Algas filamentosas verdes e pretas (plantas com mau aspecto)


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Tou com estas algas nas minhas valisnerias, estão com um aspecto horrivel, as Cryptocoryne wendtii estão com umas algas verdes que estão a corroer as folhas, e têm alguns furinhos muito pekeninos, eu ja and a ficar lixada com estas plantas, pois não sei diagnosticar o problema nem percebo nada de fertelizantes, eu estou usando agora um da nutrafin diluido em agua destilada em vez de deitar de semana a semana deito um pouco de 3 em 3 dias, tenho 95L e 60W de luz ligadas 7h por dia, se isto continua assim, acho que me livro de todas as plantas, porque elas so estao a por o meu aquario feio!!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mande fotos das suas plantas, para ver se são algas petecas. ou se é aquarista preguiçoso com poucas horas por dia de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não há hipotese de ser 10h, ou será que fica com algas a mesma? É que o aquario está no meu quarto, mas se nao houver mesmo hipotese eu mudo de sitio o aquario, era a desculpa ideal para tirar o substrato que me anda a dar dores de cabeça, pois quando quero tirasr alguma planta e ela está muito enraizada na turfa, o aquario fica xeio de turfa e parece terra.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 horas pode chegar...

depende da intensidade, as plantas têm de produzir a sua alimentação...E fazem isso através da fotossntese, se a quantidade desse "alimento" (hidrocarbonetos vários), for insuficiente estas morrem.

 

As algas sobrevivem com pouca coisa, ou com coisa nenhuma...

 

Aumenta para 10 horas a iluminação, se for insuficiente (tens de esperar bastante tempo até teres alguma certeza se a nova abordagem resulta ou não...), podes aumentar para 12.

 

Não te esqueças que as plantas precisam de elementos vários para a sintese desses tais hidrocarbonetos (traces e macronutrientes), mesmo com luz suficiente a coisa pode não resultar.

 

Em relação ás algas...a coisa muda de figura, elas aguentam quase tudo...muito ou pouco!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. Tb fui atacado por algas há pouco tempo (principalmente as Vallisnerias). Percebi que o facto se devia à carga excessiva de nitratos e talvez fosfatos... Com as algas verdes resolvi o problema com os caracois... qto as pretas nada a fazer pois tive mesmo de podar as folhas mais atacadas.

 

Agora como depois de casa arrombada trancas à porta mudo a agua 1/3 de tres em tres dias, se me aparece ainda algum vestigio de alga preta arranco-a logo...

 

Agora o aquario até parece outro.... limpinho !!!! :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. Acho que devias fazer tpa com mais frequencia ( 3 em 3 dias cerca de 1/4 a 1/3 ) pois na minha experiência isso resultou bem. Se tiveres um aspirador de fundo ainda melhor pois o areão velho e não arejado é um dos principais responsáveis pela carga biologica que dá origem aos nitratos. Isso e os filtros sujos com esponjas cheias de porcaria... Não digo que aspires o areão mas tenta tirar a agua mais do fundo removendo restos de comida, etc...

 

As folhas devem ser vigiadas diariamente e deves actuar logo que alguma alga preta apareça. Com as algas verdes como já disse resolvi o problema com caracois ( O meu peixe cometa tb é um grande comedor de algas verdes :wink: )...

 

Plantados requerem algas... e algas requerem muito cuidado da nossa parte se não :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu depois de mudar o setup do aqua, fui atacado massivamente por algas, depois de muita asneira fazer, pois pensava sempre era carência de qualquer coisa e não escesso. Fui aconselhado por um dos membros do forum a parar com as fertilizações. (Obrigado Pedro)

 

E assim fiz, agora passadas 3 semanas com TPAs comedores de algas caracois, etc... é que a situação está a começar a normalizar. Gatinha como o Tás disse, aumenta o fotoperiodo e não fertilizes mais a não ser que as plantas manifestem carencias.

 

Muitas das vezes o mais dificil é esperar, pois estamos com a nova mania dos "fast qualquer coisa" se quisermos fast aquarios plantados só com plantas de plastico.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode até ser excesso e carência ao mesmo tempo...

 

Há elementos que em determinada quantidade inibem a assimilação de outros...mesmo que estes "outros" estejam em quantidades infimas...

 

TPA's são excelentes para repôr bons niveis...isto se a água que a gente usar for de "boa qualidade".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A agua da torneira da minha casa tem ph 7.4. nao tem amonia nem nitritos, nitratos já nao sei se tem, pois nao tenho teste e o teste é carissimo 25€.

Eu ultimamente até tenho feito muitas mudas, nestas duas semanas fiz umas 7 mudas. Tudo anda a me correr mal, e antes de me meter na aquariofilia eu li imenso e faço tudo certinho, há coisas que nao da para entender!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gatinha,

 

Pode ser que a carencia que apresentam possa ser falta de luz ou como diz o AV excessso de algo. Como dizes acima tens fertilizado, como tal as plantas em principio não devem ter carências.

 

Tam calma aumenta o fotoperiodo, não sei se tens co2 mas se não tiveres acrescenta isso, e vai fazendo TPAs até as algas desaparecerem e as plantas se recomporem.

 

E não te esqueças que, as plantas e os aquarios não são como a playstation, tudo leva o seu tempo a acontecer, não é só carregar no botão. O que fizeres hoje no aquário talvez demore bastante tempo até aparecer o seu efeito. ;)

 

Ou seja, tem paciencia não desesperes. :)

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corriga-me se tiver errado, mas eu axo que se tás a inserir fertilizantes neste momento axo que só estás ajudar com que as Algas crescam, porque se tens algas é porque as tuas plantas nao estão absorver os nutrientes todos da agua.

O mesmo passou-se comigo, tenho boa iluminação tenho Co2, a maneira de me livrar das algas foi limpei o areão, mudei muita agua, e limpei as plantas, ficou 5 * .

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

As coisas estão a piorar, a nymphea lotus e 2 enchinodorus ozelot estãp todas ratadas, ate parece que la foi um ratinho comer, as enchinodorus foi que me enviaram de lisboa e chegaram cá em mau estado, e penso que com o aquario assim ela nunca vai se recuperar, as valisnerias estão a ficar amarelas e a se desfazerem.

Acham que devo tirar as plantas po lixo?

Vou fazer outra tpa hoje.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer e com a pratica ve-se que é verdade, para se combater eficazmente as algas basta ter uma fauna adequada e fazer TPAs regulares.

 

Eu faço as minhas TPAs de 8 em 8 dias e até agora o numero de algas é minimo, tirando algumas green spots nas anubias nanas e nos vidros, o que até é bom pk revela que a agua tem nutrientes cheers

 

Fora isso tudo OK, por isso aconselho-te a fazer o mesmo. Teres uma fauna que te permita limpar o aqua e muitas TPAs :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os peixes que tenho sao os escalares, um trichogaster, 2 plecos,4 corydoras, uma beaufortia levertti, penso que amanha chegam as 5 ampularias que encomendei para ajudar na limpesa. Já temtei por ottocinclus mas morrem sempre nao sei porque, normalmente encontro-os mortos debaixo duma pedra ou dum tronco, ja me fartei de comprar ottos. Tou a pensar comprar um daqueles comuns limpa vidros, que acham?

ah outra coisa que tenho é substrato sera floredeport, mas ja o tenho a uns 4 meses e ate agora este foi o primeiro boom de algas e ttambem é a primeira vez que vejo as plantas neste estado lastimoso.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

Já agora. Li num site um dia deste que perante um ataque de algas podiamos sempre recorrer a um xoque quimico, que consiste em bombar grandes quantidades de CO2 para o aqua de modo brutal (tipo 4/5 garrafas de 5 litros a bombar).

 

Será que isto resulta?!?

 

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

O meu problema com as algas piora a cada dia que passa, ja pus mais plantas e nao resolve, nunca mais fertilizei, faço tpa's de 5 em 5 dias e nada. cada vez mais algas filamentosas pretas, o musgo de java ta a ficar preto e desfeito de algas, as enchinodorus ozelot tao a se desfazer, tao sempre folhas a cair, aquilo parece um caos, e eu nao sei o que fazer cheers

Já li que um anti fosfatos pode resolver o problema das algas pretas filamentosas e o problema das plantas a se desfazerem e com buracos, como resolvo?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de melhorar era provavel que piorasse um pouco. Quanto a comedores de algas eu acho que os ottos são para esquecer. os que chegam ás lojas normalmente morrem nos aquarios passado uns tempos, se não morrerem então aguentam-se bem durante muito tempo, (se não fizermos muitas asneiras claro está).

 

Penso que o melhor é mesmo procurares crossocheilus siamensis, e não "comuns limpa vidro" que nunca sabes o que te calha na rifa e são provavelmente CAE's.

 

Os meus 3 crossocheilus, desde que chegaram ao aquario teem-se mostrado muito vivaços e incriveis comedores de algas. Só para teres uma ideia: os excrementos deles são totalmente verdes, verde vivo vesmo, até da para perceber quais algas andaram a comer. Para além disso são os unicos comedores de algas que comem de todas as algas, se nao me engano.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais