Qual o melhor filtro?


Visitante

Recommended Posts

Boas gente...pratico aquariofilia à mt pouco tempo e cm ainda não me decidi gostava de saber qual a opinião de ppl já rotinado nesta vida...qual o melhor filtro biologico para o aqua! um filtro dakeles que se cola na lateral do aquario com bio-bolas e lá de vidroetc ou um Filtro dakeles que se seguram por meio de ventosas ou um outro qq que eu não tenha referido por favor digam algo em concreto é que de momento para manter tres escalares dois médios e um k o deixou de ser médio à algum tempo(tá enorme) 6 platies 2 molies balão 2 viuvas negras 1 limpa fundos 1 beta ! ah já me eskecia agua a 26ºc num aqua de 70*34*34 com 5 plantas naturais mas... td filtrado apenas com uma misera bomba (da qual não sei a capacidade) que me faz a agua passar por uma esponja e nada mais...que posso fazer, recomendem-me Brigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo!

Parece-me que o filtro que tens é interno, ainda por cima como o João disse está a ocupar o espaço que devias dar aos peixes uma vez que o teu aqua não é assim muito generoso em tamanho +- 70Lts. A filtragem que ele faz é somente mecanica, retem as particulas em suspensão na água. Um filtro externo como o João refere é de facil manutenção sem provocar stress nos peixes uma vez que está fora e podes usar trés tipos de filtragem assim: Filtragem mecanica com as esponjas, filtragem biologicas com as ceramicas de fixação de bactérias e filtragem quimica com resinas de eliminação de odores da água e principalmente de Nitratos o "ChemiPur", ainda tens outras alternativas como o carvão activado...

Podes filtrar até 400lts/hora o que é fantastico

Pessoalmente acho inestético os equipamentos dentro do aqua e dentro do possivel tento dissimula-los com a decoração e plantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Não conseguirás evitar a acumulação de porcaria no fundo sem aspirações e mudanças de água de forma rotineira (pelo menos uma vez por mês para as mudanças e 15 em 15 dias para as mudanças, isto partindo do princípio que o teu aquário não está sobrepovoado de peixes).

 

É um erro pensar que os plecos, as corys e outros peixes como os bótias efectuam a limpeza do aquário. Depois de provarem comida da boa podes acreditar que tão cedo eles não tocam nas algas, nem em comida que os outros peixes possam ter deixado passar e já esteja há algum no fundo do aquário... De início ainda lá vão, mas depois, se ficam mal habituados...

 

Tenta não dar muita comida aos peixes, é preferível dares muito pouca comida de cada vez e muitas vezes ao dia (claro que para quem trabalha, por exemplo eu, isso é muito bonito de se dizer...). Desta forma evitas a acumulação de comida no fundo. Depois fazes umas aspirações ao areão de vez em quando, complementas com umas mudanças de água de outro tanto em tanto tempo e assim consegues manter o aquário mais ou menos estável.

 

O filtro externo, tal como tinha referido, é apenas uma questão de custo/benefício. Mesmo assim penso que se arranjam por aí filtros externos de menor filtragem de água. Apenas te recomendo o filtro externo pois ficas com mais espaço dentro do aquário, é mais fácil de limpar, e podes ter também uma boa filtragem biológica.

 

Podes sempre pensar em investir num filtro melhorzinho para um eventual aquário novo... mas é só uma ideia.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ora viva, tenho acompanhado com interesse os conselhos dados sobre a filtragem do aquário e os melhores métodos a seguir, estou também a iniciar-me nesta actividade e pretendo criar o ambiente mais estável e limpo possível no meu aquário de 40 litros. Precisava de umas dicas em relação ao melhor filtro a usar pois tinha em mente um filtro exterior por todas as razões já citadas por vocês mas o único filtro deste tipo que vi numa loja parece-me uma monstruosidade para o meu aquário... há filtros exteriores mais pequenos? (de um tamanho que se adeque à capacidade do meu aquacrio)? de momento uso uma bomba interna que ao que me parece tb é filtro (qdo se desmonta tem la uma ceninha com pedras dentro) mas não me parece suficiente por si só. outra opção é arranjar um sifão para ir limpando o fundo, mas isso substitui um filtro exterior?

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dave!!

Para começar podias registar-te no Forum, vais ver que é facil e assim apareces como menbro com todos os previlégios e não apenas como visitante sem poderes editar as tuas mensagens,etc.

Quanto ao assunto, parece-me que realmente 40lts é muito pouco para filtragem externa tendo ainda outro internamente o que podera criar uma corrente muito forte dentro do aqua. Como ja tens um filtro, começa apenas por observar os parâmetros da água e o equilibrio dentro do aquario. Se tudo andar em valores normais ou que tu possas controlar com as mudas de água e sinfonagens, vais ver que te vai sair bem mais barato.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a Todos!

 

 

Primeiro começo por apoiar a 100% o que o João disse:

É um erro pensar que os plecos, as corys e outros peixes como os bótias efectuam a limpeza do aquário. Depois de provarem comida da boa podes acreditar que tão cedo eles não tocam nas algas, nem em comida que os outros peixes possam ter deixado passar e já esteja há algum no fundo do aquário... De início ainda lá vão, mas depois, se ficam mal habituados...

Pois dos Plecos que tenho tido são sempre os primeiros a chegar a comida e quanto ás algas já eram....

 

 

Quanto a questão do filtro. Sem duvida que um filtro externo será sempre a melhor escolha contudo há bons filtros internos. E se não compram um filtro externo por acharem que o vosso aquario é pekeno digo-vos que tive durante muito tempo um aquario de 60L com filtro externo. Tinha um filtro "Aquarel" (n recomendo, pois n sei se era por ser uma modelo novo tinha alguns defeitos) que debitava 600L/hora. É verdade que na maioria das lojas os filtros a venda (pelo menos expostos) são filtros externos de grandes dimensões, contudo pela minha experiencia basta perguntar ao vendedor que ele sugerem logo um filtro externo apropriado para aquários pequenos. Aconselho é a não escolherem logo a 1ª oferta, pois a maioria de nós temos a ideia que os filtros externos são caros e digos que o filtro que referi em cima até foi barato.

 

Espero que o meu comentário vos ajude!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Para mim os melhores filtros são sem dúvida os externos.

Eu tenho um AquaClear 200 (760 L/h), mas se houver mais possibilidade monetária um canister tipo Ehein é sempre uma excelente escolha.

A limpeza e a organização dos materiais filtrnates destes filtros é excelente.

Também se pode optar pelo, "faça você mesmo", como eu, que fiz um canister para o aquário de 54L, com perlon e cerâmica, e ficou-me por 20 eur.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Obrigado pelas dicas! tenho pensado se realmente vale a pena ter o filtro exterior ou usar o sistema de sifonagem e apesar de, por momentos, ter ficado mais inclinado para este ultimo, cheguei tambem à minha humilde e inexperiente conclusão que o sifão não me vai favorecer caso queira ter uma ou outra planta no aquário pois vai remexer aquilo tudo não é? e se calhar lá se vão os nutrientes que estão no fundito. passei agora numa loja onde vi um filtro exterior que tinha inscrito na caixa "millenium 2000" (é bom? ou nem sequer é minimamente conhecido?). aproveitei para perguntar mais algumas coisas, funcionava com uma barra ou la o que era aquilo que vem dentro duma saqueta e contem carvao. Ora, eu perguntei se aquilo só leva carvão como elemento filtrante e ela diz-me que sim. Não era suposto dar para pôr outros elementos? O tamanho do filtro era porreirito pelo q não deve estorvar em termos de espaço. Quanto à outra bomba que tenho no aqua, se realmente verificasse uma corrente forte podia sempre tira-la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Dentro de um filtro externo podes usar os tipos de filtragem que queiras.Filtagem Mecanica, onde fazes com esponjas, Filtragem Biologica, onde colocas ceramicas de fixação das bacterias Nitrificantes(há varios tipos e marcas no mercado), Filtragem Quimica com Resinas de eliminação de Amónia e Nitratos, Filtrgem por Carvão Activado, que eu não uso nem aconselho muito. Podes ler por ai nos outros Tópicos debates sobre o assunto para mais esclarecimentos.

Manda noticias... :P eu uso os tres tipos citados, exluindo como disse o Carvão Activado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...tenho pensado se realmente vale a pena ter o filtro exterior ou usar o sistema de sifonagem e apesar de, por momentos, ter ficado mais inclinado para este ultimo, cheguei tambem à minha humilde e inexperiente conclusão que o sifão não me vai favorecer caso queira ter uma ou outra planta no aquário pois vai remexer aquilo tudo não é? e se calhar lá se vão os nutrientes que estão no fundito. passei agora numa loja onde vi um filtro exterior que tinha inscrito na caixa "millenium 2000" (é bom? ou nem sequer é minimamente conhecido?). aproveitei para perguntar mais algumas coisas, funcionava com uma barra ou la o que era aquilo que vem dentro duma saqueta e contem carvao. Ora, eu perguntei se aquilo só leva carvão como elemento filtrante e ela diz-me que sim. Não era suposto dar para pôr outros elementos? O tamanho do filtro era porreirito pelo q não deve estorvar em termos de espaço....

 

Não sei se é impressão minha mas tas a misturar SIFONAGEM com FILTRAÇÃO! Uma coisa n substitui outra! Eu tenho filtro externo (com esponja, lã de vidro, carvão se cerâmica) e n deixo de sifonar o fundo sempre que mudo a água (em media uma vez por semana)! Sinceramente não sou mt entendido em plantas por isso n sei se é n é boa ideia em relação as plantas (tenho é sempre o cuidado de n sifonar junto ao seu caule) mas para os peixes n faz mal nenhum, muito pelo contrario. Mais sifonagem menos materia orgânica acumulada!!

 

Quanto ao filtro "millenium 2000" acho que já vi a venda mas n conheço. Contudo vê o preço e compara. Se foi menos " 25 ou 30 euros do que um Fluval ou um EHEIN acho que devias escolher por um destes. Quanto as matéria filtrantes, como o TUBA disse, pode por de tudo. Eu recomendo no mínimo Lã de vidro e Cerâmica. Eu tb uso tb Turfa (por causa dos Discus) e carvão activo, contudo o carvão activo gera muita polémica. O Tuba também falou em resinas....já ouvi dizer mt bem mas também ouvi dizer mal...acho que depende muito do fim para qual se usa e da qualidade da mesma.

 

 

Abraço! Assunto

 

P.S- Dave, no canto superior da tua mensagem tens lá tens "botões" CITAR, EDITAR e X. O X é para remover a msgs!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Dave,

 

Quanto ao Milenium 2000, podes tirar as tuas dúvidas em http://www.aquahobby.com/products/brmillennium.html Mas desse tipo de filtro, os externos, eu prefiro os AquaClear pois nestes podes escolher os materiais filtrantes que queres usar e coloca-los da maneira que quiseres. Estou bastante satisfeito com o AquaClear 200 que possuo.

 

Mais alguma dúvida, diz qualquer coisa.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alo! Ta-se bem, estou a começar a ficar bem mais esclarecido quanto a este assunto. obrigado desde já. :)

Não sei se estava a confundir os dois tipos de mecanismos (filtragem e sifonagem), mas sim, talvez tenha ficado com a ideia que um pudesse substituir outro, quando o Tuba aconselhou a sifonagem eu montei o filme de que já não ia precisar do outro. Se os posso usar aos dois ao mesmo tempo melhor! por enquanto vou mesmo ter que de me contentar nem com um nem com outro... (não há verba..) mas o proximo passo é tratar de arranjar um sifão que já me deve dar conta do recado no que toca a mudas de água.

 

Jedi, esse site que referiste é mto porreiro! Tem lá todos os filtros bem espcificados... melhor que andar à procura de loja em loja! :)

 

:) Só mais uma coisa: o filtro deve rodar pelo menos 5x o volume do aquario por hora né? Ora, se considerar o meu aqua de 40L, caso fosse esta a minha opção, teria que escolher um de pelo menos 200L/hora. (Ena... que calculos!) O AuaClear Mini (380L/hora) já resolvia, mas mesmo assim será forte demais? Ou nem por isso e o AquaClear 150 (570L/hora) também é aconselhável? ou já é exagero?

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dave!

 

 

Como podes ver num artigos de outro fórum a Aquariofilia é uma droga! E quando tudo corre bem torna-se uma droga das pesadas.

 

Se vais comprar material pensa no futuro. Hoje tas com um aquário de 40L daqui a 1 ano tas com um de 400L e ai esse filtro já n te vai servir para nada. Falo por experiência própria pois comecei com um de 60L que me deram de prenda de anos, e passado ano e meio já tinha um de 300L. Agora tenho muito material empatado. Pensa nisso.

 

É verdade que a corrente pode atrapalhar, mas quanto mais L/hora melhor (sem exagerar,claro!). Sinceramente pensa bem antes de adquirir material.... E pensa sempre que de amanha já n vais estar satisfeito com um aquário de 40L.

 

Espero que este meu conselho que seja benéfico!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Eu por exemplo já não penso assim como o Nuno Carvalho.

Normalmente compro um filtro sempre adequado ao aquário, rondando mais ou menos 5x o volume do aquário. A mim também já me aconteceu o mesmo, e comprei um aquário de volume maior, mas mantive o mais pequeno com o filtro que tinha comprado inicialmente. Mas isto é só a minha opinião, para mim quantos mais aquários melhor!!! :):):)

 

Mas agora respondendo ao Dave, penso que o AuaClear Mini (380L/hora) chegue, porque senão se o aquário for plantado fica uma corrente demasiado forte para tendo em conta o tamanho do mesmo. Já agora, nos AquaClear dá para regular o caudal de entrada de água.

 

Mais algumas duvidas, avisa o pessoal.

 

Fuca bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, realmente dá que pensar... :wink: temos aqui um berbicacho!

Embora não pretenda desfazer-me no futuro do aquario actual, é provavel que venha a ter vontade de ter um de maior capacidade. (não é que ainda não tenha essa vontade, mas não tenho é possibilidades por enquanto!).

E aqui vou ter de concordar com o Nuno, é mesmo uma droga.. mas das boas.. que cena mais viciante... :lol:

Apesar de me terem dado algumas dicas diferentes só tenho é que agradecer!

Vou continuar a investigar a hipótese mais viável.

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Dave,

 

Se quiseres mesmo assim um filtro com uma capacidade elevada, aconselho-te a dar uma vista de olhos neste site http://www.aquaristikshop.com/ . Vai a Filter technique, External Filters e vê o preços, por exemplo da Sacem (até é boa marca), e os da Eheim, o pessoa vê estes preços mesmo já com os portes e até se apaga!!! :wink:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JediKnight e Táslixado,

 

Como vêm acabo de chegar do fórum brasileiro...

 

Antes dos filtros, uma pergunta: como é que neste fórum se pode ver a imagem do fórum propriamente dito sem ser num quadrado minúsculo no canto inferior direito do écran?

 

Acerca dos filtros:

 

Tenho um EHEIN 2214 (700L/h) mas cujo débito real calculo em cerca de 500L/h...

 

O aqua tem 160 L, é plantado e tem cerca de 32 peixes, acho que a filtragem devia ser melhorada...

 

Estou a pensar comprar um filtro interno adicional de cerca de 200L/h, só para complemento, custa cerca de 30 Euros, mas ocupa-me mais espaço no aquário e terei de manter dois filtros, mais fios, etc, uma nóia :wink:

 

O que vocês acham?

 

E se tentasse vender o meu actual filtro e comprasse um outro, também da EHEIM ou Aquaclear, mas mais potente que o actual?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi António,

 

Em relação ao débito do filtro penso que podes aumentar um pouco, mas não é muita a diferença, se mantiveres discus até é bom, pois eles gostam de água pouco "mexida".

 

Ter dois filtros é sempre bom, quando se limpa um o outro mantém sempre a biologia do aquário, mas se conseguires vender esse por um bom preço, compra outro mais potente, sempre dá menos trabalho!!! :wink:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais