Ajuda por favor, água gelada...


kily

Recommended Posts

Olá, tenho um aquario comunitario de 120l e normalmente está com a temperatura a 28 graus, mas hoje tomei um susto quando cheguei em casa e vejo os peixes muito parados, estranhei e coloquei comida pra ver se tava tudo bem ja que normalmente vem todos ter comigo mal me Veem. Nenhum foi comer de imediato, mt lentamente um ou outro se alimentou mas a maioria nada.

Ao colocar a mão dentro de água para ver se tudo estava bem com a circulação reparo que esta estava gelada, imediatamente olho para o termometro e reparo que está a 17 graus... suponho que a minha namorada que vive comigo a tenha desligado sem querer ja que costuma ligar o seu computador aquela tomada multipla. O que faço? ja liguei o termostato mas creio que ainda demore a reaquecer a água e tenho receio que me morra algum peixe!

-

CARACTERISTICAS DO AQUA

Aquario calipso 120l da rena 100x40x30

filtro interno rena mecanico esponja e biologico ceramicos.

Termostato de 100 wats.

Bomba Rena Flow 400c

Iluminação Philips Aqua relle 25w

Injecção CO2 Nutrafin Natural System

Turfa granulada para baixar o PH.

substracto pra plantas da sera

pastilhas flora dose

-

decoração:

2 troncos tipo raiz (que formam pequenas cavernas)

uma moonrock (que fazem um enrredo de tuneis)

1 craca decorativa

meia casca de coco para se abrigarem

pedras de xisto pequenas

areão e godinhos da praia

(tudo devidamente lavado e fervido)

-

Flora:

3 anubias anã

2 anubias afzelii

1 spathiphyllum de água

1 Umbrosum

1 Hidrocotile

1 Samolus

1 Violácea

1 Cabomba Verde

e musgo de java

Recentemente tb coloquei uma Synchronium pixii era bonita mas morreu, e o curioso é que mesmo no google tive dificuldades em encontrar informação sobre ela. Enfim, morreu pq só aguentava até aos 24ºc e só vi isso depois de a ter comprado... ja vi num forum alguem que fez o mesmo.lol

-

Fauna: (de momento)

3 corydoras

1 pleco (dou a quem quiser lol)

1 comedor de algas chinês

3 barbos sumatra

1 arco iris

1 tricogaster léri femea (sobrou de 3)

2 tetras vermelhos

10 neons verdadeiros

(alimentação com sera vipan, rena aquarian, pastilhas para fundo, complemento com fishtamin vitaminas)

-

Caracteristicas da água: (de momento so tenho aquelas tiras rapidas, mas os resultados que tinha antes e os que ja fiz num amigo parecem manter-se)

 

PH -6.5

KH- entre o 0ºd e o 3ºd

GH- entre o 3ºd e o 6ºd

NO3- 0

NO2- 0

---

A ideia inicial era ter escalares, mas dos 5 que ja tive incluindo 1 belo (todos da mesma loja), morreram com flagelados intestinais, incluindo umas colisas tb, acabei por colocar outros peixes. De modo que fiquei com um pouco de receio e não sei se deva fazer um tratamento na água antes de colocar outros escalares pq é estes que gosto e gostava de ter.

-

Quanto à agua estar gelada, estou muito indeciso quanto ao que devo fazer. Não sei se devo acrescentar um pouco de água pré-aquecida ou se espero que aqueça lentamente com o termoestato... água pre aquecida posso criar um choque termico e matar de vez os peixes ou será que esta espera tb os mata????

Agradeço a ajuda.

Editado por kily
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se o aquecedor tiver uma luzinha acesa então está a funcionar e só te resta esperar... esperar que todos aguentem essa baixa de temperatura. Fica de olho nos sintomas do íctio.

 

Acho que tens o KH baixo. Devia estar a 3ºd ou mais.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu te aconselho é a não fazeres nada que faça subir a temperatura muito rapidamente porque o choque pode ser pior do que a baixa temperatura em si, espera que a temperatura suba gradualmente com o termostato para não ser uma subida muito brusca.Se ainda não tiveste baixas em principio com uma subida gradual e lenta tambem não vais ter.

 

cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, graças a deus ainda não tive baixas, mas tenho medo que demore tempo demais a subir de volta aos 28ºc e eles não aguentem.

Costumo fazer TPAs semanais de 20 a 30% consoante me parecer necessario, semanalmente. Por vezes faço a meio da semana um de 10 a 15% tb, e aspiração do areção semana sim semana não.

Ontem por acaso tinha feito o tal de 15% e agora so faria o TPA mais profundo no Sabado, de forma que não estava a pensar alterar aguas. Mas com isto (que nunca me aconteceu antes) pensei substituir só um pouco com agua aquecida mas lembrei-me do choque que poderia criar! Devem ter razão acabava por mata-los mais depressa!

Quanto ao KH eu tinha-o sempre acima do 3º e não sei pq baixou... foi a unica coisa que me alterou e julgo que desde que coloquei mais um tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho outra pergunta, eu tenho umas pedrinhas "semi-preciosas" a decorar em cima de uma pedra de xisto no fundo, daquelas que vem em saquinhos contra os maus olhados e tal! kkkkk

São mt pequenas mas entre elas tenho uma de Onix e outra de Quartzo, terá algum mal nisso? É que ja nao sei onde li que o quartzo era germicida e o onix contem metais. Ja la estao ha quase 1 ano e nunca tive nada, mas sempre fiquei a matutar nisto, talvez seja idiotice minha e talvez não.Tera algum mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho outra pergunta, eu tenho umas pedrinhas "semi-preciosas" a decorar em cima de uma pedra de xisto no fundo, daquelas que vem em saquinhos contra os maus olhados e tal! kkkkk

São mt pequenas mas entre elas tenho uma de Onix e outra de Quartzo, terá algum mal nisso? É que ja nao sei onde li que o quartzo era germicida e o onix contem metais. Ja la estao ha quase 1 ano e nunca tive nada, mas sempre fiquei a matutar nisto, talvez seja idiotice minha e talvez não.Tera algum mal?

Depois de um ano? Não me parece.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.