Osmose Inversa


Recommended Posts

Vou tentar dar-te uma orientação com um manual que tenho por aqui da sera.

São valores para 60L e considerando uma dureza 15dkh mas é só o que tenho.

 

segundo o manual deles cada 10L de água de osmose representa uma queda de 2,5 ºdkh

Em relação proporcional andará qualquer coisa como 15% do volume total do aqua em água de osmose originará uma queda de 2,5º dkh.

 

Espero que dê para ajudar em qualquer coisa enquanto esperas que alguêm mais experiente em água de osmose te dê outras dicas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Vou tentar explicar aquilo que sei sobre a água osmose.

1 - Medir a dureza da água que sai da torneira.

2 - Medir o GH da água que sai da torneira.

3 - Medir os dois valores já referidos à saida do aparelho de osmose.

4 - Medir tambem estes valores no aquario.

De seguida fazemos uma mistura da água de osmose com a da torneira num recepiente que servirá para ser meter no aquario aquando das mudas.

Como deve calcular não lhe posso dizer a percentagem, pois depende dos valores atrás refridos.

Em alguns foruns que frequento pincipalmente os franceses utilizam só agua de osmose e com sais minerais para estar em condições de ser usada.

Por minha parte, embora uze a agua osmose faço uma percentagem de 80% de agua de osmose e 20% da água da torneira.

Em certas regiões do país não se justifica a compra deste aparelho pois a água da torneira sai em condições boas para as mudas directas. Por outro lado e julgo que mais no Alentejo a água necessita ser tratada. Conheço alguns creadores que devido ao custo do consumo do aparelho no que toca à àgua rejeitada ( 4 l. rejeitada para 1 l. de água boa) que optaram pelo uzo da turfa.

Julgo que talvez tenha ajudado mas como não me considero um sabichão e só sei que nada sei, gostaria obter mais opiniões daqueles com mais conhecimentos.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JSOUSA:

 

Confirmo e apoio tudo aquilo que aqui foi dito aqui em relação á água de osmose.No meu caso optei mesmo pela turfa uma vez que o efeito tampão da minha água não é muito difícil baixá-lo,e também quando ponderei a questão do aparelho de osmose,apercebi-me que havia um desperdício de água,e daí desisti da ideia.

Penso que sobretudo,e antes de adquirir o aparelho,deverá fazer testes á sua água(PH,GH,KH),e depois com todas as informações que tem ao seu dispor decidir se realmente esse aparelho é mesmo necessário.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom Dia a todos,

 

regressei hoje de férias.Mt obg pela vossa ajuda.

A zona onde vivo, Fão - Esposende, a água da companhia sai com um PH

mt elevado, cerca de 8 / 8,5.

A água de osmose que produzo fica com um PH de 7.5, também mt elevado.

Qual a v/ opinião acerca deste assunto?

 

Cumprimentos

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

digo-te que pra baixar o ph a um nivel tao baixo considerando ao qual se encontra agora é "obra". E ainda por cima pra discus. Se quiseres mm ter discus e nao considerares a opçao dos Mbunas, vais ter bastante trabalho, incluindo turfa, a tal.... "coisa".. referido pelos restantes membros(osmose)e mm assim talvez va ajudar um sistema de CO2. E.. e.. Fico a espera pra ver. O que nao percebo é como a agua nessa zona é assim tao dura(outro problema que tens de resolver). É agua da companhia? Se assim, ja é menos mal pois ja leva productos mas se for agua natural de poço, esquece.

 

abraços

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo Jorge ,

 

Penso que para baixares ao Ph a turfa ajuda, se colocares o CO2 consegues controlar o Ph (depois de várias tentativas que deverão ser feitas com o máx. de cuidado).

 

Experimenta deixar a água a repousar uns dias , por vezes isto faz com que o Ph baixe, cho que não custa tentar.

 

Força aí com os Discus

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais