PROJECTO 120x40x54 (260L Brutos)


hugoneto

Recommended Posts

Viva,

 

Depois de muita leitura (embora ainda precise de mais e mais) e de observar outros aquas, começo finalmente a ter uma ideia para o meu novo aqua...

 

Para já o que tenho para o setup:

- Aqua 120x40z54 (260 litros brutos; talvez uns 200 litros efectivos)

- Fundo com vinil preto

- Filtro externo Fluval 305

- Aquecer (ainda não comprei, mas vou para 200-250W)

- Iluminação - tenho encomendada uma calha 120cm 4x36W - para o que pretendo (ver abaixo), que jogo de lâmpadas aconselham?

 

A ideia base que tenho é esta: ao centro/atrás (ligeiramente descentrado para a esquerda) vai ficar toda a tubagem e o aquecedor; é nesta zona que quero colocar uma parte plantada no aqua, com 3 camadas simples e de cerca de 40-50cm largura (de trás para a frente, planta alta verde, outra média de outra cor e finalmente uma camada baixa/rasteira verde também).

 

Que plantam de baixa manutenção aconselham para as 3 camadas: alta, média e baixa?

 

Como esta zona vai estar descentrada para a esquerda, no canto direito será uma zona mais elevada atrás, para criar algum dinamismo e maior sensação de profundidade. No entanto, a toda a volta desta zona plantada vou deixar um espaço amplo com areia fininha (daquela dos sacos 25Kgs para piscinas do AKI). Este espaço vai ter aqui e ali grupos de pedras que recolhi num riacho no Gerês para criar mais abrigos.

 

Sei que vou ter um desafio grande que é criar uma separação física entre o substrato na zona plantada e o resto com areia fina... Alguém tem ideias de como o fazer?

 

FAUNA:

- 10 Tetra Neon

- 6 Tetra Rosa

- 5 Tetra do Congo

- 3 Ramirezi

- Casal Danio Zebra (e futuros descendentes... para breve)

- Alguns pequenos camarões (que aconselham?)

- Um caracól pequeno para ajudar na limpeza

 

 

O meu actual aqua de 60L vai servir para hospital e também para ganhar experiência com plantados, vou aí começar um projecto novo, mais tarde.

Entretanto tenho um aqua de 18L que está neste momento dedicado a criação com o casal de Dânio Zebra.

 

 

Agradeço todas as sugestões/dicas que me possam dar... estou entusiasmado com a ideia base para o projecto, vamos lá ver como fica depois.

Vou tentar colocar aqui fotos à medida que vou avançando!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro colega, infelismente não posso te ajudar muito, sou novo por aqui e tenho um aqua de 40l a mais ou menos um ano, e acabei de colar os vidros de um aqua de 250 bruto, também to cheio de dúvidas, mas desejo boa sorte e parabéns pelo aqua, só de titaco, que tal um limpa vidro para ajudar na limpeza

 

sds

Alexandre Sampaio

ahmsampaio@yahoo.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai um update sobre este projecto...

 

Ontem ao final da tarde estava com a pica toda para avançar e como este não vai ser o móvel em que vou ter o aqua no longo prazo, decidi avançar (uma vez que dentro de alguns meses vou ter que refazer tudo outra vez...).

 

Gastei umas valentes horas, pois andei a experimentar várias coisas.

O que queria conseguir a todo o custo era separar bem o substrato fértil das plantas com areão grosso por cima do resto do aqua em que coloquei apenas areia finia (sílica para filtros de piscinas, à venda no AKI).

 

Eram cerca das duas da matina quando terminei o serviço... para quem começou por volta das 19h, foi um lindo serão... :happy:

 

 

Aqui fica um sumário do que tenho neste momento:

- Filtro Fluval 305

- Aquecedor Fluval 300W (sei que é um pouco acima das necessidades, mas é investimento para futuro... regulo um pouco menos na temperatura...)

- Comprei algumas embalagens plasticas para colocar no fundo do aqua em sequência na zona que pretendia plantar, assim em cada uma coloquei substrato fértil e por cima um areão grosso; no resto do aqua decorei com pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês e com a tal areia de sílica

 

Flora:

- Parte trás (zona alta), para ocultar o material no fundo

- Egeria densa

- Egeria naja

- Egeria ? (esta era mto fixe, mas não sei o nome ; tenho ainda que procurar)

- Zona intermédia

- Anubias Heterophylla

- Zona baixa/frente

- Anubia Nana

- Anubia Nana Mini

- Musgo de Java

 

Fauna:

- Ainda é cedo... para já estão no aqua de 60L enquanto este cicla...

 

Dados recolhidos hoje:

- Temperatura: 26ºC

- pH: 7.5

- Gh: 2

- NH3/NH4: 0

- CO2: OK

 

 

Mais logo coloco fotos que fui tirando ao longo do serão com o passo-a-passo.

 

Agora vamos ver se não tenho problemas... para já o pH está acima do que pretendo, mas vou esperar para ver como evolui...

 

A calha de iluminação chega amanhã, vai ser uma 4x36W: vou colocar 2xluz branca, 1x aquaglow, 1x flora - será suficiente? exagerado?

 

Em relação às plantas, alguma dica para iniciante?

Estas plantas vão requerer CO2 ou a iluminação será suficiente? Quando devo começar a usar fertilizante líquido? Acham necessário?

 

 

Obrigado a todos os que possam ajudar!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tal como prometido hoje de manhã, cá vão as primeiras fotos da montagem e do aqua como está hoje (ou quase):

 

1. Aqua vazio

2964820961_0bea6ef41b_o.jpg

 

2. As tais caixinhas para colocar o substrato fertil para a zona plantada (aqui ainda pensava colocar tudo à esquerda, mas como no sítio onde está a luz solar vem deste lado, optei por colocar do lado direito a zona plantada para que todas as plantas sejam expostas - das mais baixas para as mais altas)

2964821159_b5bf895d96_o.jpg

 

3. E assim alterei para a direita; tenho já aqui também o tronco que vou colocar na zona plantada, em diagonal a sair do canto traseiro

2964821379_dd7f7c1736_o.jpg

 

4. Usei algumas pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês quer para suportar a zona plantada e melhor separar com a camada de areia fina de silica que para o resto da decoração

2964821593_afe5fa2497_o.jpg

 

5. Depois de bem lavada, comecei a colocar a areia de silica na zona à volta da parte plantada; a ideia começava agora a tomar forma...

2965666072_eff9e31786_o.jpg

 

6. Comecei muito lentamente o processo de enchimento inicial do aqua, com a ajuda de um prato no fundo para evitar grande reboliço

2965666218_e190197198_o.jpg

 

7. Infelizmente não fotografei o passo-a-passo durante a colocação das plantas, acho que com a excitação toda e o avançado das horas acabei por que esquecer.... :2gunfire:

2964822133_3f6cd35a1d_o.jpg

 

8. E este foi o aspecto final mal tinha tudo pronto e ligado o filtro

2965666620_2d1c2a74c9_o.jpg

 

 

No final, acho que gostei do que consegui fazer com o pouco que sei e que aprendi com alguma leitura.

Espero agora conseguir tratar bem das plantas e dos peixes, como nunca tive plantas naturais antes sei que vai ser um grande desafio!

 

Comentários, sugestões e críticas são MUITO benvindas!

 

 

NOTA: As fotos não estão grande coisa para quem é fotógrafo amador, mas não tava com pachorra para montar um setup decente e portanto usei apenas um flash controlado remotamente que segurei na mão e coloquei em ângulo. Assim que o aqua tiver digno de fotos de jeito, vou tratar disso! Até lá, perdoem-me os que entendem de fotografia!.... :tongue:

Editado por hugoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tal como prometido hoje de manhã, cá vão as primeiras fotos da montagem e do aqua como está hoje (ou quase):

 

1. Aqua vazio

104916723.sU9A2aKF.Aqua01.jpg

 

2. As tais caixinhas para colocar o substrato fertil para a zona plantada (aqui ainda pensava colocar tudo à esquerda, mas como no sítio onde está a luz solar vem deste lado, optei por colocar do lado direito a zona plantada para que todas as plantas sejam expostas - das mais baixas para as mais altas)

104916725.UMJSSglc.Aqua02.jpg

 

3. E assim alterei para a direita; tenho já aqui também o tronco que vou colocar na zona plantada, em diagonal a sair do canto traseiro

104916737.3RiWsvoQ.Aqua03.jpg

 

4. Usei algumas pedras apanhadas no leito de um riacho no Gerês quer para suportar a zona plantada e melhor separar com a camada de areia fina de silica que para o resto da decoração

104916738.wFioM8Lg.Aqua04.jpg

 

5. Depois de bem lavada, comecei a colocar a areia de silica na zona à volta da parte plantada; a ideia começava agora a tomar forma...

104916739.MdG6xgN8.Aqua05.jpg

 

6. Comecei muito lentamente o processo de enchimento inicial do aqua, com a ajuda de um prato no fundo para evitar grande reboliço

104916740.xPf5c8QV.Aqua06.jpg

 

7. Infelizmente não fotografei o passo-a-passo durante a colocação das plantas, acho que com a excitação toda e o avançado das horas acabei por que esquecer.... :2gunfire:

104916741.RivQCZpI.Aqua07.jpg

 

8. E este foi o aspecto final mal tinha tudo pronto e ligado o filtro

104916742.4l02gVTO.Aqua08.jpg

 

 

No final, acho que gostei do que consegui fazer com o pouco que sei e que aprendi com alguma leitura.

Espero agora conseguir tratar bem das plantas e dos peixes, como nunca tive plantas naturais antes sei que vai ser um grande desafio!

 

Comentários, sugestões e críticas são MUITO benvindas!

 

 

NOTA: As fotos não estão grande coisa para quem é fotógrafo amador, mas não tava com pachorra para montar um setup decente e portanto usei apenas um flash controlado remotamente que segurei na mão e coloquei em ângulo. Assim que o aqua tiver digno de fotos de jeito, vou tratar disso! Até lá, perdoem-me os que entendem de fotografia!.... :tongue:

Boas,

O problema das fotos é que não as vejo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo boa tarde,

 

não me considero um expert na matéria mas os teus Ramirezi vão fazer a vida negra aos camarões.

acho que devias pensar mesmo numa equipa de limpeza: tenho otto, sae e pitull no meu comunitário e posso dizer que se os dois primeiros dão vida pelo modo de agir, os ultimos - que não gostas, mal se vêem, pois são muito mais activos à noite e quando há luz só querem que não os chateem.

 

procuro um macho ramirezi para a mina femea, se puderes ajudar agradeço-te.

 

boa sorte!

ah: PROJECTO FANTASTICO!

 

Um abraço

Editado por NoExperience
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos teus comentários.

 

Como posso distinguir nos Ramirezi os machos das fêmeas?

 

boas

 

o aquario está muito bom, quanto á destinção as femeas têm a barriga rosada e apresentam as cores menos intensas.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

Obrigado por participares, de facto já me lembrei de um limpa-vidros, mas não gosto nada desses peixes, pelo que vou tentar resolver com outras opções.

 

Uns caracóis talvez sejam uma opção, mas há alguns limpa-vidros pequeninos muito bonitos (mas claro, depende dos gostos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, se os Ramirezi forem muito novos vai ser dificil veres a mancha rosa, mas decididamente é essa a forma. em alguns locais afirmam que a ?barbatana ?de cima nos machos tem as duas ?espinhas? da frente maiores mas posso-te dizer que a minha fêmea quando dá para espantar os vizinhas e eriça aquilo intimida muito macho!

 

posso-te dizer que comprei os Rams com aprox. 5/6 meses e passado 1 mês fizeram a primeira postura e aí era bem possivel observar a manch rosa. O macho tem um comportamento mais agressivo e curioso na busca da comida e dos espaços do aqua: ambos comiam à mão passadas poucas semanas.

 

Se tiveres dois machos podes sempre por uma fêmea. o inverso é que é proibido: elas são muito ciumentas, eles sabem que estão lá com essa função: limpar o local e permitir a fecundação!!!!

 

Um abraço

 

 

 

 

boas

 

o aquario está muito bom, quanto á destinção as femeas têm a barriga rosada e apresentam as cores menos intensas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, se os Ramirezi forem muito novos vai ser dificil veres a mancha rosa, mas decididamente é essa a forma. em alguns locais afirmam que a ?barbatana ?de cima nos machos tem as duas ?espinhas? da frente maiores mas posso-te dizer que a minha fêmea quando dá para espantar os vizinhas e eriça aquilo intimida muito macho!

 

posso-te dizer que comprei os Rams com aprox. 5/6 meses e passado 1 mês fizeram a primeira postura e aí era bem possivel observar a manch rosa. O macho tem um comportamento mais agressivo e curioso na busca da comida e dos espaços do aqua: ambos comiam à mão passadas poucas semanas.

 

Se tiveres dois machos podes sempre por uma fêmea. o inverso é que é proibido: elas são muito ciumentas, eles sabem que estão lá com essa função: limpar o local e permitir a fecundação!!!!

 

Um abraço

 

Boas,

 

Eu acho que tenho dois machos e uma fêmea, mas digo-te que podem bem ser os três machos, para mim que não tenho muita experiência com eles não é nada fácil de distinguir...

 

Um deles parece-me sempre ter cores mais esbatidas, mais tímido, etc... comportamento distinto, logo acho que pode ser uma fêmea.

 

O tempo dirá... :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto de há minutos do aqua, agora já mais establizado e com os primeiros peixes para ajudar na ciclagem.

2967155519_a580045c46_o.jpg

 

 

O pH baixou para os 7 e parece estar a estabilizar por aqui.

Temperatura mantive nos 26ºC para já.

 

Os novos habitantes parecem estar a gostar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A calha que instalei tem 4 lâmpadas 36W 7200K.

Será que isto é suficiente para a flora que coloquei? Aconselham a troca de algumas das lâmpadas por outras? Se sim, quais? Que gama de Kelvins é ideal?

 

Obrigado por toda a ajuda que possam dar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo bom dia,

salvo opinião dos MEstres, pessoalmente deixava estabilizar mais um pouco antes de mudar o que já tens: nã queres estar a gastar dinheiro desnecessariamente certo?

 

Se as plantas crescerem é porque tens a luz indicada, se os peixes estiverem saudaveis é porque têm comida qb e restantes condições boas. se alguma detas coisas variar, aí preocupava-me com mudanças....

 

citando quem me ajudou nos dois aquas que tive: testes e aditivos são opções, a natureza não tem nada disso e não deixa de funcionar - a nós meros experimentadores restará observar e ir melhorando....

 

alguma coisa que possa ajudar, dispoe!

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois das ajudas que tive é o minimo que posso fazer.

 

passando a publicidade - e de certeza que vou levar porrada já de seguida!!! - comprei na naturline (s. domingos de rana) uma opção para co2 baratissima em que usas uma garrafinha pequena e posso dizer que a explosão no crescimento das plantas foi bem visivel. aliado a isto está também o facto das proprias plantas serem de crecimento rápido.

 

o que te quero dizer é que mesmo para o CO2 tens opções baratas e que, até ver, funcionam.

 

Um abraço e boa sorte

 

 

 

Olá Zé,

 

Realmente tens toda a razão... se com estas lâmpadas as plantas se desenvolverem bem, preciso deixar assim.

Já gastei uma porrada de dinheiro com tudo isto, poupar algum ajudava agora... :wub:

 

Obriigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está bem agradável e esses tetras são muito bonitos, só faltam mesmo mais umas plantas. Podes optar por plantas fáceis e de crescimento rápido para começar :D

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.