Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom Ano a Todos, hoje tive a ver a minha tartaruga que se encontra em hibernação, e reparei que ela tem fungos nas patas da frente. O aspecto é um pequeno inchaço de cor branca na pata. Penso que se trata de um fungo. O que poderei usar para a curar?

Deixo aqui umas fotos do fungo:

p1050051ml8.th.jpg

p1050050ze6.th.jpg

p1050048td4.th.jpg

Cumprimentos!!

Editado por joaopedromartins
Publicado:
Ninguem me pode ajudar???

Boas,

Antes de mais digo que não tenho nem tive répteis por isso o que vou dizer pode não ser adequado e convém averiguares.

Se se trata de um fungo, penso que podes fazer aplicação directa de azul de metileno na zona afectada. É um produto aplicado nos aquários, e dei que também o é em mamíferos, por isso penso que podes usar na tartaruga.

Pelo aspecto não te sei mesmo dizer do que se trata. Tanto podem ser fungos como uma infecção bacteriana com formação de pus.

Se for consistente ao toque ou apresentar um aspecto filamentoso na superfície, à partida são fungos

Se for mole ao toque, semelhante a um ponto branco, deverá ser uma infecção bacteriana.

Neste último caso o que faria, era tentar retirar o pús todo e aplicar betadine na zona afectada.

Deves também limpar e desinfectar o local onde a tena alojada.

Espero ter ajudado

• Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado: (editado)

Nao consegui perceber muito bem pelas fotos...

Dou-te a viva sugestao de colocares a tua tartaruga com um termostato com a agua a uma temperatura de 24º ( a subida deve ser gradual) com uma lampada de aquecimento e uma lampada de radiaçoes Uvb. Tem em atençao que as tartarugas sao animais que demoram muito tempo a mostrar enfermidades, bem como a demonstrar melhorias. Qualquer tartaruga que demonstre enfermidades nao deve hibernar ou deve ser retirada da hibernaçao.

Um possivel tratamento poderá ser feito com betadine diluido com já foi referido e deixa-la, se possivel, sem acesso a agua por periodos de algumas horas.

Deixo a achega de que nós por aqui damos opinoes e fazemos observaçoes acerca do que vemos e do que nos é dito, mas que uma visita a um vet especializado em exoticos nao deve ser excluida.

Editado por norby
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Boas obrigado pelas respostas! Ela hibernou sempre sem problemas! Ontem fui ver o estado dela e dou de caras com este problema! Ela sempre viveu numa caixa transaparente enorme com rochas para apanhar sol na minha varanda ao ar livre. Nunca usei termostato na agua! E nunca houve probelmas dele nao exisitir. O que terá causado isto? Eu tenho um grande cuidado com a manutenção da sua água. Será que a devia por dentro de casa até passar o tempo frio? E usar um termostato (Ela nunca teve)! È uma tartaruga que tenha já ha 4 anos. Não quero que lhe acontece nada mal. Vou tentar o método do betadine ou então ir a um vet.

Cumprimentos a todos!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!