Rocha viva com rocha morta!!


guerreiro73

Recommended Posts

Boa tarde a todos, tenho uma séria dúvida que gostaria que me ajudassem a esclarecer, tenho um salgado à menos de 1 ano, não tinha muita rocha, pois disseram-me para ir com calma, devido ao preço da mesma, passado muito tempo, cerca de 8 meses depois de o ter iniciado, coloquei rocha morta como me tinham aconselhado, e a desgraça começou, mortandade da grossa, já me disseram que é por ter colocado 4 quilos de rocha morta e o recuei no tempo no que diz respeito à estabilidade do aquário, e outra opinião é que como comprei alguns peixes noutra loja que devo ter transportado alguma doença, a não ser que tenha tido muito azar com esses peixes pois a loja está muito bem refernciada por todos com quem falo de aquariofilia!!!

Editado por guerreiro73
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, tenho uma séria dúvida que gostaria que me ajudassem a esclarecer, tenho um salgado à menos de 1 ano, não tinha muita rocha, pois disseram-me para ir com calma, devido ao preço da mesma, passado muito tempo, cerca de 8 meses depois de o ter iniciado, coloquei rocha morta como me tinham aconselhado, e a desgraça começou, mortandade da grossa, já me disseram que é por ter colocado 4 quilos de rocha morta e o recuei no tempo no que diz respeito à estabilidade do aquário, e outra opinião é que como comprei alguns peixes noutra loja que devo ter transportado alguma doença, a não ser que tenha tido muito azar com esses peixes pois a loja está muito bem refernciada por todos com quem falo de aquariofilia!!!

 

Boas Guerreiro

 

Para comecar, o que entendes por "Rocha Morta" ou antes, a que te referes quanto a introduzida no teu aquario?

 

A questao aqui sera saber se era rocha curada ou nao. Se estas a falar de pedras secas compradas e metidas no aquario... asneira e da grossa!

Ha muita materia em decomposicao e poeiras que em nada ajudam o aquario. Vao fazer "explodir" picos de amonia, fosfatos, nitratos, nitritos e tudo o mais que se pretende evitar dentro de um aquario de recife.

Esta rocha tera que ser bem lavada e depois passar alguns meses num aquario (tanque, vasilha, aquario velho, etc) de agua salgada com ume scumador a funcionar mas sem vida la dentro ao inicio. Podes comprar bacterias e ir juntando conforme indicacao do fabricante.

Depois podes ter rocha acabada de recolher no mar e enviada para Portugal mas possivelmente com muita bicharada morte em resultado da viagem e que ira tambem provocar danos no aquario.

Tu deves comprar rocha morta mas devidamente curada, ou seja depois de passar alguns meses em aquario proprio equipado para o efeito.

 

Quando falas em mortandade a que te referes? Peixes? Corais? Outros invertebrados?

 

Se compraste rocha morta mas devidamente curada, pode ter sido alguma patologia transportada pelos novos peixes ou mesmo a simples alteracao provocada com a sua introducao no aquario que deixou os peixes agitados, exaltados (a que vulgarmente chamam "stress" embora ninguem saiba bem o que isso seja e ha ja quem defenda que se trata de uma "patologia" inventada pelos medicos para atribuirem a alguem quando nao sabem diagnosticar os sintomas), o que faz baixar as suas defesas e deixa-los vulneraveis a patologia existentes no aquario a espera de poderem "atacar".

Por outro lado falas em "alguns peixes" mas nao dizes quantos. O aquario vai estabilizando com o tempo e vai criando bacterias em funcao da carga organica existente. Num pequeno aquario, se introduzires tres ou quatro peixes medios ou grandes que vao comer e provocar desperdicios que nao podem ser tratados pelas bacterias existentes devido ao aumento repentino de carga organica para o qual o aquario nao estava preparado e podera ter como consequencia um pico de materias indesejaveis que provoquem essa mortandade. Os peixes devem ser introduzidos com calma e moderadamente a menos que consigas suplementar com bacterias compradas mas mesmo assim sera desaconselhavel.

 

Precisamos de mais informacoes tuas para saber o que aconteceu.

Em principio, se compraste rocha nao curada essa sera a causa. Se a rocha era curada, podera ser dos peixes introduzidos.

Que peixes eram? Quais as caracteristicas do aquario (litragem, medidas, circulacao, filtragem, disposicao da rocha - saber se havera zonas mortas sem circulacao - que substracto e tudo o mais que possa ser util para se identificar o que aconteceu)?

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guerreiro

 

Para comecar, o que entendes por "Rocha Morta" ou antes, a que te referes quanto a introduzida no teu aquario?

 

A questao aqui sera saber se era rocha curada ou nao. Se estas a falar de pedras secas compradas e metidas no aquario... asneira e da grossa!

Ha muita materia em decomposicao e poeiras que em nada ajudam o aquario. Vao fazer "explodir" picos de amonia, fosfatos, nitratos, nitritos e tudo o mais que se pretende evitar dentro de um aquario de recife.

Esta rocha tera que ser bem lavada e depois passar alguns meses num aquario (tanque, vasilha, aquario velho, etc) de agua salgada com ume scumador a funcionar mas sem vida la dentro ao inicio. Podes comprar bacterias e ir juntando conforme indicacao do fabricante.

Depois podes ter rocha acabada de recolher no mar e enviada para Portugal mas possivelmente com muita bicharada morte em resultado da viagem e que ira tambem provocar danos no aquario.

Tu deves comprar rocha morta mas devidamente curada, ou seja depois de passar alguns meses em aquario proprio equipado para o efeito.

 

Quando falas em mortandade a que te referes? Peixes? Corais? Outros invertebrados?

 

Se compraste rocha morta mas devidamente curada, pode ter sido alguma patologia transportada pelos novos peixes ou mesmo a simples alteracao provocada com a sua introducao no aquario que deixou os peixes agitados, exaltados (a que vulgarmente chamam "stress" embora ninguem saiba bem o que isso seja e ha ja quem defenda que se trata de uma "patologia" inventada pelos medicos para atribuirem a alguem quando nao sabem diagnosticar os sintomas), o que faz baixar as suas defesas e deixa-los vulneraveis a patologia existentes no aquario a espera de poderem "atacar".

Por outro lado falas em "alguns peixes" mas nao dizes quantos. O aquario vai estabilizando com o tempo e vai criando bacterias em funcao da carga organica existente. Num pequeno aquario, se introduzires tres ou quatro peixes medios ou grandes que vao comer e provocar desperdicios que nao podem ser tratados pelas bacterias existentes devido ao aumento repentino de carga organica para o qual o aquario nao estava preparado e podera ter como consequencia um pico de materias indesejaveis que provoquem essa mortandade. Os peixes devem ser introduzidos com calma e moderadamente a menos que consigas suplementar com bacterias compradas mas mesmo assim sera desaconselhavel.

 

Precisamos de mais informacoes tuas para saber o que aconteceu.

Em principio, se compraste rocha nao curada essa sera a causa. Se a rocha era curada, podera ser dos peixes introduzidos.

Que peixes eram? Quais as caracteristicas do aquario (litragem, medidas, circulacao, filtragem, disposicao da rocha - saber se havera zonas mortas sem circulacao - que substracto e tudo o mais que possa ser util para se identificar o que aconteceu)?

 

Cumprimentos

Rolim

 

 

Boa noite Rolim, e desde já o meu agradecimento pela atenção prestada, tentado responder da melhor maneira às tuas questões, e peço desde já desculpa pela minha falta de conhecimento nomeadamente a corais, pois em relação aos peixes comprei um guia com alguns nomes, os que morreram foram 2 Firefish, um cardinal de Bangai, e um Cube boxfish, tenho um coral, do qual não sei o nome, está literalmente a mirrar, e a ficar com os pólipos castanhos, tenho um outro penso ser um zoanthus, que estava bem e agora os pólipos estão a desaparecer!

Adquiri a rocha morta, mas antes perguntei se teria algum problema ao colocar no aquário, disseram-me que era só passar por água para retirar o pó e mais nada, e foram só 4 kg, não tenho sump, tenho um escumador de mochila, que também adquiri à pouco tempo, o meu aquário é de 200 litros brutos, tenho 2 bombas de circulação, não sei se será suficiente, mas debitam 3000 litros hora! As medidas de calcio e magnésio estão dentro do parametros, o que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Rolim, e desde já o meu agradecimento pela atenção prestada, tentado responder da melhor maneira às tuas questões, e peço desde já desculpa pela minha falta de conhecimento nomeadamente a corais, pois em relação aos peixes comprei um guia com alguns nomes, os que morreram foram 2 Firefish, um cardinal de Bangai, e um Cube boxfish, tenho um coral, do qual não sei o nome, está literalmente a mirrar, e a ficar com os pólipos castanhos, tenho um outro penso ser um zoanthus, que estava bem e agora os pólipos estão a desaparecer!

Adquiri a rocha morta, mas antes perguntei se teria algum problema ao colocar no aquário, disseram-me que era só passar por água para retirar o pó e mais nada, e foram só 4 kg, não tenho sump, tenho um escumador de mochila, que também adquiri à pouco tempo, o meu aquário é de 200 litros brutos, tenho 2 bombas de circulação, não sei se será suficiente, mas debitam 3000 litros hora! As medidas de calcio e magnésio estão dentro do parametros, o que devo fazer?

 

 

Boas Guerreiro

Pelo que li, deduzo que tenhas comprado quatro quilos de rocha seca (que esta nas lojas dentro de caixas de cartao) e que, por indicacao do vendedor, a tenhas passado por agua e colocado dentro do aquario. Sera que deduzi certo?

Se sim, ai podera estar o problema e grave. Deste inicio a um novo ciclo do aquario, que "re"comecou de novo e como sabes no inicio do ciclo nao se pode introduzir "vivos" no aquario a nao ser bacterias proprias para o efeito.

 

Quantos peixes tinhas, e quais, e quantos compraste de novo e quais?

No entanto nao me parece que este seja o problema. Neste momento estou a fazer uma pequena experiencia com um aquario de 100x40x50cm (c-l-a) com muita rocha viva, um escumados "Berlin air lift" (do mais fraquinho que existe) e duas MaxiJet1200 que fazem 1100l/h. Apenas duas lampadas PL de 18w cada e esta a aguentar-se com 2 Cardinais de Bangai, 1 donzela, 1 GamaLoreto e 1 Gobi e 1 Lismata. E quanto a corais com um sarco, duas sinularia (uma delas, tipo alface, esta a acusar falta de luz e terei que a retirar ou acabar com a experiencia), duas caulastreas e varios zoanthus e a excepcao de uma das sinularias tudo se esta a aguentar muito bem. Claro que precisava de mais luz, mais circulacao e escumador mais potente mas tem funcionado. Esqueci-me de dizer que tambem tem uma pequena maternidade cheia de Chaetomorfa.

Mas ja tive um aquario igual com dois ocellaris e um gobi, pouca circulacao, um sarco de 30cm, uma caulastrea e rodactis e ricordeas e funcionou durante cerca de tres anos sem escumador mas com muita rocha e um terco do aquario com caulerpa e chaetomorfa. Tinha quatro lampadas PL de 36w cada.

 

 

Nao me parece que o teu aquario esteja mal (claro que nao dara para corais SPS) mas podes sempre melhorar.

Se fores a

http://www.seahorseshop.com/

aproveita a promocao desta semana para comprar mais uma ou duas bombas de fluxo da SunSun. Sao recentes,ainda nao se sabe muito sobre a fiabilidade mas parece que funcionam e pelo preco... E tambemnao consomem muito. De acordo com o vendedor faz 3000l/h por 6W ou 5000l/h por 12W e tens ainda uma dupla de 6000l/h por 12W que custa 30Euros (32 fora da promocao).

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=221

 

Opta por comprar as de imen e evita as de ventosas, ou seja, nao compres a 102A

Aproveita para dispor as rocha,os corais e as bombas de modo a nao teres pontos "mortos" (sem circulacao) dentro do aquario para nao se transformarem numa "lixeira" com acumulacao de detritos e consequente aumento de fosfatos.

Se puderes usar uma caixa depuradora (vulgo "sump") seria bom e se puderes melhorar o escumador melhor ainda. E com refugio ainda melhor.

 

Para resolver o problema que sera o que mais interessa agora, espera por por outras opinioes mais "experts" mas se nao surgirem, eu por mim iria fazer o seguinte:

 

* Retirar a rocha (se foi mesmo rocha "seca") e por dentro de um recipiente qualquer com agua e bomba de circulacao, e se puderes ajudava tambem um escumador, para ciclar

 

* Rapidamente uma muda de agua, bastante, e com mudas periodicas durante os proximos dias

 

* Introducao de carvao activado de boa qualidade prefrencialmente

 

* Introducao de rezinas anti-fosfatos

 

* Penso que ajudaria ter agua de calcio (Kalkwasser) a pingar gota a gota durante o periodo em que as luzes estao desligadas mas espera por melhor opiniao que a aqui ha algumas contradicoes. Um reator de "Kalkwasser" seria o ideal mas nao tendo podes improvisar com um garrafao de agua mineral pendurado numa porta ou em cima de um movel e um tubo daqueles que se usam nas bombas de ar com uma torneira para controlar o fluxo.

 

* Quanto a estas duas opcoes, nao uses de maneira nenhum sem ter outras opinioes, mas eu iria introduzir uma lampada de UV e equacionaria se nao deveria ter tambem um aparelho de ozono para aumentar o potencial redoz mas este ligado a uma sonda controladora porque em excesso "queima" tudo dentro do aquario.

 

* E penso que tambem ira reforcar com a adicao de bacterias para ajudar recuperar o equilibrio ou entao com recurso aos produtos da "PRODIBIO" como seja o "BioClean Marine", "BioKit Reef" ou "BiOptim Marine" que podes encontrar aqui

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=171

 

Atendendo a situacao abstante delicada e ao facto de o aquario estar em risco, comeca por tirar a rocha introduzida e espera um pouco por outras opinioes. Se entretanto nao surgirem (mas acredito que sim porque estamos aqui todos para nos ajudarmos uns aos outros) comeca a fazer mudas de agua e a introduzir o carvao activado e as rezinas anti-fosfatos.

