Problema com betta


Lyla

Recommended Posts

Comprei uma betta azul, mas o meu macho é vermelho....

O macho não que nem sabe da femea, se '' abre '' ( se posso falar assim) todo, se bate nas pedras do fundo, se não tivesse tampa nos aquas eu acho que ele saltava pro aqua da femea e atacava ela.

Ai vai a minha duvida:

Em uma futura reprodução, acontecera problemas do tipo macho não aceitar femea?

 

Obrigada

Lyla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cara Lyla,,,

 

Os seus bettas estão se entendendo até demais :roll: se o macho se abre pra femea é indício de que tudo vai bem ((isso é normal))mas parece que isso ficou meio como rotina ,, aí cuidado, ele pode se estressar de tanto ver a femea.

 

 

 

 

no mais que possa te ajudar estou por aí:shock:

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois Lyla tass :wink:

 

Epá fixe eu tambem gosto muito de bettas :D se podece tinha um aqua cheio de machos eheh pena não dar :D

 

Epá isso é perfeitamente normal entre os bettas, como sabes eles são mesmo refilões e andão sempre armados em maus :D

 

Eu já criei muitas centenas de bettas e digo-te com toda a certeza que isso não tem mal nenhum.

 

Regra geral as femeas podem estar com um macho sem haver problemas. Eles só costumam atacar as femeas quando éstas estão na fase de criação :D

 

Para prevenir, se poderes, era mesmo melhor separar os dois, tanto fisica como visualmente :D

 

Não te esqueças que numa futura reprodução, todo o esquema passa por uma boa preparação do casal. Eu fiz quando andava na criação de bettas, um guia de como criar bettas, onde usei fotos e tudo dos meus bettas e das várias fazes. Se te der jeito ou vier a intereçar, diz que eu mando-te para o mail.

Como aquariofilo a primeira coisa que um tipo aprende, é que é preciso ler muito :D heeheh e que tudo o que poder ajudar é bem vindo :D

 

Boa sorte com isso e diz qualquer coisa sobre o tal guia :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico deixo aqui também uma questão sobre o relacionamente entre os Bettas macho e femea.

Já ouvi diferentes versões acerca de bettas em aquas comunitários como as que se seguem:

1 - O macho deve ficar sozinho porque se tiver só uma femea a acaba por matar.

2 - O macho pode ter femeas mas devem no minimo ser três(o número segundo li, tem a ver com o facto de as femeas também serem territoriais e havendo duas a unica opção é o "desaparecimento de uma" mas sendo três a opção passa por estabelecer uma hierarquia)

3 - O macho pode estar perfeitamente no mesmo aquario que uma femea(excepto após a desova).

 

Gostava realmente de perceber onde acabam os mitos e começa a verdade...

Eu tenho um macho que está num aquario novo com um Ancistrus Dolicho, uma Caridina Japonica e 6 Rasboras Arlequin. Todos eles à excepção da caridina são adolescentes em alegre fase de crescimento :roll: . Gostava de juntar só uma femea mas se for até três ainda posso ponderar a questão...mais do que isso está fora de questão uma vez que o aqua é de 60 cm e não o quero sobrelotar.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :roll:

 

Epá vou tentar responder á tua pergunta com aquilo que sei :roll:

 

Bom tu tendo um aqua de 60cm isso deve ser coisa de 60l certo? :wink:

 

Ora bem para já, vamos lá ver o que é que tu lhes dás para comer. Ele á flocos e cenas secas proprias para os bettas, mas isso tudo se bem que parece funcionar, o melhor mesmo para alimentar os bettas são as larvas vermelhas. Creschem muito melhor, crechem mais, e muito mais saudaveis, ficando mais fortes contra as doenças. Não há nada de que eles gostem mais, e vende-se congelado nas lojas.

 

Ora a larva vermelha espalha-se com muita facilidade por todo o aqua. Se tiveres outros peixes no aqua que se amanhem mais rápido que os bettas na larva vermelha, o que acabará por acontecer é que estes ou não vêm a larva ou não lhe chegam a tempo. O que é mau :D

Daí maior parte do pessoal que tem bettas os ter em aquas mais pequenos e sozinhos.

 

Eu quando os criava, chegava a ter 30 bettas fêmeas em cada aqua, aquas de 10l que era onde estavam a crescher. Por isso por aqui já vês que dá para ter o numero de fêmeas que quizeres juntas que não faz diferença nenhuma.

 

Em relação aos machos já é outra historia, como sabes só se pode ter um macho por aqua.

 

Macho e fêmeas juntas. Eu nunca testei isso com um aqua de 60l, o meu é de 450l e neste já tive 1 macho que ainda lá anda e 5 ou 6 fêmeas.

 

No entanto tenho um amigo meu que tambem os cria e ele mete as fêmeas todas que tem nos áquas e um macho por aqua, em aquas de 60 a 90cm.

 

Por isso tás á vontade, o problema que aqui se põe, é o facto de a comida congelada baixar muito o ph. E claro a cáca dos peixes, quantos mais maior será a cáca, mas tendo em conta o tamanho dos ditos peixes tambem não cagão assim nada de especial. O que acaba por baixar o ph é mesmo a comida congelada.

Coisa essa que se resolve com a maior das facilidades, simplesmente mudando parcialmente a água.

 

Tipo se tiveres muitos peixes no mesmo áqua a comerem muita comida congelada vai mudando a água de vêz em quando. Para terem uma ideia, eu tenho discus e mudo coisa de 200 litros ou mais de água todas as semanas, para não falar na aspiração de todo o areão.

 

Por isso a meu ver estás á vontade, mas não há nada como esprimentar.

 

Portem-se :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso em termos de alimentação não tenho grandes problemas porque os únicos concorrentes do betta são os R. Arlequin e estes não vão comer ao topo, ficam de baixo da corrente do filtro à espera que a comida se afunde.

De facto tenho alimentado o betta sobretudo com larvas vermelhas e danfias liofilizadas e por vezes com flocos, vou variando. De vez em quando lá calha apanhar uma mosca da fruta e aí sim é que ele fica todo satisfeito. Também vou comprar uma cultura para lhe dar comida viva, só não sei ainda é qual. O meu aqua tem +- 51L, por isso é que pretendia meter só uma ou duas femeas. A questão é que me disseram que tinham que ser 3 ou mais.

 

Já agora confirma-me o seguinte, após o acasalamento é fundamental tirar a femea ou o macho mata-a? Ou isto também não passa de um mito?

É que eu queria tentar fazer a procriação neste aqua, usando uma especia de "reserva" que estou a desenhar para o macho poder criar o ninho e defende-lo sem grandes dificuldades. A "reserva" também ser por exemplo para o poder alimentar à parte quando vier a ter peixes mais comilões que os rasbora e mais rápidos que o betta

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois TubarãoVerde tass :)

 

Epá pelos vistos em termos de comida tás na boa :) é mesmo disso que eles gostão :) hehe

 

Em relação ás fêmeas, até podes por só uma. O macho só ataca a fêmea quando estão prontos para truca truca. Uma vez que dentro desse aqua não há as condições nesseçárias para que eles procriem tás na boa. Isso tem corrente lá dentro, a superficie da água não aguenta um ninho de bolhas, tem mais peixes com eles, ai não tens criação.

 

Em relação ao macho dar conta da fêmea depois de ésta ter acabado de largar todos os ovos. Isso realmente é verdade. O que acontece é que os aquas onde se faz a criação dos bettas são aquas pequenos. O que não deixa muito espaço para a femea se pirar. O macho se não tirarmos a fêmea dali acaba mesmo por lhe limpar o cebo, até porque ésta se poder manda umas dentadinhas nos ovos eheh :lol: cabra :P

 

Epá nesse aqua não concegues mesmo fazer criação. até o podias usar para isso, mas terias de tirar todos os peixes e deixar apenas o casal. Terias de tirar a água quaze toda ao aqua, deixar ai uns 9cm de água no aqua. E antes disto tudo ainda falta o periodo de acondicionamento dos ditos bettas, de preferencia num outro aqua e separados.

 

Man é assim eu quando criava bettas, andei á procura de guias que esplicacem como o fazer, e achei tudo uma beca pó complicado ou mal esplicado. O que acabei por fazer foi criar eu próprio um guia, com fotos e tudo.

Se quizeres que eu te mande o guia pó mail tás na boa. Eu mando na boa, só tens de me dar o teu mail ok :D

 

Seja como for, sempre que tiveres duvidas tás á vontade :D

Mais ainda, aquele guia funciona para todos os peixes labirinto, que é a familia onde se engloba os bettas, os peixe paraiso, os colisas, e mais uns quantos que não sei escrever o nome eheh :D Basicamente os peixes labirinto :D

 

Portem-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me pudesses enviar agradecia :) mandei-te o mail por MP.

Apesar da corrente, o macho conseguiu fazer um ninho agarrado a uma planta que sai fora de água e onde a corrente é mais fraca, algumas bolhas soltam-se mas a maioria fica lá.

 

Gostava de tentar a criação uma vez, só para assitir ao espetáculo, em principio sou capaz de comprar um outro aquário só para o efeito, até porque gostava de tentar o mesmo com outros peixes que irei ter no futuro.

Mas ainda assim primeiro vou tentar fazer um reduto para o Betta, até porque os Rasbora Arlequin apesar de muitissimo mais rápidos, tem bastante respeito pelo Betta e nem sequer se atrevem a roubar-lhe comida.

Se esta tentiva não resultar, vou ter mesmo que os colocar noutro aquário.

 

Pela informação que já deixaste aqui estou a ver que o reduto de deve ter 9 cm de profundidade em relação ao nível da água e vou estudar melhor a informação que gentilmente espero que envies e depois logo vejo que configuração vou criar. Quando começar com a experiência coloco aqui um tópico relativo à mesma.

 

Um abraço e obrigado pela ajuda,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais