filtro com ruído


Recommended Posts

Olá,

tenho um filtro eheim 2215, que está em funcionamento há 5 anos e meio.

Era natural após as limpezas ele fazer um poco de ruído até deitar fora todo o ar mas depois ficava silencioso.

Agora ele está a fazer continuamente um barulho tipo metálico, não parece que seja só ar dentro do filtro.

Será que há algum componente com desgaste?

Seria bem vinda uma dica de alguém que tenha tido este tipo de probema.

 

Obrigado.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

tenho um filtro eheim 2215, que está em funcionamento há 5 anos e meio.

Era natural após as limpezas ele fazer um poco de ruído até deitar fora todo o ar mas depois ficava silencioso.

Agora ele está a fazer continuamente um barulho tipo metálico, não parece que seja só ar dentro do filtro.

Será que há algum componente com desgaste?

Seria bem vinda uma dica de alguém que tenha tido este tipo de probema.

 

Obrigado.

 

Já tentas-te ver na tampa superior se o canal de refigeração está bem colocado ou se não têm sujidade?

Editado por Tiago Monteiro

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tenho Eheim 2026 e cada vez que pára para manutenção vejo-me tramado para o por a funcionar, e costuma ter o rotor ( Iman ) descolado da peça plástica branca onde trabalha a ventoínha...

 

Dá uma vista de olhos nisso....

 

 

grande abraço

Editado por K@LIMERO
sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tentas-te ver na tampa superior se o canal de refigeração está bem colocado ou se não têm sujidade?

 

Está bem limpo, o melhor que consigo.

 

 

Vê este topico e diz se é isto que te está a acontecer?

 

Se houver esse problema com o íman qual é a solução?

 

 

Tenho Eheim 2026 e cada vez que pára para manutenção vejo-me tramado para o por a funcionar, e costuma ter o rotor ( Iman ) descolado da peça plástica branca onde trabalha a ventoínha...

 

Dá uma vista de olhos nisso....

 

 

Realmente já vi que a ventoínha roda cerca de um quarto de volta em relação ao rotor, mas parece que sempre esteve assim...

Que é que fazes para conseguires que o teu volte a trabalhar normalmente?

 

Obrigado a todos.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um 2213, quando fiz a limpeza apenas segui o esquema do manual da eheim. Ele fez o ruido normal de inicio até sair o ar que tinha nos tubos.

Portanto não fiz nada de especial, agora podes verificar se tens tudo bem montado seguindo o manual que a eheim fornece com o equipamento. Se não tiveres o manual podes sempre fazer o download no site deles.

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedindo desde já desculpa Claudius, mas tenho um problema semelhante...

Realmente já vi que a ventoinha roda cerca de um quarto de volta em relação ao rotor, mas parece que sempre esteve assim...

No meu caso ainda é pior, a ventoinha está a rodar e não prende ao corpo do rotor.

 

Será que é daí o barulho que o meu faz?

 

Trocando o rotor ficará bom?

 

É que ainda e uma peça cara e poderá ser de outra coisa.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedindo desde já desculpa Claudius, mas tenho um problema semelhante...

 

No meu caso ainda é pior, a ventoinha está a rodar e não prende ao corpo do rotor.

 

Será que é daí o barulho que o meu faz?

 

Trocando o rotor ficará bom?

 

É que ainda e uma peça cara e poderá ser de outra coisa.

 

 

 

Abraço

Boas,

Se a ventoínha está solta do rotor, então roda muito pouco e o caudal do filtro deve estar fraquíssimo. É preciso trocar essa peça, pelo menos pelo que percebi.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[quote name='Tiago Monteiro' date='Oct 7 2008, 10:34 PM' post='649672']

Eu tenho um 2213, quando fiz a limpeza apenas segui o esquema do manual da eheim. Ele fez o ruido normal de inicio até sair o ar que tinha nos tubos.

Portanto não fiz nada de especial, agora podes verificar se tens tudo bem montado seguindo o manual que a eheim fornece com o equipamento. Se não tiveres o manual podes sempre fazer o download no site deles.

 

O filtro está bem montado, há algo mais a fazer o ruído.

 

 

Pedindo desde já desculpa Claudius, mas tenho um problema semelhante...

No meu caso ainda é pior, a ventoinha está a rodar e não prende ao corpo do rotor.

Será que é daí o barulho que o meu faz?

Trocando o rotor ficará bom?

É que ainda e uma peça cara e poderá ser de outra coisa.

 

Se a ventoínha está solta em relação ao rotor então isso não está bem, tem de estar presa para haver movimento da mesma.

O barulho deve ser por causa de devido à deficiência o ar não ser expelido.

Quanto à troca do rotor isso também eu queria saber.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sou nenhum perito em Eheims, mas poderá ser que o veio onde encaixa o rotor esteja ligeiríssimamente torto (invisível a olho nu) obrigando o rotor a oscilar e provocar esse ruído metálico?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já viste o veio da turbina a ver se não está partido ou empenado.

Esse baruluo é tipico da turbina.

Esoero ter ajudado

Cumps

 

Carlos Dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um 2213 e ao principio e após as 1ªs limpezas também não fazia barulho nenhum. Depois começou a fazer um barulhinho mínimo que desaparece se fizer alguma pressão em cima do filtro. Ou seja são micro-vibrações do filtro que provocam o barulho.

 

Verifica se o filtro está bem assente, num local plano, e se não está em cima de algo que vibre. No meu caso, está numa prateleira do armário do aqua, assente num recipiente para os pingos que, com o próprio funcionamento do filtro vibra um pouco o que aumenta a vibração do filtro e propaga-se assim a vibração e o barulho. Solução: coloquei um peso pequeno (um boneco de borracha) em cima o filtro que interrompeu a vibração e parou o barulho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se a ventoínha está solta do rotor, então roda muito pouco e o caudal do filtro deve estar fraquíssimo. É preciso trocar essa peça, pelo menos pelo que percebi.

Cumps.

Muito obrigado pela resposta.

Vou tentar prender a ventoinha a ver o que dá...

Se não resultar lá terei de comprar outro rotor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou nenhum perito em Eheims, mas poderá ser que o veio onde encaixa o rotor esteja ligeiríssimamente torto (invisível a olho nu) obrigando o rotor a oscilar e provocar esse ruído metálico?

 

Boas

Já viste o veio da turbina a ver se não está partido ou empenado.

Esse baruluo é tipico da turbina.

 

O veio já não é o original que parecia ser ser de cerâmica e partiu-se há dois anos atrás, pedi a um torneiro para fazer um novo em aço inoxdável, tem funcionado bem.

Depois de pensar bem no problema e após ter aberto o filtro mais uma vez suspeito que a origem do ruído está no substrato para a filtragem biológica.

É o ehfisubstrat da eheim que é composto por pequenas partículas de quartzo aglomeradas em bolas, que com a idade se estão a desfazer, embora lentamente. Parece que estas pequenas partículas passaram para a zona do rotor, mesmo usando a lã de vidro, talvez por mau acomodamento desta, não sei.

Se o ruído não parar, para testar esta ideia só me resta tirar as matérias filtrantes e ver o que acontece.

 

 

Eu tenho um 2213 e ao principio e após as 1ªs limpezas também não fazia barulho nenhum. Depois começou a fazer um barulhinho mínimo que desaparece se fizer alguma pressão em cima do filtro. Ou seja são micro-vibrações do filtro que provocam o barulho.

 

Verifica se o filtro está bem assente, num local plano, e se não está em cima de algo que vibre. No meu caso, está numa prateleira do armário do aqua, assente num recipiente para os pingos que, com o próprio funcionamento do filtro vibra um pouco o que aumenta a vibração do filtro e propaga-se assim a vibração e o barulho. Solução: coloquei um peso pequeno (um boneco de borracha) em cima o filtro que interrompeu a vibração e parou o barulho.

 

Está bem apoiado, está a funcionar no mesmo lugar de sempre e não havia problema.

 

Obrigado.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.