Montagem (ou não) de um aquário marinho.


Recommended Posts

Oi Hugo...

Mas o teu problema é só o filtro de OI ???

Podes comprar água de osmose a preços baratos... se queres entrar nos salgados e queres começar por um aquario pequeno porque queres investir tanto dinheiro em um filtro de OI ou massas filtrantes?

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 243
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Hugo,

 

Penso que a OI está a tornar-se para ti um mito...

 

Eu comecei o meu aqua sem OI, apenas com luzes florescentes (das mais básicas), sem reactor de cálcio, sem UV e assim consegui manter o aquário sem grandes custos. Apenas à cerca de 2 meses é que comprei umas lâmpadas mais potentes (as T5 que vou agora vender) e desde então não mudei muitas coisas no aquário e por isso vê onde podes chegar sem a OI.

 

321860_Gallon-med.jpg

 

Obviamente que se a puderes comprar, deves fazê-lo. O que acho é que nunca deves por de parte a hipótese de teres o aqua por causa disso.

 

Acho que deves montar o aquário de 160 litros pois será mais simples de manter a água com os parâmetros desejados (desculpa Marco mas esta é a minha modesta opinião...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, então para já não quero a unidade de OI :shock:

 

A questão do aquário de 160 litros é que não posso colocar sump :arrow:. Tive a medir melhor o móvel e até conseguiria colocar um sump com 40X50cm (altura até 70), mas o problema é como furar o vidro do aquário... Eu até furava porque tenho uma broca para vidro, mas é muito pequena, será que existem brocas de tamanho idial para um furo deste tipo?...

 

Vamos lá então recapitular a coisa (se não se importarem porque já estou a ser muito chato :shock: )

 

- Preciso de um skimmer.

Pelo que estive a ver tenho 2 hipóteses:

Aqua Medic Miniflotor.

The Berlin Air Lift 60.

 

- Preciso de areão.

Argamax é mesmo o melhor? E areia de coral?

 

- Preciso de rocha viva para a filtragem biológica. Quanto preciso (para 70 ou 160l) para me fazer a filtragem minimamente eficiente? Calculo que quanto mais melhor mas queria colocar alguma rocha "morta" para o oeçamento não rebentar logo aqui... :shock:

 

- Preciso de movimentação.

Tenho uma bomba de 1280 L/H (ou será 1820?), serve? Terei de comprar mais alguma? Marco, tinhas sugerido a Maxijet, mas a Maxijet não tem gira-gira?

 

- Preciso de iluminação, que vai depender do que colocar dentro do aquário (ver tópico seguinte). Sinceramente gosto muito daquele aspecto azulado de alguns aquários marinhos. Isto só se consegue com T5? Não me importo de colocar HQI (de 5200K).

 

-Preciso dos restante seres vivos que serão palhaços (consegue-se facilmente distinguir os sexos? Quanto podem custar?) e algum(ns) coral(ais) (sugestões aceitam-se. Quanto podem custar?)

 

Penso que é tudo. Sugestões continuam a aceitar-se, como é evidente...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua de 200L foi furado depois de já estra feito. Aliás já tinha uns aninhos...

 

Fui a um vidraceiro que me fez um furo de aprox. 5cm. É óbvio que ele não se responsabilizou por qualquer acidente que pudesse ocorrer mas tudo correu bem e o aqua tá furado.

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E portanto a melhor solução, correcto?

 

A sump num aquário salgado serve apenas para esconder o material? Ou é para ser usada como refúgio?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Começando a tentar responder às tuas dúvidas...

 

Quanto ao Escumador, das 2 hipóteses que colocas penso que o Aquamedic será melhor. Penso que é importante que saibas que o escumador é o equipamento mais importante do aqua salgado, sendo portanto muito importante que tenha capacidade por vezes até superior à do aqua. Por exemplo eu tenho um aquário de 300L e o escumador dá até 1000L (e não é demais...!!).

 

Penso que deves colocar tanto areia de coral como também aragamax - uma boa conjugação dos dois poderá ter efeitos mais benéficos (pelo menos é que eu tenho - 2/3 cm de areia de coral e 4 cm de aragamax por cima), permitindo trocas gasosas eficazes dentro do substrato.

 

A rocha viva nunca é demais e estará apenas limitada ao teu orçamento. Quanto mais rocha viva tiveres mais filtragem natural tens e portanto não existe um limite minímo que te possa aconselhar. Eu por exemplo comecei com 40 Kg e agora já tenho cerca de 100 Kg.

 

A bomba que falas não tem um débito suficiente pois para um aquário marinho deverás ter 10 a 20 vezes o volume do aquário em água a circular, o que no caso do aquário de 160 litros seriam pelo menos 1600 litros/hora. No meu caso tenho uma bomba de 3500 L/H que faz a reposição da água que vem do sump e depois tenho dentro do aquário 3 bombas de 600 L/H cada.

 

Quanto à iluminação, como já te disse para os corais mais simples como os actinodiscus, zoanthus, ricordeas e outros não necessitas de investir numa HQI. Claro que se o puderes fazer é sempre benéfico, mas já agora aposta em pelo menos 150W e numa lâmpada de 10000K. Como te disse também poderás sempre aproveitar e ficar com as calhas de T5 que estou a vender...

 

Quanto a peixes e nomeadamente os palhaços não esperes que alguém te diga que é possível distinguir os sexos, pois estes formam casais normalmente em ecossistemas estáveis e para o efeito apenas tens que ter dois indivíduos da mesma espécie, pois o que acontece é que ao fim de algum tempo um deles irá tornar-se fêmea e crescer um pouco mais que o outro.

 

Penso que devias começar com alguns corais simples e que te vão permitir ganhar alguma experiência. Para o efeito tens várias hipóteses (vê a descrição de corais do meu aqua no tópico das fichas dos aquários. Àí poderás encontrar vários corais relativamente simples de manter, e à excepção das Euphylias e Goniopora, todos os que tenho estão dentro dos que poderás adquirir)

 

A sump pode servir de refugium mas normalmente o refugium é separado pois a circulação de água no sump deverá ser elevada o que não é compatível com o refugium. No meu caso, infelizmente não tenho refugium, pelo menos para já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Diogo não precisas de pedir desculpa pela tua opinião... cada um dá a sua e acho que todos devemos respeitar as opiniões uns dos outros... para alem do mais concordo com a tua afirmação. Hugo, sem duvida se puderes optar pelo de 160´escolhe esse pelos motivos que o Diogo defendeu... aliás eu defendo que se deve montar o maior aquario possivel logo de inicio, mas se não for possivel, opto por um pequeno e não vai ser por isso é que não se tem sucesso. O problema é as pessoas terem a opcão tipo: ou monto um grande de 200 ou 300 litros ou não monto nenhum... o que considero errado.

 

Hugo, quanto ao aquario, porque não fazes sump? não precisas furar!! Podes fazer com overflow ou sexto vidro. Para alem das vantagens mencionadas, ganhas volume de água e ganhas espaço e beleza no aquario principal para não falar nas manutenções...

Quanto á luz, notei que não percebeste bem a historia da temperatura de cor. A luz azul ou branca ou amarelada é medida em kelvins e está presente em todos os tipos de luz. Não é por ser HQI, ou por ser T5 ou compacta ou flurescente, mas sim pela temperatura de cor da lampada. Podes ter a cor azul em HQI, T5, flurescentes e compacatas, assim como a cor branca (daylight +- 6500K ) e luz amarela (para baixo de 5200 K) em todos os tipos....

O mais comum é usar 1 HQI 6500K + 1 flurescente azul (actinica)...

mas se quiseres podes usar só uma HQI de 10.000K ou de 20.000K (muito azul)...

Existem muitas combinações de lampadas e temperaturas de cor que podes ter e tens é de escolher de acordo com os corais que queres ter e o investimento que queres fazer.

 

A maxijet não tem gira-gira...

Quanto á rocha viva, penso que deves fazer uma mistura de 50% viva 50% morta para uns 15 20 kilos iniciais e depois logo vais acrescentando...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Overflow está fora de questão, já tinha investigado isso quando montei o plantado de 450L e acabei por optar por não colocar overflow. Não quero!!! :shock:

 

Comom é isso do 6º vidro?

 

Será que Xenias são muito exigentes relativamente a luz e são muito difícies de manter?

 

Eu gosto das xenias... Os Palhaços podem "adoptá-las"?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

sexto vidro, é uma divisão que se faz no aquario, geralmente de um dos lados ou no fundo do aquario. Assim, os aparelhos acabam por ficar escondidos também, mas perdes espaço no aquario...

 

Quanto ás xenias, dá para manter só com flurescentes e até reproduzi-las ...

quanto os palhaços, alguns deles (principalmente os ocellaris) adoptam varios corais incluindo xenias. Actualmente, tenho 4 palhaços ocellaris e todos eles fazem simbiose com xenias entre outros corais...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Conforme o tamanho e tipo de palhaço podes encontrar entre os 7 e os 25 euros.

Quanto á xenia posso-te arranjar mudas baratas... quanto ao preço delas em loja não faço a minima ideia, mas depende também do tamanho delas...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo.

 

Não querendo aumentar a confusão talvez este link http://www.inlandreef.com/Images/DIY/Plumb...ugium_plumb.gif te ajude a visualizar a instalação de um refúgio + sump. Foi este o esquema que serviu de base para a minha instalação.

Abraço.

Luis Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Marco! :D

 

O que acham desta rocha viva?

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=794296

 

...e desta aragamax?

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=774909

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam este tópico, que também me pode ajudar a instalar o aquário...http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1218

 

Por exemplo, numa situação de escolha´muito simplista, o que preferiam para um aquario de 70 litros: Um skimmer ou uma unidade de RO?

 

Não é que o Skimmer seja muito caro, mas o preço do skimmer, mais isto e mais aquilo é o preço de um unidade de RO...

 

Se bem julgo saber um skimmer serve para retirar substancias que seriam inseridas atravês de água "não pura". Ora usando água de RO, muitas dessas substâncias não chegariam a entrar no sistema, diminuindo a função do Skimmer, estou errado? :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Na minha opinião (e olha que é apenas mais uma) estás perante uma batalha desigual...!!!

 

O skimmer não retira apenas as substâncias nocivas que vêm na água de reposição, aliás essa é apenas uma função acessória. O que ele faz é retirar toda a matéria orgânica em suspensão na água, impedindo a formação de nitritos e nitratos no aqua.

 

Entre um e outro eu optaria por comprar um bom skimmer. Quando falo de um bom skimmer, falo num que te permita no futuro pensar num aquário maior, por exemplo vê os skimmer da Tunze no seguinte link:

 

http://www.tunze.com/deutsch/index.html?lang=en-gb

 

Eu tenho um 0230/3 e o meu aquário tem apenas 300 litros. O meu skimmer dá para aquários até 1200 Litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com todo o respeito dlopoes julgo que os tunze são escumadores complicados e ultrapassados.alias numa recente viagem que tive a alemanha falei precisamente disso com alguns alemaes e eles proprios reconhecem que a existem outras marcas no mercado com melhor qualidade nos escumadores.a tunze é sem duvida muita boa em tudo mas julgo que nos escumadores precisam de uma actualização.

vê só esta marca

http://www.sewatec.de/default.php/cPath/33_35

é excelente.

todos os aquarios que vi na alemanha usam esta marca.

ve la so o aquario do manfred.

www.korallen-zucht.de/manfred.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Como disse o Diogo, o filtro de OI não tem nada a ver com um escumador...

Quanto ao escumador, outras das filsofias para alem de usar um escumador sobredimensionado, existem teorias mais á base de remoção natural de nutrientes á base de refugios e substractos de lama com escumadores fracos, ou mesmo sem os usar.

Para esse aquario de 160 litros, um mini floater da aquamedic, ou o airlift 90 da Red Sea está suficiente.

Se quiseres pensar em futuro aquario maior, podes fazer o que o Diogo disse e pensares em um escumador sobredimensionado, mas o investimento será maior ...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nelson,

 

Eu respeito a tua opinião, aliás é para isso que serve este fórum ... trocarmos ideias.

 

Olha, o meu escumador funciona muito bem!! Talvez por estar sobredimensionado para o meu aquário (lembro que dá até 1200 litros), nunca me deixou ficar mal, aliás desde que o comprei melhorei muito o aspecto do meu aquário e o crescimento dos corais.

 

Sem dúvida que os escumadores que referes têm muito bom aspecto e até posso admitir que sejam bastante melhores que o Tunze. Pude verificar as suas dimensões e são bastante maiores que o meu e não permitem a colocação ao nível da água (o que me dá muito jeito, pois a minha sump não é muito grande). Verifiquei também que um escumador que permite colocar em aquários até 1200 litros custa mais de 600 euros. O meu custou apenas 365!!

 

As opiniões valem o que valem, e como te digo, mais uma vez respeito a tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, pessoal

 

eu vou falar (escrever ) por exp. propria eu tambem comecei com um escumador da berlin air-lift 60 e 30 kilos de rocha viva , sem o uso de o.i e com agua do mar , posso-te dizer que nao mantive este escumador nem um mes visto que ele simplesmente nao funcionava , tive excesso de algas os fosfatos estavam muito altos , a silica chegava a 2 ppm e etc.

 

tive o aparecimento de cianobacterias.

 

depois comprei um escumador da aquamedic que e um pouco + caro que um aparelho de o.i e digo-te mesmo com o uso de um produto para eleminar as cianobaterias que dizem criar excesso de algas os parametros da agua simplesmente ficaram quaise excelentes como podes constatar nos meus ultimos testes feitos nas fichas de aquarios.

 

eu aconselho-te a compra de um bom escumador e vais ver que nao te arrependes.

 

e assim sempre poupas na rocha viva , ou podes ir introduzindo + lentamente.

 

aconselho-te a montar um aquario de agua salgada seja ele pequeno ou grande o prazer que se tira destes aquarios vale bem o dinheiro empregue e o tempo.

 

luis baia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, não aconselho um iniciado a começar um aqua com um pequeno escumador. Para mim é comprar o maior e melhor que se possa.

 

Comecei a minha formação teórica em recifes em 1995 e só um ano e tal depois é que montei o aquario, embora achasse que o podia ter feito antes. O problema era a falta de carcanhol.

 

Andei meses para juntar dinheiro para o Berlin Red Sea e tive-o na caixa muito tempo (meses, não sei quantos) até juntar dinheiro para a bomba.

 

Isto passou-se com algum material e no fim tenho a certeza que acabei por poupar dinheiro pois se tivesse avançado para equipamentos mais básicos concerteza que me arrependeria de não ter esperado para comprar melhor.

 

O meu conselho é, junta mais dinheiro e compra um escumador bom que te dê para um aquario maior.

 

O escumador que o Nelson refere foi o escumador que serviu de base aquele que é o ultimo grito do momento nos states, o Euroreef. Nunca vi esses H&S à venda cá mas gostava de lhe por as mãos em cima uma vez que a minha cara metade já compreendeu a importância de termos um aquário de 600 e tal (esse tal ainda tá em negociações) litros cá em casa :lol::?: :D :D :D :D :D :D

 

Outra coisa que acho que deves fazer e que eu não fiz :D , é começar logo com o máximo de rocha que o aquario vai levar.

Mesmo que introduzas rocha curada mais tarde vai haver sempre algumas criaturas e bactérias a morrer a não ser que aclimatizes a rocha pedra a pedra com se faz aos peixes e corais.

 

Em relação à circulação da água deves ter, como já foi dito, 10 a 20X o volume do aquario. Agora aqui há uma coisa que muitos se esquecem, eu incluido e que é o facto de o caudal real das bombas em funcionamento poder estar muito longe daquele que é anunciado pelo fabricante.

 

Se tiveres uma bomba que tem escrito 1000L/h, esse valor refere-se ao caudal com uma coluna de água = zero. Se a bomba tiver que elevar a água 1.2m por ex. então o caudal que chega lá a cima é metade ou menos. Isto é ainda afectado por diversos factores tais como a densidade da água, temperatura, diametro da conduta (neste caso tubo) além do estado (limpeza do rotor e pás) da bomba. Os valores anunciados de fabrica são medidos em condições de funcionamento optimas o que não é o caso nos nossos aquarios.

 

No caso das cabeças motorizadas (diferentes das bombas de elevação) o caso das perdas de carga por altura de coluna de água já não se põe pois estas bombas apenas expulsam a água para a frente e a uma altura quase igual áquela em que a água é sugada.

 

Em relação à iluminação, neste momento o meu conselho é que feches negócio com o dlopes. É uma excelente oportunidade!

 

manklit

 

P.S.-As resinas já estão em Lx

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É evidente que não tem nada uma coisa a ver com a outra, eu próprio salvaguardei isso... A questão tem dois pontos:

 

- Se o orçamento só desse para uma das coisas o que escolher (relembro que é para o aquário de 54 litros - afinal não é 70 como erradamente mencionei)

 

- Lendo este artigo (e outros de nano-reefs), todos estrangeiros é certo, fico com a nitida sensação que o skimmer não é assim tão importante, desde que se façam trocas de água mais frequentes... Todos os aquários desse site (e outros) não usam skimmer e parecem-me bem bonitos mas todos os aquários têm unidade de RO... :D

 

 

Como já disse nem é tanto pela questão do dinheiro, por exemplo mais depressa dou 100 contos por sistema de controlo de ph com fertilização de CO2 para o meu plantado, que 30 por uma unidade de RO. Não me perguntem porquê, porque também não sei responder... :?:

 

Com skimmer (ainda que compre um acima) e sem RO, é assim tão complciado manter um salgado com o setup que eu quero? Ou melhor(como esta pergunta até já foi sendo respondida ao longo deste extenso tópico) O que me pode acontecer se não suar água de RO? Algas? Que mais?

 

Desculpem ser assim tão chato, mas todos passamos por esta fase (penso eu :lol: ) eu no inicio dos doces também passei e hoje vejo muita gente a passar o mesmo... Têm todos sido óptimos conselheiros. OBrigado! :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

este tópico está a ficar grande... he he he

 

bem discordo das vossas opiniões apenas pelo facto de não defender os escumadores sobredimensionados.... funciona muito bem mas eo estou mais de acordo com o controlo natural do sistema atraves de refugios, trocas de água etc...

O uso do escumador depende até muito do tipo de aquario que se pretende. Se for um aquario lotado de peixes ai o uso de sobredimensionamento é adequado, mas existem muitos aquarios mesmo sem serem pequenos que não os usam...

O meu Pai influenciado por mim montou um nano de 50 litros á 4 meses sem escumador só com rocha viva e substracto e tem dois peixes e alguns invertebrados e até agora o aquario está muito bem. Bem, mas teve rigor nas TPA´s e teve rigor e coerencia na introdução dos animais e é precisamente aqui que a maior parte de nós erra...

um aquario sem escumador é possivelm, mas tem de se ter cuidado devido á não existencia de uma redução de nutrientes antes que as bacterias tomem conta do ciclo do azoto...

 

Luis...

o airlift é um excelente escumador. Já o uso á 5 anos e sempre trabalhou muito bem. Penso que o teu problema era com a água que usavas da torneira. É muito dificil um aquario não dar problemas se usares água da torneira mesmo usando um bom escumador e o aquario estiver estabilizado. Neste momento uso esse escumador para o meu aquario de 240 litros e continua a trabalhar muito bem...

 

Hugo, na minha opinião visto que queres é experimentar esta vertente e se vais montar o de 50 litros é o seguinte:

 

Escumador: usa o Airlift ou o minifloater que o investimento é baixo e mais tarde podes vende-lo ou colocar em um aquario de quarentena ou outra coisa qquer...

 

Substracto: 8 a 10 cm de areia de coral ou aragonita (fina)

 

Rocha: 50% de viva e morta para o investimento ser inferior... mas calma na introdução dos habitantes.

 

Luz: conforme o que quiseres investir tens varias escolhas todas boas para um nano de 50 litros...

 

bombas: 2 maxijets de 500/600 litros são excelentes e tem um bom fluxo..

 

usa sempre, mas mesmo sempre água de osmose inversa...

 

e mais nada...

 

respondendo a tua pergunta... o que pode acontecer é ficares com o aquario forrado de algas e passares os dias a limpar o vidro e as rochas ou então nem conseguires ver os peixes que é precisamente o que acontece nas lojas onde não usam IO.

 

com rigor e alguma paciencia como o Luis disse só terás alegrias no futuro...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

marco concordo mas o rigor das tpa`s deve ser enorme.eu julgo que o teu sucesso no teu aquario está nas trocas por agua natural.eu julgo que ele deve ter a noção que ao adoptar esse tipo de método terá de ter muito cuidado com as trocas.

eu sugiro um bom skimmer mas é verdade que existe outras formas de contrair essa necessidade,desde logo um refugio.

é uma questao de quanto ele esta disposto a gastar!?

um abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, Marco!

 

Mas esse nano do teu pai, sem escumador, ele usa água de RO? para a reposição e para as trocas? Ou só para uma? Ou para nenhuma? :(

 

Tenho ainda algumas questões:

 

Luz

Quanto à luz, preciso de uma ajuda relativamente aos corais. Estava a pensar em colocar 3x15W daylight PC + 15W para o especto azul (aqui terá de ser T5 ou T8, porque nunca vi PC acima dos 6400K. O que acham? Consigo manter alguns corias com esta luz?

 

Movimentação/Filtro

É importante ou não o uso de um filtro mecânico? É que para além de sempre limpar qualquer coisa e criar bactérias, é também um método de fazer movimentação da água. No retorno pode "servir" de powerhead. Que acham?

 

 

Invertebrados

Pelo que tenho lido é muito importante ter uma "equipa de limpeza", para as algas e outros parasitas que possam surgir. Tenho "ouvido falar" em scarlet reef hermits, blue leg hermit, emerald crab, nassarius snails, cerith snails, etc... o que recomendam? Consegue-se arranjar "disto" cá pela "cauda" da Europa?

 

 

Camarões

Não é um animal que queira (a todo o custo" ( por exemplo como os palhaços) mas não fica mal de todo. Será que ainda tenho espaço para ter algum? Eles servem para alguma coisa que não seja o aspecto estético "da coisa"? Têm alguma outra função?

 

 

Onde comprar material?

Onde posso fazer as compras? Não estou muito por dentro dos preços ;). Ainda compensa comprar em sites estrangeiros? Relembro que tenho de comprar skimmer(vamos lá ver...), powerheads, areia/argamax, rocha viva e lá mais para a frente os outros seres vivos. Imagino que os seres vivos tenham de ser adquiridos cá, correcto?! por isso sobram o skimmer, as powerheads e a areia...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais