Montagem do início [Dúvidas]


aqua.D

Recommended Posts

Olá,

Hoje decidi voltar a montar um aquário que tenho, já estava parado à algum tempo, mas por ter passado tanto tempo já me esqueci de muitas coisas e é por essa razão que aqui venho fazer algumas questões. Estou a pensar montar um aquário comunitário!

 

Vou deixar aqui duas imagens do meu aquário para poderem ver como é: (Clicar para ampliar)

aquario1kj0.th.jpgthpix.gif

 

Coloquei um pouco de água só para ver se existiam fugas de água! (Clicar para ampliar)

aquario2vg5.th.jpgthpix.gif

 

Hoje de manhã dirigi-me a uma loja aqui perto de mim (avipeixe, dizem bem desta loja e os funcionários parecem ser competêntes) e segui todos os concelhos de um funcionário... comprei dois tipos de areão e comprei substrato. Acabei por trazer também um tronco.

Vou colocar mais fotos para poderem ver:

 

Substrato, 1ª camada de areão e 2ª camada de areão, respectivamente:(Clicar para ampliar)

img2202je0.th.jpgthpix.gif

 

Aqui está uma amostra do substrato e os dois tipos de areão: (Clicar para ampliar)

img2196vy1.th.jpgthpix.gif

 

Substrato: (Primeira camada do fundo aquário) (Clicar para ampliar)

img2198ux2.th.jpgthpix.gif

 

1º tipo de areão: (Segunda camada do fundo aquário) (Clicar para ampliar)

img2199ck3.th.jpgthpix.gif

 

2º tipo de areão:(Terceira camada do fundo aquário) (Clicar para ampliar)

img2200ks1.th.jpgthpix.gif

 

1ª dúvida - Muito sinceramente calculo que o substrato e os dois tipos de areão são bons uma vez que o funcionário me disse, mas gostaria que me dessem a vossa opinião.

 

2ª dúvida - Uma vez que tenho um aquário pequeno e por essa razão pretendo aproveitar o máximo de espaço possível e querendo que as minhas futuras plantas e futuros peixes sejam saudáveis, quantos centimetros de substrato e dos dois tipos de areão me aconselham a colocar no meu aquário ?

 

3ª dúvida - Perguntei ao funcionário se teria de lavar todo o areão e o substrato. O que o rapaz me disse foi que não, nem o substrato nem o 1º tipo de areão (segunda camada do fundo do aquário), apenas teria de passar por água o 2º tipo de areão (terceira camada do fundo do aquário). Agora pergunto se isto é realmente assim... afinal o que tenho de fazer ? Tenho lido na net que tem de se lavar e por vezes ferver todo o material do aquário inclusive o areão.

 

Estive a fazer as medições do meu aquário e os resultados são:

Comprimento: 55 cm

Largura/Profundidade: 33 cm

Altura: 35 cm

 

Fazendo as contas... (55*33*35)/1000 = 63.5

 

4ª dúvida - Quantos litros de água leva mais ou menos o meu aquário já com substrato, areão e restante equipamento ?

 

Agora vou deixar aqui umas imagens do meu filtro e termostato:(Clicar para ampliar)

img2188lj5.th.jpgthpix.gif

 

Filtro:(Clicar para ampliar)

img2186kj6.th.jpgthpix.gif

 

Termostato:(Clicar para ampliar)

img2189kp5.th.jpgthpix.gif

 

Já têm algum tempo mas acho que ainda estão em condições para serem usados.

Não sei se o filtro e o termostato são os mais indicados para o meu aquário mas foi o que comprei na altura... ainda sabia menos do que o que sei agora. :?

 

5ª dúvida - Sabem-me dizer qual a vazão deste meu filtro e se este é indicado para o meu aquário ? Já agora para calcular a vazão ideal num aquário é multiplicar por três os litros de água do aquário em questão, certo ?(Confesso que não gosto muito dele, ocupa muito espaço no aquário!)

 

6ª dúvida - "Fluval Tronic Electronic Heater 50w - 18cm/7 - For aquariums up to 50 litre/10 gallons", depois de ler isto julgo que este termostato é bom para o meu aquário, mas mesmo assim gostaria de saber a vossa opinão, por favor.

 

Bem, agora falando em iluminação... esta parte é que é pior. Acontece que já não possuo os reflectores.

Deixo aqui a imagem de uma das lâmpadas:(Clicar para ampliar)

lampmd3.th.jpgthpix.gif

 

O que diz na lâmpada é o seguinte:

SUN-GLO

18"/43.74cm 15w

Made in Japan

 

7ª dúvida - A parte da iluminação é a que menos entendo e por isso não faço ideia se este tipo de lâmpadas são boas para o meu aquário. O que acham ?

 

Agora deixo aqui três imagens do tronco que comprei e que de que falei no princípio do post:(Clicar para ampliar)

img2218sh7.th.jpgthpix.gif

 

img2210qc4.th.jpgthpix.gif

 

img2211kl6.th.jpgthpix.gif

 

8ª dúvida - Eu pessoalmente acho que o tronco bonito e muito porreiro para enfeitar e servir de esconderijos para os peixes, mas um colega meu disse-me que era demasiado grande para o meu aquário... o que acham vosses ? O funcionário disse-me para deixar o tronco dentro de água morna durante uma semana e trocar todos os dias de água e eu agora pergunto-vos, uma semana chega ? Por último... estou a achar estranho o tronco boiar, não fica no fundo quieto, não era suposto isso acontecer ?

 

9ª dúvida - Existem vários peixes que gosto mais do que outros e sei que tenho de ter em conta vários factores antes de os juntar. Imaginando que quero juntar vários peixes com ph compatível, como faço para atingir o ph desejado ? Existem produtos para aumentar e diminuir o ph ? O areão que se compra tem influência nisso?

 

10ª e última dúvida - Com várias plantas no aquário necessito de usar oxigenador ?

 

Como já viram várias fotos do meu aquário, do equipamento, etc, se possível gostaria que me ajudassem e me dessem algumas dicas sobre plantas e peixes bonitos para colocar no meu aquário e ideias para enfeitá-lo ( Onde coloco o tronco, onde e que plantas coloco... etc ).

 

Desculpem o post estar tão grande, mas acho que colocando fotos e explicando minimamente bem as minhas dúvidas é bem mais fácil de vosses me esclarecerem.

 

Por fim, quero agradecer a todos os que me ajudarem e fiquem bem. :-D

 

PS: Gosto de muitos peixes e plantas, mas vou só mensionar aqui meia dúzia daqueles que me lembro e que gosto bastante:

Plantas: Musgo de java, feto de java.

Peixes: Guppys, Escalar, Disco, Tetra Neon, Botia Palhaço, Coridora, Oscar, Tubarão de cauda vermelha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá pessoal. Ainda não montei o meu aquário, mas durante este tempo andei a pesquisar bastante aqui no fórum.

Já sei que não posso colocar Escalares, Discos neste aquário, portanto optei pelos guppys.

Vou começar a montar hoje à tarde o aquário, depois meto fotos.

Entretanto deitei o meu filtro interno fora e fui à avipeixe comprar um Eheim Classic 2211.

 

Cumps.

 

PS: Já nem peço que me respondam às perguntas de cima, mas podem só dizer-me quantos cm de substrato e areão devo colocar no meu aqua? Obrigado!

Editado por aqua.D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...vou tentar ajudar:

 

1º - não conheço essas marcas, aqui no Brasil nao vi ainda...mas deve ser boa sim!

 

2° - de 1 a 3 cm de substrato e de 3 a 5 cms de areião...particularmente usaria apenas uma granulação, ou então misturaria as duas

 

3º - geralmente é aconselhável que lave bem todo o areião (menos o substrato fértil)...ferver é dispensável

 

4° - difícil prever a litragem precisa, mas algo em torno de 50L

 

5º - como vc ja desistiu desse filtro, devemos ter pelo menos CINCO VEZES a litragem do aquário...o seu canister novo irá dar mto bem conta do recado

 

6º - não conheço...

 

7º - sua lampada de 15W vai dar menos de 0,3 W/litro...sugiro que compre uma calha dupla com pelo menos mais uma de 15w, ou então optar por plantas menos exigentes quanto à iluminação (ex: elódea)

 

8º - esse tronco está é pequeno...rsrs (brincadeira!)... "biótipos" amazônicos e outros têm troncos e plantas inclusive "vazados" para fora do aquário, dando um visual muito natural....mas aí já é uma questão a parte.... particularmente te aconselho a inclusive a ousar e colocar mais uns galhos e talvez mais algum tronquinho e bastante plantas... Para tratar o tronco têm várias maneiras, a que eu já fiz e que funcionou (não deixa a água "blackwater") é deixá-lo de molho por pelo menos 30 dias, trocando a água de 3 em 3 dias ou quando perceber que a água turvou... pode fervê-lo também, mas não gosto muito da idéia pois um tronco fora da árvore já está em decomposição, partindo do princípio de que ele está morto fervê-lo muito servirá apenas para acelerar esse processo (posso estar enganado)... o fervimento (e sal grosso) servem mais para matar bactérias que possam ser maléficas ao aquário, você pode também aplicar produtos como clean, killer, etc para acondicioná-lo melhor mas se for um tronco comprado em loja provavelmente veio até já pré ou tratado e apenas esse "banho" de um mês já é o suficiente

 

9º - para ter uma idéia se seu ph se manterá ácido ou alcalino, depois de todo montado o aquário e já cliclado vá comparando os testes...conforme você põe "coisas" no seu aquário, seus parâmetros se alteram mesmo que minimamente, algumas dicas são:

Acidificar: troncos (tratados), co2, folhas secas (tratadas), xaxim

Alcalizinar: substrato tipo pedra de rio (substrato alcalino, dolomita, aragonita), conchas (pode ser "trituradas") e bastante pedras

Pode usar também os métodos químicos, os produtos líquidos (ex: lacon acid, alcali) mas particularmente prefiro métodos mais "naturais"

 

10º - o próprio filtro externo já movimenta a camada superficial da água, oxigenando-a....em conjunto com plantas especialmente as "oxigenadoras" (ex: elódeas) dispensa a bombinha de ar

Como você já tem e pensa por troncos no aquário, injeção de CO2 penso que irá ter um ph tendencioso a ácido... sou suspeito a dizer mas te aconselharia a fazer um estilo amazônico, sempre respeitando o limite de 1cm de peixe por litro.

Para as plantas, Java é muito legal...gosto muito também de echinodorus, heteranthera, valisneria....tem muitas opções, pequisa as exigências das suas pretendidas e o que você pode oferecer. Plante as de porte maior no fundo, as médias no centro e/ou canto e as pequenas na frente.

Para os peixes os Guppys, Coridora e Tetra Neon tão OK. Escalares, Botias, Discos precisam de aquários de pelo menos 200L, são peixes de cardume... Oscar é agressivo e Tubarão de cauda vermelha seria Lábeo Bicolor né? Geralmente ficam grandinhos, seria bom um aquário maior...

Num aquário de 50Litros você teria teoricamente 50cms de peixe... opte pelos peixes e faça os cálculos

ex: 10 neons (5cms quando adultos)

Você até pode exceder um pouco esse limite mas seria necessário um cuidado maior com monitoramento da água e tpa's mais frequentes. Isso também se seus peixes não forem sujões.

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aí!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... obrigado por toda a ajuda. Bem já tenho o aquário montado... neste momento só faltam os peixes.

 

Olá...vou tentar ajudar:

 

1º - não conheço essas marcas, aqui no Brasil nao vi ainda...mas deve ser boa sim!

 

Ok, obrigado. Amigos meus a quem perguntei também dizem que este tipo de substrato e areão são bons.

 

2° - de 1 a 3 cm de substrato e de 3 a 5 cms de areião...particularmente usaria apenas uma granulação, ou então misturaria as duas

 

No total o fundo do meu aquário ficou com 5/6 cm, coloquei o saco de substrato todo (1.5 cm, mais ou menos), coloquei uns 3/4 cm do areão mais "rugoso" e depois uma camada de 1/2 cm do areão mais fino.

Porque razão misturaria as duas ? Por acaso tive uns problemas em colocar as plantas... algum areão começou a misturar-se. :S

 

3º - geralmente é aconselhável que lave bem todo o areião (menos o substrato fértil)...ferver é dispensável

 

Como estava com tempo lavei e fervi tudo muito bem... menos o substrato.

 

4° - difícil prever a litragem precisa, mas algo em torno de 50L

 

Pois deve de andar à volta disso. Quando enchi o aquário podia ter contado quntos jarros de 1.5 L de água foram precissos para encher o aquário, depois era só fazer as contas, mas não me lembrei disso.

 

5º - como vc ja desistiu desse filtro, devemos ter pelo menos CINCO VEZES a litragem do aquário...o seu canister novo irá dar mto bem conta do recado

 

Ok. Já agora o que significa canister? "EHEIM 2211 external canister filter = Filtro Externo EHEIM 2211..."

 

7º - sua lampada de 15W vai dar menos de 0,3 W/litro...sugiro que compre uma calha dupla com pelo menos mais uma de 15w, ou então optar por plantas menos exigentes quanto à iluminação (ex: elódea)

 

Eu devo ter explicado mal. Na realidade eu tenho duas lampadas de 15w cada uma (o aquário já vinha com uma tampa com calha dupla incorporada), portanto no total faz 30w, ou seja, 0,6 W/Litro... mas continua a ser pouca iluminação se seguirmos a regra de 1W/Litro, não é ?

 

As minhas dúvidas agora são:

- Que tipo de lampadas devo ter ? Uma UV e outra fluroscente? Duas UV's ? Duas Fluroscentes ?

- Devo optar por lampadas mais potentes ?

 

8º - esse tronco está é pequeno...rsrs (brincadeira!)... "biótipos" amazônicos e outros têm troncos e plantas inclusive "vazados" para fora do aquário, dando um visual muito natural....mas aí já é uma questão a parte.... particularmente te aconselho a inclusive a ousar e colocar mais uns galhos e talvez mais algum tronquinho e bastante plantas... Para tratar o tronco têm várias maneiras, a que eu já fiz e que funcionou (não deixa a água "blackwater") é deixá-lo de molho por pelo menos 30 dias, trocando a água de 3 em 3 dias ou quando perceber que a água turvou... pode fervê-lo também, mas não gosto muito da idéia pois um tronco fora da árvore já está em decomposição, partindo do princípio de que ele está morto fervê-lo muito servirá apenas para acelerar esse processo (posso estar enganado)... o fervimento (e sal grosso) servem mais para matar bactérias que possam ser maléficas ao aquário, você pode também aplicar produtos como clean, killer, etc para acondicioná-lo melhor mas se for um tronco comprado em loja provavelmente veio até já pré ou tratado e apenas esse "banho" de um mês já é o suficiente

 

O tronco foi comprado numa loja de aquariofilia por isso já deve vir pré tratado como disse. Eu deixei o tronco em água quase um mês e todos os dias troquei a água.

 

9º - para ter uma idéia se seu ph se manterá ácido ou alcalino, depois de todo montado o aquário e já cliclado vá comparando os testes...conforme você põe "coisas" no seu aquário, seus parâmetros se alteram mesmo que minimamente, algumas dicas são:

Acidificar: troncos (tratados), co2, folhas secas (tratadas), xaxim

Alcalizinar: substrato tipo pedra de rio (substrato alcalino, dolomita, aragonita), conchas (pode ser "trituradas") e bastante pedras

Pode usar também os métodos químicos, os produtos líquidos (ex: lacon acid, alcali) mas particularmente prefiro métodos mais "naturais"

 

A água da torneira tem um ph de 7.2/7.4

A água onde tinha o tronco tinha um ph de 7.0

A água onde tinha algumas pedras que apanhei em porto corvo tinha um ph de 7.6

 

O tronco acidificou a água e as pedras alcalizinaram a água.

Acontece que não coloquei as pedras no aquário, mas fiz o tesde do ph e este encontra-se em 7.4. O que terá tornado a água mais alcalina uma vez que não coloquei as pedras ? O areão ?

 

10º - o próprio filtro externo já movimenta a camada superficial da água, oxigenando-a....em conjunto com plantas especialmente as "oxigenadoras" (ex: elódeas) dispensa a bombinha de ar

Como você já tem e pensa por troncos no aquário, injeção de CO2 penso que irá ter um ph tendencioso a ácido... sou suspeito a dizer mas te aconselharia a fazer um estilo amazônico, sempre respeitando o limite de 1cm de peixe por litro.

Para as plantas, Java é muito legal...gosto muito também de echinodorus, heteranthera, valisneria....tem muitas opções, pequisa as exigências das suas pretendidas e o que você pode oferecer. Plante as de porte maior no fundo, as médias no centro e/ou canto e as pequenas na frente.

Para os peixes os Guppys, Coridora e Tetra Neon tão OK. Escalares, Botias, Discos precisam de aquários de pelo menos 200L, são peixes de cardume... Oscar é agressivo e Tubarão de cauda vermelha seria Lábeo Bicolor né? Geralmente ficam grandinhos, seria bom um aquário maior...

Num aquário de 50Litros você teria teoricamente 50cms de peixe... opte pelos peixes e faça os cálculos

ex: 10 neons (5cms quando adultos)

Você até pode exceder um pouco esse limite mas seria necessário um cuidado maior com monitoramento da água e tpa's mais frequentes. Isso também se seus peixes não forem sujões.

 

Sim o tubarão de cauda vermelha é o Lábeo Bicolor.

Obrigado por todas as dicas! Também gosto bastante de echinodorus, mas na loja onde fui não havia. :S

Comprei as seguintes: (desculpem a má qualidade das fotos, mas eu sou um péssimo fotografo)

 

Lilaeopsis brasiliensis

img2496kv4.th.jpgthpix.gif

 

Não sei o nome desta

img2497kp6.th.jpgthpix.gif

 

Cyperus helferi

img2498wm3.th.jpgthpix.gif

 

Egeria densa (Elódea)

img2499wl9.th.jpgthpix.gif

 

Esta parece uma anúbia mas a senhora da loja disse-me que era um feto de java...

img2500wv1.th.jpgthpix.gif

 

Feto de Java

img2501er3.th.jpgthpix.gif

 

Quanto à fauna, vou começar por colocar umas corys para começar o ciclo do azoto e depois vou colocando aos poucos guppys machos!

 

Obrigado por toda a ajuda!

 

PS: Deixo duas fotos do aspecto do meu aqua... está bastante simples, mas agradável para mim. :P

Ainda lhe falta um papel de fundo e outros pormenores.

 

img2502bk6.th.jpgthpix.gif

 

img2503fr4.th.jpgthpix.gif

Editado por aqua.D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisando de ajuda estamos aí (no que souber claro hehehe)

 

Falei de misturar os areões pra não ficar aparecendo as 3 camadas... isso é gosto, se você acha legal assim pode fazer com 3 camadas mesmo do jeito que mais lhe agrade.

 

Canister é o mesmo que o seu filtro, que é externo. É só mais uma maneira de diferenciá-lo dos Filtros Externos comuns, tipo Millenium.

 

A regra de 1 W/L é de maneira geral, se quiser ter praticamente todos os tipos de plantas e com crescimento relativamente rápido. Particularmente nunca excedi o 0,6W/L e não tive problemas com adaptação de plantas, apenas seu crescimento não é tãão acelerado. Lembre-se que quanto mais luz, mais "brexa" para as algas, isso é claro se não tiver muitas plantas para absorver a quantidade de luz.

 

Quanto à questão das lâmpadas sugiro que monte com essas 2 mesmo. Já que você as têm, use-as até quando estiverem ficando bem fracas. Depois você se programa melhor com o dinheiro e se tiver oportunidade opte pelas HQI , VHO ou T5. Veja o que é compatível com o seu bolso, já que de tempos em tempos têm que trocá-las por novas.

 

O pH da sua água deve estar se mantendo em 7,4 pois a água que você tira da torneira e põe no aquário é alcalina (como vc disse 7,4). Acho que você deveria aplicar acidificante nas águas da TPA assim que seu aquário estiver se mantido ácido (pondo mais troncos, xaxim, folhas secas tratadas, casca de coco, etc) ISSO SE FOR A SUA INTENÇÃO manter um aquário ácido.

 

Sugiro que não inicie o ciclo com peixes, muito menos com as corydoras pois ao contrário do que muitos pensam elas são animais muito sensíveis (assim como os cascudos). Faça ciclagem sem peixes, jogue uma quantidade mínima de ração e injete bactérias nitrificantes (tipo stress zyme, nitrivec) de 2 em 2 dias. Assim seu ciclo será acelerado sem sacrificar seu novo habitante, pois sofrerá pelos 2 picos mais temidos pelo aquarista: amônia e nitrito. Lembre-se, peixes em ciclagem apenas SOBREVIVEM.

 

Quanto ao fundo sigiro um papel contact preto ou cartolina preta. Se optar pelo contact não é necessário que cole-o sobre o vidro, apenas prenda-o com fitas nas bordas. Dá um contraste muito bonito com o verde das plantas.

 

 

Se tiver mais dúvidas poste aí!

Grande abraço!

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes: Guppys, Escalar, Disco, Tetra Neon, Botia Palhaço, Coridora, Oscar, Tubarão de cauda vermelha.

 

Esqueci de citar:

Escalar, Disco, Neon, Coridora são de águas ácidas, os Acarás tanto escalar, como disco são peixes de cardume e precisam de no mínimo aqua de 200 litros.

Guppys, Botia, Oscar e Labeo Bicolor são de águas alcalinas...desses o Oscar tem particularidades sobre espécies x outros peixes. O Lábeo também...se quiser tê-los pesquise bem pois além disso precisam de aquários maiores, eles crescem bem...assim como o Bótia (cardumeiro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às 3 camadas eu fiz exactamente como diz o user Piteu...

img2480tz7.th.jpgthpix.gif

 

Na verdade quero manter um aquário alcalino... quero colocar guppys. Agora tenho é de tentar encontrar uma equipa de limpeza que seja compatível com as condições dos guppys. Os botias são bons para a limpeza, mas crescem muito para o tamanho do meu aquário. As coridoras têm exigencias diferentes dos guppys, logo não posso ter tb. Talvez o Otto seria uma boa opção, não ?

 

Então o meu aquário está parado à uma semana mas ainda nem começou o ciclo certo ? Se hoje colocar 1 folhinha de comida no aqua, o ciclo começa de imediato ? Tenho de ir fazendo os testes todos os dias até a amónia e os nitritos ficarem a zero?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às 3 camadas eu fiz exactamente como diz o user Piteu...

img2480tz7.th.jpgthpix.gif

 

Na verdade quero manter um aquário alcalino... quero colocar guppys. Agora tenho é de tentar encontrar uma equipa de limpeza que seja compatível com as condições dos guppys. Os botias são bons para a limpeza, mas crescem muito para o tamanho do meu aquário. As coridoras têm exigencias diferentes dos guppys, logo não posso ter tb. Talvez o Otto seria uma boa opção, não ?

 

Então o meu aquário está parado à uma semana mas ainda nem começou o ciclo certo ? Se hoje colocar 1 folhinha de comida no aqua, o ciclo começa de imediato ? Tenho de ir fazendo os testes todos os dias até a amónia e os nitritos ficarem a zero?

 

 

Sim o ciclo começa com a introdução de comida, mas depois tens que ir deitando sempre, para aparecerem as bactérias e para estas se alimentarem e multiplicarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, hoje coloquei uma pequena folha de comida e NutraFin Cycle.

Como é que sei que o filtro já criou as bactérias necessárias ?

O que é que tenho de ir fazendo agora ao longo da semana ? Testes, TPA's, alguma coisa ?

Daqui a 3 semanas já devo poder colocar um Otto...

 

Obrigado pelas boas dicas pessoal, cumps. :animal_fish:

 

OffTopic: As respostas não aparecem logo, tenho de andar a clicar nos links que estão em baixo para abrir as respostas... não há maneira de fazer aparecer as respostas todas logo ao abrir o tópico?

Editado por aqua.D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei se conheces o CICLO DO AZOTO. Lê o link anterior para fazeres uma ideia.

 

O Nutrafin Cycle já contém as bactérias do ciclo. Ou seja não precisas de esperar que se formem: já estás a introduzi-las. Continua a pôr conforme as instruções do fabricante e depois introduz os primeiros (poucos) peixes. Há fabricantes que dão 24 horas, outros 10 dias com adição de comida para alimentar as bactérias. Vê o que diz essa marca.

 

A partir de aí terás de medir a amónia (tóxica) seguidos dos nitritos (também tóxicos). Quando ambos estes valores estiverem a zero, o ciclo estará completo e poderás então continuar a introduzir peixes bem mais à vontade.

Cumps.

 

:offtopic: Vai ao topo direito do teu tópico e encontrarás uma "tecla" que diz OPÇÕES. Clica aí e mais abaixo encontras "Modos de Exibição". Escolhe o "Padrão" e verás todas as respostas sem ter de clicares em lado nenhum.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Para não ter de carregar nos links das respostas, carregue no botão ''Opções'', na parte superior direita do primeiro post, e escolha ''Padrão''.

 

Os otos preferem quários bem ciclados, com algumas algas. Pelo que sei, são sensíveis a nitritos.

 

Vá testando os níveis de nitritos e amónia, mas não faça TPA's. Penso que quando tiver um pico de nitritos, seguido de uma queda o ciclo acabou, mas não posso garantir (os meus aquas estão ciclados há alguns tempos, esqueci-me de como monitorizei o ciclo... :oops: ).

 

Fora isso, vá iniciando o aquário sem pressas, porque com calma corre tudo bem. :offtopic:

Editado por Fisherman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que tive uns problemas com o meu tronco... já me tinha apercebido que este flutuava mas depois quando chegou o momento de o meter no aquário esqueci-me completamente deste pormenor. O que fiz foi prender uma rede com areão por de baixo do tronco para fazer peso. Podiam dár opiniões sobre isto, o que fazem quando os vossos troncos flutuam ?

 

E mais uma dúvida: Como limpam as matérias filtrantes do vosso filtro de maneira a que estas não percam as bactérias necessárias? Já li por aí que lavar com a água do aquário é uma boa solução, mas digam a vossa opinião.

 

Edit: Neste momento tenho a amónia a zero e os nitritos a 0,3mg/l. Devo continuar a introduzir comida até os nitritos estarem a zero ?

Editado por aqua.D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que matérias filtrantes tens no filtro (esponja, cerâmica...)

 

Amónia=0; NO2= 0,3> há quanto tempo puseste o cycle e começaste a pôr comida? Tens seguido as instruções do Cycle? É bem possível que quando os nitritos atinjam 0 podes começar a pôr peixes embora aos poucos. Depende das tuas respostas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro tenho uma esponja branca, esponja azul, pedra porosa e areão (não sei mesmo os nomes, a pedra porosa será a cerâmica?).

Estou a fazer como me disseram na loja... coloco uma tampa e meia de cycle e vou colocanto aos poucos pouca comida para alimentar as bactérias.

Tenho posto todos os domingos... o próximo domingo faz a terceira vez.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra porosa faz as vezes da cerâmica. Para lavares o filtro, lava as esponjas e deixa as pedras em paz. Se quiseres lavar as pedras não laves as esponjas.

Assim ficas sempre com bactérias no filtro.

 

Estás a pôr o Cycle aos Domingos ou a comida?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu lugar começava já a pôr um ou dois peixes e continuava com o Cycle todos os dias, mantendo a amónia e os nitritos debaixo de olho.

Quando ambos estiverem a zero, o ciclo estará completo e poderás pôr os restantes peixes mas aos poucos para dar tempo à colónia de bactérias de se ajustar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na embalagem do cycle diz que a aplicação deve ser semanal, não sei até que ponto não fará mal colocar todos os dias. :S

 

No próximo fim de semana os nitritos em príncipio já devem estar a zero, por isso, em princípio devo de ir comprar um Otto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de dizer "semanal", não estou familiarizado com essa marca. Peço desculpa.

 

Quando os nitritos estiverem a zero, o ciclo estará completo e não precisarás mais de pôr Cycle, nem semanalmente nem nada, a não ser durante a introdução dos peixes pois a amónia e os nitritos podem subir qualquer coisa enquanto a colónia de bactérias se ajusta à fauna.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado. Isto devagarinho vai-se percebendo bem as coisas.

Depois de ter o aquário ciclado e com peixes, devo fazer TPA´s com que frequência e que percentagem de água devo trocar? Devo colocar algum produto como o aqua plus na água da TPA ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a litragem que tens aconselharia 30% semanalmente de TPA.

 

A única coisa que precisas de acrescentar é o anti-cloro relativo à água nova da torneira. É isso o Aqua Plus? É que não estou a ver bem os produtos dessa marca.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.