Recommended Posts

Publicado

Boas ppl,

Tenho uma fêmea Guppy que se encontra grávida, talvez até tenha alevins nos próximos 2 ou 3 dias, pois a barriga dela parece que vai estourar, e perto do anûs existente uma grande massa avermelhada e com vários pontinhos pretos.

No entanto o problema não é esse, o problema é que hoje reparei que ela tem do seu lado direito entre a barriga e a cauda uma zona onde parece que a sua pele está mais clara (mais esbranquiçada, parece que perdeu a cor). Será que isso é sinal de alguma doença ?

PH -> 7.4

Amónia e Nitritos -> 0.0

Temperatura -> 28ªC

Faço TPAs, perto de 20% por semana.

Comida-> Sera Vipan, Sera Larvas de Mosquito, Sera Tubifex e Sera Fishtamin.

Obrigadão.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:

Pela descrição pode tratar-se de Flexibacter columnaris.

Faz uma pesquisa aqui no Forum e poderás encontrar algo que ajude.

Nos meus aquários esta doença já me limpou dezenas de fêmeas (curioso que até hoje não detectei sintomas desta doença em machos...)

Boa sorte.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Publicado:

Sim é verdade Carlos, tenho andado com muito azar em relação ás Guppys fêmeas :twisted: mas os machos têm escapado... estranho !

Não tenho hipóteses de pôr uma pic, mas o aspecto da doença é parecido com este: http://aquaworld.netfirms.com/Disease/fungus.htm

Achas que fazendo um tratamento com sal a coisa poderá melhorar ?

Não sei é a quantidade de sal a pôr, e em quantos litros de água.

Já agora, quanto tempo dura o tratamento com sal ?

Publicado:

Bem... estou a tratar a fêmea Guppy com o SERA Mycopur e a temperatura a 29ºC, e parece-me que ela melhorou um pouco.

Quanto aos alevins ainda não os há, mas parece que a barriga dela está prester a "rebentar" :)

Publicado:

A quantidade de sal é de uma colher de sopa para vinte litros de agua. Sal de cozinha serve perfeitamente. ATENÇAO: tens SÓ guppies no aquario?? se tiveres um aqua comunitario com p.e. corydoras nao adiciones sal!! Se nao tiveres a certeza é preferivel nao juntar pq ha peixes que nao toleram o sal!!

Melhoras

Se é um fungo experimente o tratamento com azl de metileno

Abraços :)

52.gif4.gif
Publicado:

Vou pôr a Guppy num aqua-hospital, por isso penso que não haverá problema com o sal.

Já agora o tratamento com sal é para durar quanto tempo ?

Publicado:

Bem não cheguei a usar sal pq a Guppy ficou boa só com o SERA Mycopur.

No entanto no dia seguinte na mesma zona começaram a aparecer penso que pequenas hemorragias internas na mesma zona (zona anterior á cauda).

Não sei porquê ?!

O resultado final é quer a Guppy morreu-me hoje :arrow: e continuo sem saber qual foi a causa.

A minha teoria é que houve um problema com os alevins, uma vez que ela já andava há vários dias com a barriga muito inchada assim como já se viam bem os alevins, mas sair não saia nada, aliás a zona onde eles costumam sair começou a ficar da cor da barriga (prateada), o que não é normal.

Será que ela não conseguiu evacuar os alevins, e eles morreram dentro dela o que veio a fazer com que a mãe morresse, talvez de septicemia ?!

Aqueles rasgos vermelhos internos, pareciam-me mais hemorragias do que outra coisa!

Que cena tão estranha, para além de uma postura de Guppys nunca me ter demorado tanto tempo!

Já tinha acontecido isto a alguém ?

Publicado:

gora podias investigar isso na net para se voltar a acontecer ja estares prevenido :wink:

ja gora k idade e k tinha a femea k morreu?...e era uma das bonitas? :shock: