Cardume de neons / cardinal


.miguel.

Recommended Posts

Vivas,

 

Agradeço a vossa ajuda para solucionar o meu dilema. Pretendo num aquário de 100lts (85 úteis devido a caixa de filtro interno) pretendo manter um cardume de peixes (máximo 10 peixes de cardume). Até aqui tudo bem mas a minha questão era também a adição de outro casal de peixes maiores que de alguma forma embelezasse o aquário, além de algumas plantas. Para isso a minha escolha recai sobre os escalares, mas muito tenho lido aqui no fórum e não costuma correr muito bem. Assim sendo deixo as seguintes questões:

 

:puppydogeyes: Com os neons / cardinal qual o tal casal possível a introduzir??????quais as hipóteses possíveis?

 

:mrgreen: Com os escalares qual os peixes de cardume? (coloridos preferencialmente)?

 

O meu obrigado ....

 

P.S. temos o aquário ainda na caixa devido a este e outros dilemas, mas antes assim do que fazer asneiras .....

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

tanto os cardinais como os neons podem acabar como refeição dos escalares. Já os rhodostomus (nariz bebedo) penso que não terão problemas, além de que habitualmente têm um comportamento mais colectivo do que os cardinais e neons.

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De qualquer maneira podes tirar o aquário da caixa, porque entre decorar, pôr a água e as plantas, deixar pousar e fazer o ciclo do azoto ainda tens pelo menos um mês para decidir sobre os peixes. E até pode estar mais tempo só com as plantas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De qualquer maneira podes tirar o aquário da caixa, porque entre decorar, pôr a água e as plantas, deixar pousar e fazer o ciclo do azoto ainda tens pelo menos um mês para decidir sobre os peixes. E até pode estar mais tempo só com as plantas, etc.

 

Vivas,

 

Estou relativamente informado sobre o ciclo de azoto e ciclagem no geral, não é pela indecisão (apenas) que ele tá na caixa mas pela muda de casa em especial, que ainda pode demorar um bocadinho, entretanto vou lendo o fórum e tirando duvidas (se bem que ás vezes complica de tanto ler e aprender as duvidas e indecisões também crescem), e esperar a opinião de quem mais sabe para me elucidar nestas questões ..... portanto venham daí os vossos comentários :evilbat:

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

podes colocar 4/5 escalares juvenis com um cardume de neons ou cardinais , depois conforme forem crescendo verificas a agressividade dos Escalares ...se bem que existem relatos de pessoal que dizem que se crescerem juntos não a qualquer problema.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua um escalar de 4 anos ante-ontem comeu um Serpa!

 

Pensando a curto-prazo, escalares juvevnis e neons ta-se bem.

 

Pensando a medio-longo prazo os peixes pequenos sao comida viva (vao desaparecendo a taxa aproximada de 1 por mes).

 

Ha alguns peixes que sao rapidos e nao se deixam enganar: como Pristelas, que detectam instintos predadores.

 

Para dar cor a um aqua de escalares nao e facil, se quizermos um semi-biotipo. Ha duas hipoteses que encontrei mas ainda nao experimentei: Tetras Flama (do Rio) que sao pequenos mas rapidos; Tetras Fantasma Vermelho (agora ha fontes que dizem que sao de agua mais fria, mas desconfio).

 

De facto para quem goste os narizes de bebado sao outra hipotese, mas eu nunca tive.

 

Mas eu prefiro prefiro a minha paixao antiga, os Serpae.

No meu aqua tenho o escalar de 4 anos e tres juvenis ja cresciditos. O serpae novo meteu-se com um dos escalares. Os 4 escalares encurralaram o Serpae num dos lados do aquario e o peixe quase morreu de susto, foi lindo de se ver.

 

Quanto a um aqua de Neons, nao e facil. A regra peixes grandes comem pequenos e universal, portanto a unica solucao e ir para os asiaticos pacificos, como um colisa ou tricogaster (mas eu prefiro semi-biotipos).

Considero os Neons o mais belo peixe de aquario, incluindo a agua doce e salgada, portanto desejo-te boa sorte num aquario centrado num cardume, que para essa litragem pode ser perfeitamente de 12.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela tua resposta, em relação às colisas não são estas também agressivas? relativamente aos tetras que te referes são os tetras rosa e em regra geral os tetras (fantasma e similares) não são também agressivos? não são coloridos artificialmente? desculpa tanta pergunta mas acho que fazem sentido :sleeping:

 

Agradeço outras alternativas, .... também alternativas aos escalares e não só aos neons :dry:

 

 

Abraço e bons peixes :)

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela tua resposta, em relação às colisas não são estas também agressivas? relativamente aos tetras que te referes são os tetras rosa e em regra geral os tetras (fantasma e similares) não são também agressivos? não são coloridos artificialmente? desculpa tanta pergunta mas acho que fazem sentido :P

 

Os Tetra fantasma vermelho, Megalophodon sweglesi se bem me lembro, que eu saiba sao naturais, da bacia do Orinoco! Nao sao nada agressivos, ao contrario dos Serpae, que podem dar alguns problemas em certos casos.

 

Os Colisa lalia sao anabantideos Asiaticos muito bonitos, de tamanho medio, que nao tocam nos Neon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu no meu tenho neons e nunca tive problemas, mas lá está, os escalares eram juvenies e ainda só tem 1 ano de vida, juntamente tenho tetras columbianos que ficam fantasticos e narizes de bebado que também são espectaculares pelo efeito que dão.

 

Mas cada caso é um caso.

 

se queres mesmo arrisca e se comecarem a desaparecer já sabes o que é.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas (travez :) )

 

Acho que vou realmente optar pelos neons (são realmente fantásticos) relativamente aos outros peixes serão as colisas ou mesmo os escalares, visto que terei musgo será que posso adicionar também alguns camarões? se sim quais e quantos??

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não colocas cardinais em vez de neons?

Já tive um cardume a que juntei uns escalares, que não eram assim tão pequenos..., nunca desapareceu nehum cardinal, e à medida que os escalares crescem, os cardinais também.

Esta foi a minha experiência, não quer dizer que a tua venha a ser identica. De qualquer maneira, caso desejes arriscar, fazes uma bela escolha. Eu introduzia primeiro os tetras e posteriormente os escalares.

Boa sorte

CarlosN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenhuns :twisted: os escalares comem-os...eheheheheh são uns glutões ;)

 

Depende!!!!

 

Se queres meter camarões, mete bastante esconderijos para eles, e musgo de java, e bastantes plantas, para dificultar a vida a quem os quer comer e deixa-os lá uma ou duas semanas, para se ambientarem ao aquário antes de meteres peixes de maior porte. Para terem tempo de saberem onde se podem esconder para se defenderem do ataque. Mas lá que eles terão trabalho a andar sempre a se esconder, lá isso terão.

 

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tive um casal de escalares com neons e nada aconteceu tive ja neons com casais de kribesis e nada aconteceu, mas sabes isto tudo deriva um pouco de peixe para peixe nao de especie para especie, pois existem peixes agressivos e outros almos da mesma especie tudo depende mas a minha ideia era arrisca nos escalares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tive um cardume de cardinais com escalares e nunca tive problemas. Mas os escalares foram comprados pequenos.

 

Actualmente os escalares estão com rhodostomus (nariz bêbedo) e Neons Rosa e nem na alimentação se dão mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Mais uma vez obrigado aos que comigo partilharam os seus conhecimentos.

 

Pretendo (já agora :arrow: ) de ajuda na escolha do substrato, como disse pretendo anubias, musgo, fetos de java, ou seja plantas pouco exigentes porque afinal de contas só tenho 20w - 1 lâmpada, estou a pensar adquirir akadama, acham uma boa escolha? devo juntar mais alguma coisa ou é suficiente?

 

Outra questão prende-se com o filtro, é de 500 l/h interno, na caixa que vem junto com o aquário vem apenas esponja (uma preta que não sei ao certo se terá ou não carvão, apenas sei k é preta :arrow: ) e adquiri também uma matéria filtrante - JBL MicroMec esta recomendada pelo vendedor, ainda assim fica algum espaço vazio na caixa do filtro devo adicionar mas algum outro componente que ajude a filtrar melhor a agua?

 

Abraço

Miguel

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais