Afinal o uso do carvao e bom ou mau nos aquarios?


Recommended Posts

Boas,

 

Eu tambem ja vi diversas teorias e pelo que percebi e assim:

 

1- O carvao usa se para ciclar a agua, ou seja, naquela em que nao ha peixes nenhuns..

2- Quando o aqua tuiver pronto a por peixes, o carvao pode sair! Ja nao interessa la estar...

3- O carvao e bom para o uso, por exemplo, depois de um tratamento!

4- Nunca se deve ter o carvao mais do que o prazo indicado na caixa, porque quando passar esse prazo, mais coisa menos coisa, ele manda de volta para o aqua, todas as impurezas que tirou, o que ira alterar a agua e destabilizar totalmente o aqua e que pode levar a morte de peixes menos resistentes!

 

Eu acho que ta tudo, pode haver partes nao muito bem, ate podem tar mal, fundamentadas mas vai aguardando por respostas de "entendidos".

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao concordo com o teu ponto nº 1, porque o carvao e utilizado em aquarios com peixes, claro que isto e opcional mas mesmo antes das filtragems modernas ja se uzava o carvao. eu utilizo em algums aquarios noutros nao. Cinseramente a unica diferença que veijo e a agua onde esta o carvao ser mais cristalina.

Venha mais lenha... a fogueira esta acesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem............Carvão :!:

 

Eu só uso carvão no aqua após um qualquer tratamento que tenha de fazer, porquê?

 

Quando usava carvão no filtro o mesmo entupia ao fim de uma semana, às vezes nem isso ou seja tinha de estar sempre a retirar o carvão e a lava-lo o que não é muito saudavel.

 

Depois reparei que as plantas não se desenvolviam como antes!!!

 

A solução foi retirar e substituir por lã de vidro.

 

Mas sei quem use nos filtros e goste.......

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Nos plantados, o uso do carvão é prejudicial, pois retira factores essenciais á água.

 

Mesmo assim, o uso do carvão activado é somente para retirar restos de medicamentos e colocar a água cristalina quando não está.

 

Inté

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem uso carvao no meu filtro mas agora meti lan de vidro que fazer quamdo a lan de vidro estiver suja posso lavala ou tenho que a trocar se a trocar nao vai matar as becterias .

 

A lã de vidro tem uma função de filtragem mecânica e não biológica (embora também possa alojar bactérias). Por isso, esta não deve ser usada em exclusivo. Eu uso a lã para separar as diferentes camadas de cerâmicas e quando está suja, deito-a fora e ponho nova. Aliás, acho que esta lã é mais apropriada para filtros externos e sumps. Para filtros internos, creio que as esponjas são mais eficazes pois lavam-se mais facilmente e permitem uma filtragem simultaneamente mecânica e biológica.

 

Quanto ao carvão... uma água cristalina não significa necessariamente uma água saudável. Além dos nutrientes das plantas, também retira nutrientes e elementos traço para os peixes. Pode tornar-se uma "bomba relógio", se não for substituido regularmente. Quando os fabricantes dizem que dura um mês, vocês acreditam :D :D

Sempre que tive a infelicidade de usar medicamentos, preferi fazer TPAs mais intensas do que usar o carvão.

 

Os carvões e as resinas são muito úteis mesmo é para os fabricantes pois são um consumível que se torna numa renda constante...mas essa é apenas a minha opinião :lol:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas ai a culp nao e do carvao mas da falta da manutençao, ou seija a troca do carvao deve ser feita. Quando se compra o carvao esta la escrito o tempo util de vida, cada tipo de carvao tem os seus porus de diferentes tamanhos. logo a vida util tambem e diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

Eu estava com alguns problemas no meu aqua... os peixes andavam esquisitos, o filtro não tinha força, até que morreram montes deles.

Ontem retirei o carvao e meti mais cerâmica, e já noto uma grande diferença. Isto porque fiz um tratamento e depois deixei o carvao por uma semana +/-. Na caixa nao diz a validade do carvão, apenas diz que é de longa duração.

Axo que não vou usar mais o carvão, pois agora os peixes parecem mais vivos, o filtro funciona perfeitamente, e vamos a ver as plantas se começam a desenvolver melhor.

Obrigado pelos conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida tems mais caudal, nao esta la nada para o travar, eu tenho carvao da hagen e nao me queixo devias ter trocado era o carvao, pois a culpa nao era dele mas sim tua que o devias ter trocado.

se tirares as esponjas vais ver que ainda tems mais caudal e nao e por isso que a filtragem fica mais eficiente.

Gostava de ver testes sobre esta materia resultados de experiencias, resultados comprovados e estudados cientificamente....

pelos vistos mantem-se os mitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.