K2, o pequeno plantado


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas ! É com alguma emoção que exponho a primeira etapa do meu pequeno aquário de forma a que possam fazer comentários e críticas.

 

Aqui fica o setup:

Data de montagem: 23-10-2008 ( em sistema seco ou "drystart" só com a HC) ; data de enchimento com água 25-11-2008

Dimensões: 60 x 30 x 30 cm (comp x largura x altura)

Volume: 54 L brutos (45 reais ?)

Iluminação: 2 x T5 24 w 10.000K

Filtragem: Aquaclear 30 ( Hagen) - cerâmicas, esponja e lã mineral

Substrato Tipo/Quantidade: Humus em baixo; akadama normal por cima

Aquecimento/Refrigeração: Termostato Hydor 100 w

Peixes: ainda nenhuns ( penso colocar Neons Tetra, otos, cory's julii e red cherries)

Plantas: Hemianthus callitrichoides " Cuba ", Blyxa japonica, Heteranthera zosterifolia , Lysimachia nummularia e Micranthemum umbrosum, Rotala sp. green para já; aguardo Lymnophyla aromatica e Cabomba furcata)

Manutenção: TPA 12 L de 3/3 dias para já; KCL 5 mL /dia ; Ferro 1 ml /dia; Fluorish Excel - 2 mL /dia; Fluorish Trace - 2,5 ml 2x/semana; CO2 caseiro ( ainda não está propriamente a bulir...)

Parâmetros:

pH: 6,5

gH: 6º

kH: 3º

Nitritos: <0,1

Amónia: 0,0

 

Decorações: xistos de Valongo

 

 

 

 

Maisplantas.jpg

 

NOTA: O aqua foi-me oferecido por um membro aqui do forum (Carlos Dourado) e a HZ, L. numularia e M. umbrosum foram oferecidas/enviadas de Viseu pelo membro Covaacs. Obrigado e bem hajam os dois !

 

O aqua ainda não tem nome ( como é muito novinho ainda não fui ao registo civil) e por isso estou aberto a sugestões.

Venham de lá essas criticas e sugestões.

 

Neon Tetra

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ! É com alguma emoção que exponho a primeira etapa do meu pequeno aquário de forma a que possam fazer comentários e críticas.

 

Aqui fica o setup:

Data de montagem: 23-10-2008 ( em sistema seco ou "drystart" só com a HC) ; data de enchimento com água 25-11-2008

Dimensões: 60 x 30 x 30 cm (comp x largura x altura)

Volume: 54 L brutos (45 reais ?)

Iluminação: 2 x T5 24 w 10.000K

Substracto Tipo/Quantidade: Humus em baixo; akadama normal por cima

Aquecimento/Refrigeração: Termostato Hydor 100 w

Peixes: ainda nenhuns ( peso colocar Neons Tetra, otos, cory's julii e red cherries)

Plantas: Hemianthus callitrichoides " Cuba ", Blyxa japonica, Heteranthera zosterifolia , Lysimachia nummularia e Micranthemum umbrosum, Rotala sp. green para já; aguardo Lymnophyla aromatica e Cabomba furcata)

Manutenção: TPA 12 L de 3/3 dias para já; KCL 5 mL /dia ; Ferro 1 ml /dia; Fluorish Excel - 2 mL /dia; Fluorish Trace - 2,5 ml 2x/semana; CO2 caseiro ( ainda não está propriamente a bulir...)

Parâmetros:

pH: 6,5

gH: 6º

kH: 3º

Nitritos: <0,1

Amónia: 0,0

 

Decorações: xistos de Valongo

 

 

 

 

Maisplantas.jpg

 

NOTA: O aqua foi-me oferecido por uma membro aqui do forum (Carlos Dourado) e a HZ, L. numularia e M. umbrosum foram oferecidas/enviadas de Viseu pelo membro Covaacs. Obrigado e bem hajam os dois !

 

O aqua ainda não tem nome ( como é muito novinho ainda não fui ao registo civil) e por isso estou aberto a sugestões.

Venham de lá essas criticas e sugestões.

 

Neon Tetra

 

Pessoalmente acho o contraste muito fixe entre as plantas e o fundo.

 

 

 

Só tirava esta planta daqui e passava-a para atrás do lado esquerdo.

 

Image1.jpg Mas daqui a umas semanas logo se vê a evolução. Gostei muito!Parabens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Milton ! A Rotala sp. green foi uma experiência. De facto para ter um layout triangular não preciso de uma parede verde ali. Devo tirá-la. Aguardo ainda mais plantas para o fundo do lado esquerdo ( ver acima). Estive a ver o teu Red Mountain e gostei muito dessa plantinha Pogostermon helferi . Talvez a devesse colocar no lugar da rotala, que achas ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não há mais comentários ou sugestões ?

 

Que plantas acrescentariam ou retirariam ?

 

Fauna ? Cardume de quantos neons ? Casal de Ramirezi ? Quantos otocinclus ?

 

Red cherries ? Se puser camarões posso continuar a por potássio ao mesmo ritmo ?

 

Que nome vou por a isto ?....MLPT ? ou seja "my little planted tank" ? ou ficaria melhor K2 ? Sim, aquela famosa montanha. Eu sabia que já tinha visto isto antes. Se não vejam e comparem....

 

K2too.jpg

 

e fiquem a saber mais ali!

 

Aguardo novidades na volta do correio. Fiquem bem....

 

Neon Tetra

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que uma moita de helferi ficava porreira.

 

Agora é que vi tens 10000k em todas as lampadas?

 

Se tivesses plantas vermelhas estavas agarrado, já que estas gostam é de 4200k.

 

Vou gostar de ver como as plantas vão evoluir...

 

Já agora o lado direito vais ter plantas rasteiras certo?

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já reparei que tens humus por debaixo da akadama ... e que estás a fertilizar diariamente em quantidades generosas.

Na minha opiniao acho que devias esperar para ver a evoluçao das plantas, para veres as carencias e depois sim .... começares a fertilizar.

É que o Humus costuma ser bastante potente ao inicio , e em aquarios sem injecçao de co2 .... arriscas uma explosão de nutrientes e já sabes o que vem a seguir ..... filamentosas.

Mas prontos .... como estas a fazer mudas de agua regulares .... em principio deves ter isso controlado.

Quando é que estás a pensar meter os primeiros peixes ?????

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui fica uma actualização, antes da primeira poda. Entretanto já com umas mudanças. Como não consegui arranjar algumas plantas ( limnophila aromatica e cabomba furcata) resolvi colocar Rotala rotundofolia à esquerda a tentar esconder o termostato. Arranquei a rotala green do lado direito e plantei lá Pogostemon helferi.

 

antes1poda.jpg

 

A HC está a crescer muito mas manda uns pés altos e com folhas um pouco espaçadas. Porque será ? As Blyxas japonicas da frente e esquerda mal se veêm. Entretanto a base das plantas já tem bastantes algas filamentosas. A HZ já se adapatou e preenche o fundo atrás da rocha grande mas algo desorganizada, o que não me agrada muito.

 

Aqui ficam também as fotos dos primeiros habitantes:

 

Duas Corydoras julii:

corysjulli.jpg

 

E dois Otocinclus:

doisottos.jpg

 

Tenho lá ainda uns 5 alevins/juvenis de platys e espadas (?). Vou introduzir Red cherries.

Tinha também ideia de comprar 2 CRS's mas ainda me falta escolher a atracção principal - casal de ramirezi ? Apistograma trifasciata ? Grupo de Iriatherina werneri ?

 

Comentários & sugestões ?

Espero que gostem.

Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que chamas de Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' salvo erro parece-me ser mais Hemianthus micranthemoides ou Micranthemum umbrosum :D

 

está a ir muito fixe o aquario, parabens.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o que chamas de Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' salvo erro parece-me ser mais Hemianthus micranthemoides ou Micranthemum umbrosum bigsmile

 

está a ir muito fixe o aquario, parabens.

 

abraço.

 

 

Acho que tens razão :coffee: . Andei todo este tempo a pensar que só lá tinha HC e afinal acho que fui mal informado na loja e comprei gato por lebre. Já tinha reparado que a planta tinha dois comportamentos distintos. Uma com folhas pequeninas e rasteirinha ( a verdadeira HC, acho) e a outra mais espigadota, a que cresce para o alto. Comprei cinco vasos no início mas provavelmente só um é que era de HC. Como ao plantar misturei os molhinhos, a HC quase não se nota. A outra deve ser Hemianthus micranthemoides. :lol: E agora ?

 

HceHm.jpg

 

Será que ainda vou fazer algum tapete ou vou ter uma moita gigante ???!!! Já podei aquilo tudo mas o aspecto não é de facto o que pretendia. Que devo fazer ?

 

Obrigado pela informação.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens razão :coffee: . Andei todo este tempo a pensar que só lá tinha HC e afinal acho que fui mal informado na loja e comprei gato por lebre. Já tinha reparado que a planta tinha dois comportamentos distintos. Uma com folhas pequeninas e rasteirinha ( a verdadeira HC, acho) e a outra mais espigadota, a que cresce para o alto. Comprei cinco vasos no início mas provavelmente só um é que era de HC. Como ao plantar misturei os molhinhos, a HC quase não se nota. A outra deve ser Hemianthus micranthemoides. :lol: E agora ? Será que ainda vou fazer algum tapete ou vou ter uma moita gigante ???!!! Já podei aquilo tudo mas o aspecto não é de facto o que pretendia. Que devo fazer ?

 

Obrigado pela informação.

 

vai ser complicado desplantares a HM sem que a HC venha atraz.

 

com o maximo de cuidado tentas retirar toda a Hemianthus micranthemoides ou Micranthemum umbrosum nao se percebe bem qual delas é pelas fotos e replanta-la mais lá para traz e fazeres umas moitas com ela.

 

a cuba que se soltar replantas de novo ai há frente.

 

se quiseres ser mais radical desplantas tudo e separas as plantas depois com muito cuidado e replantas tudo de novo.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:o Boas

Parabens pois o aqua está simples mas muito bonito. Qto ao tapete deixa ver no que dá. Poderás ter sido enganado, mas olha o preço da aquaplante e vê o preço no Jardim submerso. Eu costumo ver e comparar e acho que no Jardim submerso fica mais em conta e com a vantagem de poderes comprar tapete já formado. Fala com o vitor do jardim submerso, ele sabe o que te aconselhar.

 

O outro aqua tb tá porreiro. Qdo o fores desmontar avisa :shock: tens lá uma planta que se tiveres uma poda com raiz :D :smilecolros:

 

abraço

 

carlos dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito giro

 

foste mesmo enganado na planta tambem tinha repararado ae te ia dizer que isso cresce muito pa tapete

 

na escolha dos peixes acho que um casal de ramirezis era fixe e tentares a reproduçao era fixe os neons nao gosto pk nao tem objectivo e as wernerias sao giras e ficam bem emplantados mas se podes escolher melhor um casal de apistos ou ramirezis

 

a decisao é tua pensa bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meu parabens, está muito bom biggrin

 

Se fosse eu, metia um pouco de riccia fluitans no cimo da pedra, acho que iria ficar lá muito bem :wink:

 

E talvez uma rotala macandra no fundo a um canto para fazer um contras-te.

 

Continua biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por CrazyBony

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Esta é a história de um SAE, bem pequenino, que comprei para este aqua e que logo que saiu do saco, após "aclimatação", se pôs a correr por todo lado, perdido, perdido.....:-D . Vai ser uma grande ajuda para acabar com estas filamentosas que teimam a aparecer por aí, pensei eu.

 

Apagaram-se as luzes. Na manhã seguinte lá fui cumprimentar o novo inquilino do K2 e...? Não estava lá ! :tongue:

 

R.I.P.

 

Agora me lembrei que se calhar devia por uma tampa neste aquário. Mas como se não tem travessas e ainda por cima tem filtro da cascata ? ;)

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

editas-te com foto lá em cima na historia das plantas nao foi ?

 

sim a rasteirinha é Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' e a outra mais alta é a Hemianthus micranthemoides.

 

separa a mais alta para traz e deixa crescer a cuba ali há frente que ela parece estar a querer abrir caminho nao necessitas de comprar mais, basta teres paciencia que essa que já tens se apodere do aquario.

 

mas o teu Sae saltou do aquario ?? encontraste ele no chao ??

fizeste bem a ambientaçao ??

pode ser tambem alguma má qualidade na agua.

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pus lá aquela foto para se verem as duas espécies de plantas. De facto confirma-se que é Hemianthus micranthemoides a mais alta. Curiosamente no inicio da montagem do aquário esteve cerca de 1 mês em sistema "dry start" e manteve-se sempre rasteira e a crescer mesmo muito devagar. Parecia mesmo HC para quem não percebe muito disto.Quando enchi o aqua..boom..começou a crescer rapidamente e mandou montes de pés para o alto...aí já fiquei desconfiado. O problema é que a proporção que é HC é menos de 1:4 por isso acho que vou ter de "desplantar" a Hm para abrir caminho para a outra. :Fade-color

 

O SAE de manhã estava no chão do escritório onde está o aquário..."seco como um osso" como diriam os ingleses. A ambientação inicial acho que foi a correcta: saco e peixe lá dentro...meia hora...adicionar 50 ml de água do aquário...meia hora...mais 50 ml....meia hora 100 ml...meia hora...retirar peixe do saco e libertar no aqua; rejeitar a água do saco. Até fiquei contente pois o peixe recuperou as suas cores muito depressa e estava muito activo; passado um pouco já o vi a mordiscar pedras e vidros. Tenho lá camarões, otos e corydoras que parecem estar bem. No dia seguinte tinha saltado fora...Com a minha sorte se calhar não era um verdadeiro SAE mas antes uma "raposa voadora" e por isso é que voou.... :Fade-color

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a minha sorte se calhar não era um verdadeiro SAE mas antes uma "raposa voadora" e por isso é que voou.... :shocked028:

 

admira-te com a sorte que tens tido banana rock

 

mas isso nao é muito normal de acontecer, devia de haver por ai uma diferença grande dos teus parametros para o da loja.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

Fico contente, por saber que gostas-te das plantas.

Fico ainda mais contente por saber que com este hobby, ficamos com amigos que nem sequer conhecemos e até nunca viremos a conhecer.

 

Como sabes, tenho acompanhado o desemvolvimento do teu o teu aquario, com muita atenção.

 

Acho-o muito bem estruturado, e com promenores que chama a atenção atraindo de imediato o olhar :alberteinstein:

Tudo isto para te dizer Parabens está lindo e boa aquariofilia

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá ! Voltei ! Este aquário não parou. Continua a evoluir. Vou passar a por uma foto actualizado no início do post. Aqui trago as ultimas actualizações.

 

angulo1.jpg

 

 

frontal.jpg

 

 

direita1-1.jpg

 

esquerda1-2.jpg

 

cryptogreen.jpg

 

A flora: mantenho quase tudo; a Hemianthus micranthemois ficou reduzida a uma moita na frente à esquerda; ainda aguardo que a Hemianthus calitrichoides var. "Cuba" acabe por fechar o tapete . Acrescentei umas blyxas e uma Cryptocorine nana no plano médio também

 

 

A fauna actual: Iriantherina werneri, Microrasboras glaxy ( Celestichthys margaritatus), otocinclus affinis, camarões red cherry ( Neocaridina denticulata sinensis var. "red")

 

iria_macho.jpg

 

iria.jpg

 

galaxy1.jpg

 

obanquete.jpg

 

Espero que tenham gostado. Mais alguma sugestão ?

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.