estes peixes serão compativeis ? ajudem - me por favor


Vitor Sousa

Recommended Posts

Boas amigos eu estou a construir um aquario de 100litros e vai ser bastante plantado '' em principio '' .

eu ando a fazer uma lista de peixes para por no aquario e queria saber se serão compativeis, esta lista feita para ser um aquario comunitário.

 

ora são:

4 ottos

3 coridoras julli

3 apistogramma viejita ( 1 macho e 2 femeas )

1 disco

 

 

 

para já tenho estes serão todos compativeis????

sei que tenho mais espaço para ter mais peixes o que me aconselhariam??

 

abraço

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ser são, mas não te aconselho a colocar apenas 1 discu. É melhor não o colocares, 100l para eles todos e 1 discu...

 

 

Boas amigo

 

obrigado pela resposta mas só 1 disco não? meto 2 então? os outros peixes não crescem muito mais do que 5 a 6 cm e o disco sei que pode chegar até as 25 cm mas ainda me sobra litragem para meter mais peixes acho eu . . .

 

abraço

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus são peixes que gostam de pertencer a um cardume, no mínimo ter um companheiro do sexo oposto com quem formar um casal.

 

100L é um aquário de quanto? 80x30x40? Um aquário com 100L não deve ter discus.

 

Os discus precisam de aquários compridos, largos mas preferencialmente altos!

 

Podes sempre optar por um cardume de neons, cardinais ou outro peixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus são peixes que gostam de pertencer a um cardume, no mínimo ter um companheiro do sexo oposto com quem formar um casal.

 

100L é um aquário de quanto? 80x30x40? Um aquário com 100L não deve ter discus.

 

Os discus precisam de aquários compridos, largos mas preferencialmente altos!

 

Podes sempre optar por um cardume de neons, cardinais ou outro peixe

 

 

Boas mais uma vez

 

obrigado pela resposta . bem estou a ver que não vai dar grande hipotese de ter 2 discos num aquario de 100lts. e que tal escalares então???

 

é assim a minha ideia , além de ter alguns peixes de pequeno tamanho, queria ter 1 ou 2 até 20 cm de comprimento + - que assim esse peixe seria como o '' dono '' do aquario porque seria o maior.

 

além dos 4 ottos, 3 coridoras julli e 3 apistogramma viejita queria ter um peixe maiorzinho. o que me aconselham???

 

obrigado

abraços

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez

 

obrigado pela resposta . bem estou a ver que não vai dar grande hipotese de ter 2 discos num aquario de 100lts. e que tal escalares então???

 

é assim a minha ideia , além de ter alguns peixes de pequeno tamanho, queria ter 1 ou 2 até 20 cm de comprimento + - que assim esse peixe seria como o '' dono '' do aquario porque seria o maior.

 

além dos 4 ottos, 3 coridoras julli e 3 apistogramma viejita queria ter um peixe maiorzinho. o que me aconselham???

 

obrigado

abraços

Joao Vitor Sousa

 

Os aquários nao tem donos... O único dono és tu.

 

Um peixe com 20cm já fica muito grande para um aqua de 80cm e os outros peixes iam se sentir intimidados...

 

Se gostas de peixes grandes tens de comprar um aqua maiorzito :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários nao tem donos... O único dono és tu.

 

Um peixe com 20cm já fica muito grande para um aqua de 80cm e os outros peixes iam se sentir intimidados...

 

Se gostas de peixes grandes tens de comprar um aqua maiorzito :techi:

 

 

 

looool eu disse '' dono '' do aqua por ser apenas o maior peixe de todos apenas. o aqua tem 100cm de comprimento e 2 peixes entre 10 a 15 cm acho que consigo manter lá não??

 

abraço

J.V.Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos eu estou a construir um aquario de 100litros e vai ser bastante plantado '' em principio '' .

eu ando a fazer uma lista de peixes para por no aquario e queria saber se serão compativeis, esta lista feita para ser um aquario comunitário.

 

ora são:

4 ottos

3 coridoras julli

3 apistogramma viejita ( 1 macho e 2 femeas )

 

Qual é que são os peixes com 10 e 15 cm?

 

Quais são as medidas exactas do aquário?

 

Deixa me dar te uma hipótese de lista:

4/5 ottos

6 coridoras julli

2 apistogramma viejita (casal)

2/3 ancistrus

 

Por mim está perfeito assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário tem 1 metro tens que estar a fazer as contas mal.Muito mal mesmo.Para dar 100L teria que ter 100cm de comprimento , 10 cm de largura e 10 cm de altura o que não me parece ser o caso.Para saberes a litragem teórica é :

Comprimento x largura x altura e a dividir por 1000,isso tudo em cm.Que depois te irá dar a litragem :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário tem 1 metro tens que estar a fazer as contas mal.Muito mal mesmo.Para dar 100L teria que ter 100cm de comprimento , 10 cm de largura e 10 cm de altura o que não me parece ser o caso.Para saberes a litragem teórica é :

Comprimento x largura x altura e a dividir por 1000,isso tudo em cm.Que depois te irá dar a litragem ;)

 

boas

 

o aquario tem 80 cm de comprimento é um aqua de 96litros já vem com filtro da eihem, termostato da jager, iluminação e custa 125€ é o melhor que consigo arranjar.

sim tava a fazer mal as contas peço desculpa o aqua tem é 80 cm de comprimento e é de 96 litros.

 

os peixes vao ser as coridoras, ottos, danio zebra, alguns camarões granditos, 3 apistograma ( 1 femea não senão coitada dela lool ), peixe - lápis, uns caracois e 2 escalares.

 

estou com ideias de meter ou molly's ou platy's mas tenho de ver melhor as compatibilidades em relação a isso

 

obrigado

abraço

J.V.Sousa

 

p.s. ( não gosto muito de ancistros looooool mas obrigado na mesma :baned::):):):P )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario tem 80 cm de comprimento é um aqua de 96litros já vem com filtro da eihem, termostato da jager, iluminação e custa 125€ é o melhor que consigo arranjar.

sim tava a fazer mal as contas peço desculpa o aqua tem é 80 cm de comprimento e é de 96 litros.

 

os peixes vao ser as coridoras, ottos, danio zebra, alguns camarões granditos, 3 apistograma ( 1 femea não senão coitada dela lool ), peixe - lápis, uns caracois e 2 escalares.

 

estou com ideias de meter ou molly's ou platy's mas tenho de ver melhor as compatibilidades em relação a isso

 

obrigado

abraço

J.V.Sousa

 

p.s. ( não gosto muito de ancistros looooool mas obrigado na mesma ;):):oops::):) )

 

 

Isso parecem me peixes a mais po aqua de 80cm... Devias tentar desistir de alguns e quanto aos apistos, tens de ter muito cuidado, porque se não eles não se aguentam com mudanças de temperatura ou pH

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parecem me peixes a mais po aqua de 80cm... Devias tentar desistir de alguns e quanto aos apistos, tens de ter muito cuidado, porque se não eles não se aguentam com mudanças de temperatura ou pH

 

boas

 

obrigado pela resposta amigo, não tenho dito nada até porque andei a pensar mesmo muito na realização do layout, sistemas de filtragem, sistemas de injecção de CO2 , etc . . . em relação aos peixes, disse aquilo se calhar com algum futurismo porque a inicio e como base, a fauna vai ser:

4 ottos

3 coridora julli

3 apistograma viejita

2 escalares

2 danio zebra ( estes já os tenho no meu nano )

opção: 1 botia e alguns camarões

 

estes vão ser os peixes que quererei ter no meu aqua de 80 cm , plantado e concluido. Em relação aos apisto, já me estive a informar bem sobre eles e acho que já interiorizei a fragilidade deles. contudo e seguindo o meu metodo de cuidado do meu nano, quando faço TPA's os valosres de PH só oscilam 0.5 valores, raramente 1 valor. Tenho muito cuidado a meter a agua nova e faço - o bem devagar para não oscilar principalmente a temperatura. Normalmente a temperatura oscila cerca de 2ºC para baixo . acho que com este metodo e com um aqua maior, terei mais cuidado em relação aos TPA's para não ocorrer estas oscilações.

 

Dito isto o que achas???

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nesse espaco metia um cardume de Nannostomus Beckfordi, ou 6 Platys, 5 Corydoras, 2 Otocinclus (depois de haver algas), 1 casal de Apistos (nao escolhia Viejita, Cacatuoides ou Agassizi), 1 Escalar ou Mesonauta Festivus Juvenil, Caridina Japonica grandinhos e um Ancistrus ou Peckoltia. E mais nada. Nada de Botias. Pensa bem e toma a decisao mais ajustada ao espaco e bem estar dos peixes. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado pela resposta

 

bem camarões vou por de certeza e tem mesmo de ser uns já grandinhos , escalares 2 também quero ter . o resto é que já é mais opcional. porque não meterias apisto viejita????? ya o Peckoltia parece ser muito porreiro mas não me irá comer os camarões? e não irá crescer demasiado??

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares são peixes de cardume,devem andar no minimo 4.Precisam de espaço de base e altura 40 x 40 pelo menos.Se não tiveres essas medidas não é muito boa opção a escolha deles e se meteres camarões com eles vão ser dizimados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nesse espaco metia um cardume de Nannostomus Beckfordi, ou 6 Platys, 5 Corydoras, 2 Otocinclus (depois de haver algas), 1 casal de Apistos (nao escolhia Viejita, Cacatuoides ou Agassizi), 1 Escalar ou Mesonauta Festivus Juvenil, Caridina Japonica grandinhos e um Ancistrus ou Peckoltia. E mais nada. Nada de Botias. Pensa bem e toma a decisao mais ajustada ao espaco e bem estar dos peixes. Cumps.

 

Aqui estão mais ou menos 28 animais... 6 Nannostomus (cardume) 5 Corydoras, 2 Otocinclus , 2 Apistos (as espécies que ele disse que não punha são exactamente as mais fáceis de manter), 1 Escalar (peixe de cardume que cresce bastante) ou Mesonauta Festivus Juvenil (Não conheço que tenha tido experiência com este peixe mas acho que cresce também bastante), Caridina Japonica grandinhos (para servirem de alimentação aos ciclideos, especialmente escalares) e um Ancistrus ou Peckoltia... Acho que são peixes a mais para 80cm... Digo eu.

 

4 ottos

6 coridora julli

2 apistograma viejita (não são apistos de harém, um casal chega)

4 escalares (para tirar quando crescerem)

X danio zebra (estes já os tenho no meu nano )

opção: 1 botia e alguns camarões (= happy botia e a happy apistos e a very happy escalares)

 

Acho que ficavas melhor com a hipótese que tinhas dado...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão mais ou menos 28 animais... 6 Nannostomus (cardume) 5 Corydoras, 2 Otocinclus , 2 Apistos (as espécies que ele disse que não punha são exactamente as mais fáceis de manter), 1 Escalar (peixe de cardume que cresce bastante) ou Mesonauta Festivus Juvenil (Não conheço que tenha tido experiência com este peixe mas acho que cresce também bastante), Caridina Japonica grandinhos (para servirem de alimentação aos ciclideos, especialmente escalares) e um Ancistrus ou Peckoltia... Acho que são peixes a mais para 80cm... Digo eu.

 

 

 

Acho que ficavas melhor com a hipótese que tinhas dado...

 

 

boas + uma vez

 

hum . . . eu também acho, mas mesmo os escalares sendo peixe de cardume, tendo apenas dois ( já chegam :) ) eles fazem companhia um ao outro e já tá bom. quatro para mim já são demais.

depois 4 ottos, 3 cori julli, os apisto vou por 3 ( as duas femeas e o macho ) assim o macho anda todo encantado atras delas e não faz disturbios eheheh.

já que o aquario vai ser um plantado ( o aqua tem estas medidas - 80x30x40 ) terá também esconderijo para os camarões, e vou tentar por uns camarões granditos para os escalares não os matarem. ah os escalares vão ser mesmo pequenos quando os for comprar.

depois consoante o numero de peixes que tiver lá no aquario vejo se meto mais ou não.

 

que acham desta combinação?????

 

ahh agora tenho outro problema, como o aqua vai ser plantado e vai levar madeira ( raizes ) e se calhar também umas pedras, eu estou indeciso na escolha do substracto inerte para por por cima do substracto fertil. tenho que arranjar um substracto que faça uma combinação porreira com as raizes e as pedras.

que tipo de substracto inerte poderia por??

eu andava a pensar num muito escuro , com um granulado médio, ou seja nem muito largo nem muito fino o tipo de granolumetria.

dêm sugestões por favor

 

obrigado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se sabes que não tens condições para os escalares porque teimas em os meter?30 de largura é bastante pouco.Devem andar pelo menos 4,mas se queres seguir em frente não vale a pena dizermos o contrário todas as vezes.Os camarões já sabes que vão ser petisco para os escalares,sendo grandes ou pequenos vão ser dizimados.Mas novamente queres mete-los não adianta contrariar.No fim diz-nos o resultado de tudo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum . . . eu também acho, mas mesmo os escalares sendo peixe de cardume, tendo apenas dois ( já chegam :P ) eles fazem companhia um ao outro e já tá bom. quatro para mim já são demais.

depois 4 ottos, 3 cori julli, os apisto vou por 3 ( as duas femeas e o macho ) assim o macho anda todo encantado atras delas e não faz disturbios eheheh.

já que o aquario vai ser um plantado ( o aqua tem estas medidas - 80x30x40 ) terá também esconderijo para os camarões, e vou tentar por uns camarões granditos para os escalares não os matarem. ah os escalares vão ser mesmo pequenos quando os for comprar.

depois consoante o numero de peixes que tiver lá no aquario vejo se meto mais ou não.

 

Ja te disse, e digo pela ultima vez neste tópico, que peixes como as corydoras e os escalares são peixes que apenas se sentem à vontade em grupo, os escalares no mínimo 4 e as corydoras no mínimo 6, claro que não tens espaço para 4 escalares mas é contigo, ao contrário dos apistogrammas que são peixes de casal, são poucas as excepções, portanto como também já disse não vale a pena pores 2 fêmeas.

 

Fazes bem em comprar os camarões, qualquer um vai ser morto pelos escalares, quando crescerem, ou pelos apistogrammas, mesmo que seja uma camarão madeira adulto, que pode chegar aos 8cm.

 

que acham desta combinação?????

Acho que já te tentamos responder...

 

Mas podes sempre voltar a ignorar o que te temos dito, mas lê esta parte, também podes por um ou 2 Oscares no Aquário e quem sabe, um Nemo (Amphiprion)

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

jorge oliveira e jpp, queria - vos pedir desculpa por me ter repetido nos ultimos tópicos e sei que fui estupido. voces sabem mesmo mais do que eu, mas o meu lojista fez - me bem a cabeça e já me tinha decidido nos dois escalares.

 

queria seguir mesmo o vosso concelho, prefiro a vós do que seguir os logistas, acho que é o melhor.

 

ok aqua de 80x30x40, plantado. vou seguir o vosso concelho, não quero que fiquem já chateados comigo nem pensar que sou algum estupido tapado que ando aqui, mas sim quero aprender mais e com isto tirar sempre as duvidas.

 

meterei então:

6 coridoras julli

2 apistograma viejita ( macho e femea )

4 ottos

4 danio zebra

 

os óscar são um peixe porreiro????

 

desculpem não me levem a mal ok?

vá fiquem bem

+ uma vez sorry

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol é para isso que aqui estamos para aprender e ajudar!

 

Não quer dizer que saibamos mais que tu! Apenas que podemos ter uma ideia mais clara do problema (já disseste que tinhas a cabeça feita :? )

 

O mais importante é que já percebeste o que te estávamos a tentar transmitir! Agora, nós tambem não te queremos fazer a cabeça! A escolha dos peixes apenas depende de ti! Nós apenas tentámos ajudar te.

 

Depois, quanto a essa hipótese, acho que é a melhor que já ponderaste! Apenas não te esqueças de uma coisa, com ou sem escalares, os apistogrammas não deixam de ser peixes sensiveis! Introduz primeiro as corydoras, danios, etc e depois os apistos, porque os primeiros são peixes mais resistentes e que se acontecer qualquer coisa de errado, ficas logo a saber.

 

As medidas do aqua são das melhores para apistos! Acho que a melhor espécie de apistos para iniciantes são os cacatuoides, penso que sejam entre os apistogrammas, os mais resistentes também.

 

Quanto ao Oscar, (lol) eu estava a ser irónico. Os Oscares são ciclideos muito agressivos, que vão comer tudo o que seja mais pequeno que a própria boca e crescem mais que os escalares... Portanto, não te aconselho...

 

Depois de introduzires essa fauna, podes sempre aumentar os cardumes que já tens e mesmo introduzir mais algumas espécies, desde que não interfiram com o bem estar das outras que já tens.

 

Boa sorte ;)

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

jpp obrigado pela resposta e desculpa + uma vez a atitude que tive fui parvo mesmo.

 

bem em relação com a escolha parece que acertei em cheio eheh :?:) e vou seguir o teu concelho. em vez de viejita vou por cacatuoides, já que são mais resistentes e como eu sou ainda um pouco novo no hobby acho mesmo o melhor. vou por um casal de cacatuoides que dizes??

 

olha depois de termos tido aquela disputa com os escalares ( malditos pá loool ) tive aqui a pesquizar e vi estes peixes: néon, platy's e khulii. os néons não darão problema acho eu com os cacatuoides e com o resto dos outros peixes. agora os platy's e a khulli que dizes deles?

 

é que como ainda me sobra espaço com aquela escolha que fiz a bocado tive a pesquizar mais espécies que futuramente poderei por.

 

obrigado, e ñ falo mais de peixes loooool, ainda nem comprei o aqua ( só em fevereiro ahah )

depois disto vou começar a pensar no layout porreiro para os futuros habitantes ;):):|

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes muito bem! Monta primeiro o aqua, se queres um plantado aconselho te akadama (substrato de superfície) com um substrato fértil por baixo (substrato de fundo).

 

Se queres por troncos, põe, melhor fica e ajuda te a descer o pH para os peixes que queres pôr. Vai tirando ideias de fotos de aquários aqui do fórum!

 

Quanto aos peixes que referiste anteriormente, tens que ter sempre em atenção 2 coisas muito importantes antes de colocares qualquer peixe num aquário:

1º- Quais os parâmetros de água que esses peixes precisam, adaptando-se ou não aos parâmetros que o nosso aquário tem;

2º- De que maneira vão esses peixes interferir com os peixes que já temos em casa, a nível de comportamento no aquário.

 

Sendo assim, os néons têm preferência por águas ácidas (:thumbup3:), são peixes de cardume e são normalmente pacíficos com os outros habitantes do aquário (:thumbup3:)

As kuhlis gostam de águas neutras mas támbém se podem ter em águas ácidas (:thumbup3:), também são peixes de cardume (6 para cima) e são dos peixes mais pacíficos! (:thumbup3:) Ajudam ainda na limpeza do aquário uma vez que, alimentam-se dos restos de comida que fica no substrato durante a noite.

Os platy's já são peixes que preferem águas mais básicas... desde do neutro para cima (:roll:), são peixes que se reproduzem com bastante facilidade mas que no aquário podem ser prejudicais às posturas que tiveres dos apistogrammas, são peixes rápidos, grandes e estão sempre com fome... lol (;))

 

Portanto acho que kuhlis e neons podes ter, mas sempre em cardume.

 

Não te esqueças que antes de comprares os apistogrammas cacatuoides, tens de te certificar que o aquário está pronto para eles. Antes disto vai verificando o pH e a sua variação durante os TPAs (que são fundamentais), tal como a Temperatura. Só depois de algum tempo, de já teres lido bastante sobre eles e de teres a certeza que tens o aquário pronto para eles, os introduzes... Pelo menos é o que eu faria!

 

Depois para o aqua, tenta comprar troncos enraizados, são os que eu mais gosto e vais ver que as ideias vem te logo à cabeça, assim que comprares o tronco, porque para mim é o tronco que dá a forma ao layout :wink: Já sabes que quanto mais plantas... Melhor!

 

Mais alguma coisa, diz!

 

Boa sorte

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

mais uma vez queria - te agradecer a preciosa ajuda que me estás a dar jpp, além de estar a aprender mais, sinto - me mais seguro nas minhas decisões.

 

mas passemos ao tópico. eu tive a falar com o meu lojista sobre a akadama por acaso e ele desaconcelhou porque disse que a akadama continha muitos fosfatos e nitratos. acho que se a akadama tiver muitos fosfatos e nitratos isso irá criar um aparecimento rápido de algas no meu aqua não é??? ( isto segundo o que o meu lojista diz .) é verdad???

 

em relação ao substracto fértil qual será o melhor para por num plantado, sem ser muito caro, mas relativamente bom?? eu conheço alguns substractos mas alguns são complicados para obter, outros são caros e outros são de dificil preparação. conheço o humus de minhoca, argila, laterita, granulado npk. só conheço estes. se houver mais qual seria uma boa escolha na tua opinião???

 

ah, tive a pesquisar sobre os peixes que me ajudaste a escolher para o aqua e também fiz uma média sobre a temperatua e ph das espécie para descobrir o ph médio e a temperatura média de maneira a conseguir manter todas a espécies.

 

o ph deu como resultado : 6.5 ( oscilando entre 6 e 7 )

a temperatura deu como resultado : 24/25ºc ( oscilando 1ºc )

 

com este ph e esta temperatura consigo manter lá todas as especies. ah , são todas sociaveis e muito pacificas, apenas o apisto é um pouco mais agressivo mas acho que não irá criar problemas biggrin:);)

 

em relação há introdução dos terroristas ( os apistos loool :):) ) já tinha pensado e tenho exactamente a mesma ideia que a tua. primeiro vou plantar o aqua, meter as espécies mais resistentes e depois de ter o aqua ciclado e bem estabilizado, ( nos valores acima referidos ), é que os vou inserir .

 

em relação ao layout, tenho que decidir o substracto fértil e o inerte. já escolhi um inerte mas parece ser pouco poroso, até lá tenho que procurar mais e escolher o indicado.

o layout vou por raizes, tem mesmo de ter raizes porque adoro e dá para fazer layout's excelentes e lindos. também vou por uma pedra gira, ( acho que é um mármore mas não tenho a certeza ), vai ficar excelente. a minha preocupação é saber se a pedra poderá oscilar o ph para zonas que não quero.

 

bem desculpa lá o texto todo mas inspiraste - me mesmo para este projecto :)

espero não estar a chatear muito

 

+ uma vez Obrigadão :thumbup3:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So hoje voltei a ver este topico. Respondendo ao caro colega JPP, 6 Nannostomus, 5 Corys, 2 Otos, 1 Escalar, 2 Apistos, 1 Peckoltia, eu conto 17 peixes. Eu tenho um aqua de 80x35x35, com 1 Escalar adulto, 1 Mesonauta F. de 10 cm (tens razao fica com 15 cm), 1 Nannacara, 1 Ap. Steindachneri, 8 Limias Nigrofasciatas, 1 Blue Phantom ( L128 , creio), 1 Hyp. sp. King Tiger, 2 Hopl. Thoracathum juvenis, quando crescerem mudo-os, 5 Corys e 4 Caridinas Japonicas adultas ( sim, estao vivas e de boa saude). Ta decorado com varios troncos, pedras e plantas. Ta um pouco lotado mas ta em perfeitas condicoes, mais, possuo cerca de 20 aquarios, crio Killies, Ciclideos, Viviparos incomuns, camaroes, etc... Nao falo do que nao sei, abstenho-me. Nao critico as opinioes alheias, respeito-as, o que resulta para um pode nao resultar para outro. E tou sempre a aprender, pois ainda pouco sei, e ja levo anos de Aquariofilia. Em relacao a pergunta sobre a Peckoltia do amigo que postou o topico, e um pacifico comedor de algas, tenho algumas e sao seres lindissimos e um pouco retraidos, preferem as zonas sombrias do aquario. Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais