Recommended Posts

ca estou eu uma x mais a xatear quem domina a materia lol

mas ja vi que se fala muito bem de osmose mas surge-me um peq ou grd prob... se nao estou em erro falando por alto sem ternos tecnicos em cada 5L de agua que entra no osmose 1L vai po lixo... certo?!?!? :?

eu ja ouvi falar que tinha que ter uma (fosa..saneamento) perto para ir directamente pra la esse tal 1L que ja nao presta... estou certo ou errado?!?!? ou estarei a confundir???

ja li alguns topicos antigos que tocavam no assunto mas na sua maioria frisava a durabilidade do matrial... tambem pode-me ter escapado algo e agora estou a fazer figurinha de burro :twisted: mas espero que nao lol

 

se houver alguma alma generosa que me esclaresa agradecia imenso

desculpem se vos fiz perder tempo mas e um peq grd problema... pois se necessitar dessas ditas (fosa..saneamento) eu nunca poderei ter osmose para minha infelicidade ?!?!?! :!::wink::!::?:x:P8):):(:(:( pois pelo que parece faz milagres :D

 

 

uma x mais obrigada

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, devo-te dizer que sim. Precisas de água de osmose. Se a fazes tu, se a compras, se mandas vir da China ou se rezas e fazes danças para que cai é contigo, mas tens de usar água de osmose para repôr a evaporação e sobretudo para fazer água salgada se não usares água natural. :?

 

Tudo o que disseste está mais ou menos correcto, apenas não percebo o que entendes por saneamento :twisted: . O que precisas é um local para onde a água "suja" que sai da osmose vá. Pode ser um ralo, pode ser a sanita, pode ser qualquer banhiera, bidé, lava-loiças, etc...

~

Creio não ter entendido bem o teu problema... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ai esta a minha ?!?!?!

pois devo tar a fazer mal mentalmente a sua funcionalidade....

disseram que devia estar directamente ligada a um (esgoto)

pq se nao for necessario posso ter....

como tens a tua ligada? como a usas?

 

uma x mais obrigada hugo

cumps

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho a minha na banheira, ligada à torneira. Tenho lá o jerican para recolher a água boa (se transbordar não há azares de maior) e o tubo da água suja vai para o ralo da banheira.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo Tio Patinhas

 

É certo que este forum pretende ser uma ajuda e incentivo a todos os amantes da aquariofilia, para isso estamos cá todos, para nos ajudarmos uns aos outros de acordo com os conhecimentos mais elevados por uns e menores por outros, constituindo assim uma familia.

 

A questão do esgoto já te foi explicada mesmo não sendo um assunto tecnico, relacionado com a aquariofilia, no entanto como na minha profissão estou ligado aos materiais para a construção penso poder caber-me a mim dar-te a explicação que pretendes.

 

Um esgoto é normalmente um tubo de forma circular por onde deitamos aguas e outros dejectos rejeitados e que pode ser encontrado no fundo de um lavatorio (onde lavar as mãos) de um bidé (onde as senhores se lavam ou nós lavamos os pés) no fundo de uma banheira (repara que o fundo de uma banheira normalmente tem um furo e esse furo está normalmente ligado ao sistema de esgotos da casa) estes por sua vez (os esgotos da casa) estão ligados por tubos de maior dimensão ) aos tubo de esgotos publicos para serem tratados em grandes centrais de tratamento de esgotos.

 

Espero que com esta explicação fique de uma vez por todas explicado o que é um esgoto, sem secessidade de desenhos técnicos ou mesmo de fotografias.

 

Já agora tinhas que ter uma agua de excelente qualidade para ter 5 litros de agua de osmose por 1 litro de desperdicio, pois o normal sera é mesmo o contrario: 1 L agua de osmose e vão 5 L de água para o esgoto.

 

 

Um abraço de um irmão "metralha"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito "técnica" a tua explicação!!! Fiquei apenas com dúvidas em relação ao diâmetro dos canos e a partir de onde se deve considerar um esgoto?!!! Se no caso da sanita não tenho dúvidas, o bidé, banheira e lavatório deixam-me um pouco confuso! :roll::lol::)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O meu aparelho de osmose trabalha é certo num anexo e a parte regeitada é enviada para o local aonde a maquina de lavar a louça descarrega a água suja e a parte boa é recolhida num bidão que depois é preparada para as mudanças de água. A percentagen normalmente é de 4 l regeitados para serem aproveitados 1 l. de água boa. Eu utilizo o aparelho de osmose de 180 l,/dia. Mas recomendo que antes comprar este apaelho façam bem as contas, atendendo ao preço de aquisição, manutenção no que se refere às substituições dos filtros que devem ser periodicas e também no consuma da água.

A maior parte das vezes não compensa. Conheço creadores de discus que optaram pela turfa.

Seria melhor medir o GH,PH e KH da água que sai da torneira primeiro para justificar ou não a compra.

Mas já foi bem explicado há cerca de tres dia este assunto neste forum.

É uma questão de pesquiza

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, desculpa concordar. Se na água doce uma osmose é perfeitamente dispensável (aliás são muito poucos os que a usam), já na água salgada é indispensável.

 

Quem quer ter um reef sem algas e em bom estado tem de utilizar água de osmose.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Voltando a falar a sério, também eu não posso concordar contigo Rui. A osmose é indispensável para ter um reef em condições e o Kh, Ph e Gh não são de todo os factores mais importantes!

 

A Osmose serve também para retirar os fosfatos (e em alguns casos os silicatos) e essencialmente para baixar o valor dos TDS (Total Dissolved Solids) que em alguns pontos do País pode ser assustador.

 

A membrana osmose quando bem usada pode durar até 3 anos e por isso compensa largamente...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Desculpem mas sem dúvida o Madeira tem razão. Pois não tenho qualquer experiência em água salgada, embora será esse o meu sonho.

Como devem calcular tenho um aparelho de osmose e estou bastante contente com o seu funcionamente. Mas tento incutir na malta que este aparelho não é milagreiro, pois dá-me a sensação que pelas perguntas que fazem levam-me a pensar dessa maneira. E então já tenho reparado que aparelhos são postos à venda só com poucos meses de uzo. Existem muitos companheiros que vivem em andares em que a pressão é muito baixa e como devem calcular o rendimento torna-se pouco rentavél. Isto no que diz respeito à água doce, porque como já referi nada sei sobre a água salgada.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu poderei criar agua de osmose no extrior da minha casa com um bidao ou algo do genero em que o que nao fosse aproveitdo fosse pro jardim ou algo do genero??!?!

 

e k estou mt intressado no osmose mas ao mesmo tempo xeio de duvidas :lol: :D :D ;):roll::roll::roll::roll::roll:

uma x mais se me poderem ajudar...

 

desculpem a mha ignorancia :x:x:oops::oops: mas so quero o bem pro reef :P

 

 

cumps

Miguel

tudo requer o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tio Patinhas. A água que não é aproveitada pela osmose é óptima para regar plantas dada a sua mineralização!

 

Cumps

 

ps: Osmose é indespensável...tendo o aparelho ou comprando a água o que interessa é que se tenha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

eu poderei criar agua de osmose no extrior da minha casa com um bidao ou algo do genero em que o que nao fosse aproveitdo fosse pro jardim ou algo do genero??!?!

 

É assim que eu tenho e nunca tive problemas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A menos que use água salgada natural (recolhida no mar), certo?  :lol:

 

A água de reposição não pode ser natural, porque isso iria fazer com que a salinidade aumentasse! A água de osmose é sempre indispensável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não se pode usar água de osmose directa no aquário .  

Tens que usar algum remineralizador como aragamilk ou aragamight ou kalkwasser.

Se estivermos a falar de aquários com bons níveis de cálcio e dureza, não existe qualquer problema de adicionar água de OI durante o período de iluminação. Depende do aquário em causa e da forma de administração de cálcio, dureza e controlo de pH.

Quanto ao Aragamilk ou Aragamight discordo. A utilidade destes produtos é muito limitada.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Atenção que não se pode usar água de osmose directa no aquário .  

Tens que usar algum remineralizador como aragamilk ou aragamight ou kalkwasser

Nunca acrescentei nenhum aditivo à água de osmose sem ser o kalk e por vezes nem isso, e nunca tive problemas.

 

Compreendo que faça referência a eles uma vez que presumo que seja o seu importador. Nas suas 8 mensagens, penso que em todas faz referência a um ou mais produtos que representa e como tal serão todas editadas - agradeço a sua participação no Fórum (que será concerteza uma mais valia) mas agradeço que leia as regras e que participe de uma forma isenta.

 

Obrigado,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Diogo,

 

1) O que eu disse pode aranjar doutra marca , não tem que ser da nossa.

outras marcas têm kalkwasser mais cara ou não não interessa para aqui .

Falei dos nossos produtos só para informar e porque sei a qualidade e como trabalham .

 

2) antes de dizer que não sou imparcial devia é perguntar porquê é que afirma o que disse .?

 

3) De certeza que nunca fez o teste de ph á água de OI . O ph é de 5 a 6 .

se já temos problemas em manter o ph alto ( pois é o curso natural o ph baixar ) assim só aumentamos o problema .

 

4) Evidentemente que pode usar água de Oi directa mas depois vai ter que juntar produtos para subir o ph do aquario . E por que não matar dois coelhos duma vez . ph e alcalinidade e se usar o Editado acrescenta stroncio,magnésio nas proporções devidas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro nem eu nem o Diogo somos Sr. :shock:

O Senhor está no céu. Depois não é normal aqui no forum tratarmo-nos por você, eu pelo menos não o faço.

 

Em relação à explicação, nunca presenciei tal facto. Ainda ontem adicionei 30 litros de água de osmose directamente no aquário, sem qualquer problema. O ph baixou 0,2.

 

E se a água de osmose é mesmo boa, o ph deve ser de 7 (ph da água pura). O facto de estar mais ácida pode ter a ver com o fraco poder tampão que esta água tem e com o facto de estar em contacto com o ar (CO2).

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais