Quantos l/h deve ter o filtro?


Recommended Posts

Boas,

Tenho um nano de 17 litros e uso um filtro de cascata Wave de 190l/h.

24 litros ficam no alcance deste filtro, para além de não tirar espaço no interior.

 

Outra coisa: tão ou mais importante que o número de vezes que a água do aquário passa pelo filtro é o volume de matérias filtrantes e a sua qualidade.

Neste caso, é um pequeno filtro com esponja e lã de vidro. Convém portanto um débito superior a 3x o volume.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho um nano de 25l uteis e com filtro de cascata de 300l/h mas só tem uma pequena esponja e lã.

 

ando a tentar fazer um externo com 2l de capacidade para matérias filtrantes, é um frasco em vidro que ja mandei furar (vamos a ver se não o partem ao furar) e ja tenho uma bomba de agua hydor que debita até 600l/h...

 

quero fazer esta alteração para ter uma boa filtração biologica...

 

 

cumps

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho um nano de 25l uteis e com filtro de cascata de 300l/h mas só tem uma pequena esponja e lã.

 

ando a tentar fazer um externo com 2l de capacidade para matérias filtrantes, é um frasco em vidro que ja mandei furar (vamos a ver se não o partem ao furar) e ja tenho uma bomba de agua hydor que debita até 600l/h...

 

quero fazer esta alteração para ter uma boa filtração biologica...

 

 

cumps

Boas,

Se os 2 litros de matérias filtrantes não são demais (podem é não ser necessários), já os 600 l/h para esse volume de água parece-me um pouco excessivo. Vais usar flauta?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos os que leram e responderam até agora!

 

O que eu queria era um filtro interno, penso que Um EHEIM LIBERTY 100 fica bastante mal esteticamente!

Alguém me sugere um ou pelo menos a marca indicada de um filtro interno para um aqua de 25L?

 

Obrigado!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se os 2 litros de matérias filtrantes não são demais (podem é não ser necessários), já os 600 l/h para esse volume de água parece-me um pouco excessivo. Vais usar flauta?

Cumps.

 

 

o filtro ira levar cerca de 1,5l de matérias...das quais 1l são cerâmicas (mini siporax que tinha ca em casa de outro filtro). Como disse a bomba tem débito até 600l/h mas pode ser regulada para menos...agora existem vários métodos e várias maneiras de reduzir o fluxo se necessário...uma boa camada de lã vai-me reduzir o fluxo por exemplo, a flauta é outra solução para diminuir a corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)? omg

 

Abraço

help

Boas,

Filtros interiores há-os de imensas marcas. Se quiseres podes ir a uma grande superfície e arranjar um Tetra de 300 l/h máximo. Costumam ser reguláveis.

A Wave (só em lojas) tem um modelo (de que não me recordo yikes ) de 300 l/h com flauta incluída.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

help

Boas,

Filtros interiores há-os de imensas marcas. Se quiseres podes ir a uma grande superfície e arranjar um Tetra de 300 l/h máximo. Costumam ser reguláveis.

A Wave (só em lojas) tem um modelo (de que não me recordo :) ) de 300 l/h com flauta incluída.

Cumps.

 

O que é uma flauta?

Já ouvi falar disso várias vezes aqui pelo fórum mas nunca percebi o que era.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é uma flauta?

Já ouvi falar disso várias vezes aqui pelo fórum mas nunca percebi o que era.

Obrigado

Uma flauta é um tubo rígido com uma série de furos ao longo da sua extensão que se junta à saída do filtro. O débito total do filtro será dividido pelo número de furos reduzindo a força da movimentação da água sem prejuízo para o caudal.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.