 

Quanto a rezinas, procura falar por exemplo com o George M.Goveia

http://www.georgemgouveia.com/

(George M. Gouveia R. Leitão de Barros, 8, 1º Dto Benfica 1500-384 LISBOA Tlm: 93 35 16 291. Fax: 21 778 26 44 e-Mail: georgemgouveia@clix.pt )

Para saber quem os revendedores na tua zona pois parece-me que tem bons produtos que podes ver aqui

http://www.georgemgouveia.com/index.php?jump=cond

e carvao aqui

http://www.georgemgouveia.com/index.php?jump=carvoes

 

Espero ter ajudado alguma coisa e que consigas recuperar o aquario e sem mais perdas.

No que eu puder ajudar, aqui estarei para isso mas ha neste Forum pessoal muito mais habilitado e experiente para o fazer. Vamos aguardar as suas opinioes.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao importante, quanto a conseguir ajuda, que me ocorreu agora. Deves acrescentar ao titulo do topico qualquer coisa do genero "Preciso de ajuda urgente" porque no proximo fim de semana, de 13 e 14, sera a AquaDecor na Batalha onde o Forum ira estar mais uma vez representado pelo que o pessoal Administrador e Moderador deve andar super empenhado para que seja um sucesso a semelhanca dos outros anos e deve andar muito pouco por aqui. O titulo do topico parece que sera para debater questoes, ja muito debatidas por aqui, quanto a introduzir so rocha morta, so viva ou de ambas no aquario. Desse modo eles vao ler e como estao muito ocupados vao deixar para depois da Feira para vir ver o que se discute por aqui.

Isto e so uma opiniao. Quem manda no topico es tu.

Um abraco

PR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo, em resposta à tua questão, os peixes que adquiri foram 3, e esses morreram todos, os que ainda tenho são 2 palhaços laranjas, 2 palhaços negros, 1 salarius, 1 yellow tang, 1 mandarim, 1 Paracanthus hepatus, 1 peixe parecido ao cardinal de bangai, mas de cores variadas, 3 eremitas, 2 camarões! Vou retirar a rocha morta e ver o que acontece! Tenho uma bomba de circulação sunsun de 3000l/h, e a outra é uma power head! vou retirar a rocha morta e ver o que acontece! Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo, em resposta à tua questão, os peixes que adquiri foram 3, e esses morreram todos, os que ainda tenho são 2 palhaços laranjas, 2 palhaços negros, 1 salarius, 1 yellow tang, 1 mandarim, 1 Paracanthus hepatus, 1 peixe parecido ao cardinal de bangai, mas de cores variadas, 3 eremitas, 2 camarões! Vou retirar a rocha morta e ver o que acontece! Tenho uma bomba de circulação sunsun de 3000l/h, e a outra é uma power head! vou retirar a rocha morta e ver o que acontece! Um abraço!

 

 

Ai ai... ai ai...

Isso tudo em 200l?

Espero que sejam pequenos ou podes te ter como um Homem de muita sorte.

 

2 palhacos laranja e 2 negros - suponho que sejam Ocellaris. Normalmente sao comprados pequenos mas crescem e podem ter dimensoes medias. Tenho dois pequenos juntos e noutro aquario estao tres dois dos quais antigos e penso que devem andar pelos 8cm ou mais. Prepara-te para os ver crescer.

1 salarius - conheco um Salarias fasciatus (beje) na Damaia que tambem deve andar pelos 8cm. Eu tenho um Salarias ramosus que se fica pelos 5cm mas comprado a pouco

1 Zebrasoma flavescens - excelente algueiro, come bastante mas felizmente nao concorre com o Mandarim. Atencao que vai crescer bastante.

1 Mandarim - Eu tenho um Synchiropus splendidus mas comprei-o com a garantia de que estava a comer artemia congelada o que verifiquei na loja. Ja o tenho a 3 ou 4 anos e nao cresceu muito mas ha-os grandes. Sao muito complicados de alimentar. Conheci um aquario com 3 (atencao que nao se devem misturar machos) que num acidente parecido com o teu (uso de anti-red que matou duas anemonas) acabaram por morrer de fome porque quase toda a bicharada nas rochas de que se alimentavam morreu em sequencia do acidente. O teu come artemia? Se esta dependente da alimentacao viva da rocha atencao que pode vir a ter problemas quando a alimentacao. Seria muito util teres um refugio pois nao sabemos o estado emque ficou a bicharada da rocha depois do acidente e pode tardar a recuperar.

1 Paracanthurus hepatus - Come muito mas nao concorre com o mandarim porque nao esta anatomicamente preparado para capturar alimento vivo nas rochas. Pode atingir tamanhos bem grandinhos.

1 Tipo cardinal de bangai (podera ser o Sphaeramia nematoptera ou algo aprecido) - Eventualmente podera concorrer na alimentacao com o Mandarim pois tem a capacidade de se alimentar durante a noite quando os "bichinhos" da rocha saem para se alimentar. Nao crescem muito.

 

 

Quanto aos ermitas e camaroes, em principio, sera pacifico mas dependendo dosbichos e da alimentacao tambem podem concorrer com o mandarim quanto a alimentacao.

 

Com este panorama, dentro de algum tempo prepara-te para adquirir um aquario maior, ou um segundo aquario ou vender alguns peixes.

 

E atencao a carga organica que els provocam. Efectivamente mais tres de uma vez so era complicado.

 

Falaste no "Cube boxfish". Penso ser o Ostracion cubicus. Atencao, peixe venenoso. Chegamos a discussao do Reef safe. Faz algumtempo que vinuma revista americada o relato de 5 experiecias sobre peixes reef-safe. O autor doa rtigo formulava a questao o peixe "X" sera reef-safe? Introduzia um no aquario,analisava or esultado e concluia. Dos cinco testados apenas concluiu que o ultimo era reef-safe. Mas este artigo levou o editor a eleger como tema para o seu artigo a questao do reef-safe. Vou ver se encontro a revista e depois falamos melhor. Mas uma coisa muito importante temaver com a condicao do aquario. Penso que umdos exemplos que ele dava era precisamente o do "Ostracion cubicus". Por muitos indicado como reef-safe porque nao molesta os corais nem camaroes. Mas o que sera reef-safe? Aquele que nao faz mal a corais e camaroes ou o que nao poe emprigo o aquario de recife?

Penso que ele alertava para varios perigos como por exemplo o do "Ostracion cubicus" poque pode ser reef-safe se tiver as condicoes adquadas para nao andar agitado, ou comovulgarmente dizem "stressado". Qundo nao se sente perfeitamente seguro defende-se utilizando o veneno que tem e num meio pequeno como o aquario vai envenenar toda a agua matando tudo o que o perturba, tudo o resto e a ele proprio. Antes de o introduzir sera necessario conhecer bem o tipo de ambiente de que gosta e proporcionar-lhe-o e ainda companheiros de aquario calmos que nao o perturbem. Se nao for possivel sera melhor nao o adquirir.

 

Por exemplo o Paracanthurus hepatus sera tidopor todos como reef-safe e ate sera mas pode dar problemas. Vi um relato num Forumbrasileiro em que alguem se queixava de um dormir entre os bracos de uma acropora e de a ter partido porque sao grandes e com forca. Conheco um na Damaia, dentro de um Percula 90 da Aqua-medic, que sendo o mais antigo do aquario ja fez cinco anos e esta enorme. Completamente desproporcionado ao aquario. E o "Rei do pedaco" mas anda tao irritado com a falta de espaco que nao para por la nada que seja pedra pequena ou "frag" de coral. Agarranaquilo com a boca e lava para zonas de dificil acesso pelo que os "frags" acabam por morrer entre a rocha viva. Ja alertei a pessoa responsavel pela manutencao doaquario para se desfazer dele mas nao a posso obrigar.

Eu tenho um, ainda pequeno, num aquario de 1,2m e nao tem dado problemas. Mas apesar de reef-safe pode ser uma dor de cabeca para o aquario se nao tiver as condicoes minimas.

No fundo, quando se fala em reef-safe temos que ter presente as condicoes necessarias para a manutencao do animal porque se nao forem cumpridas pode deixar de ser seguro para o aquario.

Agora fica a duvida se nao tera havido tambemalgumproblema com o teu "Cube boxfish".

 

Se nao me engano, estamos a falar de NOVE peixes em 200l sendo dois deles de tamanhos razoaveis (o Yellow Tang e o Blue Tang). Com os tres introduzidos seriam DOZE. Nao me parece boaideia para manter corais. Ate para apenas peixes pode ser complicado.

 

Vou ver se encontro a revista para confirmar a questao do exemplo quanto a um reef-safe que deixa de o ser se nao tiver as condicoes adquadas.

 

Entretanto, concordo com a saida da rocha nova, mas nao deixes de mudar a agua e de usar carvao activado.

 

Vai-nos mantendo informados sobre a evolucao.

Um abraco e boa sorte que bem vais precisar.

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo desde já quero agradecer os conselhos que me deste, e limitei-me a ligar à loja que me referenciaste e fiquei super agradado com o atendimento via telefone, pois foram super atenciosos e prestáveis, para não falar dos preços que praticam! Vou efectivamente retirar a rocha morta que introduzi e esperar pela encomenda que fiz para tentar renediar todas as asneiras que cometi ! O meu muito obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Guerreiro

Desculpa estar a voltar a carga mas um dos meus piores receios pode se ter confirmado.

Nao gosto muito de me basear apenas em conhecimentos empiricos ou meramente academicos.

Nao sou muito de andar por Foruns porque o tempo nao o permite mas gosto de visitar lojas de aquariofilia e de conversar com os funcionarios e donos. Tenho aprendido muito com eles porque quando encontro algum com "pachorra" para me aturar ficamos horas a falar sobre casos concretos de que ambos temos conhecimento.

Infelizmente, em Coimbra, em termos de aquariofilia de recife apenas ha uma loja decente. A Fitonia no Gira-solum e raramente la vou porque me fica muito fora de mao mas ontem, estava preocupado e antes de ir para casa passsei por la.

Estive a falar com o donoso bre os "Cube boxfish"e e a sua perigosidade e ele falou-me de um caso que se passou com um cliente que tinha um tambem num aquario de 200l.

Nunca teve problemas com ele mas um dia estava a dar de comer com uma embalagem da Sera, daquelas com doseador tipo saleiro e a tampa caiu pelo que quase toda a comida caiu no aquario. Ele parou de imediato todas as bombas e andou com uma rede a tentar apanhar o maximo de comida possivel para nao "estragar" a qualidade da agua. Em cerca de meia hora a agua comecou a ficar com um aspecto leitoso, esbranquicado e nao tinha sal suficiente para mudar a maior parte da agua e em pouco tempo comecou a morrer tudo o que tinha no aquario. Claro que a comida iria provocar danos graves na qualidade da agua mas tambem se suspeita de que o peixe ficou irritado e perturbado com a agitacao da rede e pode ter libertado o veneno que tera concorrido, juntamente com a comida, para a degradacao total da agua e provocar as perdas que provocou.

Eu nao tenho nenhum Yellow Tang mas e um peixe que eu adoro e que me fascina. Tenho ficado muitas horas a admira-los em lojas e casas de amigos assim como tenho lido muito. Parece ser um peixe pacifico mas um pouco territorial e pode ser problematico, pelo menos nos primeiros dias, quando junto com outros peixes cirugioes. Quando ja esta "integrado" no aquario e entram novos habitantes, por norma vai-lhes dar as "boas vindas" com algumas investidas para avisar de que ela ja la estava e que manda alguma coisa. Depois penso que passa.

Sera que a introducao do "Cube boxfish" nao provocou algumas investidas do Zebrasoma sobre ele que o tenham perturbado e feito libertar algum toxicidade para a agua para se defender?

Se assim for, sera muito importante as mudas de agua e a introducao de carvao activado para absorver essa toxicidade.

De qualquer modo, continuo a pensar que a rocha nova, se nao estava curada, foi a causa de tudo. Foi bom que a tenhas tirado. Junta algum cavao.

E como estao a correr as coisas?

Aguardamos noticias. Um abraco

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, mais uma vez o meu agradecimento pela atenção que tens dado ao problema no meu aquário, em relação à rocha morta, retirei grande parte dela, só não tirei toda pois num pedaço que estava a retirar vi umas manchas avermelhadas similares com coralina, tenho feito mudas, e não tenho tido problemas com os restantes peixes, até o mandarim que estava a ficar "pálido", recuperou as suas cores, só um dos corais é que está na mesma, ou seja perdeu vigor, mas amanhã vou fazer mais uma muda e aplicar as ampolas que me recomendaste, infelizmente por motivos profissionais, não tenho tido muita disponibilidade para investigar e recolher mais e melhor informação, já agora e sem querer abusar, será que me poderias aconselhar bibliografia que me possa orientar melhor nestas andanças? Só mais uma questão que marca de testes utilizas? Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente por motivos profissionais, não tenho tido muita disponibilidade para investigar e recolher mais e melhor informação, já agora e sem querer abusar, será que me poderias aconselhar bibliografia que me possa orientar melhor nestas andanças? Só mais uma questão que marca de testes utilizas? Um abraço

 

 

Ola Guerreiro

Ainda bem que tudo parece se estar a compor.

Quanto a livros, eu comprei alguns mas depois virei-me mais para as revistas. Primeiro uma da qual fui assinante mas que deixou de ser publicada, depois comecei a comprar outra que entretanto tambem deixou de ser publicada e entretanto virei-me para uma espanhola e uma americana que periodicamente comprava numa loja do Coimbra Shopping mas que deixaram de vender (ou pelo menos nao tem estavo a venda) o que me deixa muito triste. Infelizmente esta sera a realidade de Coimbra, uma so loja que tambem se dedica a aquariofilia de recife e uma total falta de literatura. Ha dias passei por acaso no Colombo, em Benfica, e compreia a AQUARIUM FISH INTERNACIONAL de Novembro de 2008 mas so tenha esta e nao sera suficiente para dizer se sera boa ou insuficiente. Gostei dos artigos e parece-me estar ao nivel da que comprava em Coimbra, a Freshwater and Marine Aquarium. Podes ver mais sovre elas em

http://www.fishchannel.com/

e um exemplo em

http://www.fishchannel.com/images/fama/FAM...eFAMA-_-na-_-na

 

A espanhola era a ACUARIO PRACTICO

 

E depois tens uma nova revista que surgio no mercado, a BioAquario que patocina o Forum.

 

Quanto a livros podes ver este topico

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42275

e no post 15 tens uma boa lista indicada pelo Brian. E atencao que estamos a falar de alguem com formacao academica na area, dono da LusoReef que produz animais em Portugal, nomeadamente Lismatas e Cavalos Marinho e que foi recentement convidado para colaborador da TMC em Portugal que serve toda a Peninsula Iberica pelo que estamos claramente a falar de alguem que sabe muito

 

Penso que deves passar uma vista de olhos pelo topico.

 

E agora, por mim penso que me devia calar por aqui...

 

Mas nao posso recusar um pedido de ajuda por isso ca vai, mas nao digas a ninguem nem sigas o meu exemplo.

A marca de teste que utilizo sao os meus olhos...

Ai, ai...ai, ai... la vem uma chuva de criticas e a desacreditacao de tudo o que escrevo ou digo...

A minha mulher utiliza testes no aquario dela mas nao sei a marca.

Eu tenho uma caneta de Ph e um controlador de Potencial Redox, ambos comprados na SeaHorseShop.

Adiciono KalkWasser, calcio (de tempos a tempos e nunca em simultaneo com o Kalk, ja comprei um reactor d calcio da Aqua/medic mas ainda nao o consegui montar). magnesio e um po da CaribSea mas estou a pensar mudar para o Purple Up da mesma marca.

Periodicamente tambem utilizo as ampolasda PROBIDIO.

De tempos a tmpos, alguns tamponadores (Buffer) e por vezes iode para as mudas dos camaroes e para ajudar a manutencao dos peixes e corais (ha quem diga que pode entoxicar os corais assim como o estroncio), tambem utilizo estoncio e os "trace elements" que considero muito inportantes para as algas e assim sendo tambem para os corais com zoochantelas (ainda ha dias estive na RuiMar e la andava o Sr.Rui a fazer teste com os Trace Elements num aquario marinho com muita Caulerpa). A minha mulher tambem utiliza Ferro que sera importante para as algas. Ultimamente comprei na AquaPlant (em Benfica) mas ainda nao usei dois tipos de Trace Elements da SERA com diferentes listagens de produtos. Se for verdade o que la esta, parece bom e completo. Utilizo todos os produtos sempre seguido as indicacoes das embalagens.

Mais raramente utilizo o ReefPlus (Concentrated Vitamin and Amino Acid Supplement) da Seachem destribuido em Portugal pelo George M.Gouveia. Alias, utilizo varios produtos desta marca e tambem da Two Little Fishs do mesmo destribuidor.

Mas atencao que nao me parecem bons exemplos a seguir. Continua a fazer os testes regularmente e as mudas de agua.

 

Por outro lado na opiniao de muito aquariofilista experientes, e com quem concordo, tudo isto sao despedicios de tempo e dinheiro. Reactor de Kalkwasser (e de calcio tambem em aquarios de duros SPS), magnesio, trace elements e pouco mais sera q.b.

Depois boa iluminacao, boa circulacao e mudas de agua regulares com sal de boa qualidade que tera tudo o que os corais necessitam.

Mas certamente que quando lerem isto, ira suscitar muita discussao e opinioes de pessoas bem mais experientes e conhecedoras do que eu.

 

Ficamos a aguardar noticias da evolucao.

Um abraco

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, depois de um longa conversa na loja que me aconselhaste, deram-me uma outra dica, a troca das lampadas, e foi uma mudança radical no estado dos corais, estão mais vivos, claro está que com as mudas parciais que tenho efectuado também ajudam, e agora vou optar por introduzir água do mar, pois já contém todos os nutrientes e vida necessária para o aquário! Irei colocar um pequeno video do antes e do depois da mudança de lampadas, com todo o setup, e se ainda estiver a cometer MUITAS asneiras peço que me "iluminem" no caminho certo, um Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Amigo rolim, aqui estou para ajudar o nosso companheiro!

 

Tal como o Paulo disse o problema maior foi mesmo a rocha.

Imagina o que é tu entrares numa sala cheia de CO2....morrias em minutos. O que poderá ter acontecido com o teu aqua foi o mesmo. Ao introduzires a rocha morta não curada, fez com que tivesses um pico de amónia e....deu porcaria! Infelizmente a rocha morta que vemos nas lojas, a maioria, não é curada nem passou por um processo de maturação, pois podemos comprar rocha seca previamente curada. Eu cheguei a colocar cerca de 10Kg de rocha seca mas previamente curada e não tive problemas.

No que toca a peixes nesse aqua....vai dar problemas, pois eles crescem e gostam de ter o seu espaço! No que toca ao cubicus, já existem muitos sites e livros a indicarem que não é um peixe reefsafe ou a dizer que poderá ser adaptado com cautela. Se a água ficou mais espessa, acredito que ele tenha contribuído para a morte dos peixes, mas se ficou apenas branca, não vejo que tenha sido isso.

No que toca aos lojistas, devemos ter sempre cuidado e informarmo-nos sempre. Não digo que os lojistas são aldrabões, mas conheço um ou outro caso que distorcem as informações em função do que vendem. Não há nada como falar com os lojistas antes de comprar, ir para casa pesquisar e tirarmos mais alguma informação....depois logo vemos o que escolher e onde comprar! :yahoo:

 

Sobre os testes do nosso amigo rolim....é os mesmos que os meus! Só vejo pH, raramente, calcio, kh e magnésio semanalmente (quando me lembro).

 

Como li o tópico na diagonal....tou doente e com pouca vontade de ler :sign_google: lembro-me de se falar em UV...é um bom método para resolver problemas de parasitas, esporos de algas e mais algumas coisas, mas nada vai fazer aos picos de amónia e ao veneno de peixes. É muito bom para prevenir doenças e aparecimento de algas, no entanto mata também o alimento dos corais, o que reduz bastante o seu tempo de utilização para algumas horas por dia, poucas, obrigando a que no final da sua utilização seja adicionado alimento para corais.

No que toca ao ozonizador, devemos ter um bom aparelho e controlador de redox. Devemos ter em atenção que o uso excessivo poderá provocar problemas graves de saúde.

 

Devo ter esquecido mais algumas coisa, por isso relembrem-me! :drool3:

 

Abraço.

 

PS.: O pessoal anda mais desaparecido por causa da feira, que já se foi....a ver se volto a responder...com calma! :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro Conceicao

Fico feliz por verificar o regresso dos nossos Heroicos Rapazes que durante tres dias sacrificaram a sua vida profissional e pessoal para nos representarem com toda a Dignidade na AquaDecor na Batalha.

 

Tenho alguma experiencia (muita adquirida com os erros desde 2002) e alguma informacao de muitas e longas conversas com donos de lojas mas reconheco que pouco ou nada sei sobre estas materias pelo que sera sempre com agrado que leio a opiniao de que sabe pelas muitas horas que passa a investigar e estudar todas estas materias. Penso que agora o nosso colega Guerreiro ira receber uma efectiva e ilucidativa ajuda apos algumas opinioes pessoais minha que tentaram tao somente minimizar as consequencias do acidente.

 

Efectivamente, o aparelho de UV destroi tudo,o bom e o mau. Mas eu tenho um comprado a cerca de um ano na SeaHorseShop.Atehoje nunca o usei mas naoe stou arrependido da compra. Como passo longos periodos ausente de casa gosto de saber o que o tenho ali disponivel para um eventual “boom” de algas por falta de assistencia. E atencao que as lampadas são muito mas para a pele e sobretudo para os olhos com possibilidade de lesoes muito graves. Nunca esperimentar a lampada sem estar devidamente instalada dentro do local apropriado e nunca abrir o aparelho quando ainda ligado a corrente.

 

Quanto ao aparelho de ozono, não tenho nenhum mas reconheco alguma vantagem em ajudar a aumentar o Potencial Redox. Eu tenho o controlador e a sonda e quando o Potencial Redox estabaixo procuro corrigir os erros que provocaram essa quebra mas fica mais facil e rapido espetar-lhe com uma injeccao de Ozono. Mas claro esta que autilizacao do Ozono pode ser muito complicada que para o aquario quer para as pessoas da casa. Foi-me relatado pela dona de umaloja onde eu gostava muito de ir e que infelizmente já não existe, a AquaReeference na Quinta do Infantado, que uma vez num domingo (estas coisas acontecem sempre nos nossos periodos de maior ausencia), a sonda avariou e na segunda-feira de manha estava tudo morto dentro do aquario com o Redox a novenctos e tal. Penso que tambem já ocorreram algumas perdar com um colega nosso de Cantanhede que utilizava o aparelho “x” minutos por dia. Há quem utilize na altura de introducao de novos vivos no aquario mas na minha opiniao, a ser usado, devera ser sempre com um controlador.

 

Quanto ao Carvao activado importa que seja de boa qualidade e cumprindo os periodos indicados porque quando estiver “cheio” há o perigo de comecar a devolver a agua o que retirou. No entanto sera muito util para retirar muita porcaria toxica do aquario por exemplo quando há excesso de corais que se comecam a “tocar” e a entrar em “Guerra Quimica” libertando alguma toxicidade para a agua.

 

Quanto as lojas, infelizmente em alguns casos as pessoas estao mais precupadas com a sua sobrevivencia e nem tanto com o gosto pela aquariofilia. Nao sera por mal mas muitas vezes falham.Tenho ido a todas as AquaDecor e nao quis faltar a esta. Praticamente paguei os 3,5Euros para entar dar um abraco no pessoal do Aquariofilia.net, comprar uns Bengalins do Japao (passaros) e sair que tinha deixado a familia a espera no carro. Enquanto procurava o espaco do Aquariofilia.net vi uma loja com um coral que a muito me interessa. Era raro em Portugal mas ja vi a venda na Aquamagia e na AquaPlant mas com precos que me parecem caros. Procurei o preco na feira e era cem euros, logo mais caro do que nas lojas que referi. Inicialmente falaram em sessenta euros mas foram confirmar e apareceram com a indicacao de cem euros. Enquanto esperava fui falando com o funcionario e procurando como ele iria apanhar o coral dentro do aquario sem o retirar. Gostei da actitude dele pois reconheceu que nao sabia que tinha de fazer isso e procurou porque. Porque estamos a falar de uma esponja cor de laranja que cresce em bracos tipo Gorgonia e que esta rodeada de um coral branco que fica lindissimo quando todo aberto. A esponja fornece suporte ao coral e o coral, por ser toxico tipo Zoanthus protege a esponja. Mais uma interessante simbiose que podemos ter no nosso aquario. Claro que nao comprei por ser muito caro e porque possivelmente aquela esponja ja apanhou ar fora do aquario e isso podera ser mau ou mesmo fatal para ela e penso que o coral sem a esponja tambem nao sobrevivera. Ha muita falta de informacao entre os nossos lojista mas tambem grande culpa de quem lhes vende sem o cuidado de lhes explicar como lidar com os seres vivos que lhes vendem.

 

Mas vamos aguardar as informacoes do Guerreiro sobre a evolucao e agora com muito mais seguranca nas nossas respostas pois ja nos sentimos num barco a deriva em que os botes salva-vivas já regressaram ao barco para nossa maior seguranca.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim e Pedro

 

 

Eu estou super surpreso com o que faz um simples mudança de lampadas, os corais renasceram, o escumador que adquiri, que para alguns lojistas é muito fraco, para outros não presta, e para alguns serve e sobra para aquele aquário, (mas claro está no meio disto todos querem vender certo?), tem retirado da água muita sujidade, tanto que no espaço de 1 semana limpei-o 2 vezes, e com estas simples aquisições o meu aquário parece outro, os peixes estão com muito mais vivacidade e cores, coloquei na água ampolas de bioclean marine, e espero que o ambiente ainda melhore, tenho ainda mais umas dúvidas, a utilização de água natural, já falei com algumas pessoas e a maioria não aconselha a introduzação da mesma devido à poluição que ela trás para o aquário! Por outro lado a minoria diz que não é problemático e que é melhor porque assim evitamos a utilização de produtos quimicos para criar todos os componentes necessários para que tenhamos uma água rica e equilibrada! Pois eu li numa revista que existe um aquariofilista que faz mudas de 150 litros semanais de água natural! Qual a melhor opção?

 

 

Um abraço

Editado por guerreiro73
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim e Pedro

 

 

Eu estou super surpreso com o que faz um simples mudança de lampadas, os corais renasceram, o escumador que adquiri, que para alguns lojistas é muito fraco, para outros não presta, e para alguns serve e sobra para aquele aquário, (mas claro está no meio disto todos querem vender certo?), tem retirado da água muita sujidade, tanto que no espaço de 1 semana limpei-o 2 vezes, e com estas simples aquisições o meu aquário parece outro, os peixes estão com muito mais vivacidade e cores, coloquei na água ampolas de bioclean marine, e espero que o ambiente ainda melhore, tenho ainda mais umas dúvidas, a utilização de água natural, já falei com algumas pessoas e a maioria não aconselha a introduzação da mesma devido à poluição que ela trás para o aquário! Por outro lado a minoria diz que não é problemático e que é melhor porque assim evitamos a utilização de produtos quimicos para criar todos os componentes necessários para que tenhamos uma água rica e equilibrada! Pois eu li numa revista que existe um aquariofilista que faz mudas de 150 litros semanais de água natural! Qual a melhor opção?

 

 

Um abraço

 

Por muito que tentes não deve ser possivel achar água com mais poluição que qualquer água de aquáriio...

 

atrevo-me mesmo a dizer que água com sal sintético será sempre mais poluida...

O único senão da água natural, é esta poder trazer algum factor patogénico.

 

Mas sinceramente pelos casos de sucesso que já presenciei água do mar é muitissimo melhor...até porque o sal sintétidco é uma tentativa de aproximação.

 

E relação ao escumador, gostaria de ver uma foto dele, é sempre possivel melhorar escumadores...

:)

 

principalmente os tais mal concebidos.

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por muito que tentes não deve ser possivel achar água com mais poluição que qualquer água de aquáriio...

 

atrevo-me mesmo a dizer que água com sal sintético será sempre mais poluida...

O único senão da água natural, é esta poder trazer algum factor patogénico.

 

Sem me querer desviar demasiado do assunto, seria interessante desenvolveres mais essa teoria. Água com sal sintético é mais poluída porquê ou em que sentido em relação à água do mar?

 

Mas sinceramente pelos casos de sucesso que já presenciei água do mar é muitissimo melhor...até porque o sal sintétidco é uma tentativa de aproximação.

 

Estás-te a referir a que casos em concreto? Que tipo de corais são mantidos nesses aquários? São aquários que se mantêm durante 1-2 anos ou são aquários mais maduros? O sal sintético é uma aproximação à nossa água natural mas consegue ser pior? Porquê?

 

 

Edit: já fiquei esclarecido. Depois de colocar o post, fui pesquisar um pouco e encontrei alguns artigos que descrevem a toxicidade causada por excesso de elementos traço na água salgada feita com sais sintéticos, principalmente metais pesados. Penso que seja a isso que te referes quando falas em poluição, certo?

 

Já agora, deixo alguns dos artigos que estive a consultar:

 

- " Trace Element Toxicity"

 

- " It´s (in) the water"

 

- " The toxicity of some freshly mixed artificial sea water..."

 

Desenvolvendo um pouco mais, sou capaz de me preocupar mais com as pragas e agentes nocivos que venham na água do mar do que com acumulação de toxinas no aquário, embora nenhum deles seja desejável. Enquanto os primeiros podem ser um problema mais precoce, já a acumulação de toxinas manifesta-se mais a longo prazo e mesmo assim, há sempre a probababilidade dos organismos sujeitos a tal poluição ganharem mais resistência e subsistirem durante muito tempo. Por outro lado, não será a melhor maneira de praticar uma aquariofilia responsável no sentido de proporcionar as melhores condições de vida para os seres vivos que habitam os nossos aquários.

 

Da mesma maneira que já vi aquários de sucesso mantidos com água natural nas TPAs, o mesmo acontece em aquários que só levam água feita com sal sintético, pelo que aferir que a água natural é melhor do que a água sintética apenas com base na observação parece-me um pouco " forçado". Os próprios estudos no sentido de toxicologia relativamente aos peixes e corais estão pouco desenvolvidos, e, pelo que percebi, pouco ou nada se sabe até que ponto os seres vivos são tolerantes a tais níveis de elementos traço, principalmente metais pesados. O que os estudos revelam é que esses níveis estão aumentados na água produzida com sais sintéticos relativamente à água do mar e, mesmo assim, há diferenças nos vários tipos de sais usados. Outra coisa que os estudos revelam é que, mesmo fazendo trocas de água sempre com água natural, a constituição da água do aquário nunca é exactamente a mesma do que a encontrada na água do mar uma vez que há entrada de elementos traço por outras vias e portanto, a acumulação é inevitável ( a não ser que se façam TPAs de 50% ou mais e memso assim...). Podemos dizer que sim sr, aquele aquário mantido com água do mar parece estar sudável, os corais têm bons crescimentos e cores bonitas, os peixes parecem saudáveis, activos e alimentam-se bem mas este aquário, com trocas de água com água sintética também parece bastante saudável, bons crescimentos, cores bonitas, peixes saudáveis, etc, mas até que ponto há um factor de comparação em termos visuais para saber se realmente o uso de água sintética é prejudicial a longo prazo, quando os aquários, na sua maioria, não duram mais do que um ano e meio, dois anos? A tendência é para aumentar o sistema ou desistir do hobbie antes que essas conclusões sejam minimamente credíveis. Mais, até que ponto podemos comparar a nossa água natural como ideal ou mais apropriada que a água feita com sais sintéticos quando os estudos têm como base as águas tropicais de onde os corais e peixes são provenientes?!

 

Acho que este tema é importante e é bom termos uma noção daquilo que pode acontecer a longo prazo no aquário, principalmente no que toca à química da água mas também acho que não podemos tomar uma medida como única e mais correcta, sobretudo quando há muitas outras maneiras de se manter um aquário de recife com igual sucesso e quando estudos deste tipo não aprofundam até que ponto os contras são prejudiciais ao sistema. Ainda assim, foi bom ter havido esta abordagem uma vez que me obrigou a pesquisar sobre o assunto e a tê-lo em mente, no futuro. Se tiveres conhecimento de mais artigos sobre esta matéria, agradecia que partilhasses. É sempre bom ficarmos um pouco mais informados sobre estes temas para podermos filtrar aquilo que queremos para os nossos sistemas. :shocked028:

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guerreiro

Efectivamente assim sera. Na altura nem me ocorreu falar na importancia das lampadas ate proque o problema nao surge de um momento para o outro. Se mudarmos para lampadas nao adquadas, ai sim teremos o problema de imediato. Se nao, elas vao perdendo a sua eficiencia progressivamente e o problema, no inicio, ira surgindo progressivamente.

Passei por isso recentemente pois iniciei um aquario novo em Setembro e depois de o deixar varias semanas so com rocha morta e seca e com as bombas de circulacao, quando liguei as luzes tive um problema de algas. Como so tinha uma anemona “Strichodactyla Haddoni”,um “Amphiprion Crisogaster” e um “Stenopus Hispidus” ainda pensei ligar o aparelho de UVs mas optei por manter a calma e tentar identificar o problema que aumentava as algas de dia para dia. Descobri que as lampadas T5 que estava a utilizar (de uma calha comprada em segunda mao) eram de um “plantado” e por isso sustitui-as e o problema parou estando agora a ser resolvido.

 

Quanto ao escumador nao sei qual esta a ser usado mas eu ja tive um aquario de 100x40x50cm durante 2 ou 3 anos sem escumador e funcionou perfeitamente. Mas atencao que estava com um terco de Caulerpa e Chaetomorfa e apenas tinha dois peixes palhaco, um gobi e varios corais moles e um duro. No teu caso, com todos esses peixes tera que ser mesmo um bom escumador.

 

Quanto a muda de 150l por semana importa saber qual a litragem do aquario. Se estivermos a falar de um aquario de 1500l esta a fazer os habituais 10% mas se for num de 300l esta a mudar metade. Não sei que te diga a este respeito. Num “acidente” 50% ou mais sera perfeitamente natural. Mas periodicamente? Bom, no recife temos a questao das mares e entao optimo seria estar sempre a renovar a agua ou seja um sistema electronico que durante um periodo de aproximadamente seis horas permita entrar um pouco mais do que sai e no periodo seguinte a sair um pouco mais do que entra e isto sempre em continuo. Mas esta sera uma opiniao pessoal e como ja referi de quem nao sabe nada disto.

 

Quanto a agua natural e sintetica, depois de tudo o que ja foi escrito eu nem deveria atrever-me a escrever o que quer que seja mas com um pouco de irreverencia ca vai a minha opiniao. Do ponto de vista ecologico e de poupanca de agua julgo que a natural seria melhor mas depois tambem ha o combustivel queimado para a ir buscar. Em media penso que gasto 1000l para ter 200 de agua de osmose. O sal custa-me 51Euros 20Kg que me da para 600l segundo o fabricante (nunca medi). Ja fiz as contas e entre o preco apenas do sal e do combustivel para ir a Figueira da Foz fica-me ela por ela. So tenho utilizado agua sintetica e muito raramente agua natural. Uma vez falei com um dono de uma loja (logo interessado em vender sal) que me alertou para uma questao importante que se prende com a temperatura uma vez que vamos buscar agua ao mar a 14 ou 16 graus e atiramos com ela para aquarios entre os 24 e 28 pelo que toda a vida na agua do mar devera morrer do choque termico alem da que ja morreu durante a viagem que nao deve ser superior a 50m se for sem bomba de ar (deram-me esse valor mas nem sei porque). Se for de imediato consumida pelos corais e outros habitantes nao sera grave mas se nao la vira o problema da poluicao. Por outro lado utilizamos substracto de coral para ajudar a manter o Ph, nos recifes há muitos corais e peixes que se alimentam dos corais libertando para a agua os restos da alimentacao que sera o esqueleto dos corais, rico em calcio e outros elementos. Ja estive no Mar Vermelho, em Hurghada, e as prais eram de areia e estive no Hakuraa Club nas Maldivas em que toda a ilha era de coral moido. Isto leva-me a pensar que a agua da nossa costa nao tera todos os elementos necessarios para um aquario de recife. Claro que podem fazer uma muda diaria ou semanal e depois acrescentar Kalkwasser, Magnesio e outros... Por outro lado, ja estive uma vez em casa do membro Diogo Lopes, que teve um dos aquarios mais interesantes que conheci em aquarios de recife, e penso que ele utilizava agua do Cabo Raso onde vai quase todo o pessoal da zona da Grande Lisboa. Penso que ja houve por la problemas com as autoridades maritimas quanto a retirada de agua por ser tida como um recurso exclusivo do Estado, mesmo que se trate de um ribeiro a passar pelo meio da nossa propriedade privada. O pessoal utiliza muito a agua natural e penso que nao tem havido muitas razoes de queixa mas claro que depois ha toda uma quantidade de aditivos que sao adicionados a agua. Omais importante sera encontrar umponto onde nao exista poluicao. Muito honestamente nao sei que te diga quanto a agua natural ou sintetica mas logo que tenha tempo vou ler com atencao tudo o que os outros membros ecreveram a este respeito, e que desde ja muito agradeco, para criar uma melhor ideia sobre esta questao.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, não sei se é por ser um sortudo, tal como o Rolim me chamou pela quantidade de peixes e corais que tenho em 200l, mas fiz uma tpa com água natural e a vida dentro do meu aquário ganhou nova vida, também fiz uma algo que me aconselharam, esperar 10 a 15 min. após o pico da maré baixa, que segundo me disseram, é a altura em que a água tem menos impurezas, e até agora nenhum sinal negativo, antes pelo contrário, sorte?!? Entretanto tive umas oferendas engraçadas, novos corais, e mais uns casais de palhaços, pelomenos espero que o venham a ser, e tenho prometido uma anémona e um peixe balão, irei tentar mais uma vez a sorte, esperando que ela me acompanhe, em todo o caso pergunto qual o número de peixes e corais aconselhados para um aquário de 200l?

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Guerreiro

Cuidado para nao abusar da sorte...

Segundo li, no "Post #7"

«...Bom dia Paulo, em resposta à tua questão, os peixes que adquiri foram 3, e esses morreram todos, os que ainda tenho são 2 palhaços laranjas, 2 palhaços negros, 1 salarius, 1 yellow tang, 1 mandarim, 1 Paracanthus hepatus, 1 peixe parecido ao cardinal de bangai, mas de cores variadas, 3 eremitas, 2 camarões!...»

 

Ja estamos a falar de NOVE peixes em 200l e atencao que o "Yellow Tang" e o "Blue Tang" vao ficar muito grandes e comer bastante logo poluir muito. E, para eles, sera "irritante" (ou se preferirem sujeita-los a "stress") a manutencao num aquario tao pequeno para estes dois peixes que gostam tanto de nadar.

 

Quanto aos "palhacos" habitualmente elegem uma zona do aquario, que passam a defender como deles, e por ai ficam sendo uns mais agressivos dos que outros. Mas atencao a mistura de "palhacos" porque se forem todos Ocellaris, Perculas, Ephipium, ou outros so se ira formar um casal. Se forem diferentes ira haver confusao no aquario. Conheco um caso com Ephipiums que "obrigaram" todos os Ocellaris a saltar do aquario...

Infelizmente tambem ja tive um Ocellaris grande e lindissimo que foi "obrigado" a saltar por uma "Donzela" e perdi um peixe de que muito gostava. Por isso, cuidado com as misturas entre "palhacos" e se ha alguns tolerantes outros sao impossiveis de manter juntos.

 

Quanto a peixes, penso que ja devias ter "fechado" o aquario. Comeca a pensar num segundo aquario ou num aquario maior. A vantagem de um segundo podera ser a possibilidade manter peixes diferentes que juntos seriam incompativeis.

 

Quanto a corais, desde que os parametros estejam bons, podes meter tudo o que caiba. Se houver muitos duros atencao ao consumo de calcio. Muita atencao aos corais quando se tocam e a eventuais "guerras quimicas" entre eles. Comecam a pensar em usar um bom carvao acivado. Tens que prever o crescimento e comecar a aprender a "podar" corais e vender ou trocar o que vais retirando.

 

Quanto a anemonas, muito cuidado. Ja tive uma lindissima, e estva enorme, que ao fim de alguns meses resolveu mudar de sitio e num fim de semana (acontece sempre quando nao estamos por perto) foi-se meter dentro de uma cabeca motorizada (power head). Nao tinha nenhum peixe "palhaco" com ela. Quando cheguei na segunda-feira tinha sido o fim dela e de todo o aquario pela poluicao que provocam quando morrem. Se tiverem um peixe "palhaco" que seja compativel com elas ajuda a estabiliza-la. Penso que o aquario ideal para anemonas sera um com sexto vidro em que as bombas de circulacao estejam todas atras do chamado sexto vidro (tipo Percula 90 ou 120 da Aqua-medic).

A que eu perdi era de tentaculos longos o que facilita a introducao nas cabecas motorizadas. Presentemente tenho uma "Haddoni" (tentaculos curtos) com um Amphipriom Chysogaster. Tenho varios Ocellaris noutros aquarios mas parece que nao gostam muito desta anemona pelo que, depois de muito ler concebi uma lista de peixes compativeis com ela e depois foi escolher e ver se encontrava um adquado.

Por outro lado sao muito destrutivas ou seja, enquanto circulam pelo aquario "queimam" todos so corais que apanhem...

 

Quanto ao "peixe balao", nunca tive e conheco pouco mas sei que sao toxicos e precisam de ser mantidos num ambiente adquado e tranquilo. Ja li algumas coisas sobre o "Ostracion Cubicus" e sei que podera ser muito interessante e "giro" de ver quando incha mas atencao que incha quando assustado e tem toxinas que pode libertar para se proteger mas que num meio pequeno sao nocivas para o aquario e para o proprio aquario.

Penso bem sobre a aquisicao e se havera as condicoes adquadas para o peixe.

 

Pensa bem sobre as novas aquisicoes de peixes. Quanto a corais penso que nao haver problemas e so deves ler muito sobre cada um deles porque alguns podem ter capacidade para "chegar longe" e queimar tudo a sua volta. E deves evitar, em certas especies, que se toquem para nao haver guerra quimica.

 

Quanto as mudas de agua com agua do mar, desde que recolhida em local sem poluicao e rapidamente introduzida no aquario, nao deve haver problema, antes pelo contrario. Deves ter invertevrados que se alimentem de restos para o caso de morrer e nao ser consumido pelos corais o phytoplancton e o zooplancton que vem na agua. Ermitas de patas azuis e lismatas podem ser boas opcoes. O ermitas sao aborrrecidos porque por vezes andam por cima dos corais o que os faz fecharem mas nada de gravre. O pior sera com novos "frags" ainda nao fixos porque andam sempre a cair. Nassarium e Cerites tambem sao bons na equipe de leimpeza mas com ermitas por perto podem ser atacados por estes para lhes ficarem com as conchas.

Ha o risco de poderes introduzir alguma praga o patologia indesejada. Mas o risco talvez compense...

No entanto, espera por melhores opinioes.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais