Bombas Circulação SunSun vs Tunze 6065


Recommended Posts

Olá,

 

(breve intro)

Encontro-me neste momento a recolher o maximo de informação que consigo para delinear um plano de montagem de um aquario com corais (moles, sps e lps) com 120 x 65 x 55. Uma das preocupações é evidentemente o custo e não quero cometer os erros que cometi em água doce (ausencia de leitura prévia, entrar numa loja e pedir todo o material que preciso para montar um aqua e sair de lá cheio de coisas que vim a constatar não precisar e com a carteira vazia).

 

Em termos de circulação estou a pensar colocar duas bombas e, se a parte facil (compra isto que funciona de certeza) me aponte para duas tunze 6065 com multicontrolador (7095 ou 7096) do que já tenho lido de aquarios com litragem semelhante ao que pretendo montar, o empirismo faz-me questionar várias coisas:

 

- Porque não duas SunSun Wavemaker JVP-102B? O Water flow é algo semelhante (5000l/h das SunSun contra 6500l/h das Tunze), o gasto energético é o mesmo (12W) e com o custo de uma Tunze consigo comprar as SunSun!

 

- Com as Tunze consigo usar o controlador, com as SunSun penso que não. Mas para que serve o controlador mesmo? Simular correntes? Isso é algo MESMO necessário ou é uma daquelas funcionalidades que na prática não se tira efeito? Quem daqui usa controladores e porque os usa?

 

- O ruído é algo a que eu dou tanta ou mais importancia que à vertente económica. O Aquário vai estar montado na sala e não quero ter de estar a conviver com amigos e ter de estar a aumentar a minha voz em 20 decibeis para me sobrepor ao ruído que as bombas fazem. Alguém aqui que use as SunSun e possa dizer se são silenciosas visto que não consegui encontrar qualquer referencia a esse aspecto?

 

- Alguma outra vantagem/desvantagem a favor de alguma destas marcas que eu me tenha esquecido de mencionar? (Existe representação cá destas duas marcas? Se/Quando uma delas se avariar leva-se à loja? Envia-se para representante no estranjeiro e espera-se 6 meses, etc.)

 

Comentários de alguem que tenha pratica directa ou indirecta com as SunSun são muito bem vindos visto que em relação às Tunze pouco há a dizer porque parecem ser robustas, silenciosas, eficiente e confiáveis. O problema é mesmo o custo, se conseguir estes predicados noutra marca mais acessivel, era optimo!

 

Obrigado,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

(breve intro)

Encontro-me neste momento a recolher o maximo de informação que consigo para delinear um plano de montagem de um aquario com corais (moles, sps e lps) com 120 x 65 x 55. Uma das preocupações é evidentemente o custo e não quero cometer os erros que cometi em água doce (ausencia de leitura prévia, entrar numa loja e pedir todo o material que preciso para montar um aqua e sair de lá cheio de coisas que vim a constatar não precisar e com a carteira vazia).

 

Em termos de circulação estou a pensar colocar duas bombas e, se a parte facil (compra isto que funciona de certeza) me aponte para duas tunze 6065 com multicontrolador (7095 ou 7096) do que já tenho lido de aquarios com litragem semelhante ao que pretendo montar, o empirismo faz-me questionar várias coisas:

 

- Porque não duas SunSun Wavemaker JVP-102B? O Water flow é algo semelhante (5000l/h das SunSun contra 6500l/h das Tunze), o gasto energético é o mesmo (12W) e com o custo de uma Tunze consigo comprar as SunSun!

 

- Com as Tunze consigo usar o controlador, com as SunSun penso que não. Mas para que serve o controlador mesmo? Simular correntes? Isso é algo MESMO necessário ou é uma daquelas funcionalidades que na prática não se tira efeito? Quem daqui usa controladores e porque os usa?

 

- O ruído é algo a que eu dou tanta ou mais importancia que à vertente económica. O Aquário vai estar montado na sala e não quero ter de estar a conviver com amigos e ter de estar a aumentar a minha voz em 20 decibeis para me sobrepor ao ruído que as bombas fazem. Alguém aqui que use as SunSun e possa dizer se são silenciosas visto que não consegui encontrar qualquer referencia a esse aspecto?

 

- Alguma outra vantagem/desvantagem a favor de alguma destas marcas que eu me tenha esquecido de mencionar? (Existe representação cá destas duas marcas? Se/Quando uma delas se avariar leva-se à loja? Envia-se para representante no estranjeiro e espera-se 6 meses, etc.)

 

Comentários de alguem que tenha pratica directa ou indirecta com as SunSun são muito bem vindos visto que em relação às Tunze pouco há a dizer porque parecem ser robustas, silenciosas, eficiente e confiáveis. O problema é mesmo o custo, se conseguir estes predicados noutra marca mais acessivel, era optimo!

 

Obrigado,

 

Rui Feliciano

 

básicamente as sunsun é produto chinês, e com isso as tais desconfianças...pode ser muitissimo boas as bombas...não sei...

nunca li a dizer mal e ando muito pelos forums...

 

também não tinha lido a dizer mal das koralea e já me morreram duas...

::D:

 

O controlador é para reduzir e aumentar o débito, das bombas...

 

acelera reduz...acelera reduz...

aho que as bombas têm de ser DC, para serem controladas tenho uma que vai aos 24V, portanto mais segurança...

 

é melhor, mas não é assim tão drástico...

:(

será que é essencial ter estas em oscilações constantes?

acho que não.

 

A tunze não fabrica bombas, vim a descobrir que básicamente nenhuma marca de aquariofilia tem potencial (económico) para construir bombas, mandam-nas fazer e depois colocam algumas alterações...

encomendam a empresas que até bombas para máquina de lavar fazem...

;)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela tua resposta Victor!

 

Pois, eu também ainda não li sobre ninguem a falar mal das SunSun...mas a verdade é que também ainda não li a falar bem :-D parece que pouca gente as tem...

 

Então pessoal, ninguem tem por aí productos chineses nos aquários? :drinking:

 

Em relação à necessidade das bombas terem de ser DC para poderem ser controladas, isso é uma boa questão...estive a ver as caracteristicas das Tunze e só falam em 220-240v não mencionam o uso de transformadores. Alguém que as tenha pode dizer se as Tunze funcionam a DC ou AC?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as bombas da Tunze que são controladas são DC, têm um transformador.

 

Sobre as SunSun, não as conheço, mas se comprasse era numa loja em Portugal que as vendesse, pois se avaria-se era uma treta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião Pedro e acho que é um bom conselho! As Sunsun são suficientemente baratas de modo a que não justifique mandar vir de um aloja no exterior.

Assusta-me mais o facto delas trabalharem a 220 e se tiverem um qualquer problema de isolamento....tenho de pesquisar como se faz um ground probe no Aqua.

 

Entretanto não acredito que mais ninguém aqui use Sunsun...vá lá pessoal se tiverem vergonha de assumir publicamente que usam productos chinocas digam-no por mp! :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Obrigado pela resposta!

 

A possibilidade financeira até se arranja...para quem se quer meter a tratar de um salgado não pode estar a regatear 150 Euros a mais em duas bombas..ou..até pode...porque esses 150 Euros se calhar já pagam o aquário...eu não quero poupar na qualidade mas se com menos dinheiro não comprometer a qualidade final então não quero estar a pagar dinheiro a mais sem receber nada em troca, daí antes de comprar querer saber por quem as usa da sua opinião, se me disserem que em 3 meses fico sem bombas então que se lixem as SunSun..se me disserem que as usam há anos e que nunca tiveram problemas, então que se lixem as Tunze!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Obrigado pela resposta!

 

A possibilidade financeira até se arranja...para quem se quer meter a tratar de um salgado não pode estar a regatear 150 Euros a mais em duas bombas..ou..até pode...porque esses 150 Euros se calhar já pagam o aquário...eu não quero poupar na qualidade mas se com menos dinheiro não comprometer a qualidade final então não quero estar a pagar dinheiro a mais sem receber nada em troca, daí antes de comprar querer saber por quem as usa da sua opinião, se me disserem que em 3 meses fico sem bombas então que se lixem as SunSun..se me disserem que as usam há anos e que nunca tiveram problemas, então que se lixem as Tunze!

 

 

As tunze já sei que gajos que usam a anos sem problemas

 

as Sunsun são novas, logo ainda não tens muito feedback.

 

claro que uma tunze dá mais garantias de fiablidade que uma sunsun.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Pois, isso que estás a dizer também é verdade, como as Sunsun são mais recentes no mercado terá muito menos utilizadores.

 

entretanto num outro forum portugues fiz uma pesquisa e encontrei uma valente mão cheia de pessoas que usam Sunsun e todas elas parecem estar satisfeitas (contactei umas quantas através de mp para saber do grau de satisfação e todas as que contactei me disseram que voltariam a comprar) e dizem que são silenciosas e que esta segunda geração (com veios de ceramica) é ainda mais robusta que a primeira. Dizem é que a qualidade de construção parece ser fraca mas também as Tunze de volta e meia lá vai o suporte para o lixo pelo que também pesquisei...acho que vou arriscar!

 

Próxima duvida: Iluminação!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

Pois, isso que estás a dizer também é verdade, como as Sunsun são mais recentes no mercado terá muito menos utilizadores.

 

entretanto num outro forum portugues fiz uma pesquisa e encontrei uma valente mão cheia de pessoas que usam Sunsun e todas elas parecem estar satisfeitas (contactei umas quantas através de mp para saber do grau de satisfação e todas as que contactei me disseram que voltariam a comprar) e dizem que são silenciosas e que esta segunda geração (com veios de ceramica) é ainda mais robusta que a primeira. Dizem é que a qualidade de construção parece ser fraca mas também as Tunze de volta e meia lá vai o suporte para o lixo pelo que também pesquisei...acho que vou arriscar!

 

Próxima duvida: Iluminação!

 

 

arrisca e depois diz como corre :P

 

Realmente o suporte das minitunze era uma treta. Tambem tive um que partiu. Acho que eles já resolveram o problema e as novas já vêm com um suporte em condições.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Muito obrigado pela tua resposta Victor!

 

Pois, eu também ainda não li sobre ninguem a falar mal das SunSun...mas a verdade é que também ainda não li a falar bem :) parece que pouca gente as tem...

 

Então pessoal, ninguem tem por aí productos chineses nos aquários? :)

 

Em relação à necessidade das bombas terem de ser DC para poderem ser controladas, isso é uma boa questão...estive a ver as caracteristicas das Tunze e só falam em 220-240v não mencionam o uso de transformadores. Alguém que as tenha pode dizer se as Tunze funcionam a DC ou AC?

 

 

 

 

Ola Rui

Eu tenho material "Made in China". Nomeadamente calhas PowerCompact Jebo/LifeTech e no que toca a balastro de 36W vamos de mal a pior. Uma de 60cm com 2 lampadas pifada, uma de 1,2m com 4 lampadas pifada e uma de 1m com 2 lampadas 36W pidafas e 2 lampadas 18W que estao a funcionar.

 

Quanto as SunSun esta a fazer um ano que comprei duas na http://reefcenter.vstore.ca/

mas ainda vinham com as fichas chinesas e um adaptador que nao cabia nas fichas la de casa. So esta semana comprei um adaptador numa casa de material electrico e comecei a trabalhar com uma delas. a outra ainda esta na caixa tal e qual foi comprada.

Sao de 5000l/h e penso que na altura custaram 40 euros cada. Hoje, estao muito mais baratas. Para teres uma ideia comparativa podes ver aqui

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...4f8774d92e182cf

e

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=161

 

Nao tenho razao de queixa, assim como penso que ninguem tem, por falta de uso. Vamos dar tempo ao tempo e depois logo se vera. Uma questao de que nao gosto foi o facto de ver que o veio é de metal e nao ceramico. Agora a questao esta em saber se o metal sera bom ou nao.

 

Quanto as Tunze, apenas conheco as Turbelle e so te posso dizer mal...ou talvez nao. Tenho uma "Turbelle nanostream 6045" e tres "Turbelle nanostream 6025". Estas ultimas custaram 50 euros cada e foram enconstadas por pifarem. Suportes partidos, veios partidos e uma peca em plastico no interior que tambem partiu. A grande vantagem delas reside no facto de haver pecas para substituir como podes ver aqui

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=172_213

e aqui

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph..._213&page=2

Haja dinheiro...

 

Importa saber porque pifaram as minhas. Nao sei mas desconfio. Estavam num aquario com um "suncoral" e uma gorgonia que necessitam de ser alimentados. A tecnica é muito simples, um pouco de "Cyclop-eeze" (que encontras aqui http://www.seahorseshop.com/store/product_...roducts_id=1028

ou no Templo Aquatico na R.de Santa Marta - Lx, e nao conheco mais ninguem a vender em Portugal) espalhado no aquario que deixa toda a gente (peixes e corais) feliz, depois paro as bombas e alimento o suncoral com artemia, cyclops krill ou outro produto congelado e a gorgonia com produtos liquidos. E isto duas a tres vezes por semana. Suponho que o "para-arranca" das bombas tenha acabado com elas. Mas eu fiquei muito desiludido com a Tunze.

 

Entretanto tens outra possibilidade que deves equacionar. As Seio Super Flow Wave-Marea que podes ver aqui

http://www.underwater-shop.com/index.php?cPath=22_34

Nao conheco a loja (uma vez tentei fazer uma compra e mandaram-me registar pelo que eu os mandei as urtigas e ate a data nao mais equacionei sequer comprar la o que quer que fosse ate porque nao compro em lojas que nao dao a cara e nas outras duas que referi, conheci uma na AquaDecor e hoje dou-me bem com as pessoas de la e a outra conheco por ser de um membro deste Forum) mas as bombas sao boas e certamente iras encontrar por aqui Membros que te vao falar bem da loja.

 

E se puderes, nao conheco as bombas mas pelo que tenho lido devem ser muito adequadas aos aquarios de recife, penso que uma boa opcao seria VorTech MP20 (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=1125) ou VorTech MP40w (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=1126) mas com precos que nao te digo nada...

 

De qualquer modo nao quero influenciar ninguem a nao comprar as Turbelle da Tunze, apenas alerto para o facto de nao durarem muito se as utilizarem com paragens frequentes. Pelo menos pifaram comigo e nao tenho outra explicacao para isso.

 

Atencao que os enderecos electronicos aqui indicados nao sao para te aconselhar a comprar la por eu ter andado a pesquisar e achar que sao os mais baratos ou melhores. Nao, apenas servem para ir ver as fotografias e caracteristicas tecnicas porque nao quero ser acusado de violar direitos de imagem (e usei estes porque sao os que conheco). Assim fica o endereco electronico (vulgo "link") apenas para teres onde ir consultar. Quanto a pesquisa para saber qual o melhor sitio so tu a poderas fazer.

 

Espero que com toda esta informacao te possa ter ajudado um pouco.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Muito obrigado pelo relato extenso da tua experiencia!

 

Entretanto já adquiri duas bombas sunsun de 5000l/h que estão em funcionamento há 6 dias e como unico facto a relatar está em que uma das bombas tinha dificuldade em arrancar assim que a retirei da embalagem. Necessitada de um "empurrãozito", isto durante a primeira hora, sensivelmente. Com a continuação do funcionamento pára e arranca sem qualquer problema.

Entretanto e como tenho lido relatos de eventuais falhas no arranque derivado de eixos com ferrugem, já adquiri eixos em inox que é suposto resistirem à deteriorização da água salgada mas que ainda não montei, para já vou mantendo os eixos originais até notar degradação dos mesmos.

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Por acaso essas bombas podem ser baratas e tudo mais, mas podem ter problemas de arranque, conforme já constatei com alguns amigos. Mas são problemas de iniciação, porque depois funcionam bem. Quem tem deessas bombas é o FilipeASilva que te pode dar uma opinião melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais