O meu 1º Aqua


pedroenf

Recommended Posts

Boas a todos os aquariofilistas. Em primeiro ligar gostaria de dar os parabéns ao fórum e à sua Administração pelo espectacular trabalho desenvolvido. Como a descrição do tópico indica sou um novato nestas andanças (iniciei o meu áqua há 4 dias - se bem que antes andei por aqui a pesquisar). Vou expor aqui uma foto do meu aquário (não sejam muito mauzinhos nos comentários :mrgreen: ), ainda está um pouco "despido", as pedrinhas (depois de devidamente tratadas) foram apanhadas pela minha filhota mais velha (7 anos) não tive como recusar, mas como disse antes tem só 4 dias e ainda não está ciclado (penso que é assim que se diz), embora já lá tenha colocado uma "cobaia" e estou a ver se as condições para as plantas são as desejadas para poder lançar-me em "voos" maiores. :n00b:

 

Características:

 

  • aquário - 120 lt 81x50x36 (Jewel - passo a publicidade)
  • Bomba de água - 400 l/h
  • Termostato - 100W
  • Iluminação - 1x28W (Jewel Nature - já vinha com o aqua) - 1x28W (Jewel Day - já vinha com o aqua)
    Ora aqui (iluminação) reside a minha maior dúvida. Estive a fazer os cálculos por ESTE indicador e para o meu precisava de 1956W :shock: para umas plantas de moderada/intensa iluminação! Isto é mesmo assim ou eu esbarrei em alguma coisa? É que nem para plantas de fraca iluminação eu tenho que chegue, segundo esses mesmos cálculos.
  • Plantas - ainda não sei os nomes :oops: Tem uma camada de substrato fértil (2,5lt) e uma de areão (13lt).

 

Os testes (kit 5x1 da API) de 2º dia 23/09/2008:

  • NO3 - 0
  • NO2 - 0
  • pH - 6.5
  • KH - 30
  • GH - 30

Os testes de 4º dia 25/09/2008:

  • NO3 - 0
  • NO2 - 0
  • pH - 6.5
  • KH - 40
  • GH - 30

 

Aqui está ele:

IMAGE_018.jpg

 

Algumas plantas não têm um bom aspecto mas já vieram (quase) assim da loja. Não sei se deva manter a planta do tronco onde está ou se tenho de a enterrar. Este não vai ser o aspecto final dele mas como estou a começar...

 

Aguardo pela vossa magna sapiência e superior critica :D

 

PS: peço desculpa pela qualidade da foto, foi tirada com a câmara do meu PDA HTC lol.

Editado por pedroenf

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

Adorei o tronco com as plantas e a parte de baixo, está super, não percebo muito de plantas, eu é mais Corydoras, não te posso ajudar muito, as espécies que conheço preferem PH um pouco mais alto e o substracto não deve ser ponteagudo por causa dos barbilhos, mas tens outras opções, já sabes quem vai viver ai?

Espero que os expert nas plantas não te digam para tirar as do tronco, adorei, parabéns!

Boa sorte

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

Adorei o tronco com as plantas e a parte de baixo, está super, não percebo muito de plantas, eu é mais Corydoras, não te posso ajudar muito, as espécies que conheço preferem PH um pouco mais alto e o substracto não deve ser ponteagudo por causa dos barbilhos, mas tens outras opções, já sabes quem vai viver ai?

Espero que os expert nas plantas não te digam para tirar as do tronco, adorei, parabéns!

Boa sorte

Luisa Fonseca

 

Ainda bem que gostaste :mrgreen: . Ainda não sei quem vai habitar o áqua, vou esperar mais uns dias até o ciclo estar completo.

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou a ver que este aqua tem potencial... :mrgreen:

Quanto as plantas nao deves enterrar as anubias que é essa que tens ai no meio do aqua, as outras plantas que tens ai podes enterrar a raiz à vontade.

 

Abraço

 

Cuidado com as vallisnerias. Não as enterres muito.

 

http://www.wetwebmedia.com/PondSubWebIndex/vallisnerias.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as vallisnerias. Não as enterres muito.

 

http://www.wetwebmedia.com/PondSubWebIndex/vallisnerias.htm

 

Obrigado. Não estão muito enterradas, estão a 1cm +-. Em relação aos aspectos técnicos da iluminação e restantes, necessito de alguma alteração?

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Não estão muito enterradas, estão a 1cm +-. Em relação aos aspectos técnicos da iluminação e restantes, necessito de alguma alteração?

 

 

Para as plantas que tens penso que a iluminação será suficiente.

O resto acho que está bom embora se fosse eu arranjava um filtro EHEIM.

Mas espera por mais opiniões :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas que tens penso que a iluminação será suficiente.

O resto acho que está bom embora se fosse eu arranjava um filtro EHEIM.

Mas espera por mais opiniões ;)

 

Pois eu estive para montar aqua um por peças mas acho que foi a preguiça que ditou as regras lol. Mas achas que um EHEIM é muito melhor que este? E já agora, externo? Dado o investimento até agora acho que um "upgrade" desses só mais lá para a frente.

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu estive para montar aqua um por peças mas acho que foi a preguiça que ditou as regras lol. Mas achas que um EHEIM é muito melhor que este? E já agora, externo? Dado o investimento até agora acho que um "upgrade" desses só mais lá para a frente.

 

EHEM RULE!

Externo sim.

 

Não é essencial o que tens serve.

Caso depois venhas a aumentar muito a fauna logo trocas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que gostaste :P . Ainda não sei quem vai habitar o áqua, vou esperar mais uns dias até o ciclo estar completo.

Boas,

Desculpa ser desmancha-prazeres... mas como é que estás a fazer o ciclo?

Não te esqueças que é preciso introduzir peixes ou caracóis para que os seus dejectos se transformem em amónia>nitritos>nitratos=ciclo do azoto.

Para que cada uma destas substâncias se transforme na seguinte, é preciso bactérias.

Para que essas bactérias se reproduzam é preciso alimento. Alimento esse que são os dejectos dos animais e os restos de comida.

 

Se tiveres introduzido bactérias do ciclo (Nitrivec, Denitrol, Filterstart, Safestart, etc...) tens de alimentá-las com a presença de alguns peixes ou caracóis.

 

Uma coisa é certa: falta-te um teste essencial que é o da amónia. É altamente tóxica, é a 1ª a aparecer, e não consta desses testes de fitas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desculpa ser desmancha-prazeres... mas como é que estás a fazer o ciclo?

Não te esqueças que é preciso introduzir peixes ou caracóis para que os seus dejectos se transformem em amónia>nitritos>nitratos=ciclo do azoto.

Para que cada uma destas substâncias se transforme na seguinte, é preciso bactérias.

Para que essas bactérias se reproduzam é preciso alimento. Alimento esse que são os dejectos dos animais e os restos de comida.

 

Se tiveres introduzido bactérias do ciclo (Nitrivec, Denitrol, Filterstart, Safestart, etc...) tens de alimentá-las com a presença de alguns peixes ou caracóis.

 

Uma coisa é certa: falta-te um teste essencial que é o da amónia. É altamente tóxica, é a 1ª a aparecer, e não consta desses testes de fitas.

Cumps.

 

Pois e tens toda a razão. O filtro que vem no kit já traz algumas bactérias (foi o que me disseram na loja - tem uma pastilha no meio do filtro bacteriano). Já lá tem um habitante e tem-se dado bem já há 2 dias. Tenho de adquirir o teste de amónia. Vou adquirir mais um ou dois peixes e um ou dois caracóis. Alguma sugestão? Obrigado pela tua resposta. Abraço.

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camaroes e uns guppys ou rasboras galaxi por agora mete umas corydoras eu prefiro as pigmeu sao minimas e nao estragao as plantas as outras andao no meio das plantas e levantao tudo

 

ups pensava que o aquario tinha 60 litros nesse caso podes meter algo mais tipo

 

apistos ramirezis escalares(nao sei se é a melhor ideia mas uns 3 ate cabiam)um cardume zinho de algo tipo neons ou rasboras e equipa de limpesa (corys ottos saes anscistros) e viviparos como a possiblidade mais facil de minha preferencia os guppys tens muito por onde escolher

Editado por dominik1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camaroes e uns guppys ou rasboras galaxi por agora mete umas corydoras eu prefiro as pigmeu sao minimas e nao estragao as plantas as outras andao no meio das plantas e levantao tudo

 

ups pensava que o aquario tinha 60 litros nesse caso podes meter algo mais tipo

 

apistos ramirezis escalares(nao sei se é a melhor ideia mas uns 3 ate cabiam)um cardume zinho de algo tipo neons ou rasboras e equipa de limpesa (corys ottos saes anscistros) e viviparos como a possiblidade mais facil de minha preferencia os guppys tens muito por onde escolher

 

:puppydogeyes: Obrigado pelas tuas sugestões. Muito provavelmente vou segui-las. Como ainda tenho alguma dificuldade em associar os nomes dos peixes ás imagens vou ter de "estudar" mais um pouco.

Se por acaso se interessarem por investigação satélite passem por aqui: www.g6-team.com

 

logokr3.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.