Underwater Wood


pajo

Recommended Posts

Boas pessoal, aprendi de uma vez por todas o porque do aparecimento das algas, mas isto dos desiquilibrios é regra???

 

A minha questão é não há algas que possam aparecer por ser outra coisa senão o desiquilibrio de nutrientes???

 

Abraço a todos

 

Agora para o Pajo, amigo, dá muito trabalho plantar a cuba em akadama man???

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 94
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal, aprendi de uma vez por todas o porque do aparecimento das algas, mas isto dos desiquilibrios é regra???

 

A minha questão é não há algas que possam aparecer por ser outra coisa senão o desiquilibrio de nutrientes???

 

Abraço a todos

 

Agora para o Pajo, amigo, dá muito trabalho plantar a cuba em akadama man???

 

Abraço e obrigado

 

A dificuldade de plantar cuba tanto é dificil na akadama como noutro substrato qualquer o problema é a granolometria do substrato se usares Akadama normal é mais dificil que na especial que tem uma granolometria bem mais pequena e é essa que estou a uzar nesta montagem.

Com paciencia e uma pinça faz-se bem :music_singguitar:

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, então como está essa Cuba???

 

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado a todos pelos comentários.

Pereirinha em relação á cuba está a ir com calma, neste momento estou a acertar as fertelizaçoes para ver se a~cuba da o arranque :rolleyes: .

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, aprendi de uma vez por todas o porque do aparecimento das algas, mas isto dos desiquilibrios é regra???

 

A minha questão é não há algas que possam aparecer por ser outra coisa senão o desiquilibrio de nutrientes???

 

olá Pereirinha nao existem regras na aquariofilia , existem sim teorias , pois para uns pode funcionar de uma maneira e para outros de outra.

podemos ter os dois exactamente o mesmo setup e o mesmo metudo de fertilizaçao e as coisas nao correrem igualmente para os dois.

 

existem muito factores ao aparecimento de algas, e nem todos tem a ver com o desiquilibrio de nutrientes , é certo que se os houver é uma mais valia para as algas se multiplicarem e alastrarem mais rapido, mas tambem tens o factor de por exe. um aquario mal ciclado com pouca filtagem biologica , defeciencia de luz , ou excesso dela , assim como pouca circulaçao de agua e uma fraca concentraçao de carbono.

 

para se ter um aquario minimamente saudavel todos estes factores tem que estar minimamente em equilibrio.

 

luz quanto baste á necessidade das plantas usadas , todos os nutrientes desponiveis para as plantas o quanto baste , uma boa circulaçao de agua , uma boa filtragem biologica , e uma fonte de carbono na quantidade necessaria ao tipo de aquario.

 

quanto mais luz , mais co2 e mais fertilizaçao necessita , e acima de tudo o mais importante é nao haver oscilaçoes nestes 3 casos.

 

espero ter ajudado nas tuas duvidas :)

 

 

Pereirinha em relação á cuba está a ir com calma, neste momento estou a acertar as fertelizaçoes para ver se a~cuba da o arranque :rolleyes: .

 

boas Pajo

 

como estas a fazer esse metudo de fertilizaçao ? com que fertilizantes ? e em que quantidades ?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tens te baseado em quê nos testes não e??? fazes testes e mais testes para ver se a quantidade de nutrientes que as plantas têm disponiveis, certo???

 

E essas alguitas tão a ir embora???

 

Abraço e obrigado pela ajuda

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tens te baseado em quê nos testes não e??? fazes testes e mais testes para ver se a quantidade de nutrientes que as plantas têm disponiveis, certo???

 

E essas alguitas tão a ir embora???

 

Abraço e obrigado pela ajuda

 

deves de ter feito confusao :rolleyes: nao foi o Pajo que te respondeu.

 

mas sim neste momento faço testes entre uma a duas veses por semana depende.

o que posso recomendar é ir fazendo os testes de 2 em 2 dias até comprienderes os gastos diarios do aquario e depois ires aumentando a fasquia e acabas por so faze-los semanalmente , mais por controlo se tudo está a ir bem.

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esquece fiz mesmo confusão...

 

Ok vou andar de olho nisso também...

 

PS: Estou a espera da vossa opinião no meu topico...

 

Abraço a todos

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Só para fazer saber que este aquario aimda mexe aqui fica uma pequena actualização.

Ainda sem os musgos e com a cuba ainda sem ter dado o arranque a serio mas lá vai indo devagar .

 

Aqui ficam as fotos:

 

21953531.jpg

 

42943187.jpg

 

11647743.jpg

 

82486602.jpg

 

15458281.jpg

 

62242361.jpg

 

E pronto

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo as tuas anubias estão muito bonitas man, é impressão minha ou aumentas-te ao caudal de co2??? o teu co2 é caseiro ou pressurizado??? A cuba é que está a custar arrancar, mas tal como tu dizes devagarinho vais lá...

 

No meu aqua tou a ter o problema de a glosso estar a querer crescer para cima, não sei qual será o problema se as lampadas, se a glosso que já são de uma "geração muito avançada" entendes??? Como o Filipe disse as podas das podas das podas lol... Tens alguma experiencia com glosso para me dares umas dicas???

 

Abraço e desculpa o off-topic

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que é pressurizado. Ou então um sistema perfeito de Co2 caseiro.

 

Eu tenho um difusor igual ao teu, quantas bolhas tens por segundo? Tens o difusor com água para fazer o efeito de conta gotas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que é pressurizado. Ou então um sistema perfeito de Co2 caseiro.

 

Eu tenho um difusor igual ao teu, quantas bolhas tens por segundo? Tens o difusor com água para fazer o efeito de conta gotas?

 

aaaaaaahhhhh??? difusor com agua??? isso tinha interesse como é que o enches com água man????

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo as tuas anubias estão muito bonitas man, é impressão minha ou aumentas-te ao caudal de co2??? o teu co2 é caseiro ou pressurizado??? A cuba é que está a custar arrancar, mas tal como tu dizes devagarinho vais lá...

 

No meu aqua tou a ter o problema de a glosso estar a querer crescer para cima, não sei qual será o problema se as lampadas, se a glosso que já são de uma "geração muito avançada" entendes??? Como o Filipe disse as podas das podas das podas lol... Tens alguma experiencia com glosso para me dares umas dicas???

 

Abraço e desculpa o off-topic

 

Boas

As anubias estao muito bonitas sim senhor :) mas acabei de cortar as folhas que estavam escuras atacadas por algas e estive a introduzir mais anubias de podas de outro aquario que eu tenho e que em principio em breve é para desactivar.

Quanto ao teu glosso nao posso ajudar muito mas talvez o espectro das lampadas ,admito que nao sei qual o espectro que estas a usar mas eu por exemplo a minha cuba é bem que se deite pois ainda tenho as lampadas de origem da calha que sao 4 lampadas de 10000k lol.

Infelizmente nao tenho esperiencia com glosso para te poder ajudar.

 

Abraço

Paulo Silva

 

PS: Sim aumentei o caudal de Co2 ,agora estou a debitar 2 bolhas por segundo e o co2 é presurizado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que é pressurizado. Ou então um sistema perfeito de Co2 caseiro.

 

Eu tenho um difusor igual ao teu, quantas bolhas tens por segundo? Tens o difusor com água para fazer o efeito de conta gotas?

 

Boas

Estou a debitar 2 bolhas por segundo e tenho um conta bolhas á parte que nao se ve na foto porque esta dentro do movel.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que é pressurizado. Ou então um sistema perfeito de Co2 caseiro.

 

Eu tenho um difusor igual ao teu, quantas bolhas tens por segundo? Tens o difusor com água para fazer o efeito de conta gotas?

 

Mas Paulo sabes como "encher o difusor com água" para poder ver as bolhas a passar...

 

Abraço e muito obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Mas Paulo sabes como "encher o difusor com água" para poder ver as bolhas a passar...

 

Abraço e muito obrigado

 

Peço desculpa mas o tempo nao tem sido muito, nao sei se ainda vou a tempo Pereirinha mas nao enxi o difusor com agua e tenho um contta bolhas externo porque apesar de se ir vendo umas bolhas a passar na espiral nao se consegue fazer uma leitura de quantas estamos a debitar .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui ficam umas fotos actualizadas desta montagem, a precisar de uma poda mas continuo com o problema de nao conseguir fazer a cuba desenvolver não sei porque, já era altura de ter dado o salto e andar a espalhar-se pelo aqua fora , continuo com algas nos troncos e pedras e tambem algumas filamentosas verdes principalmente agarradas ao substrato junto e mesmo presas á cuba.

Axo que tenho luz suficiente entretanto ate ja nem tenho as 4 lampadas de 10000k , fertelizo com macros individualmente e Micros da NUTRAFIN Aquatic Plant Food - PLANT GRO (não sei se é bom ou se é mau porque nunca tinha esperimentado) , Co2 estou com 2 b/s .

Enfim aqui ficam as fotos que desta vez nem elas me sairam la grande coisa:

 

86699571.jpg

 

37014196.jpg

 

Cumprimentos

Paulo Silva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, claro que ainda vais a tempo, vais sempre a tempo lol... Bem essa Cuba está a dar cá uma trabalheira, mas ao menos não morreu, então que lampadas tens neste momento??? Eu também mudei duas das minhas troquei 2 de 10000k por 2 de 6700k da Hagen, vamos a ver ainda é cedo mudei-as ontem lol...

 

O teu Co2 está de Top mesmo, pena um Co2 desses despender tanto T€€€£££mpo lol...

 

Tipo a dica que te dou que comigo resultou de certa forma é reduzires a iluminação até veres melhoras...eu fiz isso e já noto uma grande diferença...só falta mesmo as neritinas que dizem fazer milagres...tens os nutrientes mais ou menos equilibrados??? Quais sao os valores??? Eu acho que já acertei com os meus à mais ou menos uma semana e já noto totil diferenças, muito muito melhor mesmo... estou com 10ppm de No3 e 1,5/2ppm de Po4...

 

Abração man

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, claro que ainda vais a tempo, vais sempre a tempo lol... Bem essa Cuba está a dar cá uma trabalheira, mas ao menos não morreu, então que lampadas tens neste momento??? Eu também mudei duas das minhas troquei 2 de 10000k por 2 de 6700k da Hagen, vamos a ver ainda é cedo mudei-as ontem lol...

 

O teu Co2 está de Top mesmo, pena um Co2 desses despender tanto T€€€£££mpo lol...

 

Tipo a dica que te dou que comigo resultou de certa forma é reduzires a iluminação até veres melhoras...eu fiz isso e já noto uma grande diferença...só falta mesmo as neritinas que dizem fazer milagres...tens os nutrientes mais ou menos equilibrados??? Quais sao os valores??? Eu acho que já acertei com os meus à mais ou menos uma semana e já noto totil diferenças, muito muito melhor mesmo... estou com 10ppm de No3 e 1,5/2ppm de Po4...

 

Abração man

Boas

As lampadas ja troquei algumas agora tenho de traz para a frente: 4200K-10000K-10000K-6500K

Quanto aos valores de NO3 E PO4 estao perto dos teus, vou começar a aumentar as micros e o ferro que pode ser falta disso tambem e logo se ve se vir que nao da tenho de sacar a cuba toda fora e começar um novo tapete ou tentando outra vez a cuba ou outra planta.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pah de Cuba não entendo muito...pronto, tá bem, nada...lol...tipo é necessário fazer isso??? Replantar tudo de novo???um lampada de 6500k à frente???tinha ideia que as de maior kelvin é que ficavam a frente mas posso tar enganado...tipo que quantidade andas a por de Micros e ferro???e qual é o ferro que usas???

 

Abração Paulo

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tarde como sempre mas cá estou lolll

Peço desculpa por nao ter respondido.

 

Ponto de situação: Arranquei a Cuba toda, já não havia muito a fazer por ela visto que estava muito atacada pos algas e estava a ficar escura e as filamentosas nao a largavam, sendo assim optei por reconhecer o fracasso e tentar outra coisa.

Vou tentar fazer tapete com Eleocharis Parvula, já cá a tenho (nao é muita quantidade mas é o que há) e vou tentar que ela vingue. Sendo uma planta em principio mais facil do que a Cuba espero que desta vez resulte.

Entretanto antes de fazer uma limpeza as algas e uma TPA fiz os teste de NO3, PO4, GH e KH ( de salientar que ja nao fertelizava á 3 dias )

os resultados foram os seguintes:

 

NO3- 5 ppm

PO4- 0,5 ppm

GH- 6

KH- 8

 

Dpois da TPA fertelizei :

 

KCL- 5 ppm

PO4- 1 ppm

Micros- 1 ml de Nutrafin Plant Gro (a dosagem que eles aconselham é de 10 ml para 70 litros uma vez por semana) optei por fertelizar diariamente com 1 ml (o meu aqua é de 128 L brutos)

De iluminaçao tenho 4x 24 Watt T5 8 horas

 

Fico á espera de concelhos e dicas , o que fiz bem o que fiz mal o que esta bem nos parametros e o que esta´mal etc .

Agradeço toda a ajuda.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai uma actualização do Underwater Wood.

Tenho fertelizado mais moderadamente e nao tenho adicionado Potássio, vou começar a aumentar gradualmente a fertelização já que as filamentosas começaram a diminuir mas os troncos continuam ainda com muito verdete.

Isto com calma vai.

Aqui ficam as fotos antes de fazer a poda e dos novos abitantes deste aquario pelos quais me estou a apaixonar (são lindos).

 

Fotos:

underwater1.jpg

 

underwater2.jpg

 

underwater3.jpg

 

E agora os novos abitantes: Apistogramma viejita

 

Femea

viejitafemea.jpg

 

Macho

viejitamacho.jpg

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.