contruçao de aquario malawi ou tanga, opiniões sff


joaooneill

Recommended Posts

boa noite a todos os membros :)

 

 

tenho um aquario de 440 litros, era reef, mas desmanchei-o por falta de t€€€mpo (:D)

 

 

precisava de ajuda na elaboração de um layout agradavel, tanto para mim, como para os futuros habitantes.

 

 

fiz um esquema no paint (podem-se rir pq está ridiculo LOL) do aquario como está actualmente, depois de tudo muuuuuito bem lavado e montado:

 

my.php?image=esquemaaquariojp5.jpg

 

 

tenho cerca de 40 quilos de aragonite, e juntei 25 quilos de areia de silica, tenho 3 bombas de 2000 L/h uma de 2500 L/h e uma de 6000 L/h.

 

 

a de 6000 estou a pensar nao colocar, parece ser corrente a mais alem de que a areia voar toda, tenho um escumador (o circulo preto) bioballs, e as 3 bombas de 2500 têm um reservatório de esponja.

 

agora as duvidas:

 

estou a pensar comprar um filtro externo, devo ?

 

a iluminação é de 2 x 150 hqi. ligo-as durante quanto tempo ?

 

o escumador, uso-o ou nem por isso ?

 

em relação ao layout gostava de colocar rocha preta, como o aquario do Diogo Lopes, aqui do fórum (peço desculpa pela violaçao do copyright :P) alguem sabe onde as posso comprar ?

 

 

tenho tambem fetos de java que estava a pensar colocar, mais alguma flora compativel e bonita ?

 

em relaçao às especies a manter, eu vou actualizando o tópico com fotos, agora nao vale a pena tirar porque a água parece leite, liguei as bombas e puff. a agua turvou toda :S como remediar a situação ?

 

 

peço desculpa pelo tamanho do tópico, espero que compreendam

 

 

um abraço, João O'Neill

Editado por joaooneill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Meia dúzia de respostas, outros complementarão:

 

boa noite a todos os membros :)

 

 

tenho um aquario de 440 litros, era reef, mas desmanchei-o por falta de t€€€mpo (:D)

 

 

precisava de ajuda na elaboração de um layout agradavel, tanto para mim, como para os futuros habitantes.

 

 

fiz um esquema no paint (podem-se rir pq está ridiculo LOL) do aquario como está actualmente, depois de tudo muuuuuito bem lavado e montado:

 

my.php?image=esquemaaquariojp5.jpg

 

 

tenho cerca de 40 quilos de aragonite, e juntei 25 quilos de areia de silica, tenho 3 bombas de 2000 L/h uma de 2500 L/h e uma de 6000 L/h.

 

 

a de 6000 estou a pensar nao colocar, parece ser corrente a mais alem de que a areia voar toda, tenho um escumador (o circulo preto) bioballs, e as 3 bombas de 2500 têm um reservatório de esponja.

 

agora as duvidas:

 

estou a pensar comprar um filtro externo, devo ?

 

Depende do volume de bioballs. Se for adequado à filtragem biológica, com a circulação (bombas) que tens e as esponjas pode não ser necessário filtro adicional.

 

a iluminação é de 2 x 150 hqi. ligo-as durante quanto tempo ?

 

Os aquários de CA´s não necessitam de grande iluminação (nem de muito tempo). 300 W pode ser desperdício de energia/ excesso de luz. No meu aquário de 840 litros tenho habitualmente 160W (T5) e só raramente ligo os outros 160W.

 

o escumador, uso-o ou nem por isso ?

 

Nem por isso... provavelmente, dado que não é água salgada, não vais ter grande formação de espuma, e é ela que acaba por remover uma boa parte da matéria orgânica antes que entre em decomposição, isto em água salgada.

 

em relação ao layout gostava de colocar rocha preta, como o aquario do Diogo Lopes, aqui do fórum (peço desculpa pela violaçao do copyright :P) alguem sabe onde as posso comprar ?

 

Melhor do que o exemplo do aquário do Diogo, é difícil. Quanto à rocha, "compras" nas praias da zona da Ericeira... estás perto!

 

 

tenho tambem fetos de java que estava a pensar colocar, mais alguma flora compativel e bonita ?

 

Anúbias e Valisnérias

 

em relaçao às especies a manter, eu vou actualizando o tópico com fotos, agora nao vale a pena tirar porque a água parece leite, liguei as bombas e puff. a agua turvou toda :S como remediar a situação ?

 

Dar tempo ao tempo, realizar TPA´s, colocar "lã" filtrante.

 

 

peço desculpa pelo tamanho do tópico, espero que compreendam

 

 

um abraço, João O'Neill

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas.

 

em relação às bioballs, eu tinha-as guardado dentro de um saco de plastico, daqueles do pingo doce, e aquilo enchia o saco ao máximo. nao sei quantos litros leva um saco, mas sao muuuitas bolas lolol, chegam ?

 

 

amanha compro a tal lã a ver se a água vai melhorando

 

 

eu tenho um aqua pseudoplantado de 500 litros, com 4 x 36 W. devo trocar uma calha com a outra ? acho que saia a ganhar em ambos os casos.

 

 

em relaçao as rochas, estão mesmo ao pé da praia ou há la um cantinho manhoso com rochas porreiras ?

 

 

muito obrigado pelas respostas :)

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas.

 

em relação às bioballs, eu tinha-as guardado dentro de um saco de plastico, daqueles do pingo doce, e aquilo enchia o saco ao máximo. nao sei quantos litros leva um saco, mas sao muuuitas bolas lolol, chegam ?

 

Depois de teres fauna, podes ir controlando os valores de amónia... se tiveres amónia é sinal que tens de aumentar a filtragem biológica.

 

 

amanha compro a tal lã a ver se a água vai melhorando

 

 

eu tenho um aqua pseudoplantado de 500 litros, com 4 x 36 W. devo trocar uma calha com a outra ? acho que saia a ganhar em ambos os casos.

 

Eu trocava.

 

 

em relaçao as rochas, estão mesmo ao pé da praia ou há la um cantinho manhoso com rochas porreiras ?

 

Na do surf... (Ribeira...)

 

 

muito obrigado pelas respostas :)

 

 

um abraço

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ok, assim aproveito e levo a prancha e uns amigos com pranchas tambem. senão postar mais nada no tópico ja sabem, foi um tubarão qualquer :D

 

 

amanha ou depois de amanha vou tentar ir lá, depois posto aqui todos com as rochas e os fetos. vou precisar de ajuda para definir um layout :)

 

 

obrigado mais uma vez,

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais