Habitos de segurança / Segurança electrica - Votação


Segurança electrica / Votação sobre habitos de segurança  

135 votos

  1. 1. A tomada onde liga os componentes do seu aquário possui ligação a terra?

    • Sim
      97
    • Não
      39
  2. 2. Ao efectuar as tarefas normais de manutenção do aquário, desliga todos os componentes electricos do mesmo?

    • Sim
      35
    • Não
      101


Recommended Posts

De certa forma não é um incomodo, mas falo por mim assim deixo de poder fazer as minhas manuntenções-rapidinhas, que consistem em tpa's de 5 minutos e limpezas de 10 :twisted:

 

Mas fora de brincadeiras, é mais um habito...

 

 

Boas,

 

Pois realmente creio que a resposta para isso seja de facto o habito que vamos ganhando ao longo do tempo. Mas lanço a questão, não valerá a pena perder 10 minutos em vez de 5, ou 15 em vez de 10, e fazer tudo como manda a "sapatilha"???

 

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

No primeiro votei não, pois minha casa e antiga e só tem terra na cozinha.

No segundo respondi não, pois nem sempre desligo a bomba ou o termostato, dependendo do que vou fazer.

 

Uma ideia interessante foi a de por um fio(de preferência de inox) de terra na agua, assim se houver uma fuga de corrente para a agua faz disparar o diferencial.

Outra coisa que se deve de fazer e o teste periódico ao diferencial(eu dou a mão a palmatoria,pois sei que se deve fazer mas não costumo).

Há sempre a hipótese de se fazer uma calha de tomadas com um diferencial bastante sensível.

 

Agora uma achega não confiem nos disjuntores pois eles protegem os cabos dos curto circuitos para não arderem, mas não nos protegem dos choques eléctricos, para isso são os diferenciais que funcionam.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um disjuntor diferencial é um dispositivo de protecção utilizado em instalações eléctricas. Permite desligar um circuito sempre que seja detectada uma corrente de fuga superior ao valor nominal. A corrente de fuga é avaliada pela soma algébrica dos valores instantâneos das correntes nos condutores monitorizados (corrente diferencial).

- in Wikipédia

 

 

 

Princípio da protecção diferencial

 

Um dispositivo diferencial é composto por um transformador toroidal, composto por dois enrolamentos de potência iguais (se for monofásico), por onde circulam as correntes da fase e do neutro, respectivamente, e um enrolamento secundário para alimentação de um relé.

 

Enquanto as correntes da fase e do neutro forem iguais, os campos magnéticos por elas criado também é igual, mas de sentido contrário, anulando-se, não induzindo qualquer corrente no enrolamento secundário. Se houver um defeito IF, as correntes da fase e do neutro têm valores diferentes, dando origem a um campo magnético não nulo, que induz uma corrente no enrolamento secundário, provocando o accionamento do relé de detecção e, consequentemente, a abertura o circuito.

- in http://www.malhatlantica.pt/pol/atee/docs/...ano/instala.htm

 

 

Disjuntores Diferenciais.

01.jpg

 

- Fonte http://www.geindustrial.com.br/produtos/protecao/dr/

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Tenho um aqua salgado no qual já sofri choque mesmo na água.

e descalço com pés hum,idos o chão é de pedra!

a corrente foi fortissima não conseguia mexer braçodireito tive de tirar o braço com a outra mão...

 

se tivesse sido do lado esqo o choque podia ter feito o coração entrar em fibrilhação e parar...

 

agora tenho uma barra de inox (veio da bomba causadora do problema) ligado á terra dentro de água...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua salgado no qual já sofri choque mesmo na água.

e descalço com pés hum,idos o chão é de pedra!

a corrente foi fortissima não conseguia mexer braçodireito tive de tirar o braço com a outra mão...

 

se tivesse sido do lado esqo o choque podia ter feito o coração entrar em fibrilhação e parar...

 

agora tenho uma barra de inox (veio da bomba causadora do problema) ligado á terra dentro de água...

 

Se levas-te um choque forte o melhor e fazer um teste ao diferencial da tua casa(tem um botão de teste no próprio diferencial) que pode não estar em bom estado reduzindo-lhe a eficácia.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se levas-te um choque forte o melhor e fazer um teste ao diferencial da tua casa(tem um botão de teste no próprio diferencial) que pode não estar em bom estado reduzindo-lhe a eficácia.

 

Disjuntores "normais" e diferenciais deviam ser testados uma vez por mês! O Diferencial deveria ser trocado de 6 em 6 anos sensivelmente, para garantir que fiquemos sempre com a mesma segurança. Acredito que haja poucas pessoas a fazê-lo, ou por desconhecerem esse facto, ou porque não o sabem fazer, ou porque simplesmente não o fazem pelo seu "elevado" preço. Mas qual é a fasquia de preço "elevado", quando é a nossa segurança que está em jogo?

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 1ª pergunta respondi sim.

 

A 2º respondi não, e já fui lesado por isso a vem pouco tempo, enquanto fazia uma tpa no aquário onde tenho os meus oscares, reparei que o aquecedor estava mt em cima da linha de água, primeiro encostei lá os dedos e queimei-me, depois tive um daqueles actos de esperteza que nem todos teem essa capacidade, mergulhei o aquecedor !!!!

 

Resultado pummmmmm Vota mais 30 € !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tivessem apanhado o susto que eu apanhei com um berbequim vocês desligavam tudo antes de mexer nos aquários, fiquei agarrado ao berbequim sem o disjuntor desligar, a minha sorte é que alguém viu e desligou o quadro, talvez devido a ser assim para o forte não tive problemas de maior além de andar umas semanas muito relaxado ... mas as consequência podiam ter sido bastante maiores.

Não custa nada desligar as fichas ante de mexer nos aquários e esse pequeno gesto pode salvar a vossa vida.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho importante referir, que as habitações mais antigas não têm ligação à terra.

 

É certo que têm dinjuntores k disparam quando há uma descarga, mas enquanto dispara e não dispara a pessoa leva um valente choque.

E convêm dizer que a intensidade de uma descarga numa habitação com ligação à terra é diferente de uma descarga numa habitação que não tenha a referida ligação.

 

O facto de em casa, haver tomadas com ligação à terra, não quer dizer que a instalação da propria habitação esteja ligada à terra... e outras têm a ligação à terra mal feita.

 

Pelo que sei são muito poucas as habitações, com mais de 30 anos, que têm ligação à terra. Nessa altura não era obrigatório.

 

Portanto pessoal... tenham cuidado!!!, Metam de lado a preguiça e desliguem tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respoid sim à 1ª resposta, não à 2ª

 

 

Sim tenho a tripla ligada à terra, se bem que nem todo o equipamente tenha terra, não desligo da electricidade o equipamento quando faço manutenções pq nem acho arriscadol pela forma que faço.

 

Quando faço TPA o termostato nunca fica fora de água, a calha de luz está distante da água e o filtro é externo e fica longe de água. Nao vejo durante as minhas operações o que poderá correr mal

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião... mais importante que a ligação à terra

é a instalação de um diferencial na "zona" dos aquarios, se instalado/montado por nós pode custar entre 50€ e 70€,

e é, quase, tão simples como ligar um interruptor num candeiro e pode nos salvar de muitos disabores.

 

Mesmo que não tenhamos ligação de terra e se tivermos uma ligeira passagem de corrente

para o aquario...... assim que metemos lá as mãos.... zaAAZZZZZ....... o disjuntor dispara! bowdown

 

Com um diferencial de 30mA...... nem formigueiro sentimos!

(Digo eu!..... mas se alguem quiser servir de cobaia......)

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora bem até agora então temos algumas sugestões:

 

1ª Efectuar a manutenção com tudo desligado.

 

2ª Colocação de diferenciais de 30mA na "zona" do aquario.

 

Eu estou mesmo a equacionar colocar o diferencial. Ainda bem que criei este tópico, pois já aprendi bastantes coisas!!

 

Um obrigado a todos os camaradas aquariofilistas!

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho importante referir, que as habitações mais antigas não têm ligação à terra.

 

E convêm dizer que a intensidade de uma descarga numa habitação com ligação à terra é diferente de uma descarga numa habitação que não tenha a referida ligação.

Acho muito bem o que dizes mas aqui estas enganado um choque numa instalação com terra e igual a um choque numa instalação sem terra.

a vantagem de ter a terra ligada só serve em aparelhos que tenham carcaças condutoras (por isso que alguns aparelhos que a ficha não tem ligação de terra), que deverão estar ligadas a terra e ai sim se houver uma passagem de corrente fará disparar o disjuntor de imediato desligando o aparelho e tudo que estiver pendurado nesse circuito, obrigando a uma intervenção de um técnico e evitando surpresas desagradáveis.

 

Boas,

 

Ora bem até agora então temos algumas sugestões:

 

1ª Efectuar a manutenção com tudo desligado.

 

2ª Colocação de diferenciais de 30mA na "zona" do aquario.

 

Eu estou mesmo a equacionar colocar o diferencial. Ainda bem que criei este tópico, pois já aprendi bastantes coisas!!

 

Um obrigado a todos os camaradas aquariofilistas!

 

Manuel C

 

Importante testar o diferencial de casa pois este põe em causa toda a família e todos os circuitos de casa.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu fiz uma puxada de uma caixa da parede e fiz um quadro com 3 disjuntores de 6A , um para a corrente sem temporização ( filtro e termostato ) , os outros 2 vão alimentar os temporizadores ( também metidos no quadro ) , para o pessoal que fala em por diferenciais tenham cuidado porque o neutro ao passar por 2 diferenciais dispara o diferencial do quadro de entrada de casa

 

 

até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pergunto eu aos entendidos na matéria, que andam por este forum:

 

- Qual a melhor medida de protecção que podemos efectuar nas nossas residencias, para nos proteger a nós e a tudos aqueles que habitam na nosa residencia, de uma possivel fuga de corrente?

 

Se pudessem responder a esta pequena "grande" questão ficaria muito agradecido, em meu nome, e penso nao querendo cair em abuso, em nome de toda a comunidade deste forum.

 

Cumprimentos cheers

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante elucidativo este topico!

Votei, tenho ligaçao à terra mas nao desligo os equipamentos, mas a partir de hoje vou faze-lo, de facto é apenas preciso carregar num botao!!

 

 

Boas,

 

Amigo fez me sentir que o tópico dá que pensar e pode mudar atitudes! Um obrigado!

 

Cumprimentos,

 

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..........

para o pessoal que fala em por diferenciais tenham cuidado porque o neutro ao passar por 2 diferenciais dispara o diferencial do quadro de entrada de casa

até breve

Boas mrtr,

 

Podes explicar melhor porque é que o neutro faz disparar o diferencial de casa?

 

Eu sempre pensei que, em caso de "choque", disparava o mais sensivel?

 

 

No meu causo:

O diferencial de casa é de 300ma e o do aquario é de 30ma.....

está tudo a funcionar sem problemas....

quando faço o teste no butão do diferencial do aquario... só esse é que dispara!

Em relação a colocar lá as "unhas".... ainda procuro uma cobaia! :wink:

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu fiz uma puxada de uma caixa da parede e fiz um quadro com 3 disjuntores de 6A , um para a corrente sem temporização ( filtro e termostato ) , os outros 2 vão alimentar os temporizadores ( também metidos no quadro ) , para o pessoal que fala em por diferenciais tenham cuidado porque o neutro ao passar por 2 diferenciais dispara o diferencial do quadro de entrada de casa

 

 

até breve

 

Já montei diferenciais em serie e nunca tive problemas, e acho(digo acho pois a minha área não e habitação) que a norma actualmente obriga a ter um diferencial mais sensível, creio que e de 30ma para cozinha e casa de banho, o que obriga a teres ai já dois diferenciais em serie pois em casas de habitação tens um diferencial da companhia e só a partir deste e que tens os teus circuitos divididos e protegidos pelos teus dijuntores e diferenciais.

 

Paulo se queres testar na própria tomada se faz disparar o diferencial existem aparelhos específicos para esse efeito,a unha ja fis alguns testes mas foi contra a vontade(efeitos colaterais da profissão) ;)

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo se queres testar na própria tomada se faz disparar o diferencial existem aparelhos específicos para esse efeito,

;) Eu sei...... mas a minha sogra ainda não apareceu por cá desde que montei o aquario!!! ;)

:naughty: ........talvez neste Natal!!!!!! MMmmUUuuAAAAaaHHHAAAAAHHHAAAA!!! ;):twisted:

 

 

Agora a serio...... :P

Já pensei em "montar" uma ficha com uma resistencia de :unsure: 4,7kΩ 5W (I=V/R então: 220v/4,7kΩ=47ma)

entre um dos polos e a terra para alem de testar o diferencial.... testava se tinha terra ou se estava lá só para efeitar!

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Eu sei...... mas a minha sogra ainda não apareceu por cá desde que montei o aquario!!! ;)

:unsure: ........talvez neste Natal!!!!!! MMmmUUuuAAAAaaHHHAAAAAHHHAAAA!!! :twisted::naughty:

 

Boas,

 

Calma, Calma estamos aqui para prevenir não incentivar acidentes!! loool ;)

 

Já vi que temos pessoas com bastantes conhecimentos na área da electricidade cá no fórum! Uma ideia que eu lançava era efectuarmos em conjunto uma lista de regras de boa conduta tanto na manutenção, como na instalação eléctrica de nossa casa. Que acham da ideia? Se não gostarem digam. Estamos cá para falar!

 

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.