Fluorescentes compactas integradas ou tubulares...


Recommended Posts

Viva!

 

Estou aqui num dilema no que respeita à iluminação :shock::shock:

 

Neste momento a minha iluminação é uma calha feita por mim com 3 lâmpadas fluorescentes compactas integradas as quais têm uma cor entre cool white e daylight. Não tenho dúvidas disso, apenas tenho dúvidas se são daylight ou se são cool white. As próprias lâmpadas não trazem qualquer referência ao valor da temperatura de cor. Resta-me comparar estas que já tenho com umas que dizem mesmo daylight para tirar as dúvidas. Neste momento estou com 64W num aqua de 60 cm de 50 L.

 

No entanto vi numa loja compactas integradas daylight, pois diziam na própria lâmpada 6400K de temperatura. São de 11W. Mas por outro lado também estou seriamente a pensar em colocar 4 tubulares com balastros electrónicos.

 

No fundo quero colocar entre 70W e 80W na calha ( porque tenho espaço para tal). Caso decidisse colocar apenas compactas integradas, podia colocar à vontade 7 lâmpadas destas. O que me faz pensar duas vezes é o seguinte:

 

:wink: gastos de luz a longo prazo ( qual das iluminações a mais económica)

 

:shock: eficiência no que toca às plantas

 

:shock: manutenções das lâmpadas e outros componentes

 

A curto prazo, na compra de qualquer dos dois sistemas, obviamente as compactas integradas são mais em conta porque só precisaria de comprar as lâmpadas e os casquilhos, mas, o que me interessa é a longo prazo. Daí que agradecia que alguém se pronunciasse sobre isto, visto que também deve haver mais pessoas na mesma situação ( ou não :shock: ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O consumo das lampadas é exactamente esse que vem anunciado 11W..14W etc...pelo menos nas compactas que teem balastro integrado. Nas fluorescentes o consumo é um pouco mais devido ao balastro.

 

Assim economicamente é aquela que te puser mais potência luminosa no aquario gastando o menos "potência electrica" possivel.

 

Penso que em termos de iluminação já estás muito bem servido com 64W para 50l brutos...

 

Em termos de economicamente pensando na substituiçao tens de tomar em conta o seguinte:

 

fluorescentes tubulares com balastro electronico:

gastos iniciais:

-armadura e reflector

-suportes+arrancador

-balastros electronicos-->caros

-lampadas--> acessiveis desde que nao compres especiais de corrida para aquarios

 

-tempo de substituição com balastro electronico 1ano +- para as lampadas, os balastros manteem-se

 

gastos de electricidade: potência que vem nas lampadas mais um bocadinho -->eficiencia energética tipica --> categoria B--> talvez A com balastro electronico

 

fluorescentes compactas:

custos iniciais:

casquilhos

lampadas

reflector

 

-tempo de substituição: aproximadamente 1 ano- 2 anos

 

consumo de electricidade: O que vem anunciado na lampada-->eficiencia energética tipica -->categoria A (atenção que tambem existem de categoria B mais baratas e com menos tempo de vida)

 

 

eficiencia no que toca ás plantas:

Nas tubulares tens algumas opções especiais de corrida e algumas de temperatura mais elevada que nas fluorescentes compactas (economicas, nao PLL como é aqui o caso)

 

Fluorescentes compactas: temperaturas de cor entre o yellow (2700K), ...,warm white(4000e tal K), daylight(6400K) e cool white(6700K)

 

com algumas daylight algumas warm white e algumas cool white ficas com uma iluminação porreira em termos de observação de cores e com bons espectros para as plantas.

 

Podes tambem optar apenas por daylight que é bastante satisfatório ou por daylight e cool white para ficares com luz mais branca e mais componentes de azul que te poderão dar cores mais vibrantes aos peixes(em termos de observação deles, não é a pigmentação que muda, claro).

 

Espero ter ajudado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mai uma vez Just_me belo post. :shock: Obrigado pelo esclarecimento.

 

Provavelmente fico-me pelas compactas integradas, sendo que a longo prazo seja também menos dispendioso. O problema é encontrar daylights de 6400K a preços razoáveis e com alguma oferta. Desta vez apareceu mas para quando a próxima vez? :shock:

 

Quanto às lâmpadas que tenho actualmente, e como tu disseste, das duas uma: ou sao daylight ou warm light. Tinha feito confusão com as cool white, porque pensava que que as cool andavam aí nos 4000K. Enganei-me. :wink: No entanto só posso confirmar que as que tenho são ou não daylight quando for comprar aquelas daylight que vi na loja. Essas são de 6400K por isso não há que enganar. :shock:

 

Quanto ao reflector não preciso, visto que já tenho um na calha - espelho.

 

Se calhar vou seguir o teu conselho e coloco warm white, daylight e cool white de modo a ficar com um espectro mais diversificado e aproveitável para as plantas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No AKI eles tinham umas daylight 3 lampadas de 15W por 5€ +- e outras de outra marca de 11W mas de casquilho fino tambem baratas....1€+- todas elas daylight.. têm tambem umas warm white nums pacotes de 3.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock: Ainda bem que te referes ao Aki porque foi mesmo aí que encontrei estas daylight de 6400K. Têm 11W apenas mas chega para o que eu quero. Vou lá daqui a pouco buscar umas quantas, antes que " desapareçam". :shock:

 

Depois é só comparar com estas que tenho... Se forem iguais, maravilha. Senão forem, maravilha na mesma. :wink:

 

Próximo passo: CO2, tou à espera dele a qualquer momento. :shock:

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.