actuar (não gostam de casamentos preparados)?