yola Posted December 9, 2008 Posted December 9, 2008 boas alguem me sabe dizer qual o "fenomeno" das valisnerias deitarem umas bolhinhas de ar tipo efervecente pelas folhas? cumps
Rui J. Rocha Posted December 9, 2008 Posted December 9, 2008 Calculo que seja, pearling ? - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
yola Posted December 9, 2008 Author Posted December 9, 2008 sim parece que é perling, bem a situação é a seguinte: só acontece em algumas valisnerias, mas tenho anubias, musgo de java, crinum o chamado perling começo só ao 2º. dia de plantação (5ª. feira) , e o aquario foi cheio no proprio dia (5ª. feira) tenho 9 h de iluminação em algumas folhas são bolhas de ar que se desprendem esporadicamente com um intervalo de +/- 20 segundos, noutras folhas aparece um fio de bolhinhas constantes, tipo daquelas que aparecem nos copos de cerveja ou sevenup, e só acontece nas valis e em determindas plantas adubei com a receita caseira DIY barritas KB junto ás raizes das plantas e Hortilon diluido em agua, que penso que seja do conhecimento de alguns membros - este "fenomeno" / perling é considerado um bom indicio? - senão o que deverá ser alterado? cumps
Hugo R. Silva Posted December 9, 2008 Posted December 9, 2008 sim parece que é perling, bem a situação é a seguinte: só acontece em algumas valisnerias, mas tenho anubias, musgo de java, crinum o chamado perling começo só ao 2º. dia de plantação (5ª. feira) , e o aquario foi cheio no proprio dia (5ª. feira) tenho 9 h de iluminação em algumas folhas são bolhas de ar que se desprendem esporadicamente com um intervalo de +/- 20 segundos, noutras folhas aparece um fio de bolhinhas constantes, tipo daquelas que aparecem nos copos de cerveja ou sevenup, e só acontece nas valis e em determindas plantas adubei com a receita caseira DIY barritas KB junto ás raizes das plantas e Hortilon diluido em agua, que penso que seja do conhecimento de alguns membros - este "fenomeno" / perling é considerado um bom indicio? - senão o que deverá ser alterado? cumps Olá, Poderá não ser pearling, o tal fio de bolinhas são cortes nas folhas que faz com que a planta deite isso. as outras bolhas de +/- 20 em 20s poderá se dar ao facto de teres enchido o aquário no dia anterior e com a agitação da entrada de água se terem formado e agarrado bolhas nas plantas (isto a mim acontece-me com frequência nas TPA's). Alguns dos meus aquários (shrimps)
yola Posted December 9, 2008 Author Posted December 9, 2008 Olá, Poderá não ser pearling, o tal fio de bolinhas são cortes nas folhas que faz com que a planta deite isso. as outras bolhas de +/- 20 em 20s poderá se dar ao facto de teres enchido o aquário no dia anterior e com a agitação da entrada de água se terem formado e agarrado bolhas nas plantas (isto a mim acontece-me com frequência nas TPA's). ok mas não existem bolhas acomuladas nas folhas antes delas se desprenderem cumps
Rui J. Rocha Posted December 9, 2008 Posted December 9, 2008 (edited) Então já não vou para o pearling. Isso acontece em trocas de água e enchimento do aquário com água nova. Pode acontecer no aquecedor, troncos, plantas....em todo lado. Tenho um aquário montado hoje e ainda está cheio dessas "bolhinhas". Depois desaparecem. Edited December 9, 2008 by Rui J. Rocha - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
zlatan9 Posted December 9, 2008 Posted December 9, 2008 Pela descrição não me parece ser pearling, mas apenas o que o Trocado referiu. One Fish Standing Kurichiba
PauloGrave Posted December 14, 2008 Posted December 14, 2008 (edited) Bem eu ja vi a minha echinodorus bleheri a produzir mini bolhas de forma constante, o q axei mt estranho pois nao havia nenhumas acumuladas nas folhas q esse fenómeno acontecia, ate pensei que fosse do co2 mas nao era, as bolhas estavam mesmo a ser produzidas pela planta em tempo real, descobri entao este site, e vou citar "Since Echinodorus bleheri plants grow so big, they are often used as centre and focal plants in aquariums. I produce a fair amount of oxygen and will simultaneously bind a lot of organic waste. If you look closely at your Echinodorus bleheri, you may actually see a small stream of tiny oxygen bubbles heading for the surface." http://www.aquaticcommunity.com/plants/bleheri.php Edited December 14, 2008 by PauloGrave
yola Posted December 16, 2008 Author Posted December 16, 2008 pois é mesmo o que o paulogarve afirma e ainda hoje (+/- semana e meia apos plantação e somente uma valisneria continua a fazer e por varias vezes um fio de minibolhas (tipo gas de cereveja) que saiem somente de uma ou duas folhas, curioso concretamente o que é? a valisneria parece que deita essa bolhas atraves de mini "veias" que tem nas folhas cumps
Recommended Posts