Projecto Nano


Diogo HC Matias

Recommended Posts

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não está acabado Tiago!

Mas não está fácil conseguir um bom desenho do rio... só tenho prai 10 cm se for para desenhar um rio com detalhe.... vou ter de perder umas horas valentes neste pequeno, GRANDE, pormenor.

 

Os magistrados não me ligam... ainda não mereço ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigos, tem 25 cm de profundidade e mais não há!

As primeiras plantas a entrar vão ser uma boa dose de riccia, HM e duas blyxas. Estou com duvidas em usar esta ultima, mas vou arriscar a seguir o plano base, caso a planta pareça muito grande opto por tennelus!

 

Ola,

pela minha experiencia com a blyxa no inicio fica optima, mas depois quando desata a crescer é comlicado mante-la num aqua tao pequeno...

 

Boa sorte com isso ate agora estou a gostar do que vejo :lol:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem foi hoje malta! Tá montado!

 

 

mas acho que devias de dar uma vista nisso e pedir um concelho aos magistrados :lol: :D

 

Pois é, afinal os magistrados sempre se pronunciaram (noutro fórum) e por unanimidade decidiram que eu deveria dar umas pancadas nas pedras.

Eu acatei parcialmente a decisão democrática e a pedra do lado esquerdo levou umas pancadas valentes, tão valentes que a rachei a meio :-D

Felizmente tinha supercola à mão e lá reparei o problema ;)

 

Mas no meio deste percalço realmente a pedra ficou a assentar melhor ;)

 

Seguindo o conselho de outro magistrado (és tu Tiago!) que me disse para dar umas pinceladas a desenhar o rio, assim fiz e não ficou mauzinho... ainda há ali umas pedras que gostava de dar um toque mas tenho tempo:

 

hardscapeterminado.jpg

 

Nesta foto anterior foi quando considerei completo o hardscape!*

 

*dentro do possível porque me faltou areão preto para pôr nas laterais, tenho de comprar mais um saquinho...

 

A seguir foi encher muito lentamente e plantar.

 

enchimento.jpg

 

Acabei por decidir não fazer o tapete exclusivamente de riccia, mas de cuba com riccia a dar contraste em duas zonas de transição uma de cada lado, a ir de encontro ao local onde coloquei as blyxas. Conto com as minúsculas folhas da cuba para darem um efeito de ainda maior profundidade. Ao lado de cada pedra está um bom número de pés de HM, que ainda estão muito pequeninas. Só daqui a um mesito é que vão começar a dar o efeito que pretendo!

Quanto à blyxa, vai estar à experiência enquanto não arranjo tennelus e eventualmente alguma eleocharis. A zona de transição ainda vai estar sujeita a algumas experiencias ;)

 

E pronto há cerca de meia hora o aquário estava ainda com a agua muito turva, mas já com o filtro a trabalhar, conto que até ao final do dia já se consiga ter uma visão melhor do layout.

 

primeirapanoramica.jpg

 

Foi este então o resultado pseudo-final (ainda falta trabalhar os pormenores de especial importância num nano).

Comentários, criticas construtivas ou apenas observações filosóficas ou humuristicas, são todos bem vindos! :(

 

Cumprimentos,

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! :( Agora com o desenvolvimento da flora, vamos ver como fica! Olha não pensaste numa planta para o fundo? Uma Eleocharis por exemplo?

 

P.S. Agora é que reparei que tens a HM... Talvez Eleocharis como é uma planta mais fina, fica-se mais proporcional, mas nada como experimentar!

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo !!

Bem melhorou bastante o caminho por acaso a parte da frente e a que gosto mais, continuo a achar a areia na traseira do vidro bastante alta devias ter baixado um pouquinho la ao fundo. Espero que a flora quando crescer atenue esse efeito que em vez de concavo neste momento com a areia mais alta que os lados está convexo. De resto nada a apontar, muito bom.

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, obrigado, realmente está com um aspecto razoável, mas a flora vai definir por completo se o aquário é bom ou mau. A moita de HM acho que vai fazer um excelente efeito porque vai preencher toda a zona ao mesmo nível das pedras e espero que também se expanda um pouco por cima das mesmas, ajudando ao efeito de profundidade do vale central. Mas a hipótese eleocharis continua de pé, mas colocada por trás da HM!

 

Rui, eu realmente tentei aquilo que me dissestes, e se reparares na foto em que estava a encher, eu tinha o tal efeito côncavo, mas com o encher a areia alisou um pouco, mas nada que não se ajuste agora. Sim, a flora é suposto ocupar todo aquele espaço que está mais baixo que a areia, e desse modo disfarçar a discrepância de alturas.

 

O aquário podia ter ficado melhor, podia ter ficado pior, mas acho que está pelo menos a 70% daquilo que eu imaginava, o que já considero razoável para o meu nível de scaping. :music_singguitar:

 

Cumprimentos,

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Já depois de cheio gosto do efeito! :music_singguitar:

Imaginando umas moitas ali bem densas e com a forma adequada acho que o layout vai resultar na perfeição.

 

Quanto á areia a única coisa que eu mudava era o lado para que o rio "abriu" (acho que ganhavas em espraiar a areia também um pouco para a direita) penso que está um bocado contra a corrente, mas e só uma opinião pessoal, de resto Boa plantação e boas podas quando for altura disso.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

heheh o uso do pincel desta vez resultou bem melhor banana rock ainda assim podias ter acentuado melhor a curva pelo meio das pedras , mas ficou muito bom.

 

quando as plantas compactarem e se a cuba pegar acho que vai ficar com um aspecto muito muito fixe :oops:

 

promete esse aquario.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Já depois de cheio gosto do efeito! ;)

Imaginando umas moitas ali bem densas e com a forma adequada acho que o layout vai resultar na perfeição.

 

Quanto á areia a única coisa que eu mudava era o lado para que o rio "abriu" (acho que ganhavas em espraiar a areia também um pouco para a direita) penso que está um bocado contra a corrente, mas e só uma opinião pessoal, de resto Boa plantação e boas podas quando for altura disso.

 

Abraço

 

O rio não ficou grande coisa... :animal_fish: a ideia de fazer para este lado era mesmo para contrariar a inclinação do layout, quebrando a harmonia excessiva, mas podia ter ficado melhor admito... my fault!

 

boas

 

heheh o uso do pincel desta vez resultou bem melhor :P ainda assim podias ter acentuado melhor a curva pelo meio das pedras , mas ficou muito bom.

 

quando as plantas compactarem e se a cuba pegar acho que vai ficar com um aspecto muito muito fixe ;)

 

promete esse aquario.

 

abraços.

 

Brigado pela dica da pincelada ;) se não fosse isso ainda lá estava hoje :tongue:

 

Dá me ideia é que isso tem pouca luz... o que achas rapaz?

 

Abraço

 

Tá apenas com 22W. Nesta fase não vale de nada ter muita luz. Só ajuda às algas. As plantas ainda estão a criar raízes e por isso a absorver pouco ou nada, e como tenho poucas plantas de crescimento rápido se as plantas não usarem a luz, usam as algas.

Para a semana passo para 30W e-27. E tenho ali a antiga calha diy que usava no "grande" antes de ter comprado a nova, de 36W t8, é provável que venha, a partir da 3ª semana de aquário, a ser ela a iluminadora de serviço.

 

Foto de hoje de manhã:

P1015481-2.jpg

 

Muito agradável, só falta mesmo uma calha "de homem" :)

Aposta nisso, vais ver que compensa, já agora porque não trocar a HM por uma Eleocharis alta, tipo a Vivipara?

 

A HM creio que fará exactamente o efeito que pretendo... preciso que ela cresça sobre as pedras e ao lado destas, dando aspecto de "muro" ficando depois o "vale" no meio a prolongar-se até ao infinito e mais além :tongue:

Mas a HM faz a moita até rápido, por isso dentro de 1 mesito já penso nessa hipótese alternativa se não gostar da HM ;)

 

Tambem me pareçe, o teu projecto está cada dia melhor.

 

Obrigado ;)

 

Já tem 3 habitantes... uns red's que lá foram experimentar a água e com quem conto para eliminarem as primeiras algas ;)

Em principio durante os primeiros meses só vai levar invertebrados. Salvo alguma excepção.

 

Cumprimentos,

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo

 

Tenho faltado aos treinos.. :crazyeyes:

 

Fartei me de olhar para o layout e acho que existe um descontínuo muito grande entre o nível do substrato preto e o nível do rio, principalmente do lado direito. Tens duas opções para equilibrar as coisas: ou desces um pouco a altura a que está o topo do rio, quando bate lá atrás no vidro, ou então metes mais substrato preto para que este fique à altura do rio..

 

Outra coisa, e sem querer estar a ser do contra, mas acho que com essa iluminação vai ser difícil fazer com que tenhas a densidade e profusão de plantas que me parece que gostarias de ter. As plantas crescem mas nunca vão ficar com aquele aspecto de mescla que vemos nalguns (bons) aquas. Apercebi-me disto para o meu aqua e agora estou a bombar lhe com mais uma lâmpada, o que faz com que tenha neste momento um rácio de 2 watt/L.

 

Tenta mesmo acrescentar mais algum substrato ao layout, para conseguires ter aí mais unidade, brinca com isso até teres um melhor efeito.

 

Daqui a uns tempos vou ter aí umas mudas de Spiky moss, Taxiphyllum sp. Se quiseres consigo arranjar te qq coisa.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente projecto.

Vou acompanhar de perto.

Muitos Parabéns por mais esta excelente montagem.

Abraço ;)

 

Obrigado João, pelo apoio ;)

Então e a remodelação da banheira? Tens de pôr fotos!

 

Viva Diogo

 

Tenho faltado aos treinos.. :music_singguitar:

 

Fartei me de olhar para o layout e acho que existe um descontínuo muito grande entre o nível do substrato preto e o nível do rio, principalmente do lado direito. Tens duas opções para equilibrar as coisas: ou desces um pouco a altura a que está o topo do rio, quando bate lá atrás no vidro, ou então metes mais substrato preto para que este fique à altura do rio..

 

Outra coisa, e sem querer estar a ser do contra, mas acho que com essa iluminação vai ser difícil fazer com que tenhas a densidade e profusão de plantas que me parece que gostarias de ter. As plantas crescem mas nunca vão ficar com aquele aspecto de mescla que vemos nalguns (bons) aquas. Apercebi-me disto para o meu aqua e agora estou a bombar lhe com mais uma lâmpada, o que faz com que tenha neste momento um rácio de 2 watt/L.

 

Tenta mesmo acrescentar mais algum substrato ao layout, para conseguires ter aí mais unidade, brinca com isso até teres um melhor efeito.

 

Daqui a uns tempos vou ter aí umas mudas de Spiky moss, Taxiphyllum sp. Se quiseres consigo arranjar te qq coisa.

 

Cumprimentos

 

Olá Ricardo!

Também tens de postar por ai fotos do teu pequenito ;)

 

Acho que já tinha respondido mais ou menos aos dois pontos principais que tu referes, mas parece-me que lestes na diagonal não é?

Falta de tempo, eu compreendo-te ;)

Em primeiro lugar é a diferença de alturas do areão dos lados e da areia. Deve-se a falta de areão ca em casa... Nunca imaginei que precisava de tanto!!! Este areão todo enchia o fundo deste aquário e o fundo do meu 70L. Agora com estas experiências de declives nem para este chegou :crazyeyes:

Mas entretanto já devo colocar mais algum areão para compor ;)

E também as plantas acho que são capazes de ocultar esta diferença... até seria engraçado ver se era possível.

 

Quanto à luz... vai começar por 22W (actualmente). Vai passar por uma fase de 30W (conto mudar já para a semana). E a iluminação final vai ser de 36W, para 30L brutos, ou uns 15 reais se for!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Diogo

o aquario está a ficar muito bom e essas pedras são 5****, só desgosto de uma coisa, a diferença de nivel do substrato do lado direito e esquerdo em relação ao rio, acho que devias dar um pouco mais de inclinação desses lados assim está muito direito.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno. A questão dos declives vai ser resolvida :music_singguitar:

 

Andei a modificar a terminação do "rio" na frente... creio que assim fica com um ar mais natural:

 

P1015488.jpg

 

Opiniões?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

vou ser picuinhas :)

Essas pedras mais pequenas que estão do lado esquerdo a delinear o rio parecem-me demasiado verticais, na minha opinião se estivessem mais inclinads ou mesmo deitadas não se perdia nada...

 

De resto continua o bom trabalho ;)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nada por ai alem, ainda não troquei as lampadas e o co2 so vai começar a bombar hoje.

Acho que o tapete de cuba do 70L vai passar para aqui por isso dentro em breve deve haver maior preenchimento do tapete. A utricularia deve seguir o mesmo caminho, acho que fica bem, a dar pormenor ao layout, isto se ela agarrar...

Também pus fissidensis entalado nas pedras a volta do rio, e fiz novas modificações no rio. Agora já estou quase satisfeito com o aspecto! As plantas fazem o resto espero eu.

No entanto como as modificações no rio foram mesmo à pouco aquilo tá meio turvo com o mexer na areia (devia ter lavado melhor a areia antes de a pôr no aquario).

 

Fica a foto possivel:

P1015597.jpg

 

E um update na fauna:

6 red cherrys (colonia inicial)

1 Badis bengalensis

 

Amanha actualizo com foto já sem água turva.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

Corrigida a posição das pedras acho que ficou bastante melhor (na minha opinião esse pormenorzito fez toda a diferença :))

 

Agora é deixar o plantio começar a tomar conta disso!!

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.