passo a passo para um novo aqua


Recommended Posts

tenho um aqua de 20litros (pekeno eu sei) e gostava de ter peixes tropicais de agua doce. as medidas do aqua sao 40/20/25 (n tenho € pr mais :oops: ).

gostava de saber ke aqueceder devo por?watts?e iluminaçao, kal a potencia da lampada.

keria tambem saber k especies deva por no aqua. keria assim especies pekenas k n ficaxem mt grandes e k n seja muito dificeis de manter porque sou novato nisto.

agradeço deste ja as vossas respostas. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou reponder ao que puder...

 

Quanto a iluminacao, costuma se dizer que é um 1W para 1 litro de agua!Portanto, basta uma lampada de 20 ou 25W!

 

Quando ao aquecedor, nao estou bem dentro disso! Mas, so te aconselho a fazeres uma coisa: imagina que um aquecedor de 10W chega, eu digo te para comprares um de 20W! Porque no Inverno, a agua tem tendencia para baixar, e entao se nao for um aquecedor melhor do que precisas, ele funciona 24 horas sobre 24 h!!

 

Quanto a peixes, guppies, plattys, um pleco, sei la, pede aí opinioes, que sao de certeza melhores que as minhas!

 

Espero ter ajudado, se alguma coisa estiver mal, corrijam!!

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A regra de 1W por litro é apenas para plantas exigentes e de cuidado não muito fácil para quem não tem experiencia...como o aquario só tem 40cm, o provavel é so conseguir colocar 1 lampada de 15W...o que nao fica nada mal para um bom crescimento de plantas se o quiser. O problema vai ser onde por a lampada....ou o aquario já trazia calha de iluminação? se sim em principio a lampada que tras deve chegar por agora! Poderá no entanto verificar se a lampada tem algum material reflector na parte traseira da mesma (material "com efeito de espelho"..aluminio...outro metal ) se não tiver pode-se iniciar nas bricolagens colocando uma folha de aluminio presa á calha por trás da lampada o que irá beneficiar o seu rendimento.

 

O termostato aconselho de 50W que provavelmente será o mais pequeno que vai encontrar para peixes...aconselho um da anivite se não me engano...são baratos e funcionam bem.

 

Estamos no entanto a esquecer uma coisa essencial...a filtragem! não sei se o aquario ja tras incluido senao...a compra é essencial. Para esse tamanho realmente não sei quais os ideais mas se pesquisar no forum esse assunto sobre o melhor e mais pequeno filtro e ao mesmo tempo barato para aquarios dessa dimensão tambem já foi discutido.

Existe até um topico do utilizador minidiogo que ensina a fazer um bem barato e que serve ao mesmo tempo de oxigenação para o aquario...mais outra coisa que para um iniciante deverá ser essencial na minha opinião!

 

Quanto a peixes...penso que os poecilideos de água neutra, como plattys, mollys e guppies são uma excelente escolha para inicio...não só por serem baratos...bonitos mas tambem porque facilmente teem crias e se adaptam facilmente, o que é sempre bom para cativar um aquariofilista! :oops:

 

Para além de peixes...não esquecer o areao se quiser ter plantas!!! :) pode procurar na secção de particulares do forum quem tenha algumas para oferecer...e uma boa pesquisa na net ajuda a encontrar informação sobre elas... (não podem ser muito grandes!) por exemplo em www.plantgeek.com onde para alem de uma boa selecção de plantas encontra alguns aquarios bem bonitos que o possam inspirar a futuros voos mais altos!

 

Boa sorte

e mais duvidas...é perguntar que o pessoal responde!

 

Para alem do forum que tem montes de informação...aconselho a leitura de http://faq.thekrib.com/pt/ com muita informação para quem se inicia! O melhor é ler tudo :) e depois fazer mais perguntas! Vai aprender muito mais do que fazendo as perguntas 1 a 1 :)

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

Eu a axo k emtermos de iluminação é mt mais barato e talvez tao bom, fazer um sist tu mesmo.

Basta um casquilho fio e uma lampada flurescente tipo aquelas de rendimento das lojas dos chineses(tem de ser white ou sunlight) e voila!!ta feito...Quanto a filtragem um filtro convem ter cerca de 100 a 200l/h poreiro pode ser um Fluval 1,2 ou 3, ou algo do genero. Areao pds comprar ou pds ir buscar a um rio k nao esteja poluido(tens de ferver 2 ou 3 X antes de utilizar), vais precisar cerca de 9Kg de areao para faxer 7cm de espessura, o termoestato pode ser anivite 50W custa cerca de 12 euros.

 

Mete de peixes uns platies ou guppy´s (facilmente se reproduzem)

Ou entao tipo fica poreiro...1 Corydora,1 ottocinclus affinis,um cardume de 8 peixes tipo neons, hasemanias,zebras,etc..., 1 ou 2 escalares peqnos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas. quanto ao filtro sim o aqua ja veio c um incluido. ms k tipo e n sei. ms funciona fixe se bem k nao e nada por ai alem.

quanto a luz, nao o meu aqua n tem luz. pensei em colocar vidro e depois por cima colocar uma luz. pelo menos um gajo n1a loja dixe-me para eu fazer ixo.ja que nao da para adaptar a tampa do aqua. axam bem? ouvi falar em projectos. podiam dizer onde os encontrar? que n fossem mt dificeis de fazer.

ha mal se o termometro tocar no areao?e que o aquario n e muito. agradeco as respostas e continuem a opinar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente...em 20 litros falar-se em cardumes ou escalares é um pouco arriscado e mau conselho para quem se está a iniciar :)

 

tj69 em 20 litros muito poucas espécies podes ter, mas não é por isso que deverás desanimar! Podes p.ex colocar um trio de guppys e 1 corydora, ou em alternativa se quiseres começar pelos ciclídeos africanos um par de Neolamprologus multifasciatus ou similis também fica a matar :) . Quanto à iluminação depende essencialmente de que tipo de aquário pretendas manter. Se estás numa de poupanças, a melhor solução para ti seria um aquário com os ciclideos africanos que te falei e porquê? Ora bem vejamos :

 

Substracto - Areia da Praia

Rochas - Colectadas na Natureza, mas tem de ser calcárias.

Iluminação - Qb para ver os peixes!

Plantas - As que poderás colocar num aquário deste tipo não são minimamente exigentes em termos de iluminação.

 

Bom aqui fica a minha sugestão. Boa sorte!

 

ps: Este fórum é em Português, por isso evitem a utilização de linguagem de irc ou sms.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta. sempre me disseram que os peixes de agua doce tropical nao precisavam de tanto oxigenio como os de agua fria logo quantos peixes deverei ter? acho que um ja selecionei.uma coridona ja que "curto" totil esta especie. agora ao resto nao sei. ja ouvi varias opinioes mas queria saber o numero certo de especies porque nao quero ter poucos ou ter muitos para depois sufocarem.

tem de ser necessariamente areia. nao pode ser areao? como faco para por a areia?tenho de a limpar bem antes, nao?

agora o meu maior problema e mesmo a iluminação agradecia que me ajudassem neste aspecto please. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substracto - Areia da Praia

Rochas - Colectadas na Natureza, mas tem de ser calcárias.

Iluminação - Qb para ver os peixes!

Plantas - As que poderás colocar num aquário deste tipo não são minimamente exigentes em termos de iluminação.

 

Qual seria o tratamento a dar à areia?

Alguém pode especificar quanto a plantas? Ou será desaconselhável pôr plantas num aquário de ciclídeos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às tuas questões o único tratamento que dou à areia é umas valentes lavagens em água corrente por forma a retirar o sal. Quanto a plantas para biótopos do Lago Tanganyika costumo colocar Valisnerias, mas já vi alguns setups engraçados com Anubias à mistura.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.