Echinodorus com problemas


theshadow

Recommended Posts

Boas. Eu tenho uma echinodorus que apresenta diversos "buracos" nas suas folhas ,parece que foi comida apesar de não ter nenhum animal quie pudesse provocar os buracos e está com uma cor verde muito clara.

Tenho um aqua de 84L a lâmpada tem 1*18W e está ligada +/- 9 horas por dia. O que poderá ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Aí está um bom exemplo de uma pergunta de retórica.

Pareces politico. :roflroll2:

 

Com essa iluminação não vais conseguir desenvolver muitas plantas.

Por muito que fertilizes as plantas que vieres a ter não vão conseguir assimilar os nutrientes, enfraquecendo assim com o passar do tempo...

 

Tenta aumentar a potencia luminosa primeiro.

 

Posta aí umas fotos do Aqua para que quem perceba de iluminação te possa ajudar a evoluir.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou podes ter um Astyanax jordani... :roflroll2:

 

Assim como assim não precisa de luz e não... :shocked028:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caracóis .. ou peixes eu tenho uma Echinodorus bleheri bem desenvolvida e d quando em vez, ainda ñ entendi por, os Tetra Buenos Aires lembram s d lhes dar uma fortes dentadas, especialmente nas novas e tenras folhas :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

ve se isto resolve

 

o link e este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 mas tirei a parte mais importante.

 

Potássio ( K): é o segundo macronutriente, a seguir ao azoto, que está presente em maior quantidade nos tecidos das plantas saudáveis. Ao nível celular é um poderoso catalizador das reacções químicas e um transportador de iões. Promove o crescimento da planta. É um nutriente muito importante pois é dele que depende a absorção do azoto pela planta. A observação deste nutriente na planta deve ser dirigida às folhas mais velhas.

 

Carência: zonas bem limitadas das folhas de coloração amarela, bordos das folhas amarelos e, em casos extremos, nessas mesmas zonas, pode evoluir para buracos de contornos amarelos ( daí muita gente pensar que este ou aquele animal andou a comer as folhas das plantas) e pontas das folhas “ roídas”. O crescimento da planta fica comprometido visto não haver potássio que contribua para a absorção de azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu tenho uma echinodorus que apresenta diversos "buracos" nas suas folhas ,parece que foi comida apesar de não ter nenhum animal quie pudesse provocar os buracos e está com uma cor verde muito clara.

Tenho um aqua de 84L a lâmpada tem 1*18W e está ligada +/- 9 horas por dia. O que poderá ser?

 

 

 

9 horas diárias não chega. Nos trópicos, donde vêm a maioria das plantas aquáticas, existem no minimo 12 horas de luz solar por dia. Tenta reproduzir essas condições no teu aquário, caso contrário as plantas fraquejarão.

 

E para 84L só 18W é pouco. No minimo havia de ser 40W. A regra de ouro é 1W/1L. Agora percebes porque 18 W é muito pouco, e a planta assim não consegue assimilar os nutrientes.

 

A ideia do Potássio de Paulo A Santos também pode ser uma boa causa desse detioramento foliar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais