oscar,severus e mystus


Recommended Posts

boas pessoa aficionado por aquarofilia, é o seguinte no meu aqua de 80 litros tenho 1 oscar 1 severus 1 mystus e 1 pseudothropheus elongatus( aquisiçao da mnh mae :drinking: infelizmente) e vou comprar mais um severus e 2 mystus e vou expulsar o meu elongatus em suma deve de ficar td bem certo????

ja agora tbm ando com problemas de alimentaçao com os meus peixes o oscar anda meio estranho com a comida dou granulado para ciclideos e no meu outro aqua comunitario as minhas coridoras andam com problemas em comerem quer dizer quase todos os peixes daquele aguario estam parece que nao gostam da comida é da nutrafin bem agradeço que me respondam as minhas duvidas mt obrigado abraço

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoa aficionado por aquarofilia, é o seguinte no meu aqua de 80 litros tenho 1 oscar 1 severus 1 mystus e 1 pseudothropheus elongatus( aquisiçao da mnh mae :( infelizmente) e vou comprar mais um severus e 2 mystus e vou

 

80 litros eh muito pouco para um óscar, quantos anos ele tem??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoa aficionado por aquarofilia, é o seguinte no meu aqua de 80 litros tenho 1 oscar 1 severus 1 mystus e 1 pseudothropheus elongatus( aquisiçao da mnh mae :D infelizmente) e vou comprar mais um severus e 2 mystus e vou expulsar o meu elongatus em suma deve de ficar td bem certo????

ja agora tbm ando com problemas de alimentaçao com os meus peixes o oscar anda meio estranho com a comida dou granulado para ciclideos e no meu outro aqua comunitario as minhas coridoras andam com problemas em comerem quer dizer quase todos os peixes daquele aguario estam parece que nao gostam da comida é da nutrafin bem agradeço que me respondam as minhas duvidas mt obrigado abraço

 

 

Andava a evitar responder-te mas aqui vai, das duas uma, ou não conheces minimamente as espécies que tens, ou então és doido, desculpa usar este termo, não te quero ofender !!!

 

80 litros não dá para 1 oscar quanto mais para esses peixes todos !!!

 

Que tamanho tem o teu oscar? Eu tenho um aqua de 240 litros, só para 2 oscar e um L001, e acho que o espaço não é muito !!!

 

80 Litros, ganda desastre !

 

Sabes quanto mede um oscar depois de adulto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andava a evitar responder-te mas aqui vai, das duas uma, ou não conheces minimamente as espécies que tens, ou então és doido, desculpa usar este termo, não te quero ofender !!!

 

80 litros não dá para 1 oscar quanto mais para esses peixes todos !!!

 

Que tamanho tem o teu oscar? Eu tenho um aqua de 240 litros, só para 2 oscar e um L001, e acho que o espaço não é muito !!!

 

80 Litros, ganda desastre !

 

Sabes quanto mede um oscar depois de adulto ?

 

 

lol eu ja tive oscares neste msm aquario que chegaram as 20 cm e sei que ficam de 30 cm tbm sei isso

ele deve ter para ai uns 10 cm o serevum tem 14/15 cm

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol eu ja tive oscares neste msm aquario que chegaram as 20 cm e sei que ficam de 30 cm tbm sei isso

ele deve ter para ai uns 10 cm o serevum tem 14/15 cm

 

 

Sempre pensei que fosse por não saber, mas sendo assim deixa que te diga, isso não é gosto pelos animais, o que tu tens é gosto em fazer sofrer os animais !!

 

Sim, porque ter esses peixes todos em 80 litros, deves sentir-te mt feliz quando olhas para esse aquário !!!

 

Quanto ao tamanho 30 cm estás enganado, a média é de 35 cm, e há relatos de em cativeiro chegarem aos 40cm.

 

Força nisso, mete aí uns pacús tb ficam fixe, e o espaço para aí não falta !!! lol :laugh:bigsmile:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre pensei que fosse por não saber, mas sendo assim deixa que te diga, isso não é gosto pelos animais, o que tu tens é gosto em fazer sofrer os animais !!

 

Sim, porque ter esses peixes todos em 80 litros, deves sentir-te mt feliz quando olhas para esse aquário !!!

 

Quanto ao tamanho 30 cm estás enganado, a média é de 35 cm, e há relatos de em cativeiro chegarem aos 40cm.

 

Força nisso, mete aí uns pacús tb ficam fixe, e o espaço para aí não falta !!! lol :laugh:bigsmile:lol:

 

epa é assim o objectivo da aquarofilia é ser divertido e é um hobby e tbm é assim quando eles começarem a crescer vou dar los mas conheço pessoas que tiveram 2 oscares maiores que o meu num aquario de 80 litros e eles tavam na boa agora é assim os oscares sao peixes espectaculares e quase smpr tive oscares e nunca tive problemas por isso nao vejo o proposito dessas bocas #food

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa é assim o objectivo da aquarofilia é ser divertido e é um hobby e tbm é assim quando eles começarem a crescer vou dar los mas conheço pessoas que tiveram 2 oscares maiores que o meu num aquario de 80 litros e eles tavam na boa agora é assim os oscares sao peixes espectaculares e quase smpr tive oscares e nunca tive problemas por isso nao vejo o proposito dessas bocas :)

 

 

Longe de mim querer ofender-te, muito menos criar mau ambiente contigo ou com qualquer outro menbro aqui do forum, estou aqui para ajudar e ser ajudado, e também partilho da mesma opinião que tu a aquarofilia é ser divertido e é um hobby, mas já paraste para pensar que como se sentiram esses peixes todos em 80 litros ?

 

Claro que se os lá meteres, que remédio teem eles, se não viver, isso é como uma família de 5 ou 6 pessoas a viver num T1, também não morrem, mas achas que vivem bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa dizes que tens o oscar ´

a perto de um ano e só tem 10cm? devia ter pelo menos uns 20cm, em relação ao mystus toma atenção porque se for um preto com a cauda vermelha

tem um feitio marado, a partir dos 20 a 30cm começa a dar cabo dos outros, é um peixe que fica com 70cm e mao como tudo.

eu sou da opinião que oscares adultos devem ter pelo menos 200l cada um mas é a minha opinião, de quem tem alguns peixinhos

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa dizes que tens o oscar ´

a perto de um ano e só tem 10cm? devia ter pelo menos uns 20cm, em relação ao mystus toma atenção porque se for um preto com a cauda vermelha

tem um feitio marado, a partir dos 20 a 30cm começa a dar cabo dos outros, é um peixe que fica com 70cm e mao como tudo.

eu sou da opinião que oscares adultos devem ter pelo menos 200l cada um mas é a minha opinião, de quem tem alguns peixinhos

 

 

tem á volta de 10 a 13 cm nao sei mt bem nunca o medi ao certo LOL mas o mystus que procuro é o mystus ocelatus

ja agora so assim por acaso quais sao os parametros para se ter oscares em condiçoes, sei que o ph é por volta dos 7 mas de resto nao sei mt bem, ja me disseram que o meu oscar ta com o tamanho que tem por causa dos parametros da agua, a alimentaçao é equilibrada com flocos,comida congelada e por vezes carne ou alevins de guppy, sera dos parametro???? vivo no algarve e ja me dizeram que a agua é mt dura ou entao é msm das rochas calcarias que tenho dentro do aquario(ja tive ciclideos africanos e esqueci me de tirar) thanks

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres rochas calcárias deves retirar para não elevar em demasia o PH, com o resto não te preocupes, eles adaptam-se ás condições da água.

 

Eu no meu aqua dos oscares, não faço testes nenhuns, simplesmente no dia anterior á TPA encho os garrafões com a água e deixo-os abertos para perder o cloro, e quando faço a tpa adiciono uma colher de chá de MINERAL SALT de sera, para prevenir a doença do furo na cabeça.

 

De resto não tenho mais cuidados nenhuns !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres rochas calcárias deves retirar para não elevar em demasia o PH, com o resto não te preocupes, eles adaptam-se ás condições da água.

 

Eu no meu aqua dos oscares, não faço testes nenhuns, simplesmente no dia anterior á TPA encho os garrafões com a água e deixo-os abertos para perder o cloro, e quando faço a tpa adiciono uma colher de chá de MINERAL SALT de sera, para prevenir a doença do furo na cabeça.

 

De resto não tenho mais cuidados nenhuns !!

 

 

hummm entao vou tirar de la as rochas, mas as rochas para alem de elevarem o ph tambem elevam a dureza certo????

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
hummm entao vou tirar de la as rochas, mas as rochas para alem de elevarem o ph tambem elevam a dureza certo????

 

 

claro sao compostas por calcario e acho que magensio tambem ,e uma agua calcaria e a mesma coisa que uma agua com ph alto .

 

mesmo 80litros pa um oscar pronto ainda la vai mas com esses peixes todos é mesmo mau .

 

 

 

tou certo pelo menos o que precebi das aulaas de fisico quimica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro amigo,

 

Perdão?!? Ainda estou boquiaberto... Eu também tenho um casal de óscares, ambos com 25/30 cm, um severum macho com cerca de 25 cm e um temporalis fêmea com 20 cm, todos juntos num aquário de 600 litros e o planeamento já é claramente desajustado face ao que seria ideal (a explicação é que o severum ficou viúvo há cerca de um ano e o temporalis é o que resta de dois casais que tinham morrido de velhice antes disso. Há cerca de um ano um amigo meu deu-me os óscares, que tinham cerca de meio ano na altura e uns 12 cm cada um e eles estão agora ambos na casa dos 25/30 cm... Ou seja, não são juvenis mas são jovens...)

 

A verdade, deixa-me que te diga, é esta: os meus peixes não estão tão à vontade como deviam. Então quando os meus óscares querem desovar, o aquário fica mesmo pequeno... Sinceramente, com o todo o respeito que me mereces, não concordas que num aquário de 80 litros era capaz de ser melhor opção ter um casal de nigrofasciatus, ou um de sajicas? Ou então um casal de kribensis? Podes crer que os 80 litros nem dão para o teu severum, quanto mais para um óscar... Olha para as críticas que te fizeram aqui no fórum e medita no assunto, por favor... Se insistires nas tuas pretensões os teus peixes não vão ser felizes e vais ter problemas sérios em breve... Acredita...

 

P.S: Quando era miúdo tive dois casais de óscares num aquário de 800 litros e o maior quando morreu media quase 40 cm... Depois disso trabalhei no aquário Vasco da Gama (já lá vão quase 25 anos...) e fazia criação de óscares com um casal em que o macho devia ter à vontade uns 40 cm... Na minha opinião um casal de óscares só é feliz com um território de cerca de 500 litros, no mínimo. Mas se forem felizes «enchem» o aquário com a sua presença e não são precisos mais peixes.

 

Um abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry... Esqueci-me de te dizer: como bons sul-americanos que são, os óscares e os severuns gostam da temperatura entre 23 e 28°, preferem o ph entre 6,5 e 7 e exigem uma dureza entre 12 e 20°dKH. Além disso, os óscares apreciam grandemente mudanças frequentes de água (20% da água de semana a semana ou de quinze em quinze dias, mais coisa menos coisa...) Um ligeiro refrescamento de temperatura e a nova água dão-lhes vigor e estimulam a desova... Também exigem uma muito boa filtração (sobretudo num aquário de 80 litros, eheheh...) e uma boa quantidade de oxigénio dissolvido na água... Dois bons filtros (um filtro interno e um externo) são o mínimo para uma filtração equilibrada e uma correcta circulação da água/ventilação, na minha modesta opinião...

 

Num aquário mal filtrado (e assim pequeno é quase inevitável isso suceder...) existem fortíssimas probabilidades dos teus ciclídeos virem a sofrer da «doença do buraco». Esta é despoletada por uma infestação pelos parasitas intestinais flagelados (que estão em estado latente mas se multiplicam exponencialmente quando o animal está em más condições), fazendo com que o espécime afectado tenha de suprir a subnutrição provocada pelos parasitas - que lhe roubam os nutrientes no aparelho digestivo - recorrendo às proteínas de que necessita para manter a cartilagem na zona superior da cabeça. E depois da doença do buraco (de recuperação morosa e que exige reforços vitamínicos para compensar as deficiências na nutrição...) vêm os olhos inchados, os parasitas da pele, as infecções bacterianas, etc. Em suma, tens enormes probabilidades de vires a ter chatices das grandes...

 

Se as rochas são calcáreas, tiras-as quanto antes. Quanto ao mystus e ao pseudotropheus, o melhor é desfazeres-te deles também... Não são da mesma região e os pseudotropheus gostam da água com parâmetros completamente distintos (alcalina, muito mais dura...) Mas, sinceramente, dada a capacidade do teu aquário e as espécies que queres manter, eu mudava era de tanque (aproveita o Natal, que está aí à porta...) Caso contrário, mudava de espécies... Olha que eu tenho actualmente (só) quatro tanques e o mais pequeno deles (o meu aquário de quarantena) tem 240 litros... Porquê? Porque tenho óscares...

 

Um abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já toda a gente te disse o espaço que tens é manifestamente pouco para os peixes que tens.

Olha eu tinha 2 oscares num aqua de 120 Litros e como não me queria desfazer deles e podia ter um maior, comprei um aqua de 400 Litros de propósito mas tambem te digo que se não pudesse pensava em outros peixes para o meu aqua de 120 L (tem escalares, rasboras, tetras agora).

Os Oscares são dos peixes que eu mais gosto e como depois deles morrerem (de velhice penso, pois já tinham 11 anos) eu mudei o aqua para Mbunas, agora não posso ter Oscares e tenho de me aguentar.

Eu tenho nesta altura o meu Tubarão Negro de 40 cm com os Mbunas no aqua de 400 L e já estou a pensar onde o vou por sozinho pois embora tenha espaço merece melhor.

Penso eu que deves pensar melhor na fauna do teu aqua, pois tens muito que escolher para 80 Litros.

 

Abraço

  • Gosto 1

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

O pessoal dos Oscares caiu-te todo em cima :medieval_mace:

 

e eu claro como crio oscares e conheço as suas necessidades não posso fugir a isso.

 

A minha opinião é esta: Aproveita a época e compra uma aquario banal de 120X40X50, encontras isso aos pontapés em 2ª mão, e custa-te o preço dumas cervejas no BA e de 1 ou 2 miseros jantares com a namorada. Coisa simples :mrgreen:

 

Desta forma podes evoluir na aquáriofilia e dar melhores condições aos teus amigos de barbatanas, não achas que eles merecem?

 

Abraços e boa aquariofilia

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais