Filtro externo - Manutenção


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho um Fluval 305 e gostaria de saber qual o prazo ideal para alterar os filtros (esponja / carvão / ceramicas)?

 

Obrigado,

Luis

 

O carvao é logo trocado de 15 em 15 dias ou 1 mes....

As ceramicas so mudas muito raramente tipo 8 meses...

as esponjas nem mudas acho eu basta lavar!!

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde

Bom a resposta já foi dada mas posso dar mais uma achega.

Também tenho um filtro Fluval 305 é óptimo, silencioso e funciona muito bem, em relação ás mudas de material o que eu aprendi aqui neste forum e tenho praticado com sucesso de facto as cerâmicas devem ser mudadas normalmente aos 6 meses e para manter a colónia de bactérias deve-se apenas mudar cerca de metade e manter a outra metade (eu tenho dois sacos ), em relação ás esponjas. pois basta lavá-las bem em água fervida, há quem as leve ao micro-ondas por um minuto., o carvão activado segundo os mais entendidos não dever ser utilizado mais de um mês, pois corre-se o risco de saturar e começar a libertar substâncias tóxicas nele contido.

Espero de alguma forma ter ajudado.

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb faço a mesma questão... mudar as ceramicas porque??

 

Mais facilmente se trocam as esponjas mecanicas.. por já estarem muito gastas... agora as ceramicas não percebo..

 

As ceramicas é encher um balde ou mesmo o copo do filtro com água do aquario... e lavar as ceramicas... pode acontecer é certas ceramicas começarem a desfazerem-se... mas só se forem das rascas... uso as da eheim e parecem novas!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso é uma boa pergunta :P

De aconselhar mal e várias vezes mal para estar calado não é nada má ideia.

 

Transmiti o que ja me transmitiram a mim ;)

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora aprendeste algo?

Nunca devemos confiar em algo a 100% na primeira vez que nos dizem algo.Devemos sempre pesquisar por nós para tirarmos as dúvidas se o que disseram está mesmo correcto ou não,pelo menos eu penso assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter sido alguém de uma loja que te disse isso...

 

Sabendo a função das cerâmicas, isso nem faz sentido.

 

Confiaste nessa "verdade" porque não sabes para que serve as cerâmicas, nem como obtém essa funcionalidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter sido alguém de uma loja que te disse isso...

 

Sabendo a função das cerâmicas, isso nem faz sentido.

 

Confiaste nessa "verdade" porque não sabes para que serve as cerâmicas, nem como obtém essa funcionalidade.

 

 

sei que as ceramicas albergam as preciosas bacterias que decompoem as materias toxicas...

quem me disse por acaso foi um lojista, confiei porqe sou novo no hobby, apenas tenho 1 mes nisto..se contar em ter o aquario apenas ha 1 semana

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso das cerâmicas acho que ficou esclarecido que não é necessário mudar. Realmente o lojista quer ganhar dinheiro com a inocência das pessoas que se metem neste hobbie..enfim

 

Quanto à lavagem das cerâmicas, pode ser com a água do aquário,mas se for com a água da torneira não vai problema tanto de uma forma ou de outra as bactérias vão soltar-se da cerâmica. Não é pelo facto de haver cloro na água da torneira que elas vão morrer mais. De qualquer das maneiras, ao voltares a montar o filtro (depois de uma limpeza) as bactérias rapidamente se fixam.

O mesmo se passa com as esponjas. Aliás, as esponjas podem ser totalmente esfregadas/lavadas porque a sua principal função (a meu ver) é filtrar as partículas que andam em suspensão na água e só depois é que incluo a função de fixar as bactérias.

Quanto ao carvão,ao fim de 3semanas convém mudar porque o efeito do carvão (que é eliminar elementos químicos na água, sejam tratamentos ou fertilizantes) vai inverter (em parte,claro).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à pergunta inicial do tópico digo-te que vai limpando o filtro e vê que sujidade é que vai acumulando. Mais ou menos de 3em 3meses. Depende muito do filtro e da quantidade de peixes e matéria orgânica produzida.

 

 

PS: De não consegui editar a minha resposta anterior pelo que tive que criar esta para aconchegar com esta informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Ecco Pro 200, com esponjas e lã extra, e lavo todas as semanas. Todas as semanas ficam bastante negras. Tenho um aqua de 80 litros, com cerca de 20 peixes. Bem plantado, etc.

 

3 em 3 meses, para mim é impossível...tenho uma necessidade física de mexer e remexer no filtro (preservando a matéria biológica, como é óbvio).

 

Faço mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro,

eu falei nos 3meses dependendo do filtro. No meu caso anda à volta dos 2em2 meses.

No caso de te sujarem muito a água podes obtar por um pré filtro.Asssim limpas as partículas e escusas de andar a limpar o filtro externo de 3em 3semanas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Ecco Pro tem um sistema de pré-filtro, só que é daquelas esponjas azuis, que agarram particulas demasiado grandes, para o tipo de poluição que tenho. Por isso as lãs vêm lixadas, a parte do pré-filtro vem limpinho...

 

Só se eu trocar o pré-filtro por lãs...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pré-filtros que eu conheço e que grande parte do pessoal usa é dessa lã. é preciso limpar semanalmente para não diminuir a força do filtro. É uma limpeza muito rápida e que vale a pena.

Usando esponja azul,realmente não serve de muito,nesse caso muda :alberteinstein:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada caso é um caso.

 

Eu limpo os meus filtros quando noto redução no caudal...

 

Tenho um aquário de 60 Litros, com filtro externo, que tenho que limpar todos os meses.

 

Tenho outros dois filtros externos, num aqua de 250 Litros, que limpo...sei lá...de 6 em 6 meses...

 

Substituo a perlâ (aquela coisa branca tipo algodão), lavo as esponjas e trono a meter.

 

Atenção que eu posso lavar todo o filtro porque tenho 2 filtros no aquário, ok? E lavo um de cada vêz.

 

As cerâmicas, só as sacudo se tiverem muita porcaria agarrada...

 

 

 

Se eu vendesse cerâmicas... dizia que tinhas que mudar todos os meses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tenho feito até agora é:

- Passar as esponjas por agua corrente até que elas fiquem sem qualquer tipo de porcarias.

- Carvão passo por água corrente até que os sacos fiquem limpos

- Cerânicas passagem rápida por água corrente para limpar as grandes sugidades.

 

o Filtro tenho-o há sencilvente 3 meses e a manutenção tem sido feita todos os meses.

Pelos visto vou ter de colocar novo carvão ;)

Saudações

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lavar por água corrente é pela água da torneira estás a matar a colónia de bactérias devido ao cloro existente na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tenho feito até agora é:

- Passar as esponjas por agua corrente até que elas fiquem sem qualquer tipo de porcarias.

- Carvão passo por água corrente até que os sacos fiquem limpos

- Cerânicas passagem rápida por água corrente para limpar as grandes sugidades.

 

o Filtro tenho-o há sencilvente 3 meses e a manutenção tem sido feita todos os meses.

Pelos visto vou ter de colocar novo carvão ;)

Saudações

Luis

 

 

Pois a duvida que eu tenho também era em relação ao carvão, como já vi, já o devia ter substituído, vou tratar disso...

Carvão não se lava substitui-se, deita-se fora o velho e mete-se novo.Tenham atenção as instruções do carvão e respeitem os prazos de troca senão o carvão satura e alem de não fazer nada começa a libertar o que foi armazenando com o tempo.

Eu pessoalmente só uso carvão para remover tratamentos ou se por acaso ficar com a agua turva, e a lã filtrante não for suficiente para clarear a agua.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lavar por água corrente é pela água da torneira estás a matar a colónia de bactérias devido ao cloro existente na água.

 

Em relação a essa ideia é relativo. Se lavares por água do aquário,vais retirar as bactérias à mesma. Ainda para mais,o aquário tem muitas bactérias,pelo que não é necessário ter esse cuidado pois rapidamente (quer se lave com água da torneira ou do aquário) as bactérias vão colonizar as cerâmicas.

Abraço

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tenho dois filtros externos costumo lavar um e depois passado 2 meses lavo o outro.

Hoje como tinha que melhorar o layout dos tubos e cortar a medida aproveitei para limpar um.

Não estava muito sujo. Apenas lavei as esponjas em agua corrente, limpei os tubos com outros tubos mais pequenos por dentro e coloquei um filtro novo daqueles brancos pois o outro ja estava muito sujo.

Amonias e nitratos tudo a zero. (Fiz o teste a agua do aquario no final)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.