Pedras


Joaopedro

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Desculpem tar a abrir um topico so para isto, mas eu comprei estas pedras, e nao sei como e q as eide lavar, nao sei se e so para ferver com agua, se tem q levar mais alguma coisa... etc.

 

thisonegm0.jpg

w800.png

 

Desde ja obrigado,

 

João Cerqueira

Editado por Joaopedro

::editado. Imagem ultrapassa limite. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres questão de ferver podes ferver mesmo sem sal e depois colocar no aquario sem qualquer problema, já que nunca percebi qual a logica de ferver as coisas e ainda adicionar sal , já que a fervura já faz esterilização ,já agora aproveito para perguntar se alguem souber explicar o que é que o sal adianta na fervura.

Eu normalmente coisas compradas em lojas lavo com a maquina de pressão muito bem lavado e sempre foi suficiente, nunca tive problemas.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal normalmente é utilizado como desinfectante.

Acontece que também há doenças e parasitas em aquários de água salgada. Por isso estou como tu: para que é que serve o sal em água doce? Para temperar os peixes? :ph34r:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...já agora aproveito para perguntar se alguem souber explicar o que é que o sal adianta na fervura.

 

O sal actua como um desinfectante natural, se unirmos água [H2O] com sal [NaCl] obtém-se [NaOH], hidrógénio [H2] e cloro [Cl2]. O cloro dissolvido na água (ácido hipocloroso, [HclO]), actua como um agente desinfectante para limpeza geral de sujidades e assume caracteristicas de anti-séptico natural.

 

Aqui está a razão pela qual se deverá usar sal nas fervuras, mas quem for um verdadeiro expert em quimica que faça o favor de explicar a acção directa com base na temperatura :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha a noção que o sal actua como desinfectante, agora a minha questao prendia-se exactamente se adicionar a fervura se se está a fazer algo mais ou se é desnecessário já que me parece que a esterilização da fervura em principio "mata" tudo e limpa de uma maneira mais que suficiente para a utilização nos nossos aquarios, mas pela tua explicação parece que realmente "acrescenta" poder desinfectante a fervura, e assim sendo usem sal que mal não faz de certeza tenham é o cuidado de lavar bem em agua sem sal para não se adicionar sal ao aquario.

Já agora tambem gostava que algum dos peritos em quimica que habitam a nossa comunidade se pronunciasse e desse a explicação para complementar a tua João

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ao se ferver nao se esteriliza... Muitas das bactérias são destruídas mas não todas..

 

Esterilização significa a destruição de todos os tipos "vida" ou dos seus meios de reprodução.

 

Ao adicionares sal na água estás também a aumentar a temperatura de ebulição, ou seja, o valor máximo que a temperatura atinge. Água destilada ferve a 100ºC, àgua da torneira a um valor um pouco mais elevado e àgua com NaCl dissolvido a um valor superior, aumentando assim a possiblidade de destruir um número mais abrangentes de bactérias.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao adicionares sal na água estás também a aumentar a temperatura de ebulição, ou seja, o valor máximo que a temperatura atinge. Água destilada ferve a 100ºC, àgua da torneira a um valor um pouco mais elevado e àgua com NaCl dissolvido a um valor superior, aumentando assim a possiblidade de destruir um número mais abrangentes de bactérias.

 

Exacto, e se não estou em erro o sal [NaCl] deverá ser adicionado logo no inicio, visto a sua dissolução ser menor se for adicionado quando a temperatura atinge 100ºC e se mantém constante, por favor corrijam-me se estiver enganado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, e se não estou em erro o sal [NaCl] deverá ser adicionado logo no inicio, visto a sua dissolução ser menor se for adicionado quando a temperatura atinge 100ºC e se mantém constante, por favor corrijam-me se estiver enganado!

 

Penso que seja indiferente a altura que se coloca o sal, porque quanto maior a temperatura maior o grau de dissolução.

 

Se se meter uma quantidade muito elevada de sal logo no início e não se dissolver tudo

(àgua fica saturada), à medida que a temperatura aumenta, o sal vai se dissolvendo. Se se arrefecer o sal vai voltando ao estado sólido.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja indiferente a altura que se coloca o sal, porque quanto maior a temperatura maior o grau de dissolução.

 

Segundo este estudo estamos os dois errados:

 

The effect of increasing temperature on the solubility of two solids

 

O [NaCl] não tem variações na solubilidade total, apenas na velocidade a que a mesma se processa a temperaturas superiores, ao contrário da maioria dos outros sais ...

 

Mais na Wikipedia em solubilidade:

 

Solubility

Editado por João Teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo este estudo estamos os dois errados:

 

The effect of increasing temperature on the solubility of two solids

 

O [NaCl] não tem variações na solubilidade total, apenas na velocidade a que a mesma se processa a temperaturas superiores, ao contrário da maioria dos outros sais ...

 

Mais na Wikipedia em solubilidade:

 

Solubility

 

Peço desculpa pelo off-topic, mas parece que me expliquei mal.

 

O que quis dizer é que quanto maior a temperatura, maior será a dissolução do NaCl na àgua.

 

Como está na wikipédia:

"Some ionic compounds (salts) dissolve in water, which arises because of the attraction between positive and negative charges (see: solvation). For example, the salt's positive ions (i.e. Ag+) attract the partially-negative oxygens in H2O. Likewise, the salt's negative ions (i.e. Cl−) attract the partially-positive hydrogens in H2O. Note: oxygen is partially-negative because it is more electronegative than hydrogen, and vice-versa (see: chemical polarity).

 

However, there is a limit to how much salt can be dissolved in a given volume of water. This amount is given by the solubility product, Ksp. This value depends on the type of salt (AgCl vs. NaI, for example), temperature, and the common ion effect."

 

Resumindo e olhando para o último parágrafo: os factores que afectam a dissolução de um sal em um líquido são a temperatura, os tipos de iões presentes no sal.

 

Segundo o estudo que apresenta será independente a temperatura da àgua que o NaCl se dissolve... Mas lembro me de uma aula de TLQ (Técnicas Laboratorias de Química) que após saturação da àgua à temperatura ambiente e posterior aquecimento da mesma era possível dissolver mais NaCl. Com o arrefecimento à temperatura ambiente o sal adicionado durante o aquecimento voltava ao estado sólido.

 

Neste artigo mais recente refere o que eu estou a escrever:

Átomos & moléculas - Prof. Luiz Cláudio - Ribeirão Preto - SP

 

solub.2.gif

 

Segundo este gráfico a temperatura afecta um pouco a dissolução de NaCl. Mas não deve ser isso que é importante mas sim a temperatura que a àgua atinge com o NaCl adicionado.

 

Peço desculpa pelo off-topic, e na minha opinião deve se ferver sempre. Com sal ou sem sal, isso depende da tensão arterial dos teus peixes :D

Editado por Djnunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há aqui uns "pormaiores" de que não tinha conhecimento. Também pensava que ferver com sal fosse uma redundância (2 desinfecções em simultâneo, tornando uma delas inútil), mas pelos vistos há mais para além disso. Obrigado.

 

Mesmo assim, sou teimoso, artigos comprados em lojas não fervo, apenas passo por água. É preciso não esquecer que as bactérias nitrificantes existem no ar , nas nossas mãos... e nesses objectos. Acho muito poucas hipóteses de trazer uma doença.

Com artigos apanhados na rua, aí sim já fervo, e agora passa a ser com sal. :roflroll2:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Depois de ler todas as explicaçoes tecnicas acima (estamos sempre a aprender) apenas tenho a acrescentar que sempre fervi tudo o que meto no aqua com Sal e depois passo por agua corrente.

 

Tenho umas pedras iguais a essas num dos aquas e nunca tive problemas usando esse processo.

 

Pelo sim pelo nao ferve com Sal.

 

Boa aquariofilia. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal não actua como desinfectante, mas inibe o crescimento de certas bactérias que não toleram altas osmolaridades. O NaOH que se obtém eventualemnet da junção do sódio com o OH, não tem qualquer efeito, pois o OH é que eventualmente poderia ter, caso não existisse em solução o ião H+ ou neste caso H3O+.

 

O sal na água não me parece ter vantagens, muito menos numa fervura pois a água irá ferver a temperatura mais alta pois a solução de água com sal tem um ponto de ebuliçao mais alto, mas a maioria das bactérias morre antes dos 100ºc, pelo menos as patogénicas termófilas dos peixes de água quente.

 

Boas!!!

 

Depois de ler todas as explicaçoes tecnicas acima (estamos sempre a aprender) apenas tenho a acrescentar que sempre fervi tudo o que meto no aqua com Sal e depois passo por agua corrente.

 

Tenho umas pedras iguais a essas num dos aquas e nunca tive problemas usando esse processo.

 

Pelo sim pelo nao ferve com Sal.

 

Boa aquariofilia. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.