Alevins desapareceram todos!


IValeriano

Recommended Posts

Boas, ja a algum tempo que não postava nada por aqui, pois o tempo n tem sido muito.

 

Tenho 2 escalares num aquario comunitario de 120 litros. Ontem para minha surpresa pois pensava que ainda eram demasiado jovens, fizeram uma postura, que infelizmente não vi, no cano do filtro que é um sitio liso em que os ovos aderem.

Pelo que ja tive a ler por ai a criação de escalares em aquario comunitario e quase impossivel, e eu também não sei nada de criaçao de escalares, pois ainda so criei mollys e guppys. o aquario em que eles se encontram tem também 4 bebados, 3 corys, 1 ancistros, 2 botia palhaço e 2 combras kully, e nenhum peixe dos outros se aproxima agora do canto deles.

 

 

será que se consegue salvar algum alevim da postura no comunitario?

 

é que também não sei os cuidados que ter, como a alimentaçao se a postura correr bem.

 

cumps

Editado por IValeriano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

com os peixes que tens podes ter alguma sorte e conseguires escapar algum alevin ...no entanto o que pode passar-se é que os pais podem comer os pequenos se sentirem ameaçados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos ;)

Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto :wink:

Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja a algum tempo que não postava nada por aqui, pois o tempo n tem sido muito.

 

Tenho 2 escalares num aquario comunitario de 120 litros. Ontem para minha surpresa pois pensava que ainda eram demasiado jovens, fizeram uma postura, que infelizmente não vi, no cano do filtro que é um sitio liso em que os ovos aderem.

Pelo que ja tive a ler por ai a criação de escalares em aquario comunitario e quase impossivel, e eu também não sei nada de criaçao de escalares, pois ainda so criei mollys e guppys. o aquario em que eles se encontram tem também 4 bebados, 3 corys, 1 ancistros, 2 botia palhaço e 2 combras kully, e nenhum peixe dos outros se aproxima agora do canto deles.

 

 

será que se consegue salvar algum alevim da postura no comunitario?

 

é que também não sei os cuidados que ter, como a alimentaçao se a postura correr bem.

 

cumps

Boas, a mim aconteceu-me a mesma coisa há uns meses, os outros peixes tambem nao se aproximavam do ninho dos escalares, mas dois dias depois deles nascerem, estive a vê-los estava tudo bem, meia hora depois fui lá ver outra vez, e não sobrava nenhum para a amostra.

Espero que tenhas melhor sorte, e já agora coloca fotos...cumpr....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive o dia fora de casa e agora quando cheguei vejo que já não restam quase ovos nenhums. Provavelmente foram comidos pelo escalar.

A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos :puppydogeyes:

Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto :)

Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso :sign_welcome:

Eu tenho outros 2 aquarios, um de 75 litros com mollys e outro de 35 litros com alevins de mollys. O que já pensei foi mudar as mollys para o aquario para junto dos alevins e ficar o de 75 litros para os 2 escalares. Pois assim aumentaria a percentagem de sucesso duma ninhada.

 

Uma duvida que me surgio foi que quando vi os ovos de manha, estava sempre um escalar por perto, sempre o mesmo e tentava sempre afastar o outro escalar com bicadas, até notei algumas feridas no outro escalar. será este comportamento normal? Será que são mesmo um macho e uma femea, ou duas femeas?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor era mudares apenas os ovos,tinhas mais segurança.Mal fizessem a postura e fertilização mudavas os ovos para um aquário vazio,pode ser o mais pequeno que tenhas.Aquando a postura dá para ver se é casal ou 2 fêmeas.O ovopositor da fêmea é maior e mais grosso que o do macho.Só mesmo na postura é que sabes qual é o macho e a fêmea.É normal a agressividade para com os outros,tentam defender os ovos mas ou com o medo comeram os ovos ou distraíram-se e o ancistru teve lanche.Mas lê o link que te deixei,foi por ai que eu me guie :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas deixo aqui algumas fotos dos escalares e do que resta da postura.

 

o que resta da postura, muito pouco comparado com o que havia ontem.

DSC02257.jpg

 

Este penso que seja escalar femea devido a ter o ovopositor maior.

DSC02254.jpg

 

Este penso que se trata do macho. (gostaria se pudessem confirmar)

DSC02252.jpg

 

e aqui os 2 escalares.

DSC02253.jpg

 

A femea é a que tem o comportamento mais agressivo dando varias bicadas ao outro escalar. Vamos ver se ainda nasc alguma coisa desta postura.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correctissimo á cerca dos sexos.Eu optava como te disse por um aquário á parte é que ai vai ser mesmo difícil safares alguns,senão impossível quase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correctissimo á cerca dos sexos.Eu optava como te disse por um aquário á parte é que ai vai ser mesmo difícil safares alguns,senão impossível quase.

Boas.

Os ovos desapareceram todos durante esta noite. Devem ter sido todos comidos.

 

Gostaria de seguir o concelho, e meter os escalares num aquario a parte que tenho com 60C*30L*40A que tem 72 litros. quando posso esperar por uma proxima postura? o aquario tem de ser só agua e vidro? ou terá de ter decoraçao?

 

outra duvida que tenho é que nesse aquario tenho um filtro interno de 320 litros hora, será suficiente? é que tenho parado um fluval 104, mas não tem colonia de bacterias ;)

Ps: comprar o filtro de esponja está por agora fora de questão :?

 

 

cumps

Editado por IValeriano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario convem ter so agua e vidro para facilitar a limpeza do mesmo.

nesse aquario convem ou filtro de esponja ou pedra difusora acompanhada de trocas de aguas diarias de pelo menos 20% limpando sempre o fundo, isto durante as primeiras 2/3 semanas depois tem que ser mesmo com filtro.

quanto a postura cada casal tem o seu tempo mas pelo menos 7 dias devem tar sem desovar.

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario convem ter so agua e vidro para facilitar a limpeza do mesmo.

nesse aquario convem ou filtro de esponja ou pedra difusora acompanhada de trocas de aguas diarias de pelo menos 20% limpando sempre o fundo, isto durante as primeiras 2/3 semanas depois tem que ser mesmo com filtro.

quanto a postura cada casal tem o seu tempo mas pelo menos 7 dias devem tar sem desovar.

obrigado pela explicação. A ver se esta semana trato do aquario e limpo-o para depois la po fim da outra semana colocar la os escalares a ver se desovam.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive ovos num aqua só para isso ontem eram montes deles e hoje de manhã estavam meia duzia. Acho que os pais os comeram. Tirei os pais e pus uma difusora a 5cm dos ovos para ver se ao menos estes não fungam. Bom mas de dentro de 7 dias devem por mais não me chateio muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. Venho ca dar novas noticias.

 

Os escalares foram mudados para um aquario nu de 70 litros. meti 80% de aqua do aquario onde estavam e 20 e agua nova.

A femea está um pouco cheia desde ontem, vamos la ver se fazem a postura.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora é so começarem a limpar o local e desovarem.

 

ja teem os orgaos genitais a vista?

Boas.

a femea tem o ovopositor saido, mas o macho esta escondido. ela esta um pouco agressiva com ele. não sei o que se passa.

 

mais logo meto fotos!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aqui ficam as fotos prometidas dos peixes. foram com o telemovel pois não teo a camara cá. depois tiro algumas ao aquario

 

DSC00666.jpg

 

DSC00667.jpg

 

DSC00668.jpg

 

DSC00669.jpg

 

Nas fotos nota-se que a femea esta cheia, e os orgãos estão de fora. Hoje apanhei eles a limparem uma anubia que tenho no aquario.

 

cumps

Editado por IValeriano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estao mesmo preparados para a desova. so nao é muito bom ser numa anubia porque so consegues tirar os ovos cortando a folha coloca algo onde possam desovar que seja facil remover do aquario

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estao mesmo preparados para a desova. so nao é muito bom ser numa anubia porque so consegues tirar os ovos cortando a folha coloca algo onde possam desovar que seja facil remover do aquario

Boas

Já fizeram a postura, no sitio onde eu esperava, na anubia. Tenho de a remover no aquario? Eles estão sozinhos num aquario só com vidro e umas pedras a segurar 2 anubias, que foi propositado para eles fazeem a postura.

 

Quando puder meto fotos!!

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele so no proprio dia é que fica a vista, ela é 1/2 dias antes.

 

quando é para desovarem ficam sempre agressivos o macho com a femea mas tambem acontece o contrario

 

Boas

Tenho um casal comprovado de escalares sendo que ja levaram criaçoes anteriores ate ao fim. Neste arranjei um aqua de 96l so para eles , exclusivamente vidro, filtros e duas anubias.

A femea ja anda com o ovopositor exteriorizado ha imenso tempo e por vezes tem comportamento igual ao que antecede a postura ou seja limpeza das folhas etc. mas posstura e que nao ha para ninguem.... Alguma explicação? ou acham que estao a espera que o abono familiar aumente para ter mais filhos? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os ovos vão ficar ao cuidado dos pais, vamos ver como se dão :doofywave: .

 

deixo aqui as prometidas fotos da postura e do aquario onde eles estão.

 

DSC00670.jpg

 

DSC00673.jpg

 

DSC00676.jpg

 

DSC00675.jpg

 

Agora, em quantos dias se dará a eclosão? o que tenho lido por ai são 3 dias.

Já agora, devo mudar a água nestes dias? eu tneho mudado todos os dias, mas agora com a pustura lá tambem devo mudar ou deixo de fazer as tpa's??

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim o meu ancistru comeu-me os ovos todos :doofywave:

Não tens onde colocar os ovos á parte?É preferível.Terias muito mais sucesso,mas se não safares essa postura não desesperes porque só custa começar e após isso é pior que os guppies isso te garanto :eusathink:

Já agora lê Artigo inside: Como manter e reproduzir escalares do grande Valter Silva.É quase impossível ficar com dúvidas após leres isso ;)

 

 

Leste o artigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais