Recommended Posts

Publicado

Boa Noite!

Tenho um aquário com algumas plantas (não sei os nomes) que estão a apresentar folhas com um aspecto muito fino! Parecem que se vão desfazer ou romper!

Qual poderá ser a falta?

Obrigado!

Publicado:

Possivelmente poderá ser falta de ferro..

Com que costumas fertilizar? Se é que fertilizas..

Que testes fazes? Valores dos testes?

Iluminação para quantos litros?

Que plantas são?

No fundo estou a pedir o setup completo.

Cumps

Publicado: (editado)

Obrigado pela rápida resposta!

A fertilização comecei á pouco tempo a preocupar-me com isso, estou a atentar aprofundar os conhecimentos! Actualmente estou a fazer fertilização de Potássio e Fosfatos Caseiro. Também estou a meter cálcio! Ainda estou á espera do Ferro e Micros que comprei da aquaristic, para começar tenho metido um pouco de um produto que tinha aqui em casa de lado que tem tudo no mesmo! Não abuso pq estou a meter elementos á parte!

Ainda estou a acertas as quantidades para o meu aquário, por isso digamos que estou a meter doses elevadas para ver se noto sinais de excesso para ir depois baixando gradualmente.

CO2 Caseiro em valores ideais, monitorizado por testes!

Testes estou á espera que cheguem também!

Iluminação é muito fraca, esta em vias de ser substituída também!

Basicamente tenho muitas lacunas que não ligava muito e estou a tratar de as melhorar!

O aquário é de 30Litros +/-

Abraço

Editado por JPAM
Publicado:

Já agora! Tenho procurado testes de potássio! Não há? Como posso saber as quantidades que tenho?

Alguém sabe de algum site que tenha uma boa base, sintomas, carências, para me poder basear e analisar melhor?

Obrigado!

Publicado:
Ainda estou a acertas as quantidades para o meu aquário, por isso digamos que estou a meter doses elevadas para ver se noto sinais de excesso para ir depois baixando gradualmente.

Muitas vezes, excesso de certos nutrientes poderão dificultar a vida das plantas a assimilar outros.

Trata de arranjar testes para poderes controlar.

Já agora! Tenho procurado testes de potássio! Não há? Como posso saber as quantidades que tenho?

Alguém sabe de algum site que tenha uma boa base, sintomas, carências, para me poder basear e analisar melhor?

Obrigado!

Testes de Potássio existem.. mas caríssimos. E talvez enviá-los a laboratórios..

Existem alguns bons tópicos aqui no fórum sobre carências, é questão de pesquisares.

Cumps

Publicado:

Obrigado Miguel Reis, vou tentar baixar as quantidades e acertar! Entretanto vou esperar pela chegada dos meus testes!

Obrigado!

Publicado:

Não julgo que seja falta deste ou daquele nutriente, mas sim falta de "igualdade" de parametros para a manutenção das plantas. Ou seja:

Como o Miguel Reis referiu, nada melhor para começar os esclarecimentos que a apresentação do setup #food

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Quando tiver os meus testes nas mãos faço todos os testes e comunico para ver se se chega a alguma conclusão!

Actualmente sei:

PH: 6.8

NO3: 20

Tenho andado a meter:

Soluções DIY de K e PO4 combinadas para aumentar 1ppm por cada ml no meu aquário de 50 Litros!

5ml K 2 em 2 dias

2ml PO4 todos os dias

CO2 caseiro equilibrado por testes

Enquanto não tenho a embalagem de Micros e Ferro tenho metido um produto generalista que tem todos combinados conforme as instruções da embalagem

Setup:

Aqua 50 Litros

Temperatura: 26.5ºC

Substrato "Sera"

Areão de Rio

Vou tentar saber o nome das plantas ou então tirar uma foto para saber, na altura que as comprei não ligava nada a isso e não decorei o nome!

Obrigado a todos

Cumps