Recommended Posts

Publicado

Olá a todos

Já coloquei esta questão na área da iniciação, mas fui remetido para aqui dada a vossa maior experiencia com plantas...

Pretendo ter algumas plantas no aquário, não uma densa selva amazónica!

Tenho:

-Aquário 240L (120x40x50)

-Aquecedor Sera de 200w (temperatura no aquário de 28ºC)

-Filtro interno Fluval 4 (1000L/h) com esponjas novas

-Filtro de fundo que ocupa +/-66% do aquário

-Bomba de ar AquaClear 2x2500cc/min (0,15bar) a funcionarem as duas saídas juntas num só canto da placa de fundo com pedra difusora

-2 lâmpadas (F30T8 da Aquapor e Reptil-Glo 5.0 da Exo Terra) ambas de 30W a primeira vinha de origem no aquário e a segudna é de terrário para répteis tipo tartarugas aquáticas (têm cerca de 3 meses de uso)

-Areão grosso (2mm-5mm) com cerca de 6cm de altura (não tem mais nada, só mesmo o areão)

Dúvidas:

-As lâmpadas servem?

-O areão só por si (sobre o filtro de fundo) permitirá as plantas agarrarem-se e crescerem?

-Que melhorias posso/devo fazer?

-Que sugestões relativamente às plantas? Quais?

Obrigado pelas respostas/conselhos

Pedro

Publicado:

Boas Pedro, Consegues ver quais são os kelvins das lampadas, especialmente da Reptil-Glo, não sei que intensidade é que tem e se dá para plantas, mesmo assim tens poucos Watts (60) para 240L de aquário, mas penso que umas anúbias por exemplo iam se dar muito bem, além do mais as anúbias podes as agarrar em troncos ou pedras e nesses aspecto não te chateias com a possibilidade do areão dar ou não!

Se tiveres boa circulação dos filtros no cimo da áqua (coluna de água), escusas de ter a bomba de ar! :angelic008:

Publicado:

- Retira o filtro de fundo ou desactiva-o. Este sistema já entrou em desuso há muito tempo e para as plantas é prejudicial.

- A bomba de ar é também desnecessária ou até contra-producente uma vez que tens interresse em aproveitar todo o dióxido de carbono disponível e por isso a difusão de oxigénio criada pela demasiada agitação superficial não é desejável

- Se as lampadas não forem de tom amarelo, que penso que não sejam, devem servir. Como o maxxedison disse, a quantidade de luz não é muita para o tamanho do aquário e por isso deves escolher plantas menos exigentes, tanto em luz como em tudo o resto que se segue, Co2, fertilização, etc.

- O areão é muito grosso e por isso acho que a melhor aposta, considerando a baixa iluminação e os restantes parametros, será para plantas com sistemas de raizes mais complexos, como as echinodorus ou as cryptocorines.

- As plantas que deves escolher serão obrigatóriamente as pouco exigentes: Echinodorus bleheri; anubias; fetos de java e musgos. Estas são as mais populares e conhecidas...há outras.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg