Discos Selvagens?


diogo martins

Recommended Posts

Boas!

 

Os Discos Selvagens precisam de algum tratamento especial? :transport027:

Se sim podem-me dizer?

E q vi uns Discos Selvagens muito bonitos numa loja e estava a pensar comprar um.

 

 

Se fazes essa pergunta eu diria que o melhor seria não te meteres nos discus selvagens... Há peixes e peixes... tudo o que seja selvagem exige alguma experiência e conhecimentos que não tens... começa pelas espécies criadas em cativeiro e, depois de uns tempos... LARGOS... a conseguir mantelas e reproduzi-las, então podes começar a pensar em selvagens.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Atenção que os Discus selvagens são muito mais exigentes que os de cativeiro!!!

Temperatura a rondar os 30ºC, Ph de 5,5 a 6!!!

Se não consegues manter discus de cativeiros, dou-te um concelho:

Não te metas nos selvagens!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ph esta: 6,5 a 7,0.

A amonia,os nitrites e os nitratos estao baixos.

A temperatura esta:25 a 27.

 

o Amonio e os Nitritos deviam estar a 0... se estão baixos os ciclo não está completo.

 

O meu conselho... esquece discus selvagens e entretém-te mais uns tempos com discus de cativeiro... para ter um qualquer peixe selvagem é necessário estar disposto e ter capacidade para recriar ao pormenor o seu ambiente de origem, dar-lhes espaço e alimentação adequada. Isso implica, também, muito estudo e vontade de estudar e não, simplesmente, vir a um fórum perguntar o que se faz... se não tens vontade ou possibilidade de te dedicares uns tempos a ler - na net, mas também e principalmente literatura especializada - então não te metas nisso.

 

Para te dar um exemplo, mantenho e crio Apistogrammas selvagens, sabes quanto tenho em €€€ de literatura dedicada?! Cerca 300 euros investidos, só em literatura. Já para não falar no resto!

 

O desejo de manter exemplares selvagens não é criticável de per si, contudo o querer manter só por querer, para dizer que se tem, é o pior que se pode fazer... um animal é uma responsabilidade, se for de origem selvagem maior ainda...

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temperatura devia andar a 30

 

Isso é um mito... a única razão para elevar tanto a temperatura dos discus reside na melhor capacidade de combate a patogénicos a elevadas temperaturas. Os discus dão-se lindamente com temperaturas de 26º a 28º desde que os parâmetros da água permitam níveis bacterianos baixos e pouca ou nenhuma acumulação de compostos azotados.

 

Uma outra vantagem de manter os discus a temperaturas inferiores a 30ºC é a maior durabilidade dos exemplares já que o metabolismo não é tão acelerado... conseguem-se, também, exemplares mais equilibrados e com menos tendência para a obesidade.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

É como o Ricardo falou anteriormente...concordo a 100%.

Lê e volta a ler, quando tiveres tudo o que necessitas põe mãos á obra, entretanto lê e estuda.

Podes começar por aqui, existem mais pessoas no forum que têm selvagens.

 

Discus Selvagens

 

Abraço

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é um mito... a única razão para elevar tanto a temperatura dos discus reside na melhor capacidade de combate a patogénicos a elevadas temperaturas. Os discus dão-se lindamente com temperaturas de 26º a 28º desde que os parâmetros da água permitam níveis bacterianos baixos e pouca ou nenhuma acumulação de compostos azotados.

 

Uma outra vantagem de manter os discus a temperaturas inferiores a 30ºC é a maior durabilidade dos exemplares já que o metabolismo não é tão acelerado... conseguem-se, também, exemplares mais equilibrados e com menos tendência para a obesidade.

 

Cumps

 

 

Também concordo em relação à questão da temperatura. Tenho os meus neste momento (inverno) a 25/26º e já passaram uma semana a 24º. Para os manter em condições a estas temperaturas não revelam mudanças no comportamento nem adoeceram nos 6 meses em que ja´estão baixo dos 30º/31º que os mantinha anteriormente.

A motivação para os manter a uma temperatura mais baixa prendeu-se principalmente com a dificuldade em manter algumas espécies de plantas e invertebrados a temperaturas acima de 28º por periodos de tempo longos.

A decisão de baixar a temperatura no aquário foi apoiada no facto da temperatura no Amazonas não só não ser estável nos 30º como esta temperaatura ser sazonal baixando até valores mais baixos que os ditos 26º a que presentemente os mantenho.

No entanto a esta temperatura não antevejo a possibilidade de se reproduzirem...

 

Uma dica que deixo a quém mantenha Discus, em especial os selvagens, é o uso de aquários fortemente plantados não só para o conforto dos mesmos mas principalmente para uma preciosa ajuda no manter da boa qualidade da àgua. Aconcelho vivamente e em particular a planta Ceratopteris thalictroides mantida na forma flutuante (embora esta seja normalmente palntd no substrato) que lhe permite maior acesso à luz e a limita obter nutrientes somente da coluna de àgua o que aliado a um forte crescimento desta contribui muito significativamente na qualidade da água, a qual pode muito frequentemente ver deteriorada a sua qualidade devido à abundante alimentação muito proteica que normalmente se proporciona estes ciclideos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óla Diogo Martins

 

Pelo que li estas apensar comprar discos selvagens. Desde ja te chamo a atenção que são discos que exigem bastante, são bastante mais dificeis do que as variedades aporadas em cativeiro.

Para começar é muito dificil encontrar um diso selvagem numa loja que esteja realmente bem, normalmente estão magros cheios de parazitas e muito stresados, o que te vai dificultar em muito, aumentando enormemente a taxa de insucesso. Se mesmo assim ainda estiveres com ideias, como também já li neste poste terás de tentar reunir todas as informações possiveis acerca do disco que vais adequirir porque nem todos os selvagens são a mesma coisa e poderão ter exigencias particulares, a simples denominação de disco selvagem quer dizer muito pouco. Uma coisa é manter hekel outra é manter discos castanhos, são duas coisas quase completamente diferentes.

Pela expirencia que tenho pois também já comprei os meus não é nada facil de manter em condições. Uma das condições que para mim é inportante é a qualidade da água é ai que rezide uma parte do sucesso, essa água tem que ser impecavel a nivel de qualidade terá que ser o mais limpa possivel, no meu caso faço mudas diarias de 25% com água da rede filtrada em carvão actido e resina removedora de amonia e aquecida á temperatura do aquario. Quanto aos parametros não tenho tido muito atenção mas pelas poucas medições que tenho feito o pH anda por volta dos 6 e o DH por volta dos 3º alemães a pesar de que estes dados alterarem um pouco devez enquando por cousa dos parametros da agua da rede. A temperatura pelo que li parece-me baixa principalmente para discos recem chegados os meus são mantidos 30º C mas quando chegaram aos meus aquarios foram mantidos a temperaturas ligeiramente superiores como 31,5º C, também mantenho ainda esta temperatura porque ainda tenho um dos discos não recuperado.

A alimentação se não comerem, o que será mais natural, mesmo que os vejas a comer na loja irás vereficar que foi puro engano pois com o stress do transporte em casa nada comem, vais ter um quebra cabeça, aquilo que fiz foi junta-los a discos de cativeiro jóvens a comerem bem e deixa-los o mais sucegados possivel com as luzes do aquario desligadas mas com luz de teto ligadas e deixei-os a descançar e fui fazendo a minha vida normalmente. Uma outra coisa importante é terem onde se esconderem para isso fiz umas plantas artificiais com sacos de plastico verde, prendias a umas pedras ali ficaram no aquario servindo de refugio para os discos. Passados 2 dias começei a tentar alimenta-los sem sucesso. Depois de mais de duas semana a ver-los a definharem comecei a colocar a cabeça a funcionar e comecei a exprimentar varios alimentos. As lavarvas de mosquito pretas vivas foram um espetaculo a partir dea ai as coisas começaram a melhorar, até elas acabarem e voltamos ao mesmo, até que exprimentei as minhocas de terra que também comeram bém principalmente as mais pequenas, porque as grandes mesmo cortadas em pequenos pedaços não as comiam, depois foi uma questão de começar a intruduzir o coração de boi, depois a papa caseira, por fim os granulados. Posso te dizer que este processo durou varios meses e ai com muito stress meu.

O stress é absolutamente necessário que consigas controlar porque sem isso controlado é muito dificil conseguires que os peixes comam correctamente, por isso é importante após os primeiros dias de descanço começares as retinas diarias de mudas de agua, limpesas após as refeições, de inicio é um sterss para ti e para os peixes mas após algum tempo vêm comer á mão e já não se chateiam nada.

Uma coisa que também é importante que se faça logo de inicio é uma desparazitação, para isso usei o conhecido Flagil diluido na agua durante sete dias, esse mesmo tratamento também foi feito após eles começarem a alimentar-se mas ai utilizei o medicamento diluido na alimentação.

Para concluir tenho a dizer-te que todo o que aqui escrevi é apenas a minha pequena experiencia, não quer dizer que as coisas tenham que ser como o que acabei de escrever. Uma coisa é certa antes de comprares tens que te imformar muito bém, isso dá bastante trabalho!

A minha opininão pelo que li da tua descrição não me parece que tenhas reunidas as condições para albergares os ditos "discos selvagens", pelo que será melhor refletires bem e pesquisar mais um pouco.

 

Boa sorte

António Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho lido cada vez + informaçoes.

A temperatura ja esta a ficar alta!

O dono da loja disse-me q os habito-o acomer artemia e larvas de mosquito,

Eles estao bem alimentados e nao tem stress e nao me q tenham problemas de saude.

Eles sao discos henkel.

E pelo o q vi noutras informaçoes, a agua do meu aqua esta a melhorar para os discos selvagens!

Eu tenho muitas plantas e trocos (tem muitos esconderijos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho lido cada vez + informaçoes.

A temperatura ja esta a ficar alta!

O dono da loja disse-me q os habito-o acomer artemia e larvas de mosquito,

Eles estao bem alimentados e nao tem stress e nao me q tenham problemas de saude.

Eles sao discos henkel.

E pelo o q vi noutras informaçoes, a agua do meu aqua esta a melhorar para os discos selvagens!

Eu tenho muitas plantas e trocos (tem muitos esconderijos).

 

Em que loja é que estás a pensar comprar os Discus?

 

Artémia parece-me algo pequena para dar a Discus adultos.

Se os comprares numa boa loja vêm já a comer de tudo, hoje em dia até emsmo alguns exportadores do Brasil fazem um periodo de aclimatação aos peixes antes de os exportarem, por forma a baixar a taxa de mortes à chegada ao destino e mesmo que iso não aconteça uma boa loja, séria, fará também o mesmo.

Os meus, por exemplo, quando os comprei já estavam desparasitados e a comer de tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que loja é que estás a pensar comprar os Discus?

 

Artémia parece-me algo pequena para dar a Discus adultos.

Se os comprares numa boa loja vêm já a comer de tudo, hoje em dia até emsmo alguns exportadores do Brasil fazem um periodo de aclimatação aos peixes antes de os exportarem, por forma a baixar a taxa de mortes à chegada ao destino e mesmo que iso não aconteça uma boa loja, séria, fará também o mesmo.

Os meus, por exemplo, quando os comprei já estavam desparasitados e a comer de tudo.

 

 

também estou interessado em discus selvagens (Alenquer), mas queria juvenis até 12, o que já vi que não é fácil de arranjar. Em que loja (Lisboa e arredores) aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Primefish está a fazer uma promoção em discus selvagens :)

 

 

 

abraço

 

William

 

 

Na eventualidade de adquirires discus selvagens, especielmente numa importação directa não aconselho peixes muito grandes, entenda-se como muito grandes peixes já dultos. Isto porque se torna dificil determinaaar a idade destes, podem ter um ano como podem ter meia duzia ou uma duzia de anos, é impossível dizer, para além de que tanto no caso de saerem velhos e term passado da idade fértil ou adultos que se tenham já reproduzido no estado selvagem dificilmente poderão vir a reproduzir-se em cativeiro. O melhor serão exemplares com cerca de 10cm TL (de comprimento total) que serão apasso a expressão adolescentes ou pré-adultos mais adptáveis té às condições novas do cativeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais