Como alimentar um Ancistrus num nano?


anabantidae

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

 

Sou um bocado novato nestas coisas. Tenho um nano (15l) que comprei em Dezembro e um de 100l que está a ciclar há uma semana. No nano tenho um Betta que está a dar-se bem.

 

Coloquei um Ancistrus no nano este fim de semana porque está a ficar cheio de algas castanhas no vidro traseiro, onde está a saída do filtro e o aquecedor. Até o aquecedor tem algas :(

 

No primeiro dia o Betta, que é muito curioso e activo andou a cheirar o Ancistrus e este fugia dele a alta velocidade. Agora o Betta já não lhe liga nenhuma.

 

O Ancistrus passa o tempo escondido, de vez em quando cola-se ao filtro ou ao lado e lá vai fazendo uma limpeza. No entanto a mancha de algas castanhas lá continua, ele parece não se interessar por aquela mancha.

 

Tenho uns comprimidos de spirulina, mas a tenho algumas dúvidas:

  • Se lhe der spirulina ele não vai ignorar ainda mais as algas?
  • Os comprimidos dão-se inteiros ou parto e dou só bocadinhos? É que o peixe é muito pequeno, não corro o risco dos comprimidos apodrecerem no aquário?
  • Qual a frequência de alimentação do bicho? Coloco-lhe um comprimido por semana?

Editado por anabantidae
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Eu tenho dois exemplares desses e raramente os vejo, quanto mais a limpar seja o que for.....

de qualquer maneira o peixe precisa de ser alimentado,podes dar metade desse comprimido, se for dos pequenos ou 1/4 se for dos grandes dias sim dia não.Como não tens mais peixes no aqua ele não apanha comida dos outros, e a do beta deve ser pouca, não???

quanto às algas não te sei dizer o que fazer, mas sempre te digo que para isso esses não servem.

Eu nem sei se eles gostam de algas....pelo menos os meus nao se mostram interessados...olha, mais vale limpares tu a mancha do vidro se conseguires.

Boa sorte

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Isa.

 

Deitei hoje um quarto duma pastilha de espirulina no aquário, o Ancistrus estava no seu esconderijo habitual, atrás do filtro, e nem se mexeu. O Betta andou a rodear a pastilha durante um bom bocado de tempo, quando voltei já não havia nada mas o Betta ainda andava por ali. Desconfio que comeu tudo. Não sabia que os Bettas gostavam daquilo!

 

Há bocado fui espreitar, depois da luz do aquário se apagar. O Ancistrus andava todo contente a comer as algas na parede do aquário. Afinal sempre limpa qualquer coisa. Nem parecia o mesmo peixe, todo mexido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Isa.

 

Deitei hoje um quarto duma pastilha de espirulina no aquário, o Ancistrus estava no seu esconderijo habitual, atrás do filtro, e nem se mexeu. O Betta andou a rodear a pastilha durante um bom bocado de tempo, quando voltei já não havia nada mas o Betta ainda andava por ali. Desconfio que comeu tudo. Não sabia que os Bettas gostavam daquilo!

 

Há bocado fui espreitar, depois da luz do aquário se apagar. O Ancistrus andava todo contente a comer as algas na parede do aquário. Afinal sempre limpa qualquer coisa. Nem parecia o mesmo peixe, todo mexido.

 

 

eu acho que posso ajudar..

tenho dois ancistrus ja adultos.. e quando pus pela primeira vez as ampularias douradas no aqua aconselharam-me a dar-lhes courgete

por espanto apanhei o ancistrus horas a fiu a trincar courgete, os meus ancistrus andam sp a passear pelo aquarios, lá timidos nao sao...

 

a ultima vez ke pus courget/pepino as ampularias eram tantas em cima do pepino que os ancistrus resolveram "cavar" um buraco e toca de roer casca..

 

experimenta.. vais ver os teus bichos ao promenor a saborearem.. caso nao sejam esquisitos :D

 

os unicos que nao tocam sao os plecos..

Editado por darte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os ancistrus são peixes que chegam aos 8 cm e não se devem manter eu aquário nanos com 15L.

 

O mínimo de litragem adequada para estes peixes é 60L, pelo que não devias deixar aí o ancistru.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o pobre peixe morreu hoje. Há vários dias que não comia nada e estava magríssimo.

 

Dei-lhe pastilhas de espirulina, curgetes, não comeu nada.

 

Estive a ler algures que não se devem comprar Ancistrus juvenis porque são muito frágeis. Este já devia vir doente da loja.

 

Estou mesmo chateado, coitado do peixe :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o que podias.

 

Os peixes que vem das lojas às vezes não comem durante muito tempo e depois já não são capazes de comer quando os compramos...

 

Eu tenho ancistrus pequenos também mas a comer bem :medieval_mace: Se quiseres para o aqua de 100 manda MP

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Então são os teus plecos que são esquisitos, os meus sempre gostaram de pepino, courgete até batata.

Fica Bem

Isa

 

 

 

descubri hoje que gosta de cenoura um pouco cozida.. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais