A CAUSA E O TRATAMENTO DAS DOENÇAS


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È curioso verificar que ,na maioria das vezes , nós aquariofilistas , quando temos um peixe doente , desatamos logo a deitar medicamentos na água ,geralmente com resultados mais desfavoráveis do que benéficos , sem sequer tentarmos pensar um pouco e através de passos simples mas metódicos , chegar a um diagnóstico .e sobretudo establecer a causa ou causas das doenças.

Na maioria das vezes verificamos que a culpa afinal é nossa porque estamos a provocar stress nos peixes e desta forma a enfraquecer as suas defesas o que permite que os parasitas latentes se multipliquem e causem doença.

Sim ,na maioria das vezes a culpa é nossa e não da loja que vendeu peixes doentes ( esse claro morrem mas dificilmente matam os nossos se estes forem mantidos em boas condições ).

Se colocarmos a nós mesmos algumas perguntas entenderemos melhor porque é que a imunidade é tão importante e inversamente proporcional ao stress.

Porque é que se nós apanhamos frio ou muito calor , se nos alimentamos mal , não descansamos por excesso de trabalho ou estamos ansiosos apanhamos gripes sucessivas enquanto as pessoas que conhecemos que levam uma vida mais calma ,e que se alimentam bem e fazem exercicio ,raramente se constipam embora frequentemos os mesmos locais.

Porque de facto o stress constante provoca uma secreção aumentada de cortisol que por sua vezes faz diminir as defesas imunitárias, e sem sistema imunitário não há tratamento que nos valha a nós ou aos peixes( lembrem-se dos indíviduos com SIDA).

Agora imaginem o que é ser um peixe que normalmente habita numa massa de água enorme , ter uma qualidade de água excelente e uma alimentação variada e pela nossa paixão , ser sujeito a um aquário geralmente de reduzidas dimensões , com uma qualidade de água sofrível ( amonia ,nitritos e nitratos elevados, ph incorrecto , baixa concentração de O2 dissolvido , correntes inadequadas etc), com peixes a mais e por vezes imcompatíveis, ser mal alimentado e sempre com a mesma comida , ser mal transportado e al aclimatizado , tanto na loja como nos nosso aquários. Não há peixe que aguente ! E muito aguentam eles !

A maioria dos peixes são portadores de parasitas em estado latente ,em equílibrio e controlados pelo sistema imunitário , mas que são como que uma bomba perdida pronta a ser detonada pelos nossos erros.

Portanto o que devemos fazer quando um peixe adoece , e quanto mais cedo interviermos melhor, é 1º - testar a água ( e também a água da torneira se a doença apareceu a segui a uma muda ),

2º - limpar e mudar os filtros mecânicos ( isto deveria ser feito de 15 em 15 dias , porque não adianta mudar água se não limpamos os filtros , porque estamos a obrigar a nova água a passar por porcaria e isto é a principal causa de problemas bacterianos )

3º - verificar a temperatura e geralmente subi-la 2a 3 graus para aumentar a imunidade dos peixes,

4º - mudar 50% da água (ou mais se existirem amonia e nitritos )com água condicionada ( sem cloro nem, metais pesados , a pH e temp. semelhantes á do aquário - os peixes toleram bem diferenças de 2a 3 graus resultantes da mudança) ,

5º - melhorar a oxigenação ( uma baixa concentração de O2 dissolvido e a presença de restos de comida no fundo ou nos filtros mecânicos são o principal factor desencadeante de doenças) ,

6º - remover peixes agressores ou dominantes,

7º - reduzir ou aumentar a circulação de água conforme as espécies ( ex Discus baixa e ciclídeos africanos alta ),

8º melhorar e variar a alimentação .Temos que ter a concidência que se interviermos demasiado tarde ,torna-se impossível salvar os peixes. Todas estas medidas devem ser tomadas como prevenção e não apenas em caso de doença .

Em seguida temos que tentar situar as lesões , isto é , ver se são do foro respiratório ( respiração acelerada , á superficie ou no caso de peixes joven , acelerada e agrupamento num canto do aquário ), da pele e olhos( manchas e feridas , roçar no fundo ou nas decorações do aquário , olhos baços ou salientes ) , comportamentais ( pânico , tentar saltar do ) , digestivo ( emagrecimento , fezes brancas , abdomen dilatado ) para podermos selecionar o tratamento.

Numa abordagem simplificada , em caso de sintomas respiratórios usaremos o prazinquantel ( 2mg/ lt no próprio aquário porque é seguro e não afecta o filtro biológico ; é excelente para os vermes das guelras ; devemos repetir passada 1 semana e após uma mudança de água ; nos discus e outros ciclídeos devemos usar preventivamente de 3 em 3 mese s ou sempre que introduzimos peixes novos ).

No caso de problemas de pele e ollhos ( geralmente causados por parasitas bactérias e fungos opurtunistas )devemos usar formalina ou uma combinação de formalina e verde malaquite ( 1 a 2,5 ml por 100lt de água no aquário ; os peixes gato e os tetras são sensíveis às doses maiores; se o filtro não estiver maduro ,poderá ressentir-se aparecendo amónia e nitritos - testar ) associada ou não a um antibiotico ( nifurpinol ou kanamicina ) conforme a gravidade. Usar sempre antibiotico nos vivíparos , peixes dourados e carpas ou se existirem ulceras. Os banhos com permaganato de potássio são úteis em casos difíceis ,no entanto é preciso ter cuidado com as dosagens .Repetir as dose conforme necessário tendo o cuidado de mudar a água entre tratamentos .

No caso de problemas intestinais devemos usar o metronidazol ( 6mg/lt de água se os peixes já não comerem , e 2gr por 100gr de comida congelada se ainda estiverem a comer ; nos discus e outros ciclídeos devemos usar preventivamente de 3 em 3 mese s ou sempre que introduzimos peixes novos , è seguro para todos os peixes e não afecta o filtro biológico ). Se o abdomen estiver dilatado ( hidropsia) deveremos recorrer à kanamicina , ou outro antibiotico ,embora geralmente seja difícil salvar o peixe .

 

O tratamento com medicamentos deve ser sempre adequado a cada caso .Esta é uma abordagem geral mas que resolve a maioria dos problemas .

 

Espero ter contribuído para uma abordagem mais eficaz e sobretudo para a prevenção das doenças nos nossos aquários.

 

Rui Ferreira de Almeida

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A prevenção é a melhor solução.

 

Prevenir que fiquem doentes atráves de um habitat correcto e da manutenção do aquário é o mais correcto.

 

Já agora quando tratamos de um peixe doente o melhor é trata-lo a parte num aquário de quarentena.

 

Assim não enchemos o aquário principal de químicos, Mas se não podemos... bem paciência... O que tem de ser tem de ser.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

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Olá ! Há uma diferença grande entre os peixes e os outros animais de estimação... É que qdo temos um cão, um gato, piriquito, etc levamos sempre ao Veterinário qdo eles estão doentes, e o veterinário é que sim pode curar os nossos animais. Agora nunca ouvi dizer : " Vou levar os meus peixes ao veterinario " e muitas das vezes as nossas tentativas "caseiras" de curar os peixes dão em desastre. Acredito que muitos peixes se salvariam se fossem tratados por quem percebe bem deles... Enfim será sempre assim.

 

Abraços !

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Encontra-se nas lojas.É da Seachem (Kanaplex ).Eu como Veterinário consigo arranjar os princípios activos ou medicamentos que contenham estes príncipios activos.

Um abraço

Rui Ferreira de Almeida

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  • 4 meses depois...

Olá Rui,

Em primeiro lugar agradeço-te por partilhares o teu know-how.

Em seguida, gostaria de colocar pff algumas questões:

 

"prazinquantel ( 2mg/ lt no próprio aquário"-

Aplicar um só dia? Durante quanto tempo?

Onde adquirir? Farmácia? Pet Shop? Qual o nome do produto?

 

"problemas de pele e olhos...formalina ou uma combinação de formalina e verde malaquite"

Aplicar um só dia? Durante quanto tempo?

Onde adquirir? Farmácia? Pet Shop? Qual o nome do produto?

 

"problemas intestinais" Eu tenho usado Fluvermal como preventivo, porque é liquido e não é foto-sensivel ao contrário do Flagyl.

Podes pff dar o teu parecer?

Gostava de saber pff durante quanto tempo deve-se administrar o Flagyl?

 

Aproveito a ocasião para perguntar o seguinte:

tenho um peixe Plac. electra, com 5 cm num comunitário que hoje, apresentou o comportamento de pânico, tenta saltar do aquário e rodopia. Os outros estão bem, roçando-se por vezes nas rochas.

 

Espero não ter sido muito maçudo e incómodo por ter enviando um post tão extenso.

 

Obrigado,

Abraço,

Ivo

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Viva Ivo

 

Pranzinquantel : 2 mg/ lt no aquário ( seguro para todos os peixes, plantas e filtro biologico ).Mudar 30 % da água e repetir passada 1 semana .Clínicas veterinárias e Farmácia - Tenilvet , Droncit , Paraquistel .Eu consigo arrajar sempre os príncipios activos em pó que saem mais baratos .

 

Formalina ou formalina + verde malaquite:1 a 2,5 ml por 100 lt de água;usar só em aquários com filtro maduro porque mata parte do filtro biologico . Repetir no dia seguinte com metade da dose nos casos graves apos 50 % de TPA. Repetir passada uma semana .Existem vários produtos com esta mistura em aquariofilia .Tens da seachem e da Tetra ( quickcure ). Eu preparo a que uso .poderas obter a formalina na farmacia com receita medica ,mas o Verde malaquite ( oxalato ) é dificil .

 

Fluvermal( fluvermal de medicina humana e Flubenol de mediocina veterinária) - bom para Dactylogyrus e para os vermes intestinais (não tem ou tem pouca eficacia contra o Hexamita ,por isso não substitui o Metronidazol ). Eu não uso porque não gosto do excipiente, é pouco soluvel e pouco concentrado nas preparações disponíveis e para o seu espectro de acção prefiro o prazinquantel .

 

Metronidazol (flagyl na farmácia ) . Eu arranjo o principio activo em pó .250 mg / litro de água ,3 dias seguidos se os peixes não comerem ou preferivelmente 1000 mg por 100 gr de comida durante uma semana .

 

 

O teu peixe ou está a levar tareia ou não se aclimatizou ou tem um problema neurologico . Se fosse uma toxina na água ,mais peixes exibiriam esse comportamento.se os peixes se roçam e não apresentam lesões na pele eu não ligo ou meço os nitratos que deverão estar abaixo de 40 mg/lt

 

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

 

PS : NÃO desatem a usar medicamentos à toa.Tentem fazer um diagnostico e eliminar os factores de Stress e a alimentação.

 

Metronidazol

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Estive por curiosidade a ver na net a composição do Paraquistel e é a seguinte:

 

Praziquantel 50 mg, pirantel pamoato 50 mg, febantel 150 mg

 

será que os outros compostos poderão ser prejudiciais ?

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Viva Rui,

Mais uma vez, obrigado pelas tuas respostas,

 

Sem querer abusar, gostaria de saber se o Metronidazol ( usado conforme aconselhas na água) é prejudicial para o filtro biológico.

 

Na comida (granulado) como devo usar? Exemplo: por absurdo, deverei talvez misturar 3 colheres de café de granulado para 1 em pó de Metronidazol + 1 água? Em seguida congelar e ir dando dte 1 semana?

 

Sobre o Praziquantel talvez comece a usar como preventivo de 3 em 3 meses como aconselhas. No entanto, aproveito para perguntar o que achas do Paragon da Waterlife como preventivo, substitui o Praziquantel?

 

Abraço,

Ivo

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Viva Ivo

 

O metronidazol não afecta o filtro biologico. Não dá jeito com granulado ,usa com comida congelada que descongelas ,misturas e voltas a congelar na dose acima citada.

Não conheco os príncipios activos do paragon , se me disseres eu poderei responder-te .

Cump.

Rui

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Viva Ricardo

 

Eis uma pergunta interessante e tenho a certeza que muita gente vai ficar espantada ou chamar-me nomes pela minha resposta . Eu, pessoalmente não acredito que a colocação de vitaminas na água tenha algum interesse para a aquariofilia excepto na promoção do crescimento de algas no aquário , por 2 razões : os peixes de água doce não bebem e a concentração aplicada para que possa haver alguma absorção per-cutânea significativa não é atingida com as concentrações geralmente recomendadas . No entanto ,acredito que a suplementação com vitaminas funcione através da impregnação da comida numa solução vitaminica ,seja com comida congelada seja com flocos ou granulado . O ideal será embeber artemia ou misis descongelada uma hora com umas gotas vitaminicas antes de as dar aos peixes ,ou melhor ainda deixar no frigorifico uma noite .

Poderemos e deveremos usar esta tecnica sempre que os peixes se encomtrem debilitados como resultado de doenças, má nutrição e/ou aclimatizações recentes .

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

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Viva Rui,

Infelizmente na embalagem do Paragon da Waterlife, não consta a composição. Apenas indica que é um parasiticida; bactericida, Fungicida e que melhora a filtragem. Trata-se de um sal.

 

Ainda sobre o metronidazol, como tenho incubadores bucais, se fornecer na comida, grande parte das fêmeas não irão comer. Por esse motivo talvez use na àgua. Se os peixes não bebem, será igualmente eficaz?

Podes pff confirmar as doses a utilizar na água ( referes 2 dosagens no 1º e no pnúltimos post)?

 

Para finalizar, estava a pensar usar preventivamente de 6 em 6 o metronidazol e o Praziquantel. Ex: no ínicio do mês usava o metronidazol para combater os parasitas int. após 15 dias o Praziquantel para os ext? Rui, Pode pff opinar?

 

Abraço,

Ivo

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Olá Rui, parabéns pelo post, foi um prazer de ler. Só faria uma ligeira adenda se me permites: quando aconselhas a limpar o filtro de 15 em 15 dias deves mencionar que isso não é uma boa prática num aqua plantado, onde estarias a interromper (deitando pela sanita) o ciclo de degradação da matéria orgânica tão importante para o sustento das plantas.

Foram isso está cinco estrelas, embora um pouco confuso para o leitor ocasional lá para o fim...

 

Ivo, o Paragon não é nenhuim sal. Não sei onde adquiriste essa informaçã, mas está errada. O princípio activo do Paragon é que o pó quando em contacto com humidade, gera Ozono, que é um potente esterilizante.

O Paragon é portanto de utilização genérica, mas cuidadosa... é como fazer quimioterapia ao aqua - mata o que deve e o que nAo deve. Se usado nas doses certas é um excelente aditivo a qualquer medicação.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

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Viva Ivo

 

O metronidazol na água actua por absorção per- cutânea e trans- branqueal . A dose é 6 mg/lt ou 250 mg ( 1 comp de flagyl )por 40 lt de água .

A desparasitação preventiva deve ocorrer ,sempre que há introdução de peixes novos ou situações de stress para os peixes. Num aquário estável penso que 2 x por ano seria suficiente. Já num aquário de peixes em crescimento com uma densidade elevada faria de 2 em 2 ou 3 em 3 meses.

Cump.

Rui

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Viva Pedro

Obrigado pelo elogio.Às vezes quando escrevemos um post ,devido à falta de tempo é mais dificil de estruturar o pensamento e eu tento fugir sempre aos termos mais tecnicos ,o que pode tornar a informação um pouco densa.

Concordo parcialmente contigo quanto aos plantados, ou seja que não é necessário ser tão exigente a limpeza do filtro mecanico ,por isso è que temos que fazer uma escolha entre muitos peixes ou plantas como em água salgada entre peixes e corais .No entanto, se as plantas utilizam essencialmente nitratos e fosfatos na pfresença de luz ,e se os nitratos proveem essencialmente da acção do nosso filtro biologico ,e se a área do filtro biologico for suficiente ,não nos serve de nada que o filtro mecânico fique impactado ,cheio de materia orgânica a consumir oxigénio e a diminuir o caudal do filtro .O que eu reparo é que muitas vezes os aquariofilistas fazem TPA,s mas não limpam os filtros mecânicos o que faz com que a água nova introduzida ao passar por um filtro carregado de materia organica não contribua para a melhoria da qualidade da água do aquário.

Cumprimentos

Rui

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  • 1 mês depois...

Olá Rui

 

Também o felicito e agradeço pelo tópico que é excelente e muito útil.

 

Tenho neste momento um Guppy com hidropsia e estou a medicá-lo com Flagyl na dose de 6mg/L, como recomenda.

Há algo mais que possa fazer? Estava a pensar em pôr um bocadinho de

sal. :D

Ao natural

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Viva Fishnatur

 

O sal é sempre uma excelente opção para vivíparos (3 gr/l), mesmo como prevençaõ , porque eles gostam de águas duras ligeiramente salobras. No entanto ,infelizmente a hidropsia não é nada fácil de curar , e neste caso talvez devesses juntar bactopur direct.

Obrigado.

Rui

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Viva Aníbal.

Não é mas pode acontecer que 2 ou mais peixes possam exibir simultaneamente hidropsia . A hidropsia é uma acumulação de fluído na cavidade abdominal do peixe e pode resultar de :um problema de osmorregulação, por deficiente funcionamento dos rins ( neste caso se a causa for uma infecção renal podera aparecer em vários peixes ) ; deficiente funcionamento do fígado ;desnutrição( falta de proteinas no sangue à semelhança do que acontece com crianças desnutridas em África que têm uma barriga proeminente) ; ou infecção bacteriana ( neste caso é uma peritonite e o fluído presente é séptico)

Cump.

Rui

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Já agora Rui e não querendo abusar do teu bom senso gostaria, se puderes, que me ajudasses com uns Kribs.

 

Eu iniciei-me com os Kribs à cerca de 2 meses e pelos sintomas já me morreram 2 com hidropsia e penso que tenho outro no mesmo estado (inicial) e não consegui salvar nenhum.

 

Eu só gostava que me respondesses ao seguinte e possivelmente servirá para outros aquariofilistas: Qual é o primeiro sintoma? Será respiração ofegante, mesmo antes de começar a inchar a barriga?

 

É que os Kribs que me morreram com Hidropsia (se foi, é claro!) começaram com o mesmo sintoma, respiração muito ofegante e falta de actividade, apesar de se alimentarem.

 

Já agora, qual a melhor forma de prevenção, sendo que faço TPAs quinzenalmente e, além disso, como tenho o aqua destapado porque as plantas saiem dele para fora, tenho que repor de 3 em 3 dias cerca de 2 litros de água. AH, o aqua tem 35 litros.

 

Obrigado.

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Viva Ricardo

Tens razão ,um dos primeiros sintomas é a apatia e a respiração dificil ,porque o peixe não consegue osmorregular convenientemente.

Experimenta mudar de alimentação ( dar mais vegetal e comida mais fragmentada e bem descongelada ) e colocar , se não estiver já, o pH entre 6,5 e 7 ( os Kribs ,embora africanos são de rios com pH mais baixo ).Não adiciones sal .

Aos primeiros sintomas trata com uma combinação de metronidazol e nifurpinol ( bactopur direct ) ou com um produto chamado "clout ".

Cump.

Rui

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Rui, poderá ser de ter o PH muito alto.

Por acaso, eu ontem medi o PH e estava para cima de 7,6. Ainda não sei porque é que meu plantado atinge valores destes.

 

Eu tenho no aqua:

- 4 rochas vulcânicas, dessas vermelhas, penso que são inertes;

- O substrato é composto de: 1 camada no fundo de turfa (1 cm aprox.) e depois tenho areia e areão de rio (misturados), penso que seja tudo inerte, além de que a turfa é acidófila.

- Tenho uma cerâmica pequena e tenho 2 ou 3 pedras pequenas daquelas redondas que se apanham na praia. Penso que estas pedras eventualmente poderão subir o PH, mas assim tanto, não sei;

- Tenho um tronco de videira, algo novo para mim que não sei qual a reacção na água;

- Depois tenho plantas, bastantes;

- Tinha injecção de CO2 caseiro e que retirei à umas 3 semanas.

 

Será que algum destes materiais faz com que o PH se mantenha tão alto. Pode ser bom para os meus CAs. Quem sabe?

 

Como é que posso baixar o PH para esses valores? Devagar, eu sei!

 

Esses produtos para tratamento/prevenção onde é que arranjo, nomeadamente, o clout, porque o outro sei que está no Flagyl, certo?

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Ricardo

Poderá ser das pedras da praia e /ou do areão ( serem calcáreas ou no caso do areão ter restos de conchas ). Se for essa a razão , só retirando ,porque se não, o poder tampão dificultará sempre a baixa do pH( deveria ter baixado com o CO2).

Clout e Bactopur direct vendem-se nas lojas de aquariofilia.

Cump.

Rui

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