Já tenho o meu aqua - 54L


Cris_Nunes

Recommended Posts

Já comprei o aqua de que falei aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...0&start=100

 

60x30x30 - 54L

Filtro 450L/h

Termostato 100W

lampada 15W

 

Se calhar vou ainda comprar também uma bomba, e falta-me o substrato e uma plantinha.

 

Agora preciso de ajuda para me organizar:

 

O aqua é suposto colocar a ciclar já com o substrato lá dentro e as plantas? Antes de escolher devo primeiro ver os parâmetros da água que vou usar (já tenho kits)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim o ciclo é para ser começado já com o substracto, para essa iluminação escolhe umas plantas que não prexixem de muita iluminação :)

 

Boa sorte com esse projecto ;)

 

Obrigada :D !

 

Eu não sei é que substrato preciso comprar, preciso de uma ajuda. Como quero colocar algumas plantas isso influencia a escolha não?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada ;) !

 

Eu não sei é que substrato preciso comprar, preciso de uma ajuda. Como quero colocar algumas plantas isso influencia a escolha não?!

 

Queria aproveitar também para pedir umas dicas quanto às plantas. A minha ideia não é colocar o aqua totalmente plantado, mas sim por uma planta ou outra, de fácil manutenção, e não muito exigente.

 

É que a loja onde costumo ir não tem as plantas e o substrato disponiveis para venda, só por encomenda, e queria por o aqua a ciclar o mais rápido possivel :)

 

É que em relação à fauna não sei o que vou escolher. Gostava de ter um betta, mas não sei se será bom ideia misturá-lo com outra(s) espécies...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria aproveitar, e chateando mais um bocado, para perguntar onde vocês arranjam os troncos e as pedras que põem no aquário?

 

Nas casas de especialidade vende-se? É que em duas lojas que vi só vendiam aquelas estatuetas e coisas do género, que não queria por no meu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

sim os troncos e pedras normalmente ca no norte vendem se no mm sitio que os peixes.

n percebo mt de troncos mas sei que ha alguns cm algumas raizes que tb se podem usar.

mas informa te bem pois alguns alteram bastante o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

sim os troncos e pedras normalmente ca no norte vendem se no mm sitio que os peixes.

n percebo mt de troncos mas sei que ha alguns cm algumas raizes que tb se podem usar.

mas informa te bem pois alguns alteram bastante o PH.

 

Hum... tenho de ver isso então. Tive a medir o pH da água da torneira e é 6,5, mas ainda não sei os peixes que vou colocar... mais um assunto sobre o qual preciso de uns conselhos! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já comprei uma pedra, sou capaz de tentar arranjar mais qualquer coisa. Amanhã de manhã vou ver se compro então a akadama e talvez algumas plantas (possivelmente musgo e feto de java) para ver se ponho o aqua a ciclar.

 

Quanto à fauna ainda tenho algum tempo para pensar nisso mas preciso mesmo de umas ideias. Eu gosto muito de bettas e tenho visto uns lindissimos... só que já tenho lido que a relação destes com outras espécies nem sempre é muito pacifica, e há quem desaconselhe juntar um macho betta com outras espécies de peixes. :S

 

Assim sendo, e tendo em conta as dimensões do meu aquário, e pH da água, que combinações de peixinhos é que podia fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se gostas tanto de bettas podias fazer criação.....nesse aqua metias só fêmeas, e depois num mais pequeno (20l) metias um macho....isto é só uma opinião visto que gostas de bettas

 

ou então metias um cardume de nariz de bêbado ou assim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se gostas tanto de bettas podias fazer criação.....nesse aqua metias só fêmeas, e depois num mais pequeno (20l) metias um macho....isto é só uma opinião visto que gostas de bettas

 

ou então metias um cardume de nariz de bêbado ou assim :)

 

O problema é que agora não posso arranjar mais aquas aqui para casa :(

 

É que não tenho muito a ideia da quantidade de peixes que posso colocar... convinha, se calhar ter algumas corydora para ajudar na limpeza, e estava a pensar em neons e aí um casal de ramirezi (esta combinação era boa??) isto excluindo a possibilidade de conseguir ter um betta macho no aqua com outras espécies.

 

Também gosto muito de guppys, mas já vi que preferem águas alcalinas e se reproduzem muito... por isso se calhar agora não era a melhor opção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppies era bom para começares... =)

 

Então mas nesse caso tinha de arranjar maneira de elevar um pouco o pH da água não é? E mantinha só um trio de guppies no aqua?

Já vi que vai ser complicado decidir-me quanto à fauna :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas nesse caso tinha de arranjar maneira de elevar um pouco o pH da água não é? E mantinha só um trio de guppies no aqua?

Já vi que vai ser complicado decidir-me quanto à fauna :D

Boas,

Conchas sobem o pH.

Se não as quiseres na decoração, podes sempre parti-las e pô-las no filtro. Com a ajuda do teste de pH tiras ou pões mais para regulá-lo a 7 e poucos - 7,5.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Conchas sobem o pH.

Se não as quiseres na decoração, podes sempre parti-las e pô-las no filtro. Com a ajuda do teste de pH tiras ou pões mais para regulá-lo a 7 e poucos - 7,5.

Cumps.

 

Bem, tenho de estudar o caso então... em principio amanhã vou comprar akadama para o fundo e ver também das plantas.

Já agora, além da akadama que outro substrato poderia usar que me permita manter assim umas plantinhas não muito exigentes?

 

Depois começo a pensar na fauna com mais cuidado, porque realmente ainda não me decidi...

 

Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta arranjar peixes de fácil cuidados, ramirezi já são para pessoas com um bocadinho mais de expriência :)

tenta procurar na net uns tetras que te agradem....neons chineses seria uma opção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta arranjar peixes de fácil cuidados, ramirezi já são para pessoas com um bocadinho mais de expriência :)

tenta procurar na net uns tetras que te agradem....neons chineses seria uma opção...

 

Ah, ok. Não sabia. Sim, provavelmente os neons farão parte da fauna :)

 

Andei hoje às compras mas como não achei akadama comprei um areão que achei giro (até porque havia lá uns bem caros)! Já comprei musgo também e vou comprar anúbias... a senhora da loja disse-me que depois podia comprar um fertilizante em barrinhas, se fosse necessário, dependendo das plantas que escolher.

 

Comprei também um tronco muito giro, que ainda tenho de ferver bem antes de o colocar no aqua.

 

Quanto aos peixes por agora não me vou decidir... entre amanhã e quarta a ver se completo a montagem, e depois vou ver melhor os meus parâmetros da água com tudo montado de forma a escolher os peixes, mas já sei que não vai ser tarefa fácil, até porque ainda sou muito verde neste assunto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Chris, vai com calma......

 

apesar da agua da torneira sair a 6,5 isso não quer dizer que o teu aqua fique com a agua a 6,5. Tanto pode subir como descer, consuante a decoração (pedras e conchas sobe o PH, e, troncos e turfa desce o PH)

 

1º monta o aqua e escolhe as plantas (eu aconselho anubias). Depois de ter isso establizado (ciclo feito) então fazes os testes e vês que peixes melhor se adaptam ao teu aqua.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço desde já a ajuda que me tem sido dada, e já agora coloco mais uma questão...

 

O aquário vai ficar na minha sala em cima de uma daquelas arcas de madeira (onde a minha mãe guarda a roupa). Acontece que eu tenho o aqua assente na madeira, apenas separado por uma tira de cartão cortada a medida. No entanto, pelo que vi, se calhar era recomendado colocar esferovite ou outro material?

 

É que por um lado não quero correr o risco de a madeira ganhar humidade, e depois eu moro num prédio, e talvez fosse importante algum isolamento contra vibrações... o problema é que a minha mãe diz que o esferovite depois fica a ver-se por baixo do aquário e não fica muito bem :S

 

Ou seja, o que é que vocês usam, e o que é que recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

Chris, vai com calma......

 

apesar da agua da torneira sair a 6,5 isso não quer dizer que o teu aqua fique com a agua a 6,5. Tanto pode subir como descer, consuante a decoração (pedras e conchas sobe o PH, e, troncos e turfa desce o PH)

 

1º monta o aqua e escolhe as plantas (eu aconselho anubias). Depois de ter isso establizado (ciclo feito) então fazes os testes e vês que peixes melhor se adaptam ao teu aqua.

Boas,

O ciclo não fica completo e estável até umas semanas após a introdução dos peixes.

 

Pode-se acelerar o ciclo com bactérias em frasco, com comida, com os dois, mas a quantidade certa para a fauna definitiva do aquário só se estabelece após a sua introdução. Afinal de contas são a decomposição dos dejectos da fauna e os restos de comida que se lhes dá que iniciam o ciclo amónia-nitritos-nitratos e dá origem ao número suficiente de bactérias para essa decomposição e sub-produtos.

 

É verdade que o ciclo tem um efeito de acidificação. Mas é irrelevante.

No teu lugar, decorava o aquário, esperava 1 ou 2 dias para ver o efeito das rochas e troncos, etc. no pH e depois escolhia a fauna de acordo com esse valor. O ciclo não é aqui tido em conta, nem tão pouco pode ser pois só estabilizará mais tarde como já expliquei.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O ciclo não fica completo e estável até umas semanas após a introdução dos peixes.

 

Pode-se acelerar o ciclo com bactérias em frasco, com comida, com os dois, mas a quantidade certa para a fauna definitiva do aquário só se estabelece após a sua introdução. Afinal de contas são a decomposição dos dejectos da fauna e os restos de comida que se lhes dá que iniciam o ciclo amónia-nitritos-nitratos e dá origem ao número suficiente de bactérias para essa decomposição e sub-produtos.

 

É verdade que o ciclo tem um efeito de acidificação. Mas é irrelevante.

No teu lugar, decorava o aquário, esperava 1 ou 2 dias para ver o efeito das rochas e troncos, etc. no pH e depois escolhia a fauna de acordo com esse valor. O ciclo não é aqui tido em conta, nem tão pouco pode ser pois só estabilizará mais tarde como já expliquei.

Cumps.

 

Eu comprei bactérias em frasco para adicionar... sim, a minha ideia era começar o ciclo, ver os parâmetros da água após a introdução das rochas, tronco, etc, e depois começar a pensar na fauna! Mas para isso vou voltara a chatear aqui... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.