Ajuda!!! Como começar um paludario


Ruy81

Recommended Posts

Boas pessoal

Resolvi, depois de um azar com o tesmostado que me arruinou o aqua de 60, transforma-lo num paludario.

 

Tenho andado por aqui a pesquisar e a ver os setups do pessoal, mas cada vez tenho mais duvidas, o que é bom nesta fase inicial, mas que me deixa sem saber para onde me virar.

 

Será que me podem ajudar e indicar como se destriuem as areas funcionais num paludario?

Por exemplo num aquario temos o tanque e o filtro (que pode ser interno ou externo), mais uma aquecedor a luz e a coisa mais o menos funciona...e no paludario...como é que a "coisa" se organiza?

Tem uma zona de agua que é separada por um vidro de uma zona de "terra"?

Existe alguma zona reservada à filtragem, alguma camara?

 

Como vêm tou a zeros...

 

Podem indicar-me alguns topicos ou outros sites onde possa encontrar informação e fotos ou ate mesmo algum livro?

Queria começar a estudar a possivel construção do meu, mas ate ao momento estou a zeros, porque nao sei como funciona!

 

Pessoal agradelo desde de já toda a ajuda que possa vir

Abraços

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a ver se não me disperso.

 

Primeiro tens de saber ao certo que tipo de setup queres.

Aquário - Completamente aquático! (mas estes aqui é do que não faltam)

 

Aqua-terrário - Setup dividido com parte terrestre e parte aquática.

 

Semi-Aquático - Aquário com zonas emersas.

 

Terrário - Terrestre. Alguns com pequenos lagos.

 

Paludário - Aquário no qual as plantas emergem da água.

 

Em todos com excepção do terrarios as coisas funcionam exactamente da mesma maneira que num aquario, embora na sua maioria ets tipo de setup não necessite de termostatos, pois os animais que neles habitam são animais que necessitam de temperaturas a rondar os 20-22ºC, logo não precisas de aquecedor, mas sim refrigerador se morares numa zona quente.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...grato pelas luzes iniciais.

 

Bem, na verdade o que pretendo é criar uma zona aquatica com uns 14cm de altura de agua, uma zona terrestre e duas paredes (posterior e lado dto) possivelmente em puliterano ou outro material ainda desconhecido para suportar troncos, musgos e epifitas.

 

Não sei bem em que setup se enquadra, mas por exlusão de partes possivelmente será entre o aqua terrario e o paludario.

 

Ja tenho aqui um esboço da ideia, e muitas duvidas!

 

Tenho de reservar uma area para o filtro certo? Estimo um volume de agua de 15l aprox, que topo de filtragem? També estimo uma area terrestre de 375cm, um pouco maior que uma folha A5. Como gostava de ter fauna, refiro-me a peixes e anfibios, quais os que poderei juntar...ando inclinado para ras pequenas (por falta de pesquisa não sei se as tais bobinas crescem muito ou não) ou salamandras...mas ainda nem sei.

 

Perguntas e mais perguntas...não haverá uma receita para isto?

 

Bem, a ver se não me disperso.

 

Primeiro tens de saber ao certo que tipo de setup queres.

Aquário - Completamente aquático! (mas estes aqui é do que não faltam)

 

Aqua-terrário - Setup dividido com parte terrestre e parte aquática.

 

Semi-Aquático - Aquário com zonas emersas.

 

Terrário - Terrestre. Alguns com pequenos lagos.

 

Paludário - Aquário no qual as plantas emergem da água.

 

Em todos com excepção do terrarios as coisas funcionam exactamente da mesma maneira que num aquario, embora na sua maioria ets tipo de setup não necessite de termostatos, pois os animais que neles habitam são animais que necessitam de temperaturas a rondar os 20-22ºC, logo não precisas de aquecedor, mas sim refrigerador se morares numa zona quente.

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...grato pelas luzes iniciais.

 

Bem, na verdade o que pretendo é criar uma zona aquatica com uns 14cm de altura de agua, uma zona terrestre e duas paredes (posterior e lado dto) possivelmente em puliterano ou outro material ainda desconhecido para suportar troncos, musgos e epifitas.

 

Não sei bem em que setup se enquadra, mas por exlusão de partes possivelmente será entre o aqua terrario e o paludario.

 

Ja tenho aqui um esboço da ideia, e muitas duvidas!

 

Tenho de reservar uma area para o filtro certo? Estimo um volume de agua de 15l aprox, que topo de filtragem? També estimo uma area terrestre de 375cm, um pouco maior que uma folha A5. Como gostava de ter fauna, refiro-me a peixes e anfibios, quais os que poderei juntar...ando inclinado para ras pequenas (por falta de pesquisa não sei se as tais bobinas crescem muito ou não) ou salamandras...mas ainda nem sei.

 

Perguntas e mais perguntas...não haverá uma receita para isto?

Vai tudo do gosto pessoal. eu recomendaria nesse caso uns tritões terrestres que só na época de reprodução se metem na água e uns peixitos, mas para isso terás de aumentar a área terrestre.

Os peixitos podes optar por caracídeos de pequeno tamanho

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu tambem tava a pensar em fazer um paludario.

 

75X33X60 (ComprimentoXProfundidadeXAltura)

em que o nivel de agua estaria nos 30 cms de altura, e teria as plantas a sairem da agua, com troncos genero mangal.

Falaram me em por hylas na parte fora de agua, e tambem peixes arqueiros e saltadores do lodo.

O que me recomendam?

 

Cumps,

Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para hylas precisas de uma parte terrestre, e não apenas uns troncos emersos, mas nunca mantive nenhuma espécie de Hyla por isso não posso afirmar com certeza. Pelo menos, sempre as tenho visto em setups com terra.

 

Mas bombinas perfeitamente possíveis de manter num paludário apenas com troncos emersos.

 

Em relação a dúvida do Ruy81, penso que existem algumas espécies de anfibios que podes manter num setup desses. Para além dos tritões, existem anuros que vivem preferencialmente em tocas e, pelo seu reduzido tamanho, podem ser mantidos em áreas semelhantes a essa. Por exemplo, os Hemisus marmoratus (nunca vi a vender) ou algumas espécies de Scaphioprhyne. Mas mesmo assim aconselhava-te a alargares a área terrestre. Não aconselho juntar bombinas e peixes, pela simples razão de que elas iriam caça-los (as minhas até os planorbis maiores tentam comer)

 

Um conselho que te dou para um setup desse género, é teres especial cuidado com o isolamento entre a parte terrestre e aquática. Por duas vezes já fiz coisas dessas, e tive sempre fugas e consequente inundação da parte terrestre.

 

Neste momento estou a montar um novo aquaterrário mas as zonas terrestres serão construídas em caixas de plástico tipo Tupperware e assim garanto que ficam mesmo isoladas.

 

Em relação à filtragem, um filtro pequeno interior serve bem, desde que não te descuides nas TPA's. Se os teus anfíbios frequentarem a água, aí a sujidade será maior e talvez tenhas de optar por um filtro externo pequeno (vi uns à venda aqui no forum ha uns meses, mas não me lembro da marca)

 

 

Espero ter ajudado. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.