Aprender a cuidar de Ampulárias.


Luisa Fonseca

Recommended Posts

Olá, o texto é um bocadinho grande, mas foi o máximo que consegui resumir para que a turma da minha filha aprenda a tomar conta das suas Ampulárias, eles têm 8 anos e pediram-me para escever um texto que possam consultar para aprenderem a ser eles a cuidar de tudo sózinhos.

Amanhã vou imprimir e entregar-lhes, mas embora tenha lido bastante para o conseguir completar, tenho receio de estar a dizer algum disparate ou me ter esquecido de algo importante, até porque tenho pouca prática, assim peço a vossa ajuda para que o corrijam, alterem ou tenham outras ideias, fiz este tópico porque agora já não tem nada a ver com o da água turva. Se alguém tiver uma foto excelente e me puder enviar por MP agradeço.

Obrigada a todos

 

 

AMPULÁRIAS

 

 

ESPÉCIE :

 

Olá amiguinhos, nós somos caracóis aquáticos, pertencemos à espécie Pomacea Bridgesi (mas podem tratar-nos por Ampulárias), na nossa espécie podem encontrar-se elementos de várias cores que vão desde o roxo, azulado, castanho, amarelo, até chegar ao branco.

Quando nascemos medimos 1 milímetro mas podemos crescer até aos 15 Centímetros, o nosso desenvolvimento depende da temperatura da água e da alimentação.

 

 

TEMPERATURA DA ÁGUA:

 

Não podemos viver a menos de 18 graus, com essa temperatura ficamos muito quietinhas e nem nos alimentamos, acima dos 28 graus estamos activas mas quanto maior for a temperatura menor será o nosso tempo de vida, portanto o ideal é 27 graus, se virem no termómetro, o mercúrio que mede a temperatura não deve sair do espaço a verde.

 

 

ALIMENTAÇÃO:

 

Alimentamo-nos de matéria vegetal morta, folhas de plantas velhas ou legumes, os nossos preferidos são;

 

ABÓBORA

COURGETE

COUVE LOMBARDA

NABO

ESPINAFRES

CENOURA

ALFACE

 

Agradecemos que os cozam antes porque temos dentes muito pequeninos e só comemos coisas muito delicadas e macias!

A nossa espécie, ao contrário de outras muito parecidas, é incapaz de devorar as plantas do aquário, na verdade a maior parte das plantas aquáticas são muito duras para nós, só se não nos derem comida poderemos pensar nisso.

 

 

 

PORQUE GOSTAM DE NÓS:

 

Porque somos bonitas, pacíficas e engraçadas, mas principalmente porque comemos as algas que sujam os aquários deixando-os com um ar limpinho… também sujamos um bocadinho, como somos muito comilonas fazemos muitos cocós, mas os nossos detritos também são úteis, se não forem em demasia claro, eles adubam as plantas e alimentam as Colónias de Bactérias, as Bactérias são seres microscópicos e sem elas a vida aquática não poderia existir, são elas que transformam alguns elementos tóxicos produzidos pelos detritos (xixis e cocós) em algo saudável para os habitantes de um aquário.

 

 

COLÓNIAS DE BACTÉRIAS:

 

As Bactérias são fundamentais por isso devemos ajudá-las na sua reprodução, surge então a primeira regra;

 

- Primeiro devemos “ciclar” o aquário com tudo montado mas ainda sem habitantes, isso foi feito antes de nós aqui chegarmos, a água esteve a passar pelo filtro durante alguns dias, nele foram adicionadas algumas bactérias (que se podem comprar em frascos) e que se reproduziram até serem em quantidade suficiente para assegurar a transformação dos elementos tóxicos, juntar alguns pedacinhos de comida é necessário para que elas se vão alimentando, afinal são os primeiros seres vivos a habitar o aquário, elas fixam-se por todo o lado, principalmente no filtro que deve ser lavado com muito cuidado para que elas não desapareçam todas.

 

 

HIGIÉNE NA MANUTENÇÃO:

 

- Lavar bem as mãos antes e depois de mexer no aquário, as mãos não podem estar sujas nem ficar com restos de detergente ou sabão para não contaminar a água do aquário.

- Nunca lavar tudo ao mesmo tempo. Se num dia lavamos o filtro, noutro limpamos os vidros e noutro as decorações.

- Nunca usar detergentes ou quaisquer outros produtos químicos para lavar o que pertence ao aquário, aproveitamos para limpar o que é necessário quando mudamos a água, porque é na água que retiramos do aquário que podemos lavar o que queremos.

- Todos os dias devemos substituir e variar a comida, aproveitamos para aspirar a areia, retirando assim o excesso de detritos.

- A água que juntamos ao aquário não pode vir directamente da torneira, vocês Humanos juntam Cloro à água para que ela não vos faça mal… mas para nós é mortal, podem adicionar um produto para anular o efeito do cloro, mas para quê usar produtos químicos? Se deixarem um garrafão de 5 litros sem tampa durante 24 horas o cloro anula-se sozinho e é muito mais saudável.

 

 

TPA – Troca Parcial de Água

 

Quando se muda água a um aquário, nunca se deve tirar mais de 25%, ou seja, se o vosso aquário tem 20 litros de água, só devem retirar 5 litros, depois repõem com a água do outro garrafão que ficou aberto desde o dia anterior. Enquanto formos pequeninas basta fazer esta operação uma vez por semana, mas à medida que formos crescendo sujamos mais, por isso as TPA devem ser feitas mais regularmente. Isto é muito importante, afinal vocês não gostam de respirar ar poluído! nós também não!

 

 

COMO RESPIRAMOS:

 

Na natureza vivemos em águas paradas e com pouca oxigenação, por isso tivemos de nos adaptar, respiramos por brânquias como os peixes, mas também por pulmões como vocês, podemo-nos afogar se não conseguirmos respirar oxigénio, para o conseguir sem ter de sair da água, usamos um sifão que mede 2 vezes e meia o nosso comprimento, elevamo-lo até à superfície e enchemos o nosso pulmão de ar.

 

 

LOCOMOÇÃO:

 

Preferimos andar de noite, deslocamo-nos graciosamente podendo usar o ar do nosso pulmão para fazer algumas viagens diferentes, se estiver cheio de ar podemos boiar ao sabor da corrente, se o esvaziamos damos umas cambalhotas acabando no fundo do aquário, normalmente só saímos fora de água em raras excepções.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO AQUÁRIO:

 

O fundo do aquário deve ter areia para ajudar a fixar as Bactérias e alguns detritos que o filtro não apanhe. Algumas plantas naturais também ajudam a absorver os elementos tóxicos, oxigenam a água e dão um ar muito saudável ao aquário, as decorações não devem ser pontiagudas para não nos magoarmos. Entre a tampa e a água tem de haver pelo menos 5 centímetros de ar para conseguirmos captar oxigénio, o aquário deve ter locais para a entrada de ar mas convém estar sempre tapado senão podemos ir dar uma volta e perdemo-nos no caminho…

 

 

OS SENTIDOS:

 

Podemos não encontrar o caminho de volta porque não vemos lá grande coisa e somos surdas “que nem uma porta”, usamos as nossas enormes antenas para detectar os objectos e o olfacto para encontrar a comida. O máximo que conseguimos distinguir é o claro e o escuro, preferindo um lugar à sombra sempre que possível.

 

 

CUIDADOS ESPECIAIS:

 

Como podem ver nós não somos muito exigentes, mas há cuidados que não podemos evitar, a nossa protecção é uma casca, assim como vocês precisam de cálcio para terem ossos fortes, nós precisamos dele para que a nossa casca seja forte e não comece a perder a cor ou a formar buracos.

Há duas formas de prevenir isso, a primeira é adicionarem cálcio à nossa água, há um produto químico que se pode juntar, chama-se Decalcit, é um medicamento que as crianças podem tomar para terem mais cálcio, mas se beberem leite é mais saudável, por isso também queremos que nos tratem de forma mais saudável, se apanharem conchinhas e areia da praia podem juntar ao nosso aquário, também podem colocar algumas no filtro, assim garantem-nos uma fonte saudável de cálcio.

A outra forma de ter uma casca forte tem a ver com aquilo a que chamamos PH, é uma característica da água que define se a água é macia, neutra ou dura, podemos medir o PH com uma análise à água, o PH da nossa preferência é o neutro, PH 7 ou mais alto.

 

 

 

REPRODUÇÃO:

 

Como somos caracóis as pessoas costumam pensar que somos hermafroditas, ou seja, que nos reproduzimos sozinhos, mas não é assim, para nos reproduzirmos é necessário haver um macho e uma fêmea, é muito difícil distinguir um do outro.

Primeiro o macho fecunda a fêmea, uns dias depois ela sai de dentro de água e cola um cacho de ovos o mais acima possível do nível de água, no cimo do aquário ou até mesmo na tampa, cada cacho pode ter entre 200 a 900 ovos e uma vez fecundada a fêmea pode colocar até 5 cachos sem que volte a estar com o macho.

Quando os bebés quando nascem partem a delicada casca do ovo e deixam-se cair para dentro de água.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Acho este trabalho muito válido e completo.

Estás a dar uma informação bastante esclarecedora a uma turma de crianças sem utilizar uma linguagem 'infantil'.

 

Os meus parabéns pelo empenho demonstrado na explicação detalhada do ciclo de vida destes animais encantadores.

 

Como não encontrei mais alterações ou correcções a este teu trabalho (e como sou muito picuinhas) deixo aqui a versão já mais corrigida.

 

Evidentemente não acho que possa estar totalmente perfeita por isso acho que deve ser reescrita caso ainda se encontrem alguns erros ou omissões.

 

 

ESPÉCIE:

 

Olá amiguinhos, nós somos caracóis aquáticos, pertencemos à espécie Pomacea Bridgesi (mas podem tratar-nos por Ampulárias), na nossa espécie podem encontrar-se elementos de várias cores que vão desde o roxo, azulado, castanho, amarelo, até chegar ao branco.

Quando nascemos medimos cerca de 1 milímetro mas podemos crescer até aos 15 centímetros, o nosso desenvolvimento depende da temperatura da água e da alimentação.

 

TEMPERATURA DA ÁGUA:

 

Não podemos viver a menos de 18 graus, com essa temperatura ficamos muito quietinhas e nem nos alimentamos, acima dos 28 graus estamos activas mas quanto maior for a temperatura menor será o nosso tempo de vida, portanto o ideal é 27 graus, se virem no termómetro, o mercúrio que mede a temperatura não deve sair do espaço a verde.

 

 

ALIMENTAÇÃO:

 

Alimentamo-nos de matéria vegetal morta, folhas de plantas velhas ou legumes, os nossos preferidos são;

 

ABÓBORA

COURGETE

COUVE LOMBARDA

NABO

ESPINAFRES

CENOURA

ALFACE

 

Agradecemos que os cozam antes porque temos dentes muito pequeninos e só comemos coisas muito delicadas e macias!

A nossa espécie, ao contrário de outras muito parecidas, é incapaz de devorar as plantas do aquário, na verdade a maior parte das plantas aquáticas são muito duras para nós, só se não nos derem comida poderemos pensar nisso.

 

 

 

PORQUE GOSTAM DE NÓS:

 

Porque somos bonitas, pacíficas e engraçadas, mas principalmente porque comemos as algas que sujam os aquários deixando-os com um ar limpinho… também sujamos um bocadinho, como somos muito comilonas fazemos muitos cocós, mas os nossos detritos também são úteis, se não forem em demasia claro, eles adubam as plantas e alimentam as Colónias de Bactérias, as Bactérias são seres microscópicos e sem elas a vida aquática não poderia existir, são elas que transformam alguns elementos tóxicos produzidos pelos detritos (xixis e cocós) em algo saudável para os habitantes de um aquário.

 

 

COLÓNIAS DE BACTÉRIAS:

 

As Bactérias são fundamentais por isso devemos ajudá-las na sua reprodução, surge então a primeira regrar

- Primeiro devemos “ciclar” o aquário com tudo montado mas ainda sem habitantes, isso foi feito antes de nós aqui chegarmos, a água esteve a passar pelo filtro durante alguns dias, nele foram adicionadas algumas bactérias (que se podem comprar em frascos) e que se reproduziram até serem em quantidade suficiente para assegurar a transformação dos elementos tóxicos, juntar alguns pedacinhos de comida é necessário para que elas se vão alimentando, afinal são os primeiros seres vivos a habitar o aquário, elas fixam-se por todo o lado, principalmente no filtro que deve ser lavado com muito cuidado para que elas não desapareçam todas.

 

 

HIGIÉNE NA MANUTENÇÃO:

 

- Lavar bem as mãos antes e depois de mexer no aquário, as mãos não podem estar sujas nem ficar com restos de detergente ou sabão para não contaminar a água do aquário.

- Nunca lavar tudo ao mesmo tempo. Se num dia lavamos o filtro, noutro limpamos os vidros e noutro as decorações.

- Nunca usar detergentes ou quaisquer outros produtos químicos para lavar o que pertence ao aquário, aproveitamos para limpar o que é necessário quando mudamos a água, porque é na água que retiramos do aquário que podemos lavar o que queremos.

- Todos os dias devemos substituir e variar a comida, aproveitamos para aspirar a areia, retirando assim o excesso de detritos.

- A água que juntamos ao aquário não pode vir directamente da torneira, vocês Humanos juntam Cloro à água para que ela não vos faça mal… mas para nós é mortal, podem adicionar um produto para anular o efeito do cloro, mas para quê usar produtos químicos? Se deixarem um garrafão de 5 litros sem tampa durante 24 horas o cloro anula-se sozinho e é muito mais saudável.

 

 

TPA – Troca Parcial de Água

 

Quando se muda água a um aquário, nunca se deve tirar mais de 25%, ou seja, se o vosso aquário tem 20 litros de água, só devem retirar 5 litros, depois repõem com a água do outro garrafão que ficou aberto desde o dia anterior. Enquanto formos pequeninas basta fazer esta operação uma vez por semana, mas à medida que formos crescendo sujamos mais, por isso as TPA devem ser feitas mais regularmente. Isto é muito importante, afinal vocês não gostam de respirar ar poluído! Nós também não!

 

 

COMO RESPIRAMOS:

 

Na natureza vivemos em águas paradas e com pouca oxigenação, por isso tivemos de nos adaptar, respiramos por brânquias como os peixes, mas também por pulmões como vocês, podemo-nos afogar se não conseguirmos respirar oxigénio, para o conseguir sem ter de sair da água, usamos um sifão que mede 2 vezes e meia o nosso comprimento, elevamo-lo até à superfície e enchemos o nosso pulmão de ar.

 

 

LOCOMOÇÃO:

 

Preferimos andar de noite, deslocamo-nos graciosamente podendo usar o ar do nosso pulmão para fazer algumas viagens diferentes, se estiver cheio de ar podemos boiar ao sabor da corrente, se o esvaziamos damos umas cambalhotas acabando no fundo do aquário, normalmente só saímos fora de água em raras excepções.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO AQUÁRIO:

 

O fundo do aquário deve ter areia para ajudar a fixar as Bactérias e alguns detritos que o filtro não apanhe. Algumas plantas naturais também ajudam a absorver os elementos tóxicos, oxigenam a água e dão um ar muito saudável ao aquário, as decorações não devem ser pontiagudas para não nos magoarmos. Entre a tampa e a água tem de haver pelo menos 5 centímetros de ar para conseguirmos captar oxigénio, o aquário deve ter locais para a entrada de ar mas convém estar sempre tapado senão podemos ir dar uma volta e perdemo-nos no caminho…

 

 

OS SENTIDOS:

 

Podemos não encontrar o caminho de volta porque não vemos lá grande coisa e somos surdas “que nem uma porta”, usamos as nossas enormes antenas para detectar os objectos e o olfacto para encontrar a comida. O máximo que conseguimos distinguir é o claro e o escuro, preferindo um lugar à sombra sempre que possível.

 

 

CUIDADOS ESPECIAIS:

 

Como podem ver nós não somos muito exigentes, mas há cuidados que não podemos evitar, a nossa protecção é uma casca, assim como vocês precisam de cálcio para terem ossos fortes, nós precisamos dele para que a nossa casca seja forte e não comece a perder a cor ou a formar buracos.

Há duas formas de prevenir isso, a primeira é adicionarem cálcio à nossa água, há um produto químico que se pode juntar, chama-se Decalcit, é um medicamento que as crianças podem tomar para terem mais cálcio, mas se beberem leite é mais saudável, por isso também queremos que nos tratem de forma mais saudável, se apanharem conchinhas e areia da praia podem juntar ao nosso aquário, também podem colocar algumas no filtro, assim garantem-nos uma fonte saudável de cálcio.

A outra forma de ter uma casca forte tem a ver com aquilo a que chamamos pH.

O pH é uma característica que define a água como sendo um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra).

Podemos medir o pH com uma análise à água, o pH da nossa preferência é o neutro, pH 7 ou mais alto.

 

 

 

REPRODUÇÃO:

 

Como somos caracóis as pessoas costumam pensar que somos hermafroditas, ou seja, que nos reproduzimos sozinhos, mas não é assim, para nos reproduzirmos é necessário haver um macho e uma fêmea, é muito difícil distinguir um do outro.

Primeiro o macho fecunda a fêmea, uns dias depois ela sai de dentro de água e cola um cacho de ovos o mais acima possível do nível de água, no cimo do aquário ou até mesmo na tampa, cada cacho pode ter entre 200 a 900 ovos e uma vez fecundada a fêmea pode colocar até 5 cachos sem que volte a estar com o macho.

Se os ovos estiverem húmidos e não apanharem frio, passados uns 20 dias a um mês nascem as Ampulárias bebés.

Quando os bebés nascem, partem a delicada casca do ovo e deixam-se cair para dentro de água.

Mas para que isto aconteça a mãe tem de estar muito bem alimentada, senão põe poucos ovos e ainda menos bebés nascem deles.

 

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espécie: Pomacea bridgesii normalmente não ultrapassa os 5cm; P. canaliculata chega aos 10cm e há outra ampulária ainda maior, mas não a bridgesii.

Acrescenta rosa às cores, são muito giras

 

Higiene (sem acento)

 

O pH preferido é acima dos 7,4 e a água de preferência deve ser um pouco dura (ter cálcio).

 

Os meus gostam muito de bróculos, que junto com a couve galega são das melhores fontes alimentares de cácio.

 

Ver o sexo não é muito difícil, mas se não querem que as crianças andem a mexer nos caracóis é melhor não falar mais nisso.

 

Os ovos também não devem apanhar muita luz, mas isso pode ser pormenor a mais.

 

Bjs e boa sorte,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande trabalheira lerem isso tudo e ainda a correcção do Babykhan, agora vou copiar o texto dele e inserir algumas fotos que entretanto encontrei, obrigada, eu agradeço, os garotos também, eles vão delirar quando lhes contar que todos contribuiram para lhes dar esta informação.

obrigada e podem continuar que eu venho ver e transfiro para o original, só vou imprimir às 16H00.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vocês não brincam em serviço, isto vai enriquecer imenso o trabalho, vou já inserir as fotos, originais... adoro fotos originais, obrigada e... João, a tua máquina ou tu ou lá o que fazes... é incrivel, obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo bom , simples e adequado à faixa etária em questão. Parabens. Se não te importares e quiseres fazer o favor de colocar a versão final vou utilizar para os alunos da minha escola... se não tiver de pagar direitos de autor. yikes Como vou por ampularias no aqua que estou amontar na escola vou aproveitar se tiver ordem claro :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que na parte de alimento deveria ser só acrescentado o maior numero de alimentos conhecidos (que elas comam)... Só por uma questão de alternarmo. eu ja dei ervilhas não foi a melhor expriencia porque flutuava mas desapareceram....

De resto este topico está 10 *

 

já agora podiam acrescentar esta informação a este topico : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72920

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que na parte de alimento deveria ser só acrescentado o maior numero de alimentos conhecidos (que elas comam)... Só por uma questão de alternarmo. eu ja dei ervilhas não foi a melhor expriencia porque flutuava mas desapareceram....

De resto este topico está 10 *

 

já agora podiam acrescentar esta informação a este topico : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72920

 

Como o texto pode ser melhorado, deixem as vossas sugestões, afinal há quem tenha dúvidas acerca da alimentação das Ampulárias e assim se vierem aqui ver ficam a saber, eu também já cozi ervilhas mas elas não ligaram nenhuma, uma vez coloquei melão e tive de fazer uma TPA brutal, a fruta ficou fora da ementa, quem souber de outras preferências pode ir acrescentando, já entreguei o trabalho mas à medida que eles vão aprendendo vão expondo dúvidas e quanto mais soubermos melhor, o menú do texto tem os vegetais que para mim é mais fácil arranjar, sou eu que forneço porque a cozinha da escola coze os vegetais com sal... como tenho de preparar para as minhas levo para as deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo bom , simples e adequado à faixa etária em questão. Parabens. Se não te importares e quiseres fazer o favor de colocar a versão final vou utilizar para os alunos da minha escola... se não tiver de pagar direitos de autor. :? Como vou por ampularias no aqua que estou amontar na escola vou aproveitar se tiver ordem claro bowdown

 

Fiz o texto em Word, não sei se consigo passar para aqui por causa das fotos.

Posso enviar por mail, manda-me o endereço por MP.

Tenho pena de não ter incluído a imagem dos ovos, na 2ª feira falo com a professora, se eles estiverem à minha espera para fazer a apresentação ainda o vou remodelar e envio-te então a versão final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom mesmo, era colocares isso num servidor online.

Assim quem quisesse, imprimia. ;)

 

Depende do acesso à net que tens, mas quase todos os provedores de internet, fornecem acesso, email e pagina pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As imagens devem estar a pesar muito, se tiverem de retirar pelo menos deixem uns tempos a ver se alguém se oferece para publicar a versão em Word, assim lê-se muito mal e não sei se dá para fazer copy paste e imprimir, postem alguma coisa a esse respeito!

 

AMPULARIAS_1.jpg

 

AMPULARIAS_2.jpg

 

AMPULARIAS_3.jpg

 

AMPULARIAS_4.jpg

 

AMPULARIAS_5.jpg

 

AMPULARIAS_6.jpg

 

AMPULARIAS_7.jpg

 

Obrigada a todos

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espécie: Pomacea bridgesii normalmente não ultrapassa os 5cm; P. canaliculata chega aos 10cm e há outra ampulária ainda maior, mas não a bridgesii.

Acrescenta rosa às cores, são muito giras

 

Higiene (sem acento)

 

O pH preferido é acima dos 7,4 e a água de preferência deve ser um pouco dura (ter cálcio).

 

Os meus gostam muito de bróculos, que junto com a couve galega são das melhores fontes alimentares de cácio.

 

Ver o sexo não é muito difícil, mas se não querem que as crianças andem a mexer nos caracóis é melhor não falar mais nisso.

 

Os ovos também não devem apanhar muita luz, mas isso pode ser pormenor a mais.

 

Bjs e boa sorte,

João

 

 

Olá João,

ainda não tinha visto o teu post, não sei porquê, só abri agora.

também estranhei aquela cena dos 15 Cm, mas fartei-me de pesquizar e diziam todos o mesmo, já agora a ver se acrescento os bórculos e a couve galega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

<a href="http://www.mediafire.com/?3mftt1w21z0">http://www.mediafire.com/?3mftt1w21z0</a>

 

É isto que ponho lá no Fórum?

Não sei fazer o que vocês fazem: clica aqui, agente clica e tá lá tudo! são uns Harry Potter's autênticos!

 

O Yoga ainda é mais fixe sem HUUUMMMMMMM, respiração e yang's e ying's... ou lá o que lhe chamam, eu pratico meditação e não preciso dessas regras todas, é ao natural!

 

Vou usar a foto do pôr do sol, se calhar antes do quadro a óleo vou pintar num ovo de porcelana (já usei as telas que tinha).

 

Fico á espera de saber se copio o endereço para o tópico e é o suficiente para poder fazer o upload, já está corrigido com todas as sugestões que me deram.

Tchau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola e muito facil

 

ve aqui

 

quando escreves novo post em cima tens umas janelas verdes na mais a esquerda que diz inserir link carregas e depois colas o link depois carregas em ok e escreves o que quiseres

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se não me saio mal... o texto já tem as correcções e sugestões inseridas, está disponível para todos... onde? aqui mesmo

 

Tcharam, isto é o som da magia :(

 

Espero que o texto ajude e que os mais pequenos entrem neste mundo bem cedo e com cabeça!

Obrigada a todos pelo apoio,

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal venho aqui numa situação de desespero . E o seguinte eu tinha varias ampularias 8 no meu aquario e 4 no do meu irmao mas ai a tempos as dele estavam a ficar com a carapaça toda deformada (não se colocava decalcit nesse aquario) entao vieram para o meu onde já ponho decalcit o pior e que parece que as pobres bichas parecem não ter melhorias e ate pelo contrario parecem estar piores eu não sei se é só aparencia se elas já estavam assim mas não sei o que fazer! faço 2 tpas por semana todos eles com decalcit. hoje numa situação de desespero fui vereficar o ph e está a baixo 0.5 dos 7 que é recomendado aqui neste topico.Eu cheguei a colocar a que está bem pior dentro de um copo no aquario mas ela fugio-me e eu tive pena de a voltar a mete-la lá dentro. Já agora as que estão nesse estado lastimavel são as que vieram do outro aquario. as minhas so aparentao poucas mas mesmo poucas falhas na parte onde a carapaça começa a fazer aquele bico (onde a carapaça termina)

será que alguem me poida ajudar

 

Tratamento de agua:

Decalcit

Aquasafe (tetra)

Editado por Elkoko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais