Potassio & magnesio


XxHITMANxX

Recommended Posts

Boas pessoal venho aqui expor uma duvida que me atormenta ja a alguns tempos

Preciso das vossas opinioes acerca das doses certas baseado nas vossas observaçoes

É que tenho andado a fertilizar com magnesio e potassio mas ando confuso com as contidades que ei-de aplicar

Os nitratos e fosfatos andam sempre dentro do aceitavel com recurso aos testes e tpa's claro mas ainda nao cheguei á conclusao das doses certas para potassio e magnesio

Fiz as misturas conforme li num topico do zog-li e tenho adicionado comforme os 180L do áqua 8ml de potassio diariamente e de 3 em 3 dias (quando faço tpa) adiciono 18ml de magnesio.

Agora vem a parte mais chata...

Pedia aí ao pessoal que clicando na minha ass: desse uma olhada nas plantas que tenho em quantidade no meu aqua e me dessem uma opiniao de quantidades se nao se importam

Posso dizer que tenho cabombas,algumas valsnerias das pequenas,musgo java e aquela do meio nao sei o nome mas é a minha favorita.

 

Obrigado

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha ... podes dizer qual é o valor de GH da tua agua ???

Seria importante saber esse valor .

O Gh é a dureza geral da agua .... é à concentração dissolvida de magnésio e iões de cálcio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica alguns dos sintomas devido a falta de magnesio:

 

- Folhas amarelas (este sintoma tambem pode ser devido a outros tipos de carencias)

- Folhas amarelas com veios verdes

- Manchas escuras nas plantas

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha ... podes dizer qual é o valor de GH da tua agua ???

Seria importante saber esse valor .

O Gh é a dureza geral da agua .... é à concentração dissolvida de magnésio e iões de cálcio.

boas nos testes da nutrafin quando ainda so fertilizava com 8 gotas de magnesio por pensar ser demasiado mudava de cor á quinta gota mas nunca percebi bem aquelas contas malucas para dar em graus(matematica nunca foi o meu forte lol)Que achas entao?

 

Obrigado

Editado por XxHITMANxX

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica alguns dos sintomas devido a falta de magnesio:

 

- Folhas amarelas (este sintoma tambem pode ser devido a outros tipos de carencias)

- Folhas amarelas com veios verdes

- Manchas escuras nas plantas

 

Um abraço

Boas,amarelas ate nem por isso mas noto um pouco de transparencia e fragilidade nas folhas da planta que tenho ao meio do aquario.

 

Obrigado

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas nos testes da nutrafin quando ainda so fertilizava com 8 gotas de magnesio por pensar ser demasiado mudava de cor á quinta gota mas nunca percebi bem aquelas contas malucas para dar em graus(matematica nunca foi o meu forte lol)Que achas entao?

 

Obrigado

 

Se utilizas o teste da nutrafin e se te muda a cor à quinta gota tens um Gh aprox. de 6 graus (6DGH) ... por isso ... não me pareçe que tenhas falta de magnesio ou calcio.

Com esse GH nem deves precisar de adicionar magnesio ou calcio... digo eu .... em principio é um gh perfeito para as plantas .

Mas espera pela opinão de mais pessoal.

 

As contas sao simples .... contas o n de gotas até mudar de cor .... na nutrafim ... 1 gota = 20 ppm .... depois para converteres para grau alemão .... é multiplicar 100 ppm x 0.056.

No tem caso ... tens o GH a 100ppm ou 5.6 DGH (grau alemão)

:rolleyes:

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mudava de cor á quinta gota mas nunca percebi bem aquelas contas malucas para dar em graus(matematica nunca foi o meu forte lol)Que achas entao?

e facil fazer as contas:

 

gotas = 5 x 20 = 100ppm x 0.056 = 5.6º

 

O teu GH e de 5.6º que para plantas esta bom...

 

 

Boas,amarelas ate nem por isso mas noto um pouco de transparencia e fragilidade nas folhas da planta que tenho ao meio do aquario.

 

Aqui ja preciso de saber o setup para poder aprofundar a questao mas parece-me deficiencia de luz...

E notas isso nas folhas novas ou nas velhas a planta tem mais folhas em cima que em baixo?

 

Desculpa canito enquanto estava a responder nao reparei que ja o tinhas feito porque tive de interromper a resposta por varias vezes entretanto respondes-te...

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se utilizas o teste da nutrafin e se te muda a cor à quinta gota tens um Gh aprox. de 6 graus (6DGH) ... por isso ... não me pareçe que tenhas falta de magnesio ou calcio.

Com esse GH nem deves precisar de adicionar magnesio ou calcio... digo eu .... em principio é um gh perfeito para as plantas .

Mas espera pela opinão de mais pessoal.

 

As contas sao simples .... contas o n de gotas até mudar de cor .... na nutrafim ... 1 gota = 20 ppm .... depois para converteres para grau alemão .... é multiplicar 100 ppm x 0.056.

No tem caso ... tens o GH a 100ppm ou 5.6 DGH (grau alemão)

:rolleyes:

Boas,antes de mais nada obrigado pela ajuda de todos.

Em questao ao magnesio esta esclarecido,vou manter os 8ml de 3 em 3 dias porque foi devido a isto que me deu o resultado no teste.

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e facil fazer as contas:

 

gotas = 5 x 20 = 100ppm x 0.056 = 5.6º

 

O teu GH e de 5.6º que para plantas esta bom...

 

 

 

 

Aqui ja preciso de saber o setup para poder aprofundar a questao mas parece-me deficiencia de luz...

E notas isso nas folhas novas ou nas velhas a planta tem mais folhas em cima que em baixo?

 

Desculpa canito enquanto estava a responder nao reparei que ja o tinhas feito porque tive de interromper a resposta por varias vezes entretanto respondes-te...

Boas em relaçao á iluminaçao é capaz de ser fraca visto ter a calha de origem da juwel com duas T5 de 45w cada para 180L mas ja adicionei os reflctores de de origem que deu uma melhoria significativa daí as cabombas dantes crescerem mal e agora parece que explodem.

As folhas da tal planta do meio é mais as antigas que ficam meio estranhas.

Ja agora pessoal se nao for pedir muito,a minha maior duvida era mesmo em relaçao ao potassio.

Se me pudessem ajudar mais nesse tema em relaçao á quantidade como referi no topo do topico.

 

Obrigado

Preparem-se para a grande e ultima modificaçao do discus resort

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas em relaçao á iluminaçao é capaz de ser fraca visto ter a calha de origem da juwel com duas T5 de 45w cada para 180L mas ja adicionei os reflctores de de origem que deu uma melhoria significativa daí as cabombas dantes crescerem mal e agora parece que explodem.

As folhas da tal planta do meio é mais as antigas que ficam meio estranhas.

Ja agora pessoal se nao for pedir muito,a minha maior duvida era mesmo em relaçao ao potassio.

Se me pudessem ajudar mais nesse tema em relaçao á quantidade como referi no topo do topico.

 

Obrigado

 

 

Boas,

 

em relação ao potássio é simples, basta para isso teres dois testes:

o de NO3 e o de PO4 (nitratos e fosfatos).

A respectiva relação é a seguinte: 1:2 para o NO3 e de 1:10 para o PO4.

Ou seja, se tiveres 5ppm de NO3 adicionas 10ppm de potássio. Se tiveres 0,5 de PO4 adicionas 5ppm! E agora perguntas: então adicionarei 15ppm de potássio? E a resposta é, claro que não, porque a quantidade a adicionar é sempre a de maior valor e não a soma das duas.

Não sei se percebeste, mas se não diz qualquer coisa.

 

Abraço.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais