Fertelização...


P-Mota

Recommended Posts

Há algum tempo que tenho aquários, e até já tive um plantado de 60 cm, mas nunca liguei mt a fertilizações, sempre tive o habito de fazer uma ou duas tpa"s por semana e as plantas que tinha tb não eram muito exigentes.

 

Com a montagem deste aquário, Scalare Zone penso que tenho de fazer fertilização, só que não estou muito dentro do assunto.

 

Estava a pensar em usar um fertilizante NPK, será suficiente ?

 

Qual a marca q aconselham ?

 

Terei de comprar algum teste em especial ?

Editado por P-Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá P-Mota! Começando pela luz,eu no teu lugar e olhando para parte da Flora que tens nesse aqua, aumentaria dos 72W actuais para 85/90W. Tendo o aqua 100L, 90W seria a iluminação que eu colocaria.

 

Depois quanto à fertilização, o meu conselho é para seres moderado,principalmente nos primeiros tempos de vida do aquário.

 

Necessitarás de Potassio,que poderás arranjar na farmácia comprando Cloreto de Potassio. Depois precisas de um bom fertilizante de Micros,que contenha Magnésio e outro de Ferro. Fica só a faltar um fertilizante de Nitrato(Nitrogénio) e outro de Fosfato(Fósforo).

 

É muito melhor teres os Macronutrientes(Potassio,Nitrogénio e Fósforo) em separado,pois irás necessirar de fertilizar com cada um em diferentes doses.Para o Nitrato e Fosfato necessitas de testes de modo a saberes quanto de cada um o teu aqua produz naturalmente.Tenta manter o Nitrato a +-5ppm e o Fosfato a +-0.5ppm.

Portanto Potassio,Micros e Ferro.E também Nitrato e Fosfato. As marcas dependem do quanto queres gastar.Tens a Tropica,Seachem,ELOS e ADA.

 

Um ultimo ponto: notei que pretendes colocar Escalares nesse aqua.Se fosse a ti teria cuidado com o numero de peixes que queres colocar.100L é muito pouco para este tipo de peixe,tens de contar sempre com o tamanho deles em adultos...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá P-Mota! Começando pela luz,eu no teu lugar e olhando para parte da Flora que tens nesse aqua, aumentaria dos 72W actuais para 85/90W. Tendo o aqua 100L, 90W seria a iluminação que eu colocaria.

 

Quanto á luz, por acaso já tratei disso, vou trocar esta calha por uma de 4X24 T5 10.000K

 

Depois quanto à fertilização, o meu conselho é para seres moderado,principalmente nos primeiros tempos de vida do aquário.

 

Necessitarás de Potassio,que poderás arranjar na farmácia comprando Cloreto de Potassio. Depois precisas de um bom fertilizante de Micros,que contenha Magnésio e outro de Ferro. Fica só a faltar um fertilizante de Nitrato(Nitrogénio) e outro de Fosfato(Fósforo).

 

É muito melhor teres os Macronutrientes(Potassio,Nitrogénio e Fósforo) em separado,pois irás necessirar de fertilizar com cada um em diferentes doses.Para o Nitrato e Fosfato necessitas de testes de modo a saberes quanto de cada um o teu aqua produz naturalmente.Tenta manter o Nitrato a +-5ppm e o Fosfato a +-0.5ppm.

 

Os valores que aconselhas para o Nitrato é de +-5ppm, e para o Fosfato é de +-0.5ppm, e quais são os valores aceitáveis de Potássio, ferro e magnésio ?

 

Quanto á fauna, neste momento tenho 9 escalares ainda jovens, para ver se formam 2 casais, vou só ficar com 4 escalares .

 

Obrigado pela ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á luz, por acaso já tratei disso, vou trocar esta calha por uma de 4X24 T5 10.000K

 

 

 

Os valores que aconselhas para o Nitrato é de +-5ppm, e para o Fosfato é de +-0.5ppm, e quais são os valores aceitáveis de Potássio, ferro e magnésio ?

 

Quanto á fauna, neste momento tenho 9 escalares ainda jovens, para ver se formam 2 casais, vou só ficar com 4 escalares .

 

Obrigado pela ajuda!!!

De potassio como não há testes aqui em Portugal não se testa,temos de fazer a fertilização por erro/tentativa,ou fertilizar com o que uma qualquer marca aconselhar.

 

De magnésio o ideal é 40 a 50ppm,e de Ferro 0.25 a +-1ppm.

 

Quanto à Fauna,em 100L se colocares 2 casais adultos não deves ter mais nada...e já ficam apertados.Há peixes do estilo Discus e Escalares que só mesmo em aquários grandes,300L,400L,quanto mais melhor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais