Iniciacao aos Ramirezis


metaleiro

Recommended Posts

Pessoal eu basicamente inda nao sei nada sobre estes peixes

e quero um aquario de ramirezis

 

gostaria que me dissessem os aspectos que temos ter em conta para manter estes animais.

 

em termos de tudo Layout,comida,qualidade da agua,compatibilidades etc

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mikrogeophagus ramirezi

(Myers & Harry, 1948)

 

 

 

 

 

Biótopo:

América do Sul - Anões

 

Nome da espécie/População:

Mikrogeophagus ramirezi - Bacia do Rio Orinoco

 

Características da água:

Temperatura: 24º - 28 º

Temperatura de reprodução: 26º - 27º

pH: 6.5

dH: 7

 

Alimentação:

Omnívoro. Em aquário, aceita bem comida congelada ou viva, granulados ou flocos.

 

Dimorfismo Sexual:

A fêmea, para além de ser mais pequena que o macho, possui a zona do ventre rosada e o macho possui o segundo raio da barbatana dorsal mais longo.

 

Tamanho Médio:

Os machos podem atingir os 7 cm, sendo que as fêmeas são ligeiramente menores.

 

Comportamento:

São peixes pacíficos, tornando-se agressivos na altura da reprodução e podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários.

 

Reprodução:

A postura é feita sobre uma superfície lisa e plana, como pedras ou folhas.

Os ovos eclodirão dentro de, mais ou menos, 72 horas. Após a eclosão, os alevins irão consumir os saco-vitelino, pelo que depois, deverão ser alimentados com artémia recém-eclodida ou comida líquida própria para alevins. A segurança dos ovos é feita pelo casal.

 

 

Tamanho mínimo do aquário:

60 cm tratando-se de um casal ou maior, tratando-se um grupo.

 

Outras Informações:

É um peixe bastante sensível a mudanças bruscas na qualidade da água.

 

tens tambem uma ficha aqui no forum sobre os ramirezis e so pesquisares um bocadinho:)

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadao

acho que respondeste a tudo

eu pensei que na parte dos ciclideos anoes houve-se um topico assim como este post que tu fizeste

so uma coisa eu pensei que para os ramirezis fosse bom ter um harem.tou errado?

para um aquario de 72L posso por 2 casais?

 

cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal eu basicamente inda nao sei nada sobre estes peixes

e quero um aquario de ramirezis

 

gostaria que me dissessem os aspectos que temos ter em conta para manter estes animais.

 

em termos de tudo Layout,comida,qualidade da agua,compatibilidades etc

 

se perceberes inglês tens aqui algo muito completo

http://dwarfcichlid.com/Microgeophagus_ramirezi.php

 

abraço

fisher

AQUALAND

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigadao

acho que respondeste a tudo

eu pensei que na parte dos ciclideos anoes houve-se um topico assim como este post que tu fizeste

so uma coisa eu pensei que para os ramirezis fosse bom ter um harem.tou errado?

para um aquario de 72L posso por 2 casais?

 

cumps

 

Não, eles não são peixes de harem mas sim de casal. Eu aconselharte-ia a ters apenas um casal nesse aqua.

Outra coisa que não foi dita mas convem ter em atenção é que este peixe é muito sensivel e não é recomendado para iniciantes. É um peixe lindissimo e muita gente o quer ter mas nem sempre com muito sucesso. Muitos ramirezis são dificeis de alimentar no inicio, não aceitando bem os granulados e comida seca e não formam casal com a facilidade que se gostava andando muitas vezes às turras e gerando muitas duvidas em quem os adquire.

Se os queres mesmo ter aconselho-te que te assegures que o aqua está bem ciclado e estável, que tenhas sempre a agua em boas condições e que sejas paciente se as coisas não correrem como esperas. Com ramirezis é preciso ter paciencia e ir aprendendo a conhece-los.

 

Cumps,

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, eles não são peixes de harem mas sim de casal. Eu aconselharte-ia a ters apenas um casal nesse aqua.

Outra coisa que não foi dita mas convem ter em atenção é que este peixe é muito sensivel e não é recomendado para iniciantes. É um peixe lindissimo e muita gente o quer ter mas nem sempre com muito sucesso. Muitos ramirezis são dificeis de alimentar no inicio, não aceitando bem os granulados e comida seca e não formam casal com a facilidade que se gostava andando muitas vezes às turras e gerando muitas duvidas em quem os adquire.

Se os queres mesmo ter aconselho-te que te assegures que o aqua está bem ciclado e estável, que tenhas sempre a agua em boas condições e que sejas paciente se as coisas não correrem como esperas. Com ramirezis é preciso ter paciencia e ir aprendendo a conhece-los.

 

Cumps,

Sofia

 

Obrigado Sofia

sim eu sei ,ele ficara a ciclar por volta de um mes , julgo que chegara.

é recomendado utilizar um buffer para a agua?

eu agora acho que fico com um problema,é que encomendei 1macho e 2femeas sera que vai haver problema?

ou encomendo mais um macho mais tarde???

o aquario é um aquario bem plantado.

e estava a pensar em colocar com os ramirezis,neons, acho que nao ha problema pois nao?

 

cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Quanto aos neons não tens problema excepto na época de reprodução pois os neons comem alevins

Quanto ás femeas vão andar ás turras na disputa do macho,quando se formar casal vai ser pior pois vão ser dois a dar pancada mas como é um aqua bem plantado ela talvez se safe

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ligar para a loja e dizer que afinal só queres um macho e uma femea. Já caí no erro de achar que duas femeas poderia resultar e não aconselho a ninguém. O aqua parecia um circo. As femeas às turras uma com a outra e o macho às turras com as duas. E depois quando alguma formar casal com o macho a outra ficará sozinha um bocado a parte. Dois casais a confusão ainda será maior. Por isso julgo que a melhor solução é mesmo desistir de uma das femeas. Certamente mesmo que já estejam na loja aparecerá outro comprador.

 

Boa sorte.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezis são uns ciclídeos singulares pois são de poligamia invertida, ou seja, uma fêmea poderá ter dois machos, mas nunca o contrário. No acasalamento a fêmea procura o território do macho e faz a postura, guardando a mesma em alternância com o macho mas sendo sempre este o "responsável" pela prole. Havendo mais machos no aquário, não é infrequente a fêmea, uns dias após a postura, abandona-la e procurar outro macho para acasalar, deixando a anterior postura entregue aos cuidados do macho. É por isto que em caso de necessidade - por causa de agressividade pós acasalamento - de retirar uns dos progenitores do aquário, o progenitor a retirar deve ser a fêmea e não o macho.

 

Duas fêmeas para um macho é um erro que pode sair caro.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

consegui

vou ficar so com o macho e a femea

 

agora tinha outras questoes.

é preciso usar buffer??

e para nao ter que abrir outro topico

sabem me dizer se posso colocar um casal de bettas juntamente com os neons e Ramirezis??

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu queres ramirezis ou um aquario com ramirezis? E que e diferente...

 

Se tiveres um aquario apenas para eles eles vao se sentir mais a vontade e vai ser mais facil teres posturas! Vais poder observa los mais naturalmente e acho que pode ser mais interessante teres um aquario apenas para ramirezis e talvez uns peixes de limpeza do que um aquario maior com ramirezis, entre outros...

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma tendência generalizada de brincar com a química da água... isso deve ser evitado ao máximo. Perguntar "devo usar buffer" deveria sempre partir do conhecimento das condições da água da rede.

 

Quanto aos bettas, com ciclídeos, é profundamente desaconselhável... principalmente para os bettas!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma tendência generalizada de brincar com a química da água... isso deve ser evitado ao máximo. Perguntar "devo usar buffer" deveria sempre partir do conhecimento das condições da água da rede.

 

Quanto aos bettas, com ciclídeos, é profundamente desaconselhável... principalmente para os bettas!

 

Eu fiz esta pergunta do Buffer porque nunca usei e pensei que fosse muito utilizado para estabilizar o PH.

Daí a minha pergunta

não é aconselhado entao usar Buffer certo?

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

é melhor fazeres testes para veres quais os parâmetros da tua água, se ela estiver relativamente boa é melhor não mexeres muito na quimica da água, mais vale os parametros estarem estáveis e relativamente bons do que andarem sempre a oscilar com as tentativas de meter os parametros em niveis "excelentes".

Se colocares os ramirezis em PH 6 ou 6,2 ele vão adorar, se a tua água estiver sempre estável a PH 6,7 ou 6,8 estável eles também vivem bem, o melhor é dares parametros estáveis, sem grandes oscilações.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

é melhor fazeres testes para veres quais os parâmetros da tua água, se ela estiver relativamente boa é melhor não mexeres muito na quimica da água, mais vale os parametros estarem estáveis e relativamente bons do que andarem sempre a oscilar com as tentativas de meter os parametros em niveis "excelentes".

Se colocares os ramirezis em PH 6 ou 6,2 ele vão adorar, se a tua água estiver sempre estável a PH 6,7 ou 6,8 estável eles também vivem bem, o melhor é dares parametros estáveis, sem grandes oscilações.

 

Abraço, Hugo.

 

o meu ph esta entre os 6.0-6.5

o espectro do teste de PH é grande e os valores estao entre estes

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu ph esta entre os 6.0-6.5

o espectro do teste de PH é grande e os valores estao entre estes

 

 

Se o ph do teu aqua está entre esses valores não faças nada. Está optimo para eles. Como ja te disseram é melhor um ph menos indicado mas estavel que haver oscilações de ph. Eu já criei ramirezis em ph de 8. Claro que não é o ideal mas aprendi que mais valia 8 que constantes alterações.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o ph do teu aqua está entre esses valores não faças nada. Está optimo para eles. Como ja te disseram é melhor um ph menos indicado mas estavel que haver oscilações de ph. Eu já criei ramirezis em ph de 8. Claro que não é o ideal mas aprendi que mais valia 8 que constantes alterações.

 

Boas,

 

concordo plenamente com a Sofia, se tens esses valores estáveis então está bom, não mexas mais, agora dá-lhes sossego, comidinha da boa e é vê-los a crescerem e a ficarem bonitos.

 

Abraço, Hugo.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

concordo plenamente com a Sofia, se tens esses valores estáveis então está bom, não mexas mais, agora dá-lhes sossego, comidinha da boa e é vê-los a crescerem e a ficarem bonitos.

 

Abraço, Hugo.

 

Obrigado pessoal por me terem tirado as duvidas

a agua da torneira tem um ph de 7.0-7.5

mas devido a a akadama a do aquario fica a 6.0-6.5

quando feitas as tpas os bichinhos nao se vao ressentir???

a agua a por pode ser do chuveiro na mesma certo???

 

cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também me vou iniciar com ramirezis e tenho acompanhado este tópico com alguma atenção.

 

a agua a por pode ser do chuveiro na mesma certo???

 

Quanto a esta questão eu aconselho a por a água num recipiente (garrafão, bidão, etc) com 2 ou mais dias antes de fazer a TPA, para a esta perder o cloro.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também me vou iniciar com ramirezis e tenho acompanhado este tópico com alguma atenção.

 

 

 

Quanto a esta questão eu aconselho a por a água num recipiente (garrafão, bidão, etc) com 2 ou mais dias antes de fazer a TPA, para a esta perder o cloro.

 

eu li que se pusesse agua directamente do chuveiro para o garrafao o cloro acabava por sair da agua.

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro vai sempre acabar por sair da água, o problema é enquanto lá está... é sempre aconselhável repousar a água ou então, outra hipótese, adquirir um filtro de copo com cartucho de carvão e fazer a água das mudas passar por lá antes de entrar no aquário. Nos centros de bricolage encontras estes filtros.

 

Se falarmos de mudas pequenas e frequentes em aquários grandes, o cloro torna-se insignificante, mas grandes mudas em aquários pequenos, pode ser um factor de stress...

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu li que se pusesse agua directamente do chuveiro para o garrafao o cloro acabava por sair da agua.

 

Sim acaba por sair, mas tens que deixar a água repousar no mínimo 2 dias.

 

Mas o Ricardo Fonseca já explicou melhor como se processa.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pessoal se puser daqueles camaroes chamados de camaroes fantasma com 3cm

os Ramirezis comem o marisco??

 

cumps

 

 

eu tenho e nao ha problema...os fantasma crescem bem mais k 3 cm...tipo ate 7 cm

 

red cherrys é k sao estracinhados e papados

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais