Projecto Nano


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

 

Como o bichinho aqui dos aquários aperta bastante e eu tenho um pequeno aquário muito mal arranjado na garagem, estou a pretender dar-lhe uma nova vida e fazer alguma coisa bonita. Como coisa bonita entenda-se aquascaping ;)

 

Começando pelo setup provável:

 

Aquário: 50x25x25 (cerca de 30L brutos);

Filtração: Elite HUSH 10 (filtro cascata);

Iluminação: provavelmente um ou dois candeeiros de secretária... entre os 15 e 30W;

Aquecimento: possivelmente nenhum... (ou então tenho ali um termostato de 50W a um canto);

Substrato: talvez algum sera floradepot e tenho uma razoável quantidade de areão negro guardada. Areia branca ou amarela também se arranjam...

 

Fauna: Neons chineses, Badis badis (ou Bettas) e Red's

Flora: completamente em aberto...

Hardscape: idem...

 

Ora este setup vem com tantos pontos de interrogação porque ainda não sei bem o que fazer... o aquario não vai ter muita luz, e se tiver CO2 vai ser do caseiro. Logo aponto para algo mais lowtech... mas ao mesmo tempo queria construir algo bonito, talvez para mandar para uns concursos se ficasse engraçado.

 

Dê ideias! Estou 100% aberto a inspiração :oops:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

já que vais colocar fauna asiatica porque não um biotopo asiatico ou algo parecido, algom com pedras mais ou menos redondas e alguns troncos finos.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

já que vais colocar fauna asiatica porque não um biotopo asiatico ou algo parecido, algom com pedras mais ou menos redondas e alguns troncos finos.

 

Nunca gostei de me cingir a biotopos, especialmente num volume tão reduzido... acho que para fazer um biotopo tenho de ter pelo menos uns 200 litrinhos porque só com um volume minimamente aperciavel é que se consegue criar a intrincada teia de relações sociais, de predação e ocupação de territórios que ocorre no meio natural.

Em aquários mais pequenos podemos apenas manter peixes o mais confortavelmente possível. Opinião pessoal :medieval_mace: não levem a mal.

 

Dai acho um nano fantástico para fazer aquascaping. Como é pequeno os detalhes têm de ser trabalhados ao mais pequeno pormenor o que torna o desafio maior :alberteinstein:

 

Pedras roladas e troncos finos é algo que me agrada... já usei várias vezes e sempre gostei do resultado :lol: vamos ver mais opiniões...

 

Algumas plantas que quero pôr quase de certeza:

*Fissidensis fontanus

*Riccardia sp.

*Hemianthus micranthemoides

 

E algumas que gostava de pensar em colocar:

*Marsiela hirsuta

*Riccia (nunca experimentei estou curioso)

*Vallisneria nana

*Fetos narrow (?)

*Ludwigia arcuata (?)

 

Vá lá pessoal... só quero mesmo é ter ideias! Qualquer ideia pode ser boa!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Diogo, como disse podes fazer algo parecido não quer dizer que faças um biotopo á letra mas algo semelhante, julgo que ficará bem agradavel.

quanto as plantas alternativas acho que ficaria bem Marsiela hirsuta e Ludwigia arcuata para quebrar um pouco o verde.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Diogo

 

e que tal se fosses brincando no papel ou em photoshop para que possamos opinar e dar mais ideias acho que te safavas melhor, tens de ser tu a dar o primeiro passo :alberteinstein:

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema é estar praticamente a zeros para este nano... ou melhor... já tive umas ideias, mas nenhuma delas me tem vindo a agradar por ai além...

Estava a ver se vocês me faziam um "brainstorming" e saia algum coelho da cartola!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema é estar praticamente a zeros para este nano... ou melhor... já tive umas ideias, mas nenhuma delas me tem vindo a agradar por ai além...

Estava a ver se vocês me faziam um "brainstorming" e saia algum coelho da cartola!

 

boas

 

nao quero ser negativo mas como sei que és um rapaz inteligente eu diria que se nao te sentes inspirado, para aguardares mais uns dias o projecto até que se faça luz. :idea2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao quero ser negativo mas como sei que és um rapaz inteligente eu diria que se nao te sentes inspirado, para aguardares mais uns dias o projecto até que se faça luz. cheers

 

Pronto entao rendo-me... vou-me pôr em meditação :idea2:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

se não tens ideias vai "brincando" com o hardscape dentro do aqua... pelo menos a mim costuma-me dar alguma ideia quando tiro e ponho e mudo e viro e reviro...

 

Abraço e boa sorte com isso :girlhitboy:

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o que tinha por casa em termos de material para o hardscape e também inspirado na ideia que tenho de reeditar um tipo de hardscape que já mantive no meu 70L, hoje saiu-me isto:

 

Digitalizar0018.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não termina :)

Segue pelo intervalo entre ambas!

O rio era com o intento de tentar aumentar a profundidade...

Mas facilmente sai do projecto ;)

 

Isto em principio arranca no final do mês... até vão dando dicas! :sign_welcome:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tive umas ideias novas, mas mantendo o hardscape base.

A lista de plantas acho que esta definida na minha cabeça:

 

Tapete: Riccia fluitans;

Meio aquário: Blyxa japonica;

Moitas: Hemianthus micranthemoides e Ludwigia arcuata (aparecendo por trás);

Cobrindo algumas pedras: Fissidens fontanus.

 

Agora duas questões:

 

Vou fazer um rio da frente até à traseira do aquário... que tipo de areia usar?

 

Tenho duas rochas que podem servir para aquela zona central do hardscape, mas poderei tentar arranjar algumas... que tipo de pedra?

 

Participem... quero é opiniões, boas ou más :puppydogeyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Diogo e que tal para simulares o rio usares a tecnica de deixar o vidro fazer o seu papel.

 

fazeres as divisoes do substrato normalmente com as pedras, um pouco de areia da praia junto as pedras e depois deixares vidro á mostra com uma cartolina azul claro por baixo do aquario.

 

fica muito louco.

 

algo parecido com isto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Tiago, acho que é algo muito giro de se fazer, mas não serve os meus objectivos... Quero usar um declive de pelo menos uns 10cm para aumentar a profundidade do aquário e quero tentar algo que acho que nunca foi visto nos concursos de aquascaping...

 

Por isso tenho de usar areia para aumentar o declive... agora a questão é se uso areia branca ou amarela (tipo deserto).

 

E a questão das pedras também... essas farão toda a diferença no layout acho eu.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

de facto essa ideia do declive é bem capaz de resultar!!

 

Sobre declives fala com o Jose Cruz Silva, que nas montagens que tem feito tem conseguido fazer e sobretudo manter declives bem engraçados acentuados... podes ver melhor no "blog\pagina pessoal" dele o que estou a falar (nomeadamente a montagem back to the nature)...

 

Fica o Link -->http://zeneo.spaces.live.com/

 

Abraço e Força com isso!

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo,

de facto essa ideia do declive é bem capaz de resultar!!

 

Sobre declives fala com o Jose Cruz Silva, que nas montagens que tem feito tem conseguido fazer e sobretudo manter declives bem engraçados acentuados... podes ver melhor no "blog\pagina pessoal" dele o que estou a falar (nomeadamente a montagem back to the nature)...

 

Fica o Link -->http://zeneo.spaces.live.com/

 

Abraço e Força com isso!

 

É verdade, eu lembro-me de um aquário que ele mantinha na altura que aderi ao forum...

Estava espectacular, mas a longo prazo, o enorme monte que ele tinha de um dos lados foi descaindo... por isso este tipo de montagem tem de ser de curto prazo...

 

Isto vem especialmente a proposito de um aquario que apareceu no ultimo IAPLC e ficou em 4º lugar e veio-se depois a saber que tinha um declive enorme para causar este efeito de profundidade:

 

4.jpg

 

Apesar de não usar nem de perto a mesma ideia que o autor deste aquario quero usar o mesmo declive :sunbathing:

 

Vou tentar fazer os primeiros esboços com hardscape já dentro do aquário ao longo desta semana (ainda o tenho de desmontar e lavar que ele estava completamente em automanutenção!).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto vem especialmente a proposito de um aquario que apareceu no ultimo IAPLC e ficou em 4º lugar e veio-se depois a saber que tinha um declive enorme para causar este efeito de profundidade:

 

Apesar de não usar nem de perto a mesma ideia que o autor deste aquario quero usar o mesmo declive :)

 

Ola,

esse efeito foi conseguido com um declive acentuado? como assim?

 

Sempre pensei que esse aqua tivesse uma grande dose de photoshop á mistura para dar esse efeito de profundidade...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repara que este aquário era um 90*45*45. Tu olhas para a frente do aquário e realmente parece ter o dobro do comprimento em relação à altura... mas na traseira isso já não se verifica: ele parece ter menos de 1/3 de altura em relação ao comprimento, e no entanto tem 90*45*45 na mesma. Isso é conseguido com um monte de substrato enorme na traseira, de modo a diminuir a altura de vidro visível na traseira e parecer que a traseira do aquário fica muito mais longe (mais profunda) do que realmente está!

 

É um efeito semelhante que pretendo mimetizar :multi:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Repara que este aquário era um 90*45*45. Tu olhas para a frente do aquário e realmente parece ter o dobro do comprimento em relação à altura... mas na traseira isso já não se verifica: ele parece ter menos de 1/3 de altura em relação ao comprimento, e no entanto tem 90*45*45 na mesma. Isso é conseguido com um monte de substrato enorme na traseira, de modo a diminuir a altura de vidro visível na traseira e parecer que a traseira do aquário fica muito mais longe (mais profunda) do que realmente está!

 

É um efeito semelhante que pretendo mimetizar :thumbup3:

 

É muitissimo bem visto... sempre pensei que fosse mesmo alteração no computador.

Mais uma vez faz-nos lembrar que os layouts nao sao mais do que "brincadeiras" com as proporções :wub:

 

Fiquei curioso para ver o que vai sair daí!

 

Abraço

 

PS:Obrigado pela explicação ;)

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora arranjei a iluminação:

 

candeeiro.jpg

 

Dois candeeiros que em principio vão levar duas e-27 de 15W. Como o aquário só tem 25 cm de altura e não o conto ter mais cheio que uns 22 cm creio que servem perfeitamente :lol:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hella não se vê a foto ;)

Quero ver isso a bulir!!! Aqui o cantinho dos "nanos" é que "bota"!!!

 

Força,

 

Manuel C

 

Já corrigi :music_singguitar: tinha o link trocado...

Obrigado pela força!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades de hoje... como a vontade de estudar não é muita, fui limpar o aquário e colocar tudo no sitio para começar depois a fazer alguns testes...

Ainda não sei qual vai ser a localização definitiva do aquário, mas em principio fica mesmo na minha garagem. Não é muito visto, mas também não incomoda ninguém e facilita-me a manutenção! Além disso, assim passo sempre por ele quando saio de casa, nunca me esqueço de fertilizar bowdown

 

Primeiro passo foi pegar no planeamento que já tinha feito e coloca-lo num sitio próximo do aquário para estar sempre acessível:

 

DSC05300.jpg

 

Fica giro não fica? Mais tarde conto colocar ali tabelas para a fertilização, dias de troca de água, rotinas de manutenção... um aquário controlado é meio caminho para o sucesso ;)

 

Depois, baseado no meu planeamento anterior tracei as linhas correspondentes aos locais para ponto focal segundo a regra de ouro:

 

DSC05302.jpg

 

Outra vantagem de o ter na garagem é que posso riscar o movel onde pus o aquario porque de riscado já não passa :music_singguitar:

 

Já com o aquário limpo e colocado no sitio onde tracei as linhas.

 

DSC05305.jpg

 

Assim posso saber sempre onde são os pontos da regra de ouro. ;) Um ponto para o layout!

 

Por fim e porque já perdi metade da manhã apenas testei os candeeiros para ver que luminosidade davam...

 

DSC05307.jpg

 

Não foi muito esclarecedor... tenho de la voltar à noite.

 

Por hoje chega, uma coisa de cada vez, e agora tenho de ir estudar :tapfoot:;)

 

Abraços!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